Pular para o conteúdo principal

ITÁLIA; UMA VIAGEM NO TEMPO


ESTE ANO, NÃO IA VIAJAR DE FERIAS. A GRANA, CURTA, NÃO ME LEVARIA NEM A QUIXERAMOBIM. QUIÇÁ, PASSARIA UM FINDE EM SÃO PAULO, EM CASA DE AMIGOS, INDO DE BUZÃO. CONTUDO, ALGUNS LANCES ME FIZERAM 'RITORNAR' A ITALIA: UMA OFERTA DA TAP (QUE DOBRAVA AS MILHAS QUE EU TINHA EM OUTRA COMPANHIA, SE EU MUDASSE PRO PLANO DELES, O VICTORIA), A RESTITUIÇÃO DO IRENDA; E, PRINCIPALMENTE,O GANHO DE UMA CAUSA/PROCESSO, QUE LEVOU MAIS DE UM ANO PARA CHEGAR. E VEIO TUDO JUNTO! DAI QUE, AS MILHAGENS TAP ME LEVARIAM A QUALQUER PONTO DA EUROPA (COM DIREITO A UM DIA EM LISBOA), E O PROCESSO E A GRANA DO I.R., CONTRIBUÍRAM PARA OS EUROS E ESTADIAS. ACABEI GASTANDO SÓ O QUE GASTARIA NUM FINDE EM SP (INDO DE AVIÃO E FICANDO EM HOTEL), BASICAMENTE.



ESCOLHEMOS (+MA BABE) A ITÁLIA. JÁ TÍNHAMOS PASSADO LÁ, RAPIDINHO, NO MEIO DE OUTRA VIAGEM (CUJO DESTINO PRINCIPAL ERA PARIS). NA ÉPOCA, FOI SÓ PR´EU MATAR O DESEJO DE CONHECER ROMA E, DE QUEBRA (POR CONTA DO TREM RÁPIDO, O MARAVILHOSO FRECCIAROSSA) FAZER UM BATE-VOLTA EM FIRENZE -- QUE NEM ESTAVA NOS PLANOS. PQ A ITALIA? PQ, MESMO EM EUROS, É BARATA (VC AINDA COMPRA COISAS POR $1 OU MENOS! E FAZ UMA BOA REFEIÇÃO POR $10!); CADA REGIAO/CIDADE (PASSAMOS POR LOMBARDIA, VENETO E TOSCANA) É COMPLETAMENTE DIFERENTE (HÁBITOS, COMIDAS, ARQUITETURA, VIBE ETC). EM COMUM, HA SEMPRE UMA VELHA PRAÇA COM UMA CATEDRAL MAJESTOSA E UMA TORRE. E, MAIS UMA VEZ, O TREM SE ENCARREGOU DO RESTO (VIDE DOIS POSTS ABAIXO). USANDO MILANO COMO BASE -- E OS TRENS RÁPIDOS COMO NOSSOS ALIADOS, PQ NOS LEVAM DE PONTA A PONTA EM POUCO TEMPO, SEM O STRESS DE AEROPORTOS. ASSIM, PUDEMOS COBRIR CINCO CIDADES EM 12 DIAS! (MILANO, SIENA, VENEZA/MESTRE, VERONA, BOLONHA) E AINDA PASSAR EM LOCAIS PRÓXIMOS, COMO NA CIDADELA MEDIEVAL DE SAN GIMIGNANO (MEIO CAMINHO ENTRE FIRENZE E SIENA, IMPERDÍVEL), NO PARCO SIGURTA (ENTRE VERONA E O LAGO DI GARDA, UMA EXCELENTE DESCOBERTA) E NAS TRES ILHAS (MURANO, BURANO E TORCELLO), ACIMA DE VENEZA.



