Pular para o conteúdo principal

ALTA FIDELIDADE




HOUVE UM TEMPO, EM QUE NÓS (AMANTES DA MUSICA, COLECIONADORES DE DISCOS E DURANGOS), FAZIAMOS A RONDA DAS LOJAS DE DISCOS DA CIDADE, EM BUSCA DAQUELE VINIL (E DEPOIS, CD), MAIS BARATO, IMPORTADO OU PROMO DE GRAVADORA. A MAIORIA DESTAS LOJAS, FICAVA NO CENTRO. MEUS PRIMEIROS VINIS, P EX (TODOS CARIMBADOS), COMPREI NA DUARTE DISCOS, QUE FICAVA NA 20 DE ABRIL, NOS ARREDORES DA PRAÇA DA REPUBLICA. DE LÁ, COMEÇAVA  UMA ROTA QUE INCLUIA LOJAS NA URUGUAIANA, SETE DE SETEMBRO E ARREDORES DA PÇA TIRADENTES. E, SABIAMOS OS DIAS EM QUE CHEGAVA MATERIAL NOVO.

MAS, TEVE UMA, QUE DESCOBRI TARDIAMENTE, JA NOS 90S (LEVADO POR MAURICIO VALLADARES, NUM DIA DE GARIMPAGEM). MAS QUE FOI A UNICA (E ULTIMA) QUE CONTINUEI FREQUENTANDO NO CENTRÃO DESDE ENTÃO. NAO APENAS PELA BOA SELEÇÃO, COMO TBM PELA SIMPATIA DE SEU DONO, O CLAUDJÃO. É (ERA?) A ESCUTASOM, NA RUA DO ROSÁRIO, QUASE CHEGANDO NA PRIMEIRO DE MARÇO. LEMBRO PERFEITAMENTE DO QUE COMPREI NESTE DIA: UM COMPACTO SIMPLES INGLES DA BANDA THE BEAT. ESTAVA NO SUBSOLO, ONDE FICAVAM OS IMPORTS. COM O TEMPO (E AS ENCHENTES, QUE ROLAM NESTA PARTE DA CIDADE), O SUBSOLO VIROU DEPOSITO, JA QUE CLAUDJÃO NUNCA TEVE TEMPO E $ PARA DAR UMA REFORMADA. ELE PLANEJAVA BOTAR SÓ VINIS LÁ EMBAIXO.

NOS ULTIMOS 10 ANOS (E, COM MAIS FREQUENCIA, NOS ULTIMOS CINCO), PELO MENOS, ERA DE LEI PASSAR NA ESCUTASOM, EM QQ IDA A CIDADE. O LUGAR ERA UM OASIS: CLAUDJÃO (QUE ESTAVA SEMPRE COM UM SORRISO E UMA BOA HISTORIA NA BOCA), SERVIA UM BOM CAFÉ (FEITO NAQUELAS MAQUINAS DE BOTEQUIM ANTIGO, DE AÇO), ÁGUA GELADA (TINHA UM FRIGOBAR, EU FAZIA REFIL DO MEU CANTIL). E SEMPRE ME RECEBIA COM UM 'E AI, DJ?'. E COMPRAVA QUASE QUALQUER COISA QUE VC LEVASSE PRA ELE, SEJA CD, VINIL, DVD, BLU-RAY. ULTIMAMENTE, SÓ RECUSAVA DANCE/LOUNGE, QUE TAVA ENCALHANDO, PQ ESTAVA SAINDO MAIS JAZZ, ROCK E MPB. E PAGAVA BEM. COM AS VISITAS E CONVERSAS, SOUBE QUE ELE ERA UM REMANESCENTE DOS BONS TEMPOS DAS GRAVADORAS. ERA O CARA QUE IA 'TRABALHAR' O DISCO NAS RADIOS. ENTAO, ELE CONHECIA QUASE TODO MUNDO DESTE CIRCUITO. E, SABIA QUE, SUA LOJA ESTAVA COM OS DIAS CONTADOS. 'A MIDIA FISICA VAI ACABAR', DIZIA.

