Pular para o conteúdo principal

FORMIDABLE!



ESTIVE NAS EXTINTAS TORRES GÊMEAS, DO WTC, EM NOVA YORK, TRES VEZES. A PRIMEIRA, TURISTÃO, VENDO A VISTA LA DO TERRAÇO. A SEGUNDA, NUM DOS CORREDORES COMERCIAIS, LA EMBAIXO, JANTANDO COM AMIGO (TINHA UMA ESTAÇÃO DE METRO LA DENTRO). A TERCEIRA, NO WINDOWS OF THE WORLD, O RESTAURANTE QUE FICAVA NO ULTIMO ANDAR DE UMA DAS TORRES, E ONDE, TODA QUINTA-FEIRA, ROLAVA UMA FESTINHA BACANA (COM ENTRADA GRATIS!) DE LOUNGE MUSIC ANIMADA (O DJ DIMITRI FROM PARIS BATIA PONTO LÁ). É A MELHOR MEMORIA Q TENHO. PQ, A FESTA MISTURAVA EXECUTIVOS, QUE FICARAM DA HAPPY HOUR (ATE AS 8PM, SÓ PODIA ENTRAR COM ROUPA SOCIAL, NADA DE JEANS E CAMISETA) COM MALUCOS DE TODA PARTE. NO DIA QUE FUI, O MOBY ESTAVA LA COM SUA ENTOURAGE. ENCONTREI ATE COM DUAS AMIGAS DO BRASIL! NO FIM DA NOITE, MULHERES DANÇAVAM EM CIMA DO PIANO, EXECUTIVOS JA ESTAVAM SEM GRAVATA E TODO MUNDO ESTAVA BEBADO E FELIZ. ISSO, FOI A MENOS DE DOIS MESES DA TRAGEDIA QUE ACONTECERIA EM 11/09/2001.



LEMBREI DAS TORRES, PQ, ESTREIA SEMANA QUE VEM NO BRASIL -- MAS, NESTE FINDE,  TEM PRÉS (INCLUSIVE, NO FESTIVAL DO RIO) EM TODO O PAÍS, 'THE WALK' /A TRAVESSIA', NOVO FILME DE ROBERT ZEMECKIS (TRILOGIA 'BACK TO THE FUTURE', 'NAUFRAGO'). E ELAS SÃO AS PROTAGONISTAS DO FILME. BASEADO EM FATOS REAIS, ELE CONTA A JORNADA DE UM JOVEM EQUILIBRISTA FRANCES, PHILIPPE PETIT, CUJO SONHA ERA FAZER A TRAVESSIA, NUM CABO DE AÇO, ENTRE AS DUAS TORRES DO WORLD TRADE CENTER. O QUE ELE ACABOU REALIZANDO, EM AGOSTO DE 1974, QUANDO AS TORRES AINDA NEM ESTAVAM TOTALMENTE PRONTAS..

MAS, COMO EXTRAIR UM FILME A PARTIR DE PREMISSA TÃO SIMPLES (UM CARA ATRAVESSANDO AS TORRES NUM CABO DE AÇO)? BEM, ZEMECKIS USOU O LIVRO AUTO BIOGRÁFICO DO EQUILIBRISTA (QUE AINDA ESTA VIVO E RESIDE EM NOVA YORK), SE INSPIROU NO DOCUMENTÁRIO 'THE CROSSING' (2008) E DIVIDIU O FILME EM TRES PARTES DISTINTAS: NA PRIMEIRA, MOSTRA QUEM É PETIT (FEITO PELO ÓTIMO JOSEPH GORDON-LEVITT, QUE VEM AI NOUTRA BIO, A DO SNOWDEN) E COMO ELE SE TORNOU EQUILIBRISTA DE ARAME (MOSTRANDO UMA PARIS MAGICA, QUASE DE CONTO DE FADAS); NA SEGUNDA, ACOMPANHAMOS ELE ARQUITETANDO COMO REALIZAR SEU SONHO, E FORMANDO UMA EQUIPE PARA AJUDA-LO NA EMPREITADA; E, FINALMENTE, O MOMENTO SUPREMO, QUANDO ELE FOI DE UMA TORRE A OUTRA (E VOLTOU E VOLTOU, ALGUMAS VEZES!). FOI O ÚNICO.
O DIRETOR CONSEGUIU O DIFíCIL EQUILíBRIO (COM E SEM TROCADILHO) ENTRE REALIZAR UMA FANTASIA E UM FILME BASEADO EM FATOS REAIS. USOU DE TODA A TECNOLOGIA DOS EFEITOS ESPECIAIS DE FORMA MAGISTRAL (É FANTÁSTICO COMO ELE RECRIOU AS TORRES GÊMEAS E TUDO AO REDOR, FILMANDO TUDO EM ESTÚDIO, EM TORONTO, CANADÁ) E FAZ VALER A PENA VE-LO EM 3D E NUMA TELA GRANDE. TANTO QUE, ESTA SEMANA, 'THE WALK' ESTÁ SENDO LANÇADO PRIMEIRO EM IMAX, NOS EUA, PARA SÓ NA SEMANA QUE VEM, ENTRAR EM CIRCUITO NORMAL (COMO TBM O FEZ 'EVEREST'). É UM FILME QUE EXIGE ISSO.