E DEU PRA VER TUDO? SIM. TIRANDO MILANO, QUE É UMA GRANDE CIDADE (NÃO TANTO COMO SP, MAS COSMOPOLITA, COMO PARIS OU LONDRES), ONDE FICAMOS, NO TOTAL, CINCO DIAS, AS DEMAIS, VC MATA EM UM DIA E MEIO/DOIS (BASTA TER DISCIPLINA E ACORDAR CEDO). SIENA, POR EXEMPLO, SE RESUME A PRAÇA INCLINADA, ONDE ACONTECE O PALIO DE SIENA (CORRIDA DE CAVALOS QUE ROLA DUAS VZS POR ANO) E AO DUOMO, A CATEDRAL DELES, QUE É UMA DAS MAIS BELAS DO PAIS (SÓ PERDE PARA A DE MILANO, NOS DETALHES) E SÓ. LÁ TBM ESTÁ A CASA DE SANTA CATARINA, QUE É A PADROEIRA DA ITÁLIA, ONDE TEM A SUA MÃO MUMIFICADA (TEM PARTES/PEDAÇOS DE SANTOS POR TODO O PAÍS). EM SIENA TBM ESTAO OS MELHORES DOCES QUE PROVANOS NA VIAGEM (PANFORTE, RICCIARDI E OUTROS). DAÍ, VC APROVEITA A METADE DE UM DIA E VAI A SAN GIMIGNANO, A UMA HORA DE ONIBUS, E SE DEPARA COM UMA VERDADEIRA CIDADELA MEDIEVAL, CERCADA POR MURALHAS, E COM UMA MAGNIFICA VISTA DA TOSCANA. ENTÃO, VOCE ENTENDE DE ONDE VEIO A INSPIRAÇÃO PARA VÁRIOS PINTORES QUE RETRATARAM A REGIÃO. OS CAMPOS SÃO REALMENTE BELÍSSIMOS, PINTURAS VIVAS. E, AO CONTRARIO DE SIENA, QUE TBM É MEDIEVAL, LÁ NÃO EXISTE UMA RUA CHEIA DE LOJAS CARAS E FAMOSAS, E Q VC ENCONTRA EM QQ PARTE DO MUNDO. NÃO. LÁ, TEM LOJAS DE ARMADURAS, ARMAS ANTIGAS, COMIDA E ARTESANATO LOCAIS (E O SUPOSTO MELHOR SORVETE DO MUNDO, QUE, DE FATO, É MUITO BOM). HÁ RECITAL DE MUSICA ANTIGA NA PRAÇA NOS FINS DE TARDE -- MAS, TBM, SHOW DE BANDA COVER DO PINK FLOYD! PARECE QUE VC ESTA NUM DAQUELES MUNDOS DE GAME OF THRONES. É REALMENTE MÁGICO.



A OUTRA CIDADE ANTIGA DA VISITA, BEM MAIS BADALADA, FOI VERONA, CONHECIDA POR SER O PALCO DA TRAGÉDIA DE ROMEU & JULIETA, DE SHAKESPEARE (QUE NAO É O AUTOR DO TEXTO ORIGINAL, MAS O QUE MELHOR ADAPTOU-O). EM VERONA ESTÁ O SEGUNDO COLISEU/ARENA MAIS FAMOSO (E BEM CONSERVADO) DA ITÁLIA, DEPOIS DO ROMANO: A ARENA VERONA, ONDE ACONTECEM SHOWS POP E DE ÓPERA O ANO INTEIRO. QUEM ESTAVA LÁ AGORA ERA O ZUCCHERO, COM 11 DATAS SOLD OUT! ANTES, O THE WHO HAVIA ABALADO AQUELAS ESTRUTURAS. ATE O FURA DELS BAUS, FAZ UMA MONTAGEM ANUAL DE 'AIDA', NO LOCAL.. ENTRAMOS PRA VER A ARENA POR DENTRO E ACABAMOS VENDO MAIS O PALCO DO ZUCCHERO (E A PASSAGEM DE SOM). EM VERONA TBM HA UMA CIDADELA MEIO MURADA (QUE É A CIDADE ANTIGA), E O RIO QUE A CORTA (E SUAS PONTES) É LINDO. HÁ, É CLARO, A SUPOSTA CASA ONDE MOROU A MOÇA QUE INSPIROU A JULIETA (ABARROTADA DE VISITANTES, É LÓGICO, TODOS TIRAM FOTOS NO BALCÃO) E A CASA DO SUPOSTO ROMEU (FECHADA E NAS REDONDEZAS). E, ENTRE A ARENA, E ESTES PONTOS TURÍSTICOS (COMO UM FORO ROMANO), UMA RUA COM AS MESMAS LOJAS TOPS INTERNACIONAIS. SENDO QUE ELAS FICAM EM PRÉDIOS OU PALACETES SECULARES. COMO A MAGNIFICA LOJA DA COS. OU DA BENETTON. ENTREI NELAS SÓ PRA VER A ARQUITETURA. NA DA COS, P EX, HÁ UMA ÁREA DE ESCAVAÇÃO ARQUEOLÓGICA, SEPARADA POR VIDROS ESPESSOS. FASCINANTE. E, NA PRAÇA LOCAL, ESTÁ UMA ANTIQUÍSSIMA (E BELA) ESTÁTUA DE UMA MADONNA, DO SÉC. XII!



