ALGUMAS COISAS QUE CURTI ESTE ANO:
NAS TELAS:
PARA SEREM APRECIADOS EM TELÃO: 'DUNKIRK' (TE PÕE DENTRO DA AÇÃO, COMO RAROS FILMES, MEU FAVORITO DO ANO, CINEMA EM SUA MELHOR EXPRESSÃO), 'BLADE RUNNER 2049' (CINEMATOGRAFIA MARAVILHOSA, ROTEIRO BEM ENCAIXADO COM O FILME ANTERIOR). DOIS FILMES QUE REVEREI SEMPRE QUE ESTIVEREM PASSANDO NUM TELÃO.
TERROR COM ALGUM HUMOR: 'RAW' (FILME FRANCES INDIGESTO, MAS QUE PARECE FAZER ANALOGIA COM A MENSTRUAÇÃO FEMININA), 'HAPPY DEATH DAY' (UM GROUNDHOG DAY PARA AS NOVAS GERAÇÕES; A ATRIZ PRINCIPAL É MARAVILHOSA), 'BETTER WATCH OUT' (FILME NATALINO SINISTRO) E 'GET OUT' (NA FINA LINHA HUMOR/TERROR, COM TOQUES DE 'TWILIGHT ZONE')
DECEPÇÕES? GUARDIOES DA GALAXIA 2, BABY DRIVER (BACANINHA, MAS NAO SOUBE COMO TERMINAR), KINGSMAN 2 (ALGO REDUNDANTE)
SÉRIES E FILMES QUADRINHOS: 'MULHER-MARAVILHA' (ÓTIMO INICIO DE UMA NOVA SÉRIE, UNICO ACERTO DA DC EM ANOS; GAL GADOT PERFEITA), 'LOGAN' (UM WESTERN MODERNO, GOSTEI AINDA MAIS NA VERSÃO NOIR, TRISTE COMO UMA LETRA DO JOHNNY CASH);
PEQUENOS GRANDES FILMES: AUTOPSIA DE JANE DOE (EFICIENTE E ASSUSTADOR), O ILUSTRE CIDADÃO (MAIS UM GOLAÇO DA ARGENTINA), LADY MACBETH (ATRIZ INCRIVEL), SENHOR & SENHORA ADELMAN, MOTHER! (INCOMODO, OUSADO), PATTI CAKE$, THE SQUARE (NAO VI TODOS. MAS, POR MIM, LEVA OSCAR GRINGO EM 2018)
CLASSICOS REVISTOS: 'HIROSHIMA, MON AMOUR' (QUE MARAVILHA! ALAIN RESNAIS, ANTES DE 'MARIENBAD', JA TESTANDO A NARRATIVA TEMPORAL), 'A BELA DA TARDE' (UM DOS MELHORES FILMES EROTICOS JA FEITOS, SEM SER VULGAR. BUNUEL PERTO DO FINAL, DIGNO),
NA TV/STREAMING:
SÉRIES: A VOLTA DE TWIN PEAKS (NAO HOUVE NADA MAIS OUSADO DO QUE ISSO NA TV ESTE ANO. DAVID LYNCH AINDA MANDA MUITO BEM. REVI VARIOS EPS E DETERMINADAS CENAS. E A TRILHA SONORA?). 'VICE PRINCIPALS' (SEM NENHUM TIPO DE CONDESCENDENCIA COM O POLITICAMENTE CORRETO, CHEGA A DAR UM CERTO MAL ESTAR), VEEP, 'CURB YOUR ENTHUSIASM' (LARRY VOLTOU COM A CORDA TODA. E, PELO VISTO, VAI RETORNAR!), SILICON VALLEY (AINDA BEM, QUE O ERIC SAIU), THE HANDMAID´S TALE (PARA DESCOBRIR MARGARET ATWOOD), RICK & MORTY (UNICA ANIMAÇÃO QUE GANHOU MINHA ATENÇÃO. A MARLOKA, DESDE OS AUREOS TEMPOS DE 'SOUTH PARK'), THE ORVILLE.
NAS ORELHAS:
DISCOS: CURTI O NOVO DO ARCADE FIRE. O SHOW, SÓ SERVIU PARA REFORÇAR ISSO. NO GERAL, OUVI POUCA MUSICA ESTE ANO. TUDO MUITO IGUAL E REDUNDANTE. NOVOS DE BJORK, LORDE, ST VINCENT, FEVER RAY E LCD AINDA A CONFERIR. MAS, A TRILHA SONORA DO NOVO TWIN PEAKS, É IMBATIVEL! (E, ME FEZ DESCOBRIR VARIOS NOMES BACANAS, QUE DESCONHECIA)
NOS PALCOS:
DEPECHE MODE (TERCEIRO E MELHOR SHOW QUE JA VI DA BANDA. ESTE, FOI EM SAN FRAN/USA. DAVID GAHAN MELHOR DO QUE NUNCA. BANDA AFINADA, COM FOLEGO DE INICIANTE. RESULTADO: A TURNE MAIS RENTAVEL DOS EUA, DE UMA BANDA FORA DAS PARADAS); ARCADE FIRE NA FUNDIÇÃO. DEU TUDO CERTO. E A VIBE ESTAVA ÓTIMA, TBM O TERCEIRO (E MELHOR) SHOW QUE VI DELES; THE WHO, UNICO MOTIVO PARA IR NAQUELE FESTIVAL NADAVE...
MELHORES CONTAS DO TWITTER:
CLASSIC STAR WARS, WHORES OF YORE, ATLAS OBSCURA, AGENCIA LUPA, 41 STRANGE, OPEN CULTURE, VULTURE, WIRED, HILL ILLUSTRATION
Comentários
Postar um comentário