Pular para o conteúdo principal

FORMIDABLE!



ESTIVE NAS EXTINTAS TORRES GÊMEAS, DO WTC, EM NOVA YORK, TRES VEZES. A PRIMEIRA, TURISTÃO, VENDO A VISTA LA DO TERRAÇO. A SEGUNDA, NUM DOS CORREDORES COMERCIAIS, LA EMBAIXO, JANTANDO COM AMIGO (TINHA UMA ESTAÇÃO DE METRO LA DENTRO). A TERCEIRA, NO WINDOWS OF THE WORLD, O RESTAURANTE QUE FICAVA NO ULTIMO ANDAR DE UMA DAS TORRES, E ONDE, TODA QUINTA-FEIRA, ROLAVA UMA FESTINHA BACANA (COM ENTRADA GRATIS!) DE LOUNGE MUSIC ANIMADA (O DJ DIMITRI FROM PARIS BATIA PONTO LÁ). É A MELHOR MEMORIA Q TENHO. PQ, A FESTA MISTURAVA EXECUTIVOS, QUE FICARAM DA HAPPY HOUR (ATE AS 8PM, SÓ PODIA ENTRAR COM ROUPA SOCIAL, NADA DE JEANS E CAMISETA) COM MALUCOS DE TODA PARTE. NO DIA QUE FUI, O MOBY ESTAVA LA COM SUA ENTOURAGE. ENCONTREI ATE COM DUAS AMIGAS DO BRASIL! NO FIM DA NOITE, MULHERES DANÇAVAM EM CIMA DO PIANO, EXECUTIVOS JA ESTAVAM SEM GRAVATA E TODO MUNDO ESTAVA BEBADO E FELIZ. ISSO, FOI A MENOS DE DOIS MESES DA TRAGEDIA QUE ACONTECERIA EM 11/09/2001.



LEMBREI DAS TORRES, PQ, ESTREIA SEMANA QUE VEM NO BRASIL -- MAS, NESTE FINDE,  TEM PRÉS (INCLUSIVE, NO FESTIVAL DO RIO) EM TODO O PAÍS, 'THE WALK' /A TRAVESSIA', NOVO FILME DE ROBERT ZEMECKIS (TRILOGIA 'BACK TO THE FUTURE', 'NAUFRAGO'). E ELAS SÃO AS PROTAGONISTAS DO FILME. BASEADO EM FATOS REAIS, ELE CONTA A JORNADA DE UM JOVEM EQUILIBRISTA FRANCES, PHILIPPE PETIT, CUJO SONHA ERA FAZER A TRAVESSIA, NUM CABO DE AÇO, ENTRE AS DUAS TORRES DO WORLD TRADE CENTER. O QUE ELE ACABOU REALIZANDO, EM AGOSTO DE 1974, QUANDO AS TORRES AINDA NEM ESTAVAM TOTALMENTE PRONTAS..

MAS, COMO EXTRAIR UM FILME A PARTIR DE PREMISSA TÃO SIMPLES (UM CARA ATRAVESSANDO AS TORRES NUM CABO DE AÇO)? BEM, ZEMECKIS USOU O LIVRO AUTO BIOGRÁFICO DO EQUILIBRISTA (QUE AINDA ESTA VIVO E RESIDE EM NOVA YORK), SE INSPIROU NO DOCUMENTÁRIO 'THE CROSSING' (2008) E DIVIDIU O FILME EM TRES PARTES DISTINTAS: NA PRIMEIRA, MOSTRA QUEM É PETIT (FEITO PELO ÓTIMO JOSEPH GORDON-LEVITT, QUE VEM AI NOUTRA BIO, A DO SNOWDEN) E COMO ELE SE TORNOU EQUILIBRISTA DE ARAME (MOSTRANDO UMA PARIS MAGICA, QUASE DE CONTO DE FADAS); NA SEGUNDA, ACOMPANHAMOS ELE ARQUITETANDO COMO REALIZAR SEU SONHO, E FORMANDO UMA EQUIPE PARA AJUDA-LO NA EMPREITADA; E, FINALMENTE, O MOMENTO SUPREMO, QUANDO ELE FOI DE UMA TORRE A OUTRA (E VOLTOU E VOLTOU, ALGUMAS VEZES!). FOI O ÚNICO.
O DIRETOR CONSEGUIU O DIFíCIL EQUILíBRIO (COM E SEM TROCADILHO) ENTRE REALIZAR UMA FANTASIA E UM FILME BASEADO EM FATOS REAIS. USOU DE TODA A TECNOLOGIA DOS EFEITOS ESPECIAIS DE FORMA MAGISTRAL (É FANTÁSTICO COMO ELE RECRIOU AS TORRES GÊMEAS E TUDO AO REDOR, FILMANDO TUDO EM ESTÚDIO, EM TORONTO, CANADÁ) E FAZ VALER A PENA VE-LO EM 3D E NUMA TELA GRANDE. TANTO QUE, ESTA SEMANA, 'THE WALK' ESTÁ SENDO LANÇADO PRIMEIRO EM IMAX, NOS EUA, PARA SÓ NA SEMANA QUE VEM, ENTRAR EM CIRCUITO NORMAL (COMO TBM O FEZ 'EVEREST'). É UM FILME QUE EXIGE ISSO.