NOUTRO DIA, CARREGADOS, RÁPDO E SILENCIOSAMENTE, PELO FRECCIAROSSA, ESTÁVAMOS EM VENEZA, UMA CIDADE QUE FAZIA PARTE DO MEU CHECKLIST DA VIDA (AGORA, SÓ FALTA IR A TÓQUIO, VISITAR A PRAÇA VERMELHA E, QUEM SABE, VER DE PERTO AS PIRAMIDES DO EGITO). NA VDD, FICAMOS EM MESTRE, NA TERRAFIRMA, DEZ MINUTOS DE BUS DA ILHA. MAIS TRANKS PARA SE LOCOMOVER COM MALAS E VAZAR. VENEZA É BONITA, SIM. MAS ESTÁ SUPER SATURADA. IMAGINO O INFERNO QUE É ESTAR LÁ NO VERÃO. FUI NO COMEÇO DO OUTONO E AINDA ESTAVA LOTADA. MAS, NO VERÃO, VC MAL ANDA POR SUAS VIELAS TORTUOSAS. DEVE SER BEM CHATO. TANTO, QUE HA UM MOVIMENTO LOCAL QUE PEDE PARA QUE OS TURISTAS VÃO EMBORA. IMPOSSÍVEL. É BONITA? SIM. MAS É CARA. NO ENTANTO, O PASSEIO OBRIGATÓRIO DE GONDOLA É ROMÂNTICO (FIZEMOS DIVIDIDO COM MAIS DOIS CASAIS, PQ A VOLTA CUSTA $80 EUROS, NO BARATO; A NOITE É MAIS CARO). PARA DAR UMA VOLTA COMPLETA, PEGA-SE UM VAPORETTO (ONIBUS AQUATICO) QUE PARA NOS PRINCIPAIS PONTOS (COMO A MAJESTOSA PRAÇA DE SAN MARCO, ONDE FICA TBM O PALACIO DUCAL E A DUOMO DELES), CUJO TICKET VALE PELO DIA, E PERMITE QUE VC DESÇA E EMBARQUE EM VÁRIOS PONTOS. CURTI MAIS O PASSEIO PELAS TRES ILHAS PRÓXIMAS (A PRIMEIRA, MURANO, UNS 40 MINS A PARTIR DE SAN MARCO). EM MURANO, FICAM AS FABRICAS DAQUELE PECULIAR VIDRO QUE TEM SEU NOME. BURANO, É MAIOR E TEM MAIS COISAS PRA VER. MAS FOI DE TORCELLO QUE MAIS GOSTAMOS. OUTRO MUNDO DE GAME OF THRONES, COM UMA IGREJA DO SECULO SEIS (!) E BELAS VIDEIRAS. CADA ILHA FICA UNS 20 MINS DA OUTRA. E FICA-SE EM MEDIA 40/50 MINUTOS EM CADA. É PROGRAMA PARA QUATRO/CINCO HORAS.



  NA ENTRADA E NA SAÍDA DA ITÁLIA, TIVEMOS MILÃO. JÁ HAVÍAMOS PASSADO POR LÁ, MUITO RAPIDAMENTE, NUMA ANTIGA VIAGEM ENTRE LONDRES E PARIS, JÁ QUE O TREM A CORTAVA. MAS NÃO VALEU. MAL VIMOS A DUOMO E A GALERIA VITTORIO EMANUELE. AGORA, DEU PRA SENTIR A VIBE DA CIDADE: POPULOSA, MAS SEM EXCESSOS; DISCRETAMENTE BONITA, COM MULHERES LINDAS (AS WANNABE DE  MODELOS ESTÃO TODAS LÁ, E CHEGAMOS DIAS ANTES DA FASHION WEEK), TUDO O Q VC PRECISA, TEM LÁ. COM UMA VANTAGEM: SEM AS MAZELAS DE UMA CIDADE GRANDE. ANDA-SE TRANQUILAMENTE PELAS RUAS, A QQ HORA, TODO MUNDO FICA NA RUA, TODO DIA, O TEMPO TODO (REDES SOCIAIS NÃO FAZEM SUCESSO LÁ, A RAPAZIADA PREFERE ANDAR, COMER, FUMAR, CONVERSAR E TUDO O MAIS NA REAL). O HAPPY HOUR COMEÇA AS CINCOE  VAI ATE AS ONZE, COM TODO MUNDO BEBENDO AQUELES DRINKS COLORIDOS E COMENDO TAPAS. CADA DIA EM MILANO, DAVA VONTADE DE FICAR MAIS UM POUCO. ELA VAI TE CONQUISTANDO. A CIDADE TEM ATE UM CASTELO MEDIEVAL EM SEU CENTRO, DENTRO DE UM BELO PARQUE, ONDE FICA UM AFITEATRO. E TEM TBM UM BAIRRO CERCADO POR CANAIS, QUE LEMBRA VENEZA. E, UMA HORA DE TREM, ESTÁ O LAGO DI COMO, QUE LEVA EM DIREÇÃO AOS ALPES, E TEM VISTAS MAGNIFICAS DO ALTO (QUE SE ALCANÇA DE FUNICULAR). É NUM DOS CANTOS DO LAGO, QUE GEORGE CLOONEY TEM UMA VILLA. ENFIM, MILANO É O QUE HÁ. MORARIA LÁ FÁCIL. UMA HORA PARA A ESQUERDA, DE TREM, VC ESTÁ NA RIVIERA FRANCESA! UMA HORA PARA CIMA, NA SUÍÇA (VIA TREM PANORÂMICO). O MELHOR DOS MUNDOS PERTINHO.



NESSE MEIO TEMPO, E PELA FACILIDADE/RAPIDEZ DO TREM, TÍNHAMOS UMA MANHÃ LIVRE, PQ,O PRÓXIMO HOTEL/CIDADE, SÓ DEPOIS DAS 3PM. O Q FIZEMOS? FOMOS DE VERONA A BOLONHA, EM 50MINS! VIMOS A EXPO DO BOWIE (NO MAMBO, 10MINS A PÉ DA ESTAÇÃO), ALMOÇAMOS E AINDA DEMOS UM ROLÉ PELA PARTE ANTIGA/CENTRAL DA CIDADE (ONDE HA UMA TORRE TORTA, A SEGUNDA MAIS TORTA, DEPOIS DA DE PISA). DEU TUDO EM CINCO HORAS. ANTES DAS SETE DA NOITE, JÁ ESTÁVAMOS NO HOTEL, EM MILANO. INCRÍVEL A MOBILIDADE. PRA PASSAR UM DIA EM SP, P EX, TEMOS QUE IR PRO AEROPORTO CEDINHO, TORCER PRA TER TETO, DEPOIS PERDER UM TEMPÃO NO TRANSITO, E SÓ VOLTAR PRO RIO NO FIM DO DIA. E VICE-VERSA. (AQUI, FICAMOS MAIS TEMPO EM TRANSITO DO QUE NOS LUGARES). ISSO, REALMENTE ME DÁ INVEJA.



CURIOSIDADES ITALIANAS: NOS RESTAURANTES TODOS SÃO MUITO SOLÍCITOS. MAS, NEM SEMPRE FALAM INGLES. E NÃO GOSTAM DE FICAR EXPLICANDO PRATOS. NA ITÁLIA, HA O COPERTO (COUVERT), QUE VAI DE $2/4 EURO (POR PESSOA). AS VZS, ELE INCLUI ALGUM PÃO E OS AZEITES. AS VZS, NAO. POR OUTRO LADO, NÃO HA TAXA OU OBRIGAÇÃO DE GORJETA. ENTÃO, FICA ZERO A ZERO. JÁ NO HAPPY HOUR, BASTA VC BEBER UM APEROL E OS PETISCOS FICAM POR CONTA DA CASA. REFEIÇÃO PARA DOIS, COM VINHO, ÁGUA FRIZZANTE (COM GÁS, SAN PELEGRINO, FEITA ALI PERTO, É MATO, HA OUTRAS BEM MAIS SABOROSAS E FORTES) E SOBREMESA, VARIA ENTRE $30/40 (MAS COMEMOS POR $20 EM LUGARES MAIS MODESTOS, COM MENUS FECHADOS, QUE INCLUIAM ATÉ SOBREMESA!). MENOS DO QUE UMA IDA AO BRASEIRO DA GÁVEA, P EX (OU AO FAMIGLIA MANCINI/SP). PIZZA E PASTA SÃO PRIMEIROS PRATOS. OS PRINCIPAIS SÃO SEMPRE CARNE OU PEIXE (MAIS CAROS). EM VERONA, DESCOBRIMOS UMA TRADIÇÃO LOCAL, QUE REMONTA AO SECULO XV: CARNE DE CAVALO. ELA É SERVIDA ENSOPADA OU GRELHADA, GERALMENTE. ENCONTRÁVEL NOS RESTAURANTES MAIS TRADICIONAIS. E, O VERO BIFE A MILANESA DE MILÃO, NÃO É TAO BOM QUANTO O SCHNITZELL ALEMÃO, SEU PRIMO. E, COMO EM ROMA, O MERCADO DAS BOLSAS DE GRIFE FALSIFICADAS É TODO DOS AFRICANOS (HA SEMPRE UM OMAR SY POR PERTO, TE OFERECENDO UMA). OS ÁRABES CUIDAM DOS MERCADINHOS DE RUA. E OS CHINAS, DAS LOJINHAS DE BAGULHOS. ISSO É UMA REGRA MEIO QUE MUNDIAL.



E, AINDA TEVE UM DIA EM LISBOA, POR CONTA DA PROMO DA TAP. FICAMOS NUM HOTEL NOS ARREDORES DO AEROPORTO, UNS 20MINS DA CIDADE, E PRONTO. LISBOA É PEQUENA, DÁ PRA DAR UM BOM ROLE NUM DIA. ESTIVE LA HA MAIS DE 20 ANOS. NA ÉPOCA, PENSEI: É COMO DEVERIA SER O RIO, NOS ANOS 50. E CONTINUA. CIDADE TRANQUILA, REPLETA DE BONS BARES E RESTAURANTES (COMIDA ÓTIMA, VINHO MELHOR AINDA, PREÇOS MÍNIMOS), COM TURISMO EM ALTA, COM A PARTE VELHA BEM CUIDADA, COM UMA ÁREA QUE ANDAVA ABANDONADA SUPER MODERNIZADA. FOMOS DIRETO PRO CHIADO, NA PARTE VELHA/ALTA, QUE É O BAIRRO MAIS CHARMOSO. ANTIGO E MODERNO. COM BOAS LOJAS E RESTAURANTES (COMEMOS NA TABERNA DA RUA DAS FLORES, UM VELHO ARMAZÉM, PEQUETITO E COM TAPAS DE PRIMEIRA, NEM TEM CARDÁPIO). DE LÁ, DESCENDO A LADEIRA, DA-SE COM OS COSTADOS NO CAIS DO SODRÉ, QUE É UM PORTO MARAVILHA QUE JÁ DEU CERTO. CHEIO DE ÁREAS DE LAZER E RESTAURANTES BACANAS. BOMBA NO VERÃO. ENTÃO, PEGA-SE UM COMBOIO (TREM) E, EM 10MINS, CHEGA-SE NA TORRE DE BELÉM E NO MONUMENTO DOS NAVEGANTES. NOS ARREDORES, FICA A LOJA ORIGINAL DOS PASTEIS DE BELÉM. E, COMER BACALHAU, É UMA REDUNDÂNCIA. LEVEI UMAS LATAS DE SARDINHAS PORTUGUESAS, CADA UMA COM UMA EMBALAGEM MAIS BONITA QUE A OUTRA. DÁ ATÉ VONTADE DE COLECIONAR. PRECISAMOS VOLTAR, PARA APROVEITAR MAIS...



*DEPOIS, VOU DESTACAR ALGUNS PONTOS DA VIAGEM. COMO O PARCO SIGURTA, QUE NUNCA TINHA OUVIDO FALAR OU VISTO EM NENHUM GUIA OU DICA DE VIAGEM, E REALMENTE NOS SURPREENDEU. OK?



 FOI UMA DAS VIAGENS MAIS LEGAIS QUE JÁ FIZ...

Comentários

  1. Adoro ler dicas de viagem. Itália é um lugar que nunca pensei em ir, mas me deu vontade depois de ler seu post. E sobre Lisboa, volte sim.Fui em 2014 emorro de vontade de retornar. Renata Braga

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

DANCETERIA, UMA MODA FUGAZ

POR CONTA DO POST ANTERIOR (QUE ERA SÓ SOBRE CLUBES ALTERNATIVOS QUE MARCARAM A NOITE CARIOCA), ME PERGUNTARAM SOBRE OUTRAS CASAS, QUE, NA VERDADE, ERAM DE SHOWS, DANCETERIAS. ENTAO, VAMOS LÁ, RELEMBRA-LAS. ANTES: VALE NOTAR QUE O NOME 'DANCETERIA' FOI IMPORTADO DE UMA CASA QUE TINHA ESSE NOME EM NOVA YORK, NOS ANOS 80. ALGUEM TROUXE PRA CÁ (ACHO QUE COMEÇOU POR SP) E ACABOU VIRANDO SINONIMO DE UM TIPO DE LUGAR, QUE MISTURAVA PISTA DE DANÇA COM UMA ATRAÇÃO AO VIVO NO MEIO DA NOITE. METROPOLIS = A PRIMEIRA COM ESSAS CARACTERISTICAS NO RIO FOI A METROPOLIS, EM SAO CONRADO, QUE, ASSIM COMO O CUBATÃO, TBM ABRIU NA SEMANA/MES EM QUE ACONTECIA O PRIMEIRO ROCK IN RIO, JANEIRO DE 1985. COMO O NOME INDICA, SEU LOGOTIPO E SUA DECORAÇÃO IMITAVAM O ESTILO DO CLASSICO SCI-FI DE FRITZ LANG, INCLUSIVE COM PASSARELAS NO MEIO DELA, QUE REMETIAM ÀS PONTES MOSTRADAS NO FILME. SÓ QUE TUDO COM NEON, CLARO. A METROPOLIS FOI PALCO DE MUITOS SHOWS DE BANDAS QUE NAO FAZIAM O PERFIL DO CIRCO VOADOR, PQ

ROCKS TARDES DE DOMINGO...

  LÁ VAMOS NÓS PARA MAIS UM PASSEIO PELA MEMORY LANE, CUJO GATILHO FOI ATIVADO POR UMA MÚSICA. ESTAVA OUVINDO O ÁLBUM DE 40 ANOS DO KISS, QUANDO ROLOU 'DO YOU LOVE ME'. NA HORA, VIERAM MONTES DE LEMBRANÇAS QUE PASSEI AO SOM DESSA MUSICA (E TBM DE ROCKN ROLL ALL NITE) NOS BAILES DE ROCK QUE ROLAVAM AOS DOMINGOS NO CLUBE DE REGATAS GUANABARA, EM BOTAFOGO, COMANDADOS PELA EQUIPE META-SOM, DO DJ ANIBAL. DE 6 AS 10PM.   EU MAL DEVIA TER 12, 13 ANOS QUANDO COMECEI A FREQUENTAR O BAILE, O PRIMEIRO A QUE FUI, SOZINHO, SÓ COM AMIGOS. E, COMO DUROS QUE ÉRAMOS, GERALMENTE ENTRÁVAMOS DE PENETRA, PULANDO GRADES E MUROS EM VOLTA DO CLUBE. DEVO TER PAGADO APENAS MEIA DUZIA DE VZS, EM, SEI LÁ, DOIS ANOS. ERAM MEADOS DOS 70S. O ROCK MANDAVA. MAS A FESTA COMEÇAVA, INVARIAVELMENTE, COM 'DANCING QUEEN', DO ABBA, QUE ERA CONSIDERADA UMA BANDA ROCK, JA QUE AINDA NAO EXISTIA A DISCO MