Pular para o conteúdo principal

GUIA DO BICICLETEIRO DAS GALÁXIAS


Cada vez mais ciclovias e ciclofaixas são criadas nas grandes cidades. E, claro, com isso aumenta tambem o numero de ciclistas. Acontece que, estes ainda nao levam, a serio a bicicleta como um veículo, e, na maioria das vezes, ignoram as mais simples regras de transito e convivio humano. Como pedalador frequente, vou dar alguns toques aqui. Para bicicleteiros e pedestres.

A primeira regra, e a mais simples de todas: ANDE SEMPRE PELA DIREITA. é incrivel que a mais simples e basica regra para se conduzir qq tipo de veiculo (pelo menos nos paises que nao usam mao inglesa) seja bastante ignorada pelos bikers -- e os que fazem entregas fazem isso até no meio da rua, pegando pedestres desavisados que estao olhando para o lado que vem os carros; é chato q os pedestres nas ciclovias tbm nao fazem a sua parte, ajudando a causar acidentes bizarros. Já escapei de varias colisoes frontais por causa disso. O biker precisa tbm sinalizar de alguma forma (com as maos é rapido), qndo vai parar ou virar para algum lado. Isso é muito importante, sobretudo qndo estamos no meio da rua.

CICLOVIA NAO É VELODROMO: o que mais se ve em faixas compartilhadas, como a estreita pista da lagoa (rj) é gente passando varado com suas bikes como se estivessem num velodromo. Calma lá. Em lugares como estes, alem de ter muita gente andando e correndo, tambem ha crianças e cães q surgem do nada (principalmente proximo as areas de lazer). Entao, aproveite a paisagem e vá mais devagar. Na faixa da praia ainda ha o risco de pessoas q descem da calçada de repente (ja vi um acidente feio por isso) e tem gente que, ate hj, qndo vai atravessar na praia, só olha PARA UM DOS LADOS, ignorando completamente o ciclista na direção oposta. Para tudo isso, a velocidade baixa ajuda a diminuir o estrago do acidente, qndo ele for inevitavel.

RESPEITE O SINAL E TAL: na maioria da ciclovias ha q se usar o bem senso em travessias, mas em dias de sol e praia cheia, é preciso passar com cuidado ou parar nos cruzamentos com sinal, como na ciclovia da orla. Acontece que os raros ciclistas que param (mesmo aqueles todos paramentados nao dao bola), so percebem o sinal vermelho quando esta na direçao dos carros (sentido leblon-arpoador, p ex), mas o que vem na outra mão sequer reduz. Ai, o cara que tenta fazer a coisa certa pode causar dois acidentes sem querer: por parar no sinal (e o que vem atras nao reduzir e bater) ou levar o pedestre a fazer travessia e o biker q vem na mao contraria atropela-lo, pq sequer reduziu. Geral acha q, para bicicletas, certas regras de transito nao valem. Mas valem, sim. É só usar o bom senso e nao dirigir do modo insano, como faz no carro.

É mais ou menos isso. Sou ciclista frequente e tento, na medida do possivel, evitar acidentes e seguir as leis de transito. Acontece que os pedestres e motoristas (e outros ciclistas) nao ligam pra isso. A medida em que for lembrando de mais coisas pertinentes, vou atualizando o post. E conto com a ajuda de vcs, tbm...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Winner winner, chicken dinner!

É o lema de quem ganha na mesa de blackjack (21) em Las Vegas. A frase, que diz a lenda, é de autoria de um oriental, que quebrou a banca num dos cassinos da cidade nos anos 50, é dita várias vezes no filme "21" (aqui, "Quebrando a banca"), que estréia semana q vem e vi hj cedo numa cabine. Ela significa algo como, quem ganha paga o jantar. O filme é interessante. Apesar de envolver galera e ter uma trilha sonora atual (com direito a faixa inédita do LCD, não tem aquela edição frenética MTV. Até porque, a história de um grupo de geniozinhos do MIT (Massachusetts Institute of Technology) que têm a capacidade de contar decks de cartas de baralho (sem precisar ser autistas, como o rain man) e vão faturar algum na maciota em Las Vegas, aconteceu mesmo na vida real. Isso é o ponto de maior interesse no filme, sacar os bastidores desse fato verídico. Os atores, a maioria novatos (tem o carinha de "Across the universe", mas tbm tem Kevin Spacey e a gatinha Kate …

KELVIN?

UNZAMIGOS MEU FORO RANGAR EM COPA DEPOIS DO SHOW DO JUSTICE E ACABARO ALI NA REGIAO DA PRADO JUNIOR TRAÇANDO UM GALETO COM AS PUTAS E TRAVECO. DADO MOMENTO, UM DELES VE UM ANUNCIO COLADO NUM ORELHÃO DO LADO DO BAR QUE DIZIA: "LOURINHA GOSTOSA. FAÇO KELVIN ATÉ O FINAL!", AI, GERAL BOLOU. O QUÊ OU QUEM DIABOS É KELVIN? NEGUIM JÁ DESCOLADO EM PUTARIA NÃO SABIA O QUE ERA AQUILO. KELVIN? WHATTAFUCK? A SOLUÇÃO? LIGAR PRA PUTA, É CLARO. AÍ, ELA EXPLICOU A PARADA: KELVIN É FAZER GARGANTA PROFUNDA ATÉ O FINAL SEM USAR CAMISINHA (20 CONTOS). MATADA METADE DA CHARADA. MAS POR QUE KELVIN? FIZ UMA BUSCA NO GOOGLE E SÓ APARECERAM DOIS LINKS SOBRE A PARADA!!! (O RESTO TODO ERA LIGADO A PESSOAS CHAMADAS KELVIN OU AO GRAU KELVIN). UM ERA UM FÓRUM NO QUAL A MESMA RESPOSTA E PERGUNTA QUE FAÇO AQUI ERA REQUERIDA, OUTRO ERA UM ANUNCIO DE JORNAL DE UMA VAGABA QUE FAZ KELVIN. ENTÃO, O MISTÉRIO CONTINUA: POR QUÊ KELVIN? ALGUÉM AÍ SABE?

OS SHOWS QUE VEM POR AI!

A agenda de shows internacionais no Brasil, neste primeiro semestre, está bem movimentada. Teremos desde grandes atrações inéditas (Phil Collins), até velhos conhecidos (Foo Fighters) e despedidas (Ozzy). Infelizmente, algumas das atrações, como Gorillaz e Depeche Mode, apenas em SP





DEPECHE MODE - SÃO FRANCISCO


PHIL COLLINS

PRIMEIRA VEZ NO BRASIL, SOLO - JÁ VEIO COM O GENESIS, NOS ANOS 70,
COM ABERTURA DO PRETENDERS

 22 FEVEREIRO: MARACANÃ/RJ
 24 FEVEREIRO: ALLIANZ PARQUE/SP
 27 FEVEREIRO: BEIRA RIO/POA




FOO FIGHTERS

COM ABERTURA DO QUEENS OF THE STONE AGE 

25 FEVEREIRO: MARACANÃ /RJ
27 FEVEREIRO : ALLIANZ PARQUE /SP
2 MARÇO: PEDREIRA PAULO LEMINSKI/CURITIBA
4 MARÇO: BEIRA RIO/POA


KATY PERRY