CONTUDO, EM MEIO AQUELAS RUAS DO CENTRO ANTIGO, CHEIAS DE LOJAS FECHADAS E COM PLACAS DE ALUGO OU PASSO O PONTO (ATÉ MESMO UMA CASAS PEDRO, A DOIS QUARTEIROES DELE, SÓ DUROU TRES MESES ABERTA!), A LOJA DO CLAUDJÃO ESTAVA SEMPRE CHEIA. EM DIA DE RECEBIMENTO DE MATERIAL NOVO, NAO DAVA NEM PRA ENTRAR. MEU MAIOR ARREMATE LÁ, FOI QNDO ELE RECEBEU QUILOS DE SINGLES DE VINIL DOS ANOS 70 E 80, DE ALGUEM QUE TRABALHOU EM RÁDIO. ENCHI UMA MOCHILA COM MAIS DE 50 (!) E O CLAUDJÃO ME DEIXOU LEVAR POR 20 MARIOLAS, JA Q EU ERA FREGUES HABITUAL. EM LOJAS DO RAMO, UM SÓ DISQUINHO, DOS QUAIS ARREMATEI, CUSTARIA DEZ PRATAS, NO MINIMO.

NEM ME LEMBRO DO QUE DE MAIS RARO COMPREI COM ELE. SÓ SEI QUE, TODOS OS MEUS CDS COMPRADOS NO BRASIL NA ULTIMA DECADA, FORAM LÁ (COM RARAS EXCEÇÕES, ALGUNS SÃO DA TRACKS, MAS SÓ IMPORTS SOB ENCOMENDA). TBM TENHO VARIOS DVDS DE CLASSICOS COM EXTRAS. O ULTIMO DELES, 'MEU ODIO SERÁ TUA HERANÇA' (THE WILD BUNCH, DO PECKINPAH), ELE ME DEU DE PRESENTE. TENHO O BLU-RAY GRINGO. MAS O DVD TEM EXTRAS INEXISTENTES NESTE. ELE SABIA QUE EU DARIA VALOR AQUELE FILME, QUE POUCOS DARIAM. DONO DE LOJA BACANA, É ASSIM. CONHECE O FREGUES. E SEMPRE TEM A HORA CERTA DE DAR AQUELE BRINDE PRA VC. E DO QUAL VC JAMAIS VAI ESQUECER DA CORTESIA.

É POR ISSO QUE, SOLTO UMA LÁGRIMA POR CLAUDJÃO, DONO DA ULTIMA LOJA DE DISCOS QUE VALIA A PENA NO CENTRO DO RIO DE JANEIRO. R.I.P.

UPDATE: PASSEI POR LÁ, E DEI MEUS PESAMES A ESPOSA DELE, MONICA. ELA DISSE QUE NAO SABE SE VAI CONTINUAR COM A LOJA (PELA VOZ E OLHAR DELA, PARECE QUE NÃO VAI). OS VENDEDORES, MARCOS DJ E JOÃO COROA, ESTAO FAZENDO UM INVENTÁRIO DE TUDO, E, EM BREVE, VAI ROLAR UMA MEGA LIQUIDAÇÃO. NA VDD, JA ESTAO VENDENDO TRES CDS OU DOIS DVDS POR $10. VAMOS CHECAR...

