
A primeira regra, e a mais simples de todas: ANDE SEMPRE PELA DIREITA. é incrivel que a mais simples e basica regra para se conduzir qq tipo de veiculo (pelo menos nos paises que nao usam mao inglesa) seja bastante ignorada pelos bikers -- e os que fazem entregas fazem isso até no meio da rua, pegando pedestres desavisados que estao olhando para o lado que vem os carros; é chato q os pedestres nas ciclovias tbm nao fazem a sua parte, ajudando a causar acidentes bizarros. Já escapei de varias colisoes frontais por causa disso. O biker precisa tbm sinalizar de alguma forma (com as maos é rapido), qndo vai parar ou virar para algum lado. Isso é muito importante, sobretudo qndo estamos no meio da rua.
CICLOVIA NAO É VELODROMO: o que mais se ve em faixas compartilhadas, como a estreita pista da lagoa (rj) é gente passando varado com suas bikes como se estivessem num velodromo. Calma lá. Em lugares como estes, alem de ter muita gente andando e correndo, tambem ha crianças e cães q surgem do nada (principalmente proximo as areas de lazer). Entao, aproveite a paisagem e vá mais devagar. Na faixa da praia ainda ha o risco de pessoas q descem da calçada de repente (ja vi um acidente feio por isso) e tem gente que, ate hj, qndo vai atravessar na praia, só olha PARA UM DOS LADOS, ignorando completamente o ciclista na direção oposta. Para tudo isso, a velocidade baixa ajuda a diminuir o estrago do acidente, qndo ele for inevitavel.
RESPEITE O SINAL E TAL: na maioria da ciclovias ha q se usar o bem senso em travessias, mas em dias de sol e praia cheia, é preciso passar com cuidado ou parar nos cruzamentos com sinal, como na ciclovia da orla. Acontece que os raros ciclistas que param (mesmo aqueles todos paramentados nao dao bola), so percebem o sinal vermelho quando esta na direçao dos carros (sentido leblon-arpoador, p ex), mas o que vem na outra mão sequer reduz. Ai, o cara que tenta fazer a coisa certa pode causar dois acidentes sem querer: por parar no sinal (e o que vem atras nao reduzir e bater) ou levar o pedestre a fazer travessia e o biker q vem na mao contraria atropela-lo, pq sequer reduziu. Geral acha q, para bicicletas, certas regras de transito nao valem. Mas valem, sim. É só usar o bom senso e nao dirigir do modo insano, como faz no carro.
É mais ou menos isso. Sou ciclista frequente e tento, na medida do possivel, evitar acidentes e seguir as leis de transito. Acontece que os pedestres e motoristas (e outros ciclistas) nao ligam pra isso. A medida em que for lembrando de mais coisas pertinentes, vou atualizando o post. E conto com a ajuda de vcs, tbm...
Comentários
Postar um comentário