ESTIVE NAS EXTINTAS TORRES GÊMEAS, DO WTC, EM NOVA YORK, TRES VEZES. A PRIMEIRA, TURISTÃO, VENDO A VISTA LA DO TERRAÇO. A SEGUNDA, NUM DOS CORREDORES COMERCIAIS, LA EMBAIXO, JANTANDO COM AMIGO (TINHA UMA ESTAÇÃO DE METRO LA DENTRO). A TERCEIRA, NO WINDOWS OF THE WORLD, O RESTAURANTE QUE FICAVA NO ULTIMO ANDAR DE UMA DAS TORRES, E ONDE, TODA QUINTA-FEIRA, ROLAVA UMA FESTINHA BACANA (COM ENTRADA GRATIS!) DE LOUNGE MUSIC ANIMADA (O DJ DIMITRI FROM PARIS BATIA PONTO LÁ). É A MELHOR MEMORIA Q TENHO. PQ, A FESTA MISTURAVA EXECUTIVOS, QUE FICARAM DA HAPPY HOUR (ATE AS 8PM, SÓ PODIA ENTRAR COM ROUPA SOCIAL, NADA DE JEANS E CAMISETA) COM MALUCOS DE TODA PARTE. NO DIA QUE FUI, O MOBY ESTAVA LA COM SUA ENTOURAGE. ENCONTREI ATE COM DUAS AMIGAS DO BRASIL! NO FIM DA NOITE, MULHERES DANÇAVAM EM CIMA DO PIANO, EXECUTIVOS JA ESTAVAM SEM GRAVATA E TODO MUNDO ESTAVA BEBADO E FELIZ. ISSO, FOI A MENOS DE DOIS MESES DA TRAGEDIA QUE ACONTECERIA EM 11/09/2001.
LEMBREI DAS TORRES, PQ, ESTREIA SEMANA QUE VEM NO BRASIL -- MAS, NESTE FINDE, TEM PRÉS (INCLUSIVE, NO FESTIVAL DO RIO) EM TODO O PAÍS, 'THE WALK' /A TRAVESSIA', NOVO FILME DE ROBERT ZEMECKIS (TRILOGIA 'BACK TO THE FUTURE', 'NAUFRAGO'). E ELAS SÃO AS PROTAGONISTAS DO FILME. BASEADO EM FATOS REAIS, ELE CONTA A JORNADA DE UM JOVEM EQUILIBRISTA FRANCES, PHILIPPE PETIT, CUJO SONHA ERA FAZER A TRAVESSIA, NUM CABO DE AÇO, ENTRE AS DUAS TORRES DO WORLD TRADE CENTER. O QUE ELE ACABOU REALIZANDO, EM AGOSTO DE 1974, QUANDO AS TORRES AINDA NEM ESTAVAM TOTALMENTE PRONTAS..
MAS, COMO EXTRAIR UM FILME A PARTIR DE PREMISSA TÃO SIMPLES (UM CARA ATRAVESSANDO AS TORRES NUM CABO DE AÇO)? BEM, ZEMECKIS USOU O LIVRO AUTO BIOGRÁFICO DO EQUILIBRISTA (QUE AINDA ESTA VIVO E RESIDE EM NOVA YORK), SE INSPIROU NO DOCUMENTÁRIO 'THE CROSSING' (2008) E DIVIDIU O FILME EM TRES PARTES DISTINTAS: NA PRIMEIRA, MOSTRA QUEM É PETIT (FEITO PELO ÓTIMO JOSEPH GORDON-LEVITT, QUE VEM AI NOUTRA BIO, A DO SNOWDEN) E COMO ELE SE TORNOU EQUILIBRISTA DE ARAME (MOSTRANDO UMA PARIS MAGICA, QUASE DE CONTO DE FADAS); NA SEGUNDA, ACOMPANHAMOS ELE ARQUITETANDO COMO REALIZAR SEU SONHO, E FORMANDO UMA EQUIPE PARA AJUDA-LO NA EMPREITADA; E, FINALMENTE, O MOMENTO SUPREMO, QUANDO ELE FOI DE UMA TORRE A OUTRA (E VOLTOU E VOLTOU, ALGUMAS VEZES!). FOI O ÚNICO.
O DIRETOR CONSEGUIU O DIFíCIL EQUILíBRIO (COM E SEM TROCADILHO) ENTRE REALIZAR UMA FANTASIA E UM FILME BASEADO EM FATOS REAIS. USOU DE TODA A TECNOLOGIA DOS EFEITOS ESPECIAIS DE FORMA MAGISTRAL (É FANTÁSTICO COMO ELE RECRIOU AS TORRES GÊMEAS E TUDO AO REDOR, FILMANDO TUDO EM ESTÚDIO, EM TORONTO, CANADÁ) E FAZ VALER A PENA VE-LO EM 3D E NUMA TELA GRANDE. TANTO QUE, ESTA SEMANA, 'THE WALK' ESTÁ SENDO LANÇADO PRIMEIRO EM IMAX, NOS EUA, PARA SÓ NA SEMANA QUE VEM, ENTRAR EM CIRCUITO NORMAL (COMO TBM O FEZ 'EVEREST'). É UM FILME QUE EXIGE ISSO.
