Pular para o conteúdo principal

CARROS NÃO VOAM


 ACOMPANHO A SERIE 'VELOZES & FURIOSOS' DESDE O PRIMEIRO FILME (QUE, FOI TBM, UMA DE MINHAS PRIMEIRAS CRITICAS COMO BONEQUINHO DO GROBO, QUE APLAUDIU SENTADO, EMPOLGADAÇO). ESTE, FOI BASEADO NUMA REPORTAGEM DO NYTIMES SOBRE PEGAS/RACHAS DE RUA CLANDESTINOS. MESMO ASSIM, ME LEMBRAVA UM BOCADO A TRAMA DE 'POINT BREAK' (AQUELE FILME COM PATRICK SWAYZE E KEANU REEVES, Q VAI GANHAR REFILMAGEM). MAS, O Q CONQUISTAVA O ESPECTADOR, ALEM DAS CENAS DE AÇÃO, ERA A QUIMICA ENTRE VIN DIESEL (UM PILOTO DE CORRIDAS DE RUA, UM TIPO MESTIÇO, INTIMIDADOR) E PAUL WALKER (TIRA INFILTRADO, UM TIPICO GAROTAO SURFISTA DA CALIFORNIA), ALEM DE APRESENTAR UMA NOVA CULTURA DE RUA, DOS CARROS TUNADOS.



O PRIMEIRO FILME FEZ MUITO SUCESSO E GEROU CONTINUAÇÃO INFERIOR (TANTO, QUE DIESEL TIROU O TIME FORA, WALKER CONTINUOU) E UMA TERCEIRA PARTE MAIS FIEL AO ESPIRITO DO ORIGINAL, MAS IGUALMENTE RUIM (MAS QUE TINHA DESEL NA CENI NHA FINAL, COMO UM BOM SINAL). COM A VOLTA DE VIN À FRANQUIA, AGORA COMO CO-PRODUTOR E LIBERDADE PARA FAZER O QUE QUISESSE, TUDO MUDOU. A SERIE ENGRENOU A PARTIR DO QUARTO CAPITULO, VIROU SUCESSO MUNDIAL (CADA VEZ COM LOCAÇÕES EM PARTES DO MUNDO DIFERENTES, INCLUSIVE NO BRASIL), E AS AVENTURAS FORAM FICANDO CADA VEZ MAIS ABSURDAS E CARICATAS. AGORA, OS FURIOSOS PARECEM UM TIME DE SUPER HERÓIS (COMPLETADO POR THE ROCK), EM CENAS QUE DESAFIAM A LÓGICA, A GRAVIDADE, MAS QUE DEIXAM O ESPECTADOR BOQUIABERTO. E TUDO SEM PERDER O HUMOR. MAS QUE OS DEIXOU NO MEIO DO CAMINHO ENTRE OS FILMES DA SERIE 'MISSÃO IMPOSSIVEL' OU DOS VINGADORES, DA MARVEL.



CONTUDO, O SÉTIMO CAPITULO (FURIOUS7), QUE CHEGA NESTE COMEÇO DE ABRIL AOS CINEMAS DO MUNDO, TRAZ UM GOSTO DIFERENTE: É A DESPEDIDA DE PAUL WALKER, QUE MORREU NO FINAL DE 2013, NUM ESTUPIDO ACIDENTE DE CARRO (IRONIA), QUE NAO FOI PROVOCADO POR ELE, MAS POR AMIGO QUE DIRIGIA SUA FERRARI. O SETIMO CAPITULO JA ESTAVA COM MAIS DA METADE DAS CENAS RODADAS. FALTAVAM APENAS AS EXTERNAS EM ABU-DABHI (EMIRADOS ARABES). E AGORA? A PRODUÇÃO PAROU POR SEIS MESES E TEVE SEU FUTURO INCERTO. MAS DIESEL RESOLVEU CONCLUI-LA, EM HOMENAGEM AO COLEGA MORTO, QUE TEVE SUAS CENAS POST-MORTEM FEITAS POR DUBLES DE CORPO E VOZ (OS IRMAOS DE WALKER, CODY E CALEB) E O ROSTO INSERIDO DIFGITALMENTE (PELA WETA, DE PETER JACKSON). O RESULTADO É PERFEITO. SÓ SE NOTA SE  PRESTAR BASTANTE ATENÇÃO NAS CENAS. É A MAGIA DO CINEMA FAZENDO MARAVILHAS.



