Pular para o conteúdo principal

STANARD E A 'PAREDE VOODOO'




   Uma das bandas ‘oitentistas’ mais bacanas, que poucos tomaram conhecimento (jamais teve disco lançado oficialmente no Brasil), foi a americana Wall of Voodoo. Capitaneada pelo genial Stanard ‘Stan’ Ridgway (um dos letristas mais interessantes daquela geração) ela teve um breve momento de fama, quando estourou a música “Mexican Radio” (de seu segundo álbum, “Call of The West”), que teve boa rotação na MTV e vendeu muito. Mas, acabou sendo um caso de one hit wonder. E, Stan e a banda, voltaram para o undergroud rapidinho. Na verdade, depois disso, rolou um racha e, Stan, foi trilhar caminho solo, enquanto o que restou da banda tentou manter o curso.



   Não conseguiram. Porque, a alma do Wall of Voodoo era Stan. Ele começou a banda (na verdade, era apenas ele, sua harmônica e um monte de traquitanas eletrônicas), no fim dos anos 70, como um projeto de seu estúdio Acme Soundtracks, criado especialmente para fazer trilhas sonoras para terceiros (filmes, anúncios etc). Como o Acme Soundtracks ficava perto de um clube de rock, em Hollywood - e a então chamada ‘new wave’, estava rolando -, ele se juntou a uns amigos, vindos de diversas bandas punk locais, e acabou transformando o Wall of Voodoo num grupo, de fato. O nome (dado por um dos amigos, na véspera do primeiro show da banda), era uma brincadeira com o ‘wall of sound’, de Phil Spector. Já que, Stan, à sua maneira, também criou um tipo de som próprio, com seus instrumentos esquisitos.



   O primeiro trabalho lançado pelo WOV, foi um EP, sem nome, em 1980. Com cinco faixas (duas delas, apenas vinhetas) previamente criadas por Stan. Tudo com cara de trilha sonora de western-spaghetti ou filme pornô. Há uma versão sensacional para “Ring of Fire”, de Johnny Cash (toda à base de sintetizadores e guitarra tremolo), que usa trecho do tema do filme de espionagem “Flint Contra o Gênio do Mal” (“Our Man Flint”, 1966) em sua base. A curta carreira da banda (abreviada por brigas internas e muitas drogas), incluiu participação nos importantes festivais Urgh! A Music War (1981, da Anistia Internacional) e US Festival (1982). E, dois álbuns bacanas, com a formação original (“Dark Continent”, 1981, com músicas dos primeiros anos) e “Call of The West” (seu quase sucesso, 1982). Os que vieram depois, usavam o nome do WOV. Mas, não tinha mais Stan.



   Este, enveredou pelo que realmente queria fazer, desde o começo: trilhas sonoras. E, começou muito bem, colaborando com Stewart Copeland (o baterista do Police) para o filme “O Selvagem da Motocicleta” (péssimo nome em português para “Rumble Fish”, 1983), de Francis Ford Coppola. Neste, Stewart aparece na foto do encarte creditado como The Rhythmatist (o ritmista), porque toca uma batelada de coisas, incluindo até máquina de escrever. Mas, na única faixa com vocais, “Don´t Box Me In”, toda a verve e a voz peculiar de Stan, se destacam. As demais, instrumentais, traziam os ruídos peculiares deste (via sintetizadores e samples) com as criativas batidas de Stewart (toca até colher!). Deu liga.



   Depois, Stan lançou seu primeiro álbum solo, o ótimo “The Big Heat” (nome de famoso filme noir) e seguiu fazendo trabalhos que pareciam trilhas para filmes nunca lançados, como fazia nos tempos do Acme Soundtracks. Nenhum deles (onze, até agora) lançados no Brasil. Mas, para cinema, além de “Rumble Fish”, fez faixas ou scores completos para dúzias de filmes alternativos. Como “Slam Dance” (com o popstar inglês Adam Ant, 1987), “Um Som Diferente” (“Pump Up The Volume”, 1990) e mais uma dúzia deles, todos obscuros. Assim, Stan Ridgway, permanece como um dos maiores talentos do som dos anos 80 que (quase) ninguém conhece ou ouviu falar.



Comentários

  1. Excelente banda. Far side of crazy uma das minhas musicas prediletas

    ResponderExcluir
  2. Já tinha ouvido falar deles, mas não tinha ouvida ainda.
    Estou gostando, valeu a dica!

    abraços!!!

