Pular para o conteúdo principal

HELL-CIFE!!!

CLAUDIO ASSIS É UM CARA DIFICIL DE SE LIDAR. ENTREVISTA-LO É UMA TAREFA ARDUA, PQ, GERALMENTE, ELE TA 'MAMADO' DE CANA E COSTUMA SER AGRESSIVO, ASSIM COMO SÃO SEUS FILMES. NO ENTANTO, CLAUDIO ASSIS É UM CINEASTA FODA, QUE DOMINA BEM O SEU OFÍCIO -- O DE FAZER CINEMA -- E NOS ENTREGA FILMES COMPLETAMENTE DIFERENTES DO PADRÃO (E REVELA ATORES QUE SE ENTREGAM COM PAIXAO AOS PAPEIS, DIFICEIS). ELE VE O MUNDO DE FORA DA MATRIX E NAO FAZ PARTE DAS PANELAS, ATE PQ, É DE RECIFE, COM MUITO ORGULHO.


E. DEPOIS DE DOIS LONGAS AOS QUAIS NAO SE FICA INDIFERENTE, O SENSUAL E MÓRBIDO 'AMARELO MANGA' E O PERTURBADOR 'BAIXIO DAS BESTAS' (QUE FAZIA FORTES DENUNCIAS SOBRE FATOS QUE ACONTECEM NOS CANTOES DO PAIS E QUE A GENTE AQUI NAO FAZ IDEIA, OU FINGE QUE NAO SABE), ELE REAPARECE COM MAIS UMA OBRA GENIAL, O POÉTICO 'A FEBRE DO RATO' (MAIS UM TITULO INTRIGANTE). NO CASO, É O NOME DE UM JORNAL/FANZINE ANARQUISTA DE POESIA E CONTESTAÇÃO QUE UM CAMARADA (IRHANDIR SANTOS) QUE VIVE NA MANGUE TOWN FAZ EM RECIFE. O FILME, EM BELISSIMO PRETO E BRANCO (BY WALTER CARVALHO) E COM EDIÇÃO PRIMOROSA DE KAREN HARLEY E UMA TRILHA FANTASTICA A CARGO DE JORGE DU PEIXE, APRESENTA MAIS UM GRUPO DE PERSONAGENS QUE VOCE, ABSOLUTAMENTE, NAO VE OU VERÁ NESTES FILMES NACIONAIS QUE MAIS SE PARECEM ESPECIAIS DE TV (EMBORA TODOS OS GENEROS POSSAM E DEVAM COEXISTIR PACIFICAMENTE, ATE EM NOME DO MERCADO NACIONAL). É UMA GENTE QUE, SE ESTIVESSE EM FILMES DE GREG ARAKI OU TARANTINO, SERIAM BEM VISTOS PELOS HIPSTERS, MAS, NA VISÃO DE ASSIS, PODEM PROVOCAR NOJO, REPULSA -- POR SEREM 'FEIOS' E BRASILEIROS --, E ATÉ UMA SIMPATIA ESTRANHA. MAS SAO MAIS VIVOS E RICOS DO QUE A MAIORIA DOS TIPOS ESTEROTIPADOS AOS QUAIS ESTAMOS ACOSTUMADOS A VER.


ASSISTIR A FEBRE DO RATO É COMO FAZER UMA LIMPEZA MENTAL DE TODO O LIXO A QUE ESTAMOS ACOSTUMADOS  A ENGOLIR EM EMBALAGENS BONITAS, MAS QUE DEPOIS DE VISTOS, SAO LIMPOS DO CEREBRO E DA RETINA. OS DE ASSIS, FICAM. É UM FILME ATE CERTO PONTO CORAJOSO, AO JOGAR NA CARA DO ESPECTADOR QUE NAO TEM REALMENTE UM ENREDO, NÓS, AS TESTEMUNHAS, É QUE O FAREMOS EM NOSSA CABEÇA. E FAZ O MAIOR SENTIDO. E, MESMO SENDO ALGO PANFLETARIO, EM DADO MOMENTO, CAGA PARA TUDO O QUE DISSE ANTES, COM O SEU FINAL NIILISTA, COMO QUEM DIZ: 'PO, SOMOS ENGAJADOS, MAS SE NAO DER EM NADA, FODA-SE!'. É COMO O PUNK: NAO HA FUTURO. MAS, SE A GENTE GRITAR UM POUCO, INCOMODA...

*Febre do Rato é uma expressão popular típica da cidade do Recife que designa alguém quando está fora de controle, alguém que está 'danado', 'APERREADO'.   