NO FIM, ALÉM DE CONTAR A INCRÍVEL HISTORIA DE UM FRANCêS MALUCO (NOTA: 90% DOS PERSONAGENS SÃO FRANCESES, E O FILME É FALADO EM FRANCES E INGLES, COM SOTAQUE!), RECRIAR UMA CERTA MAGIA ESQUECIDA NO CINEMA ATUAL (QUE É A DE NOS FAZER SONHAR POR DUAS HORAS, NOS TRANSPORTAR PARA UM LUGAR MÁGICO), AINDA PRESTA UMA BELÍSSIMA HOMENAGEM AS EXTINTAS TORRES DO WTC, QUE, A PRINCIPIO, FORAM DESPREZADAS PELOS NOVAIORQUINOS ('SÃO FEIAS E GRANDES DEMAIS', DIZIAM), PARA, DEPOIS DO FEITO DE PHILIPPE, PASSAREM A SER APRECIADAS (FORAM USADAS, EM 1976, NA PRIMEIRA REFILMAGEM DE 'KING KONG'), ATE VIRAREM O SIMBOLO DE UM MOMENTO TRÁGICO DA HISTORIA RECENTE. A GENTE SOLTA UMA LÁGRIMA POR ELAS, NO FIM. ZEMECKIS FEZ UMA BELA DECLARAÇÃO DE AMOR AS GEMEAS.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DANCETERIA, UMA MODA FUGAZ

POR CONTA DO POST ANTERIOR (QUE ERA SÓ SOBRE CLUBES ALTERNATIVOS QUE MARCARAM A NOITE CARIOCA), ME PERGUNTARAM SOBRE OUTRAS CASAS, QUE, NA VERDADE, ERAM DE SHOWS, DANCETERIAS. ENTAO, VAMOS LÁ, RELEMBRA-LAS. ANTES: VALE NOTAR QUE O NOME 'DANCETERIA' FOI IMPORTADO DE UMA CASA QUE TINHA ESSE NOME EM NOVA YORK, NOS ANOS 80. ALGUEM TROUXE PRA CÁ (ACHO QUE COMEÇOU POR SP) E ACABOU VIRANDO SINONIMO DE UM TIPO DE LUGAR, QUE MISTURAVA PISTA DE DANÇA COM UMA ATRAÇÃO AO VIVO NO MEIO DA NOITE. METROPOLIS = A PRIMEIRA COM ESSAS CARACTERISTICAS NO RIO FOI A METROPOLIS, EM SAO CONRADO, QUE, ASSIM COMO O CUBATÃO, TBM ABRIU NA SEMANA/MES EM QUE ACONTECIA O PRIMEIRO ROCK IN RIO, JANEIRO DE 1985. COMO O NOME INDICA, SEU LOGOTIPO E SUA DECORAÇÃO IMITAVAM O ESTILO DO CLASSICO SCI-FI DE FRITZ LANG, INCLUSIVE COM PASSARELAS NO MEIO DELA, QUE REMETIAM ÀS PONTES MOSTRADAS NO FILME. SÓ QUE TUDO COM NEON, CLARO. A METROPOLIS FOI PALCO DE MUITOS SHOWS DE BANDAS QUE NAO FAZIAM O PERFIL DO CIRCO VOADOR, PQ ...

BAYAAABAAA!

A TV ITALIANA LEMBRA A TV BRASILEIRA DOS ANOS 70, 80 UMA COISA MEIO SBT NOS PRIMÓRDIOS (TVS) OU TV CORCOVADO (PRE-CNT). É MUITO RUIM E SÓ PASSA COISAS ANTIGAS. O CURIOSO É QUE AS RADIOS LA SAO MAIS LEGAIS DO QUE AS DAQUI, MAIS VARIADAS (TEM ATE UMA VIRGIN RADIO, DE ROCK EM GERAL). MAS A TV LOCAL É DO ARCO DA VELHA. LOGO QUE CHEGO NUMA CIDADE DOU GERAL NO LINEUP DE AUDIO E VIDEO. EM ROMA, ACHEI UM CANAL DEDICADO AOS LANCES JAPAS, A NEKO TV, MAS QUE, CURIOSAMENTE, EXIBIA 'BIGFOOT & WILDBOY', SERIE TRASH DA DUPLA SID & MARTY KROFT (ELO PERDIDO), QUE ROLAVAQUI NO SBT. ATE AI, TUDO BEM. MESMO NAO SENDO JAPA, FAZIA SECULOS QUE NAO VIA AQUILO (AQUI, PÉ GRANDE E GAROTO SELVAGEM). ACONTECE QUE, PELOS PRÓXIMOS CINCO DIAS QUE PASSEI NA CIDADE, O CANAL SÓ EXIBIA O MESMÍSSIMO EPISÓDIO DA PARADA (AQUELE EM QUE APARECE UM SOSIA DO PÉ GRANDE), EM VARIOS HORARIOS! LIGAVA A TV PELA MANHÃ, TAVA LÁ. CHEGAVA DA RUA A NOITE, DE NOVO, A MESMA COISA. O GRITO DE GUERRA DO BIGFOOT, BAYAAABAA! A...

UM BELO FILME DE VINGANÇA!

  Nesta semana, chega aos cinemas brasileiros um concorrente do Oscar nas categorias principais: filme, atriz e direção, entre outras. “Bela Vingança” (“Promising Young Woman”), desde já um dos melhores e mais perturbadores filmes do ano.   Tanto o trabalho de atuação e entrega de Carey Mulligan (como a perturbada Cassandra), como a direção firme de Emerald Fennell (atriz de séries como ‘The Crown’ e ‘Killing Eve’, estreando na direção de longa, com muita competência), bem como toda a parte técnica do filme (além do bom roteiro, fotografia e som impecáveis) é irretocável. O resultado final é um dos mais formidáveis filmes de vingança já vistos. Carey Mulligan, como Cassie      Acompanhamos a tímida e frágil Cassandra, que apesar de já estar na casa dos 30 anos, ainda mora com os pais e não tem namorado (não que isso seja obrigatório, parece nos dizer a personagem, embora não os evite). E, mesmo tendo sido uma universitária com altas notas na cadeira que escolh...