A CENA FINAL, UMA HOMENAGEM TOCANTE DE VIN A WALKER, É DE FAZER CHORAR O MAIS DURO DOS HOMENS. PQ ESTE, FOI O MAIOR BROMANCE DOS ULTIMOS TEMPOS NO CINEMA. E AMIZADE DE DIESEL E WALKER ERA GENUINA, IA ALEM DAS TELAS. TANTO, QUE VIN (QUE FICOU UMA SEMANA TRANCADO EM CASA, CHORANDO, QUANDO SOUBE DA MORTE DO AMIGO, COMO CONFESSOU AO 'VARIETY') BATIZOU SUA RECEM-NASCIDA FILHA DE PAULINE. AFINAL, COMO ELE DIZ NO FILME (E JA DIZIA ANTES): DOMINIC TORETTO NAO TEM AMIGOS. ELE TEM UMA FAMILIA. E ISSO É O MAIS IMPORTANTE. READY, STEADY, GO!



*O FILME? PROVAVELMENTE O MELHOR ACTION MOVIE DO ANO, E COM DOIS EMBATES SENSA: UM ENTRE RONDA ROUSEY E MICHELLE RODRIGUEZ (YES!) E OUTRO, ENTRE DIESEL E JASON STATHAM (E TEM TBM THE ROCK QUEBRANDO TUDO). ESQUEÇA QUE CARROS NÃO VOAM.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OS SHOWS QUE VEM POR AI!

A agenda de shows internacionais no Brasil, neste primeiro semestre, está bem movimentada. Teremos desde grandes atrações inéditas (Phil Collins), até velhos conhecidos (Foo Fighters) e despedidas (Ozzy). Infelizmente, algumas das atrações, como Gorillaz e Depeche Mode, apenas em SP





DEPECHE MODE - SÃO FRANCISCO


PHIL COLLINS

PRIMEIRA VEZ NO BRASIL, SOLO - JÁ VEIO COM O GENESIS, NOS ANOS 70,
COM ABERTURA DO PRETENDERS

 22 FEVEREIRO: MARACANÃ/RJ
 24 FEVEREIRO: ALLIANZ PARQUE/SP
 27 FEVEREIRO: BEIRA RIO/POA




FOO FIGHTERS

COM ABERTURA DO QUEENS OF THE STONE AGE 

25 FEVEREIRO: MARACANÃ /RJ
27 FEVEREIRO : ALLIANZ PARQUE /SP
2 MARÇO: PEDREIRA PAULO LEMINSKI/CURITIBA
4 MARÇO: BEIRA RIO/POA


KATY PERRY

REI PANTERA

Vão dizer pra você que 'Pantera Negra', é o primeiro filme de super herói Marvel negro. Não é (Blade, veio bem antes). Ou, que é o primeiro filme com cast quase totalmente negro. Outra inverdade, basta uma rápida pesquisa. O fato é que, independentemente desses detalhes, 'Black Panther' é um filmaço, dos melhores do MCU (o Marvel Cinematic Universe). Não diria o melhor, pq 'Capitão América: guerra civil' (onde o Pantera Negra foi formalmente introduzido), detém esse titulo, desde os primeiros do Homem de Ferro e Vingadores. E, está acima do ultimo Marvel, o 'Thor: Ragnarok'. Muita gente gostou deste, pelo seu tom brincalhão. Achei um tanto demais da conta.


Por outro lado, os mais jovens irão achar 'Pantera negra' um bocado sério. É um filme que (quase) não deixa espaço pra piadinha barata. A história de T´Challa (Chadwick Boseman, que se revelou na cinebio de James Brown), o herdeiro do trono de Wakanda (um fictício e super avançado país africano…

ENVENENADO PELO ESTILO

Paul Thomas Anderson é um prodígio. Aos 26, realizou 'Boogie nights', seu longa de estreia, que aumentava um curta que ele tinha feito dez anos antes, sobre um fictício ator pornô chamado Dirk Diggler. Seu trabalho seguinte, foi o ambicioso 'Magnolia', espécie de homenagem a Robert Altman: um filme longo e cheio de personagens, cujas historias se entrecruzam aleatoriamente. Daí em diante, cada novo filme seu era esperado com altas expectativas, pelos fãs e pela crítica. Ele fez até um com Adam Sandler (!?), 'embriagado de amor'. Mas, sua obra-prima, veio em 2007: 'There will be blood' (sangue negro), um daqueles raros filmes que, quando acaba, dá vontade de aplaudir de pé na sala, e gritar 'bravo!' Um dos grandes trunfos do filme, é Daniel Day-Lewis, que, não a toa, ganhou Oscar de melhor ator no ano seguinte. É um dos cinco melhores filmes deste novo século.


Agora, no momento em que Day-Lewis anuncia sua aposentadoria do cinema, se juntou no…