Pular para o conteúdo principal

BENELUX, MENOS O LUX (+ A CIDADE-LUZ)


  CONSEGUI VIAJAR DE NOVO, EM MENOS DE UM ANO, PQ A TRIP ANTERIOR FOI INTEIRAMENTE BANCADA POR MILHAGENS. E UMA GRANA QUE GANHEI DE UMA CAUSA NA JUSTIÇA. AGORA, UMA PROMOÇÃO DA TAP, E A MERRECA DO FGTS, AJUDARAM EM BOA PARTE. ASSIM, FUI DE NOVO PRA ZOROPA. DESTA VEZ, REPETINDO CIDADES, PQ LEVEI MY SON, COM QUEM NAO VIAJAVA JUNTO HA UMA DECADA (ELE FICAVA TOMANDO CONTA DO CACHORRINHO E TINHA FACUL). ASSIM, POR CONTA DELE, BISEI PARIS (LINDA E CARA), AMSTERDAM (PEQUENA E GENTIL) E CONHECI A BÉLGICA (BRUXELAS, ANTUERPIA E BRUGES), QUE FICA NO MEIO DO CAMINHO, DE TREM (THALYS, QUE É SUPER RÁPIDO) EM HORA E MEIA.


PARIS É SEMPRE BELA. A PRIMEIRA VEZ LÁ, NAO GOSTEI (POVO ERA MUITO RUDE). DEPOIS, FOI MELHORANDO. HJ, VOLTO COM PRAZER. MAS, O CUSTO DE VIDA LÁ É ALTO. OS MENDIGOS/PEDINTES AUMENTARAM. E TEM POLICIA FORTEMENTE ARMADA EM TODA A PARTE, POR MOTIVOS ÓBVIOS. APROVEITEI ESSA QUINTA VOLTA PARA FAZER O QUE NUNCA FIZ LÁ. TIPO, VISITAR VERSAILLES (UM PGM NECESSÁRIO, MAS MEIO ROUBADA: MUITA GENTE, MUITA FILA APERTADO, IMAGINO O HORROR QUE DEVE SER NO VERÃO), DAR UM BOM ROLÉ NO CEMITERIO DE MONTPARNASSE (DO LADO DE MEU HOTEL) E SUBIR NAQUELA TORRE FEIA DO BAIRRO. MAS, QUE TEM MELHOR E MAIS COMPLETA VISAO DA CIDADE. MELHOR DO QUE A DA TORRE EIFFEL. RECOMENDO UMA PASSADA LÁ, PRA SE TER UMA NOÇAO DO TAMANHO E DAS LOCALIZAÇÕES. COMO SE FAZ NO EMPIRE STATE/NYC.



FIZ UM PASSEIO RAPIDO ATE A NORMANDIA (MENOS DE UMA HORA DE TREM), ONDE FICA GIVERNY, E A CASA E OS JARDINS DE MONET. VENDO AQUILO AO VIVO, VC ENTENDE PQ O CARA PINTOU AQUELES QUADROS MARAVILHOSOS. PRIMEIRO, PQ ERA RICO E OCIOSO. DEPOIS, PQ O LUGAR INSPIRA. É LINDO MESMO. CURIOSO NOTAR COMO MONET FOI FORTEMENTE INSPIRADO PELO JAPÃO. SEUS LAGOS LEMBRAM OS JAPONESES E SUA COLEÇÃO DE QUADROS INCLUI MUITA ARTE NIPONICA (TEM UMA SALA SÓ PRA ISSO). QUE, POR SUA VEZ, INSPIRARAM ATE A BANDE DESINEE FRANCESA. ACHEI MAIS BACANA DO QUE VERSAILLES. E, SE VC FOR CEDO, VOLTA NO MEIO DA TARDE. E AINDA APROVEITA MAIS PARIS (QUE, ESTAVA SEM SHOW BOM NO BATACLAN, SÓ TINHA AQUELE SEAN PAUL).