*JAMAIS TIREI FOTO COM ELE =(

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DANCETERIA, UMA MODA FUGAZ

POR CONTA DO POST ANTERIOR (QUE ERA SÓ SOBRE CLUBES ALTERNATIVOS QUE MARCARAM A NOITE CARIOCA), ME PERGUNTARAM SOBRE OUTRAS CASAS, QUE, NA VERDADE, ERAM DE SHOWS, DANCETERIAS. ENTAO, VAMOS LÁ, RELEMBRA-LAS. ANTES: VALE NOTAR QUE O NOME 'DANCETERIA' FOI IMPORTADO DE UMA CASA QUE TINHA ESSE NOME EM NOVA YORK, NOS ANOS 80. ALGUEM TROUXE PRA CÁ (ACHO QUE COMEÇOU POR SP) E ACABOU VIRANDO SINONIMO DE UM TIPO DE LUGAR, QUE MISTURAVA PISTA DE DANÇA COM UMA ATRAÇÃO AO VIVO NO MEIO DA NOITE. METROPOLIS = A PRIMEIRA COM ESSAS CARACTERISTICAS NO RIO FOI A METROPOLIS, EM SAO CONRADO, QUE, ASSIM COMO O CUBATÃO, TBM ABRIU NA SEMANA/MES EM QUE ACONTECIA O PRIMEIRO ROCK IN RIO, JANEIRO DE 1985. COMO O NOME INDICA, SEU LOGOTIPO E SUA DECORAÇÃO IMITAVAM O ESTILO DO CLASSICO SCI-FI DE FRITZ LANG, INCLUSIVE COM PASSARELAS NO MEIO DELA, QUE REMETIAM ÀS PONTES MOSTRADAS NO FILME. SÓ QUE TUDO COM NEON, CLARO. A METROPOLIS FOI PALCO DE MUITOS SHOWS DE BANDAS QUE NAO FAZIAM O PERFIL DO CIRCO VOADOR, PQ ...

BAYAAABAAA!

A TV ITALIANA LEMBRA A TV BRASILEIRA DOS ANOS 70, 80 UMA COISA MEIO SBT NOS PRIMÓRDIOS (TVS) OU TV CORCOVADO (PRE-CNT). É MUITO RUIM E SÓ PASSA COISAS ANTIGAS. O CURIOSO É QUE AS RADIOS LA SAO MAIS LEGAIS DO QUE AS DAQUI, MAIS VARIADAS (TEM ATE UMA VIRGIN RADIO, DE ROCK EM GERAL). MAS A TV LOCAL É DO ARCO DA VELHA. LOGO QUE CHEGO NUMA CIDADE DOU GERAL NO LINEUP DE AUDIO E VIDEO. EM ROMA, ACHEI UM CANAL DEDICADO AOS LANCES JAPAS, A NEKO TV, MAS QUE, CURIOSAMENTE, EXIBIA 'BIGFOOT & WILDBOY', SERIE TRASH DA DUPLA SID & MARTY KROFT (ELO PERDIDO), QUE ROLAVAQUI NO SBT. ATE AI, TUDO BEM. MESMO NAO SENDO JAPA, FAZIA SECULOS QUE NAO VIA AQUILO (AQUI, PÉ GRANDE E GAROTO SELVAGEM). ACONTECE QUE, PELOS PRÓXIMOS CINCO DIAS QUE PASSEI NA CIDADE, O CANAL SÓ EXIBIA O MESMÍSSIMO EPISÓDIO DA PARADA (AQUELE EM QUE APARECE UM SOSIA DO PÉ GRANDE), EM VARIOS HORARIOS! LIGAVA A TV PELA MANHÃ, TAVA LÁ. CHEGAVA DA RUA A NOITE, DE NOVO, A MESMA COISA. O GRITO DE GUERRA DO BIGFOOT, BAYAAABAA! A...

UM BELO FILME DE VINGANÇA!

  Nesta semana, chega aos cinemas brasileiros um concorrente do Oscar nas categorias principais: filme, atriz e direção, entre outras. “Bela Vingança” (“Promising Young Woman”), desde já um dos melhores e mais perturbadores filmes do ano.   Tanto o trabalho de atuação e entrega de Carey Mulligan (como a perturbada Cassandra), como a direção firme de Emerald Fennell (atriz de séries como ‘The Crown’ e ‘Killing Eve’, estreando na direção de longa, com muita competência), bem como toda a parte técnica do filme (além do bom roteiro, fotografia e som impecáveis) é irretocável. O resultado final é um dos mais formidáveis filmes de vingança já vistos. Carey Mulligan, como Cassie      Acompanhamos a tímida e frágil Cassandra, que apesar de já estar na casa dos 30 anos, ainda mora com os pais e não tem namorado (não que isso seja obrigatório, parece nos dizer a personagem, embora não os evite). E, mesmo tendo sido uma universitária com altas notas na cadeira que escolh...