NO FIM, ALÉM DE CONTAR A INCRÍVEL HISTORIA DE UM FRANCêS MALUCO (NOTA: 90% DOS PERSONAGENS SÃO FRANCESES, E O FILME É FALADO EM FRANCES E INGLES, COM SOTAQUE!), RECRIAR UMA CERTA MAGIA ESQUECIDA NO CINEMA ATUAL (QUE É A DE NOS FAZER SONHAR POR DUAS HORAS, NOS TRANSPORTAR PARA UM LUGAR MÁGICO), AINDA PRESTA UMA BELÍSSIMA HOMENAGEM AS EXTINTAS TORRES DO WTC, QUE, A PRINCIPIO, FORAM DESPREZADAS PELOS NOVAIORQUINOS ('SÃO FEIAS E GRANDES DEMAIS', DIZIAM), PARA, DEPOIS DO FEITO DE PHILIPPE, PASSAREM A SER APRECIADAS (FORAM USADAS, EM 1976, NA PRIMEIRA REFILMAGEM DE 'KING KONG'), ATE VIRAREM O SIMBOLO DE UM MOMENTO TRÁGICO DA HISTORIA RECENTE. A GENTE SOLTA UMA LÁGRIMA POR ELAS, NO FIM. ZEMECKIS FEZ UMA BELA DECLARAÇÃO DE AMOR AS GEMEAS.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OS SHOWS QUE VEM POR AI!

A agenda de shows internacionais no Brasil, neste primeiro semestre, está bem movimentada. Teremos desde grandes atrações inéditas (Phil Collins), até velhos conhecidos (Foo Fighters) e despedidas (Ozzy). Infelizmente, algumas das atrações, como Gorillaz e Depeche Mode, apenas em SP





DEPECHE MODE - SÃO FRANCISCO


PHIL COLLINS

PRIMEIRA VEZ NO BRASIL, SOLO - JÁ VEIO COM O GENESIS, NOS ANOS 70,
COM ABERTURA DO PRETENDERS

 22 FEVEREIRO: MARACANÃ/RJ
 24 FEVEREIRO: ALLIANZ PARQUE/SP
 27 FEVEREIRO: BEIRA RIO/POA



FOO FIGHTERS

COM ABERTURA DO QUEENS OF THE STONE AGE 

25 FEVEREIRO: MARACANÃ /RJ
27 FEVEREIRO : ALLIANZ PARQUE /SP
2 MARÇO: PEDREIRA PAULO LEMINSKI/CURITIBA
4 MARÇO: BEIRA RIO/POA


KATY PERRY

REI PANTERA

Vão dizer pra você que 'Pantera Negra', é o primeiro filme de super herói Marvel negro. Não é (Blade, veio bem antes). Ou, que é o primeiro filme com cast quase totalmente negro. Outra inverdade, basta uma rápida pesquisa. O fato é que, independentemente desses detalhes, 'Black Panther' é um filmaço, dos melhores do MCU (o Marvel Cinematic Universe). Não diria o melhor, pq 'Capitão América: guerra civil' (onde o Pantera Negra foi formalmente introduzido), detém esse titulo, desde os primeiros do Homem de Ferro e Vingadores. E, está acima do ultimo Marvel, o 'Thor: Ragnarok'. Muita gente gostou deste, pelo seu tom brincalhão. Achei um tanto demais da conta.


Por outro lado, os mais jovens irão achar 'Pantera negra' um bocado sério. É um filme que (quase) não deixa espaço pra piadinha barata. A história de T´Challa (Chadwick Boseman, que se revelou na cinebio de James Brown), o herdeiro do trono de Wakanda (um fictício e super avançado país africano…

OSCAR 2018: OS FILMES

AINDA FALTA VER 'PHANTOM THREAD', PARA FECHAR A LISTA DE PRODUÇÕES QUE CONCORREM AO OSCAR NA CATEGORIA MELHOR FILME. MAS, POR ENQUANTO, AQUI VAO COMENTARIOS SOBRE OS DEMAIS CONCORRENTES. COMENTE VC, TBM:


CALL ME BY YOUR NAME = BELO E SENSIVEL DRAMA ROMANTICO, SOBRE A DESCOBERTA DA SEXUALIDADE, DE UM GAROTO ITALIANO DE 17 ANOS (NA ITALIA, A IDADE DO CONSENTIMENTO É 14). ACONTECE QUE, O JOVEM, SE APAIXONA POR OUTRO, UM HOMEM DE 25 ANOS, QUE VEM PRESTAR SERVIÇOS PARA SEU PAI. É BASEADO NUM LIVRO (QUE NUNCA LI) E TODO PASSADO NO NORTE DA ITALIA (NOS ARREDORES DE VERONA), COM FOTOGRAFIA RADIANTE E LUGARES PARADISIACOS. O NOVATO TIMOTHÉ CHAMALET (QUE TBM ESTÁ EM 'LADY BIRD') CONCORRE NA CATEGORIA ATOR PRINCIPAL. A TRILHA DE SUFJAN STEVENS É A CERTEIRA.


DARKEST HOUR = MOSTRA UM RECORTE DA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL, LOGO APOS OS FATOS VISTOS EM 'DUNKIRK' (É BOM VER UM LOGO APOS O OUTRO), E CENTRA NA FIGURA CARISMATICA E CONTROVERSA DE WINSTON CHURCHILL. FEITO POR GARY OLDMA…