NO FIM, ALÉM DE CONTAR A INCRÍVEL HISTORIA DE UM FRANCêS MALUCO (NOTA: 90% DOS PERSONAGENS SÃO FRANCESES, E O FILME É FALADO EM FRANCES E INGLES, COM SOTAQUE!), RECRIAR UMA CERTA MAGIA ESQUECIDA NO CINEMA ATUAL (QUE É A DE NOS FAZER SONHAR POR DUAS HORAS, NOS TRANSPORTAR PARA UM LUGAR MÁGICO), AINDA PRESTA UMA BELÍSSIMA HOMENAGEM AS EXTINTAS TORRES DO WTC, QUE, A PRINCIPIO, FORAM DESPREZADAS PELOS NOVAIORQUINOS ('SÃO FEIAS E GRANDES DEMAIS', DIZIAM), PARA, DEPOIS DO FEITO DE PHILIPPE, PASSAREM A SER APRECIADAS (FORAM USADAS, EM 1976, NA PRIMEIRA REFILMAGEM DE 'KING KONG'), ATE VIRAREM O SIMBOLO DE UM MOMENTO TRÁGICO DA HISTORIA RECENTE. A GENTE SOLTA UMA LÁGRIMA POR ELAS, NO FIM. ZEMECKIS FEZ UMA BELA DECLARAÇÃO DE AMOR AS GEMEAS.
POR CONTA DO POST ANTERIOR (QUE ERA SÓ SOBRE CLUBES ALTERNATIVOS QUE MARCARAM A NOITE CARIOCA), ME PERGUNTARAM SOBRE OUTRAS CASAS, QUE, NA VERDADE, ERAM DE SHOWS, DANCETERIAS. ENTAO, VAMOS LÁ, RELEMBRA-LAS. ANTES: VALE NOTAR QUE O NOME 'DANCETERIA' FOI IMPORTADO DE UMA CASA QUE TINHA ESSE NOME EM NOVA YORK, NOS ANOS 80. ALGUEM TROUXE PRA CÁ (ACHO QUE COMEÇOU POR SP) E ACABOU VIRANDO SINONIMO DE UM TIPO DE LUGAR, QUE MISTURAVA PISTA DE DANÇA COM UMA ATRAÇÃO AO VIVO NO MEIO DA NOITE. METROPOLIS = A PRIMEIRA COM ESSAS CARACTERISTICAS NO RIO FOI A METROPOLIS, EM SAO CONRADO, QUE, ASSIM COMO O CUBATÃO, TBM ABRIU NA SEMANA/MES EM QUE ACONTECIA O PRIMEIRO ROCK IN RIO, JANEIRO DE 1985. COMO O NOME INDICA, SEU LOGOTIPO E SUA DECORAÇÃO IMITAVAM O ESTILO DO CLASSICO SCI-FI DE FRITZ LANG, INCLUSIVE COM PASSARELAS NO MEIO DELA, QUE REMETIAM ÀS PONTES MOSTRADAS NO FILME. SÓ QUE TUDO COM NEON, CLARO. A METROPOLIS FOI PALCO DE MUITOS SHOWS DE BANDAS QUE NAO FAZIAM O PERFIL DO CIRCO VOADOR, PQ ...
A TV ITALIANA LEMBRA A TV BRASILEIRA DOS ANOS 70, 80 UMA COISA MEIO SBT NOS PRIMÓRDIOS (TVS) OU TV CORCOVADO (PRE-CNT). É MUITO RUIM E SÓ PASSA COISAS ANTIGAS. O CURIOSO É QUE AS RADIOS LA SAO MAIS LEGAIS DO QUE AS DAQUI, MAIS VARIADAS (TEM ATE UMA VIRGIN RADIO, DE ROCK EM GERAL). MAS A TV LOCAL É DO ARCO DA VELHA. LOGO QUE CHEGO NUMA CIDADE DOU GERAL NO LINEUP DE AUDIO E VIDEO. EM ROMA, ACHEI UM CANAL DEDICADO AOS LANCES JAPAS, A NEKO TV, MAS QUE, CURIOSAMENTE, EXIBIA 'BIGFOOT & WILDBOY', SERIE TRASH DA DUPLA SID & MARTY KROFT (ELO PERDIDO), QUE ROLAVAQUI NO SBT. ATE AI, TUDO BEM. MESMO NAO SENDO JAPA, FAZIA SECULOS QUE NAO VIA AQUILO (AQUI, PÉ GRANDE E GAROTO SELVAGEM). ACONTECE QUE, PELOS PRÓXIMOS CINCO DIAS QUE PASSEI NA CIDADE, O CANAL SÓ EXIBIA O MESMÍSSIMO EPISÓDIO DA PARADA (AQUELE EM QUE APARECE UM SOSIA DO PÉ GRANDE), EM VARIOS HORARIOS! LIGAVA A TV PELA MANHÃ, TAVA LÁ. CHEGAVA DA RUA A NOITE, DE NOVO, A MESMA COISA. O GRITO DE GUERRA DO BIGFOOT, BAYAAABAA! A...
Nesta semana, chega aos cinemas brasileiros um concorrente do Oscar nas categorias principais: filme, atriz e direção, entre outras. “Bela Vingança” (“Promising Young Woman”), desde já um dos melhores e mais perturbadores filmes do ano. Tanto o trabalho de atuação e entrega de Carey Mulligan (como a perturbada Cassandra), como a direção firme de Emerald Fennell (atriz de séries como ‘The Crown’ e ‘Killing Eve’, estreando na direção de longa, com muita competência), bem como toda a parte técnica do filme (além do bom roteiro, fotografia e som impecáveis) é irretocável. O resultado final é um dos mais formidáveis filmes de vingança já vistos. Carey Mulligan, como Cassie Acompanhamos a tímida e frágil Cassandra, que apesar de já estar na casa dos 30 anos, ainda mora com os pais e não tem namorado (não que isso seja obrigatório, parece nos dizer a personagem, embora não os evite). E, mesmo tendo sido uma universitária com altas notas na cadeira que escolh...
Comentários
Postar um comentário