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CARROS NÃO VOAM


 ACOMPANHO A SERIE 'VELOZES & FURIOSOS' DESDE O PRIMEIRO FILME (QUE, FOI TBM, UMA DE MINHAS PRIMEIRAS CRITICAS COMO BONEQUINHO DO GROBO, QUE APLAUDIU SENTADO, EMPOLGADAÇO). ESTE, FOI BASEADO NUMA REPORTAGEM DO NYTIMES SOBRE PEGAS/RACHAS DE RUA CLANDESTINOS. MESMO ASSIM, ME LEMBRAVA UM BOCADO A TRAMA DE 'POINT BREAK' (AQUELE FILME COM PATRICK SWAYZE E KEANU REEVES, Q VAI GANHAR REFILMAGEM). MAS, O Q CONQUISTAVA O ESPECTADOR, ALEM DAS CENAS DE AÇÃO, ERA A QUIMICA ENTRE VIN DIESEL (UM PILOTO DE CORRIDAS DE RUA, UM TIPO MESTIÇO, INTIMIDADOR) E PAUL WALKER (TIRA INFILTRADO, UM TIPICO GAROTAO SURFISTA DA CALIFORNIA), ALEM DE APRESENTAR UMA NOVA CULTURA DE RUA, DOS CARROS TUNADOS.



O PRIMEIRO FILME FEZ MUITO SUCESSO E GEROU CONTINUAÇÃO INFERIOR (TANTO, QUE DIESEL TIROU O TIME FORA, WALKER CONTINUOU) E UMA TERCEIRA PARTE MAIS FIEL AO ESPIRITO DO ORIGINAL, MAS IGUALMENTE RUIM (MAS QUE TINHA DESEL NA CENI NHA FINAL, COMO UM BOM SINAL). COM A VOLTA DE VIN À FRANQUIA, AGORA COMO CO-PRODUTOR E LIBERDADE PARA FAZER O QUE QUISESSE, TUDO MUDOU. A SERIE ENGRENOU A PARTIR DO QUARTO CAPITULO, VIROU SUCESSO MUNDIAL (CADA VEZ COM LOCAÇÕES EM PARTES DO MUNDO DIFERENTES, INCLUSIVE NO BRASIL), E AS AVENTURAS FORAM FICANDO CADA VEZ MAIS ABSURDAS E CARICATAS. AGORA, OS FURIOSOS PARECEM UM TIME DE SUPER HERÓIS (COMPLETADO POR THE ROCK), EM CENAS QUE DESAFIAM A LÓGICA, A GRAVIDADE, MAS QUE DEIXAM O ESPECTADOR BOQUIABERTO. E TUDO SEM PERDER O HUMOR. MAS QUE OS DEIXOU NO MEIO DO CAMINHO ENTRE OS FILMES DA SERIE 'MISSÃO IMPOSSIVEL' OU DOS VINGADORES, DA MARVEL.



CONTUDO, O SÉTIMO CAPITULO (FURIOUS7), QUE CHEGA NESTE COMEÇO DE ABRIL AOS CINEMAS DO MUNDO, TRAZ UM GOSTO DIFERENTE: É A DESPEDIDA DE PAUL WALKER, QUE MORREU NO FINAL DE 2013, NUM ESTUPIDO ACIDENTE DE CARRO (IRONIA), QUE NAO FOI PROVOCADO POR ELE, MAS POR AMIGO QUE DIRIGIA SUA FERRARI. O SETIMO CAPITULO JA ESTAVA COM MAIS DA METADE DAS CENAS RODADAS. FALTAVAM APENAS AS EXTERNAS EM ABU-DABHI (EMIRADOS ARABES). E AGORA? A PRODUÇÃO PAROU POR SEIS MESES E TEVE SEU FUTURO INCERTO. MAS DIESEL RESOLVEU CONCLUI-LA, EM HOMENAGEM AO COLEGA MORTO, QUE TEVE SUAS CENAS POST-MORTEM FEITAS POR DUBLES DE CORPO E VOZ (OS IRMAOS DE WALKER, CODY E CALEB) E O ROSTO INSERIDO DIFGITALMENTE (PELA WETA, DE PETER JACKSON). O RESULTADO É PERFEITO. SÓ SE NOTA SE  PRESTAR BASTANTE ATENÇÃO NAS CENAS. É A MAGIA DO CINEMA FAZENDO MARAVILHAS.



A CENA FINAL, UMA HOMENAGEM TOCANTE DE VIN A WALKER, É DE FAZER CHORAR O MAIS DURO DOS HOMENS. PQ ESTE, FOI O MAIOR BROMANCE DOS ULTIMOS TEMPOS NO CINEMA. E AMIZADE DE DIESEL E WALKER ERA GENUINA, IA ALEM DAS TELAS. TANTO, QUE VIN (QUE FICOU UMA SEMANA TRANCADO EM CASA, CHORANDO, QUANDO SOUBE DA MORTE DO AMIGO, COMO CONFESSOU AO 'VARIETY') BATIZOU SUA RECEM-NASCIDA FILHA DE PAULINE. AFINAL, COMO ELE DIZ NO FILME (E JA DIZIA ANTES): DOMINIC TORETTO NAO TEM AMIGOS. ELE TEM UMA FAMILIA. E ISSO É O MAIS IMPORTANTE. READY, STEADY, GO!



*O FILME? PROVAVELMENTE O MELHOR ACTION MOVIE DO ANO, E COM DOIS EMBATES SENSA: UM ENTRE RONDA ROUSEY E MICHELLE RODRIGUEZ (YES!) E OUTRO, ENTRE DIESEL E JASON STATHAM (E TEM TBM THE ROCK QUEBRANDO TUDO). ESQUEÇA QUE CARROS NÃO VOAM.

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