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DANCETERIA, UMA MODA FUGAZ

POR CONTA DO POST ANTERIOR (QUE ERA SÓ SOBRE CLUBES ALTERNATIVOS QUE MARCARAM A NOITE CARIOCA), ME PERGUNTARAM SOBRE OUTRAS CASAS, QUE, NA VERDADE, ERAM DE SHOWS, DANCETERIAS. ENTAO, VAMOS LÁ, RELEMBRA-LAS. ANTES: VALE NOTAR QUE O NOME 'DANCETERIA' FOI IMPORTADO DE UMA CASA QUE TINHA ESSE NOME EM NOVA YORK, NOS ANOS 80. ALGUEM TROUXE PRA CÁ (ACHO QUE COMEÇOU POR SP) E ACABOU VIRANDO SINONIMO DE UM TIPO DE LUGAR, QUE MISTURAVA PISTA DE DANÇA COM UMA ATRAÇÃO AO VIVO NO MEIO DA NOITE. METROPOLIS = A PRIMEIRA COM ESSAS CARACTERISTICAS NO RIO FOI A METROPOLIS, EM SAO CONRADO, QUE, ASSIM COMO O CUBATÃO, TBM ABRIU NA SEMANA/MES EM QUE ACONTECIA O PRIMEIRO ROCK IN RIO, JANEIRO DE 1985. COMO O NOME INDICA, SEU LOGOTIPO E SUA DECORAÇÃO IMITAVAM O ESTILO DO CLASSICO SCI-FI DE FRITZ LANG, INCLUSIVE COM PASSARELAS NO MEIO DELA, QUE REMETIAM ÀS PONTES MOSTRADAS NO FILME. SÓ QUE TUDO COM NEON, CLARO. A METROPOLIS FOI PALCO DE MUITOS SHOWS DE BANDAS QUE NAO FAZIAM O PERFIL DO CIRCO VOADOR, PQ ...

BAYAAABAAA!

A TV ITALIANA LEMBRA A TV BRASILEIRA DOS ANOS 70, 80 UMA COISA MEIO SBT NOS PRIMÓRDIOS (TVS) OU TV CORCOVADO (PRE-CNT). É MUITO RUIM E SÓ PASSA COISAS ANTIGAS. O CURIOSO É QUE AS RADIOS LA SAO MAIS LEGAIS DO QUE AS DAQUI, MAIS VARIADAS (TEM ATE UMA VIRGIN RADIO, DE ROCK EM GERAL). MAS A TV LOCAL É DO ARCO DA VELHA. LOGO QUE CHEGO NUMA CIDADE DOU GERAL NO LINEUP DE AUDIO E VIDEO. EM ROMA, ACHEI UM CANAL DEDICADO AOS LANCES JAPAS, A NEKO TV, MAS QUE, CURIOSAMENTE, EXIBIA 'BIGFOOT & WILDBOY', SERIE TRASH DA DUPLA SID & MARTY KROFT (ELO PERDIDO), QUE ROLAVAQUI NO SBT. ATE AI, TUDO BEM. MESMO NAO SENDO JAPA, FAZIA SECULOS QUE NAO VIA AQUILO (AQUI, PÉ GRANDE E GAROTO SELVAGEM). ACONTECE QUE, PELOS PRÓXIMOS CINCO DIAS QUE PASSEI NA CIDADE, O CANAL SÓ EXIBIA O MESMÍSSIMO EPISÓDIO DA PARADA (AQUELE EM QUE APARECE UM SOSIA DO PÉ GRANDE), EM VARIOS HORARIOS! LIGAVA A TV PELA MANHÃ, TAVA LÁ. CHEGAVA DA RUA A NOITE, DE NOVO, A MESMA COISA. O GRITO DE GUERRA DO BIGFOOT, BAYAAABAA! A...

UM BELO FILME DE VINGANÇA!

  Nesta semana, chega aos cinemas brasileiros um concorrente do Oscar nas categorias principais: filme, atriz e direção, entre outras. “Bela Vingança” (“Promising Young Woman”), desde já um dos melhores e mais perturbadores filmes do ano.   Tanto o trabalho de atuação e entrega de Carey Mulligan (como a perturbada Cassandra), como a direção firme de Emerald Fennell (atriz de séries como ‘The Crown’ e ‘Killing Eve’, estreando na direção de longa, com muita competência), bem como toda a parte técnica do filme (além do bom roteiro, fotografia e som impecáveis) é irretocável. O resultado final é um dos mais formidáveis filmes de vingança já vistos. Carey Mulligan, como Cassie      Acompanhamos a tímida e frágil Cassandra, que apesar de já estar na casa dos 30 anos, ainda mora com os pais e não tem namorado (não que isso seja obrigatório, parece nos dizer a personagem, embora não os evite). E, mesmo tendo sido uma universitária com altas notas na cadeira que escolh...