    Em tempo:
    Aproveitando, meu blog:

    https://essaluzquenuncaseapaga.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

DANCETERIA, UMA MODA FUGAZ

POR CONTA DO POST ANTERIOR (QUE ERA SÓ SOBRE CLUBES ALTERNATIVOS QUE MARCARAM A NOITE CARIOCA), ME PERGUNTARAM SOBRE OUTRAS CASAS, QUE, NA VERDADE, ERAM DE SHOWS, DANCETERIAS. ENTAO, VAMOS LÁ, RELEMBRA-LAS. ANTES: VALE NOTAR QUE O NOME 'DANCETERIA' FOI IMPORTADO DE UMA CASA QUE TINHA ESSE NOME EM NOVA YORK, NOS ANOS 80. ALGUEM TROUXE PRA CÁ (ACHO QUE COMEÇOU POR SP) E ACABOU VIRANDO SINONIMO DE UM TIPO DE LUGAR, QUE MISTURAVA PISTA DE DANÇA COM UMA ATRAÇÃO AO VIVO NO MEIO DA NOITE. METROPOLIS = A PRIMEIRA COM ESSAS CARACTERISTICAS NO RIO FOI A METROPOLIS, EM SAO CONRADO, QUE, ASSIM COMO O CUBATÃO, TBM ABRIU NA SEMANA/MES EM QUE ACONTECIA O PRIMEIRO ROCK IN RIO, JANEIRO DE 1985. COMO O NOME INDICA, SEU LOGOTIPO E SUA DECORAÇÃO IMITAVAM O ESTILO DO CLASSICO SCI-FI DE FRITZ LANG, INCLUSIVE COM PASSARELAS NO MEIO DELA, QUE REMETIAM ÀS PONTES MOSTRADAS NO FILME. SÓ QUE TUDO COM NEON, CLARO. A METROPOLIS FOI PALCO DE MUITOS SHOWS DE BANDAS QUE NAO FAZIAM O PERFIL DO CIRCO VOADOR, PQ

ROCKS TARDES DE DOMINGO...

  LÁ VAMOS NÓS PARA MAIS UM PASSEIO PELA MEMORY LANE, CUJO GATILHO FOI ATIVADO POR UMA MÚSICA. ESTAVA OUVINDO O ÁLBUM DE 40 ANOS DO KISS, QUANDO ROLOU 'DO YOU LOVE ME'. NA HORA, VIERAM MONTES DE LEMBRANÇAS QUE PASSEI AO SOM DESSA MUSICA (E TBM DE ROCKN ROLL ALL NITE) NOS BAILES DE ROCK QUE ROLAVAM AOS DOMINGOS NO CLUBE DE REGATAS GUANABARA, EM BOTAFOGO, COMANDADOS PELA EQUIPE META-SOM, DO DJ ANIBAL. DE 6 AS 10PM.   EU MAL DEVIA TER 12, 13 ANOS QUANDO COMECEI A FREQUENTAR O BAILE, O PRIMEIRO A QUE FUI, SOZINHO, SÓ COM AMIGOS. E, COMO DUROS QUE ÉRAMOS, GERALMENTE ENTRÁVAMOS DE PENETRA, PULANDO GRADES E MUROS EM VOLTA DO CLUBE. DEVO TER PAGADO APENAS MEIA DUZIA DE VZS, EM, SEI LÁ, DOIS ANOS. ERAM MEADOS DOS 70S. O ROCK MANDAVA. MAS A FESTA COMEÇAVA, INVARIAVELMENTE, COM 'DANCING QUEEN', DO ABBA, QUE ERA CONSIDERADA UMA BANDA ROCK, JA QUE AINDA NAO EXISTIA A DISCO MUSIC E O CONCEITO DE POP/ROCK ERA AMPLO.   E, COMO QUALQUER BAILE DE FUNK E SOUL DA ÉPOCA (QUE ROLAVAM DO OUTR

blue velvet

Os posts aqui surgem do nada, out of the blue, como em hiperlinks da internet. e nessa de relembrar coisas aleatoriamente, apareceu num dos sites de torrents que frequento um filme chamado "little girls blue". que foi o meu primeiro porno. e, como diz a frase daquele anuncio, a gente nunca esquece do primeiro. principalmente em se tratando disso, numa epoca em que tudo poraqui era proibido. entao, no começo dos 80´s, quando o país ainda era uma ditadura, tive contato com esse filme. Sabadão, fui na casa de um bro no jardim botanico fazer chill in pra noitada. o cara tinha um telao em casa e um aparelho de vhs gigantesco com retroprojeçao (soube mais tarde q o pai dele era diretor da grobo, dai os equipamentos, que, entao, eram de ponta total, o vcr caseiro ainda nao era uma realidade). la, ele tinha uma meia duzia de fitas, todas piratas, claro, entre as quais um show (sei la, acho q era woodstock), clipes da mtv, o famoso caligula e o little girls blue. como esse era mais cu