DEPOIS, COM A FACILIDADE DO THALYS, ME DESLOQUEI PARA A INEDITA BELGICA. POR CONTA DOS ATENTADOS LÁ, O TURISMO CAIU 30% E, COM ISSO, O PREÇO DOS HOTEIS FORAM PRO CHÃO (MUITOS, FECHARAM). POR ISSO, FIQUEI NUM HOTEL TOP MARBARATO DO QUE UMA VAGA NA LAPA. DAQUELES QUE TEM FRUTAS, ROUPÕES, CHINELINHOS, CHOCOLATES E OUTROS MIMOS PROS HOSPEDES. PELA METADE DO PREÇO DA ESPELUNCA QUE FICARIA EM AMSTERDAM (QUE TEM DEFICIT DE VAGAS EM HOTEIS, JA QUE É PEQUENINA). BRUXELAS, A CAPITAL, É UMA CIDADE CINZA, FEIA (MESMO TENDO SIDO BERÇO DO ART NOUVEAU), SUJA, CHEIA DE GENTE QUE DORME NAS RUAS E ESTAÇÕES DE TREM (REFUGIADOS DO CONGO, QUE JA FOI BELGA, E AGORA PAGA A CONTA ATRASADA). E QUE FEDE A URINA EM ALGUMAS PARTES, PQ TODOS OS WCS SAO PAGOS. ATE OS DE ALGUNS RESTAURANTES! DAI QUE ENTENDI PQ O EBM/BEAT BELGA, NASCEU LÁ É UM LUGAR DARK PACAS. TALVEZ, EU TIVESSE CURTIDO MAIS ESSA VIBE, NO FIM DOS ANOS 80.


MAS, BRUXELAS TEM SEUS ATRATIVOS. COMO O PARQUE ONDE ESTA O ATOMIUM, ESCULTURA FUTURISTA FEITA PARA A FEIRA MUNDIAL DE 1958 (E USADA NO CLIP DE 'HEADHUNTER', DO FRONT 242). ELA É TAO GRANDE, QUE PERMITE SER VISITADA POR DENTRO. VOLTAMOS A SPACE AGE, PARECE CENARIO DE FILME SCI-FI. NA CIDADE, ESTA TBM O MUSEE DE LA BANDE DESINEE (MUSEU DAS HQS), QUE CONTA A HISTORIA DESTA ARTE, COM DESTAQUE PARA OS ARTISTAS LOCAIS. COMO HERGE (CRIADOR DO TINTIM, QUE TEM UM MUSEU A PARTE, FORA DA CIDADE) E PEYO (DOS SMURFS). HA 50MINS DE TREM, ESTA A ANTUERPIA, UM POUCO MAIS CLARA E MENOS DEPRÊ. O MUSEU DE ARTE MODERNA DELES FOI INAUGURADO HA POUCO, E FICA NUM PREDIO ESPETACULAR, NUMA ZONA DE PORTO QUE ESTA SENDO REVITALIZADA. É UMA CIDADE MAIS JOVEM E ANIMADA (E, SEU NOME, BIZARRAMENTE, VEM DO FATO DE ARRANCAREM A MÃO DE PESCADORES QUE PASSAVAM POR LÁ SEM PAGAR TAXA; O SIMBOLO DA CIDADE É UMA MÃO DECEPADA!). JA BRUGES, UMA HORA DE TREM, É MEIO COMO GIVERNY: PARECE SAIDA DE UM QUADRO PINTADO A ÓLEO. MAS, EM SEU MIOLO, É MAIS TURISTICA, COM LOJAS CARAS E MUITA GENTE (DEPOIS DAQUELE FILME, 'IN BRUGES', SOBRETUDO, ELA ENTROU NA ROTA DO TURISMO MUNDIAL). O PASSEIO DE BARCO POR SEUS CANAIS, VALE A PENA (MAIS ATE DO QUE OS DE AMSTERDAM). ORIGINALMENTE, ELA ERA PARTE DO REINO DA HOLANDA. POR ISSO, LA SE FALA O FLEMING DUTCH. ALIÁS, SE EM BRUXELAS, O FRANCES PREDOMINA (E TODOS ENTENDEM INGLES), NA ANTUERPIA E EM BRUGES FIQUE ESPERTO> QUASE TUDO ESTA ESCRITO OU SINALIZADO EM FLEMISH (FLAMENGO), QUE ACHO MAIS DIFICIL DO QUE O ALEMÃO. SE DER UM MOLE, PERDE O TREM. E COME A PARADA ERRADA.


FALANDO EM FLAMENGO, FOI UM PRAZER RETORNAR A AMSTERDAM, A CIDADE MAIS BONITINHA E COM A VIBE MAIS LEGAL DE TODAS. ESTAVA (ESTÁ, ATÉ JUNHO) NO AUGE DA ESTAÇÃO DAS TULIPAS. ENTAO, TUDO ESTAVA MUITO COLORIDO. POR ISSO, APROVEITEI PARA IR ATE KEUKENHOF (UNS 40MINS DE BUS), ONDE FICA O LINDO PARQUE DAS TULIPAS. SAO TANTAS E COM TANTAS CORES, QUE PARECE QUE VC ESTA VENDO UM TAPETE. EMBORA JA FOSSE PRIMAVERA, O CLIMA DE FIM DE INVERNO PREDOMINOU. CHEGUEI A PEGAR 4/6C EM AMSTERDAM. O QUE PEGA, É O VENTO QUE VEM DOS CANAIS. OS COFFEESHOPS AINDA SAO UMA ATRAÇÃO. MAS, COM A CANABIS SENDO CADA VEZ MAIS LIBERADA PELO MUNDO, JA NAO ATRAEM MAIS TANTA GENTE. BEM COMO O RED LIGHT DISTRICT, CADA VEZ MAIS TRISTE E DECADENTE. SO VALE A OLHADA PRA QUEM NUNCA FOI. O MELHOR É EXPLORAR OUTRAS PARTES DA CIDADE (SE PERDER EM SUAS RUAZINHAS TORTAS). E SE FAZ TUDO DE BICICLETA OU TRAM (OU ANDANDO MESMO, SUA AREA CENTRAL É MENOR DO QUE O BAIRRO DE BOTAFOGO/RJ). TAI UMA CIDADE NA QUAL MORARIA. A PARANOIA DO TERROR, QUE ROLA EM LONDRES E PARIS, NAO CHEGOU LÁ. MAS, NO AEROPORTO, A REVISTA ESTÁ MAIS RADICAL DO QUE FOI NO PASSADO.


NO ULTIMO DIA CHEIO EM AMSTERDAM, REALIZEI UM SONHO. E FIZ UM PROGRAMA LOCAL. ASSISTIR A UM CONCERTO DIURNO NO CONCERTGEBAUW, A SALA DE CONCERTOS COM A ACUSTICA MAIS PERFEITA DO MUNDO. DEI SORTE PQ, NO DIA, ESTAVA SENDO LANÇADA UMA NOVA PEÇA, COM A PRESENÇA DO PROPRIO AUTOR, MACMILLAN (ROLOU TBM BARTOK E DVORAK). O LEGAL É QUE, SEJA QUAL FOR O VALOR DE SEU INGRESSO (COMPREI O MARBA, $27, ATE PQ JA TAVA LOTADO), ANTES DO CONCERTO VC TEM CAFE E BISCOITINHOS FREE NA SALA DE ESPERA E, NO INTERVALO, LIBERAM UM SALAO REPLETO DE BEBIDAS FOR FREE (VINHOS, CHÁS, CERVEJA, SUCOS, REFRIS ETC). FIQUEI ALTINHO EM PLENA TRES DA TARDE. DAI, VC SAI PRA RUA MAIS LEVE. AMSTERDAM AINDA ME TERÁ MAIS VZS. SEM CONTAR, QUE AS HOLANDESAS SAO MUITO BONITAS ;)

*E, UMA DICA: A TAP AGORA PERMITE STOPOVERS (PARADAS) DE ATE TRES DIAS, SEM ALTERRA O PREÇO DA PASSAGEM. DA OUTRA VEZ, FIQUEI UM DIA EM LISBOA NA IDA. DESTA VEZ, O FIZ NA VOLTA (DEU PRA CONHECER A NOVA AREA DA CIDADE, O PARQUE DAS NAÇÕES). É BOM, PQ EM VEZ DE FAZER UM VOO LONGO DE 12HRS, VC RELAXA E VOLTA PRA CASA JA NO CLIMA (E, ENTRAR OU SAIR DA EUROPA POR PORTUGAL, É BEM MENOS ESTRESSANTE)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DANCETERIA, UMA MODA FUGAZ

POR CONTA DO POST ANTERIOR (QUE ERA SÓ SOBRE CLUBES ALTERNATIVOS QUE MARCARAM A NOITE CARIOCA), ME PERGUNTARAM SOBRE OUTRAS CASAS, QUE, NA VERDADE, ERAM DE SHOWS, DANCETERIAS. ENTAO, VAMOS LÁ, RELEMBRA-LAS. ANTES: VALE NOTAR QUE O NOME 'DANCETERIA' FOI IMPORTADO DE UMA CASA QUE TINHA ESSE NOME EM NOVA YORK, NOS ANOS 80. ALGUEM TROUXE PRA CÁ (ACHO QUE COMEÇOU POR SP) E ACABOU VIRANDO SINONIMO DE UM TIPO DE LUGAR, QUE MISTURAVA PISTA DE DANÇA COM UMA ATRAÇÃO AO VIVO NO MEIO DA NOITE. METROPOLIS = A PRIMEIRA COM ESSAS CARACTERISTICAS NO RIO FOI A METROPOLIS, EM SAO CONRADO, QUE, ASSIM COMO O CUBATÃO, TBM ABRIU NA SEMANA/MES EM QUE ACONTECIA O PRIMEIRO ROCK IN RIO, JANEIRO DE 1985. COMO O NOME INDICA, SEU LOGOTIPO E SUA DECORAÇÃO IMITAVAM O ESTILO DO CLASSICO SCI-FI DE FRITZ LANG, INCLUSIVE COM PASSARELAS NO MEIO DELA, QUE REMETIAM ÀS PONTES MOSTRADAS NO FILME. SÓ QUE TUDO COM NEON, CLARO. A METROPOLIS FOI PALCO DE MUITOS SHOWS DE BANDAS QUE NAO FAZIAM O PERFIL DO CIRCO VOADOR, PQ

ROCKS TARDES DE DOMINGO...

  LÁ VAMOS NÓS PARA MAIS UM PASSEIO PELA MEMORY LANE, CUJO GATILHO FOI ATIVADO POR UMA MÚSICA. ESTAVA OUVINDO O ÁLBUM DE 40 ANOS DO KISS, QUANDO ROLOU 'DO YOU LOVE ME'. NA HORA, VIERAM MONTES DE LEMBRANÇAS QUE PASSEI AO SOM DESSA MUSICA (E TBM DE ROCKN ROLL ALL NITE) NOS BAILES DE ROCK QUE ROLAVAM AOS DOMINGOS NO CLUBE DE REGATAS GUANABARA, EM BOTAFOGO, COMANDADOS PELA EQUIPE META-SOM, DO DJ ANIBAL. DE 6 AS 10PM.   EU MAL DEVIA TER 12, 13 ANOS QUANDO COMECEI A FREQUENTAR O BAILE, O PRIMEIRO A QUE FUI, SOZINHO, SÓ COM AMIGOS. E, COMO DUROS QUE ÉRAMOS, GERALMENTE ENTRÁVAMOS DE PENETRA, PULANDO GRADES E MUROS EM VOLTA DO CLUBE. DEVO TER PAGADO APENAS MEIA DUZIA DE VZS, EM, SEI LÁ, DOIS ANOS. ERAM MEADOS DOS 70S. O ROCK MANDAVA. MAS A FESTA COMEÇAVA, INVARIAVELMENTE, COM 'DANCING QUEEN', DO ABBA, QUE ERA CONSIDERADA UMA BANDA ROCK, JA QUE AINDA NAO EXISTIA A DISCO MUSIC E O CONCEITO DE POP/ROCK ERA AMPLO.   E, COMO QUALQUER BAILE DE FUNK E SOUL DA ÉPOCA (QUE ROLAVAM DO OUTR

blue velvet

Os posts aqui surgem do nada, out of the blue, como em hiperlinks da internet. e nessa de relembrar coisas aleatoriamente, apareceu num dos sites de torrents que frequento um filme chamado "little girls blue". que foi o meu primeiro porno. e, como diz a frase daquele anuncio, a gente nunca esquece do primeiro. principalmente em se tratando disso, numa epoca em que tudo poraqui era proibido. entao, no começo dos 80´s, quando o país ainda era uma ditadura, tive contato com esse filme. Sabadão, fui na casa de um bro no jardim botanico fazer chill in pra noitada. o cara tinha um telao em casa e um aparelho de vhs gigantesco com retroprojeçao (soube mais tarde q o pai dele era diretor da grobo, dai os equipamentos, que, entao, eram de ponta total, o vcr caseiro ainda nao era uma realidade). la, ele tinha uma meia duzia de fitas, todas piratas, claro, entre as quais um show (sei la, acho q era woodstock), clipes da mtv, o famoso caligula e o little girls blue. como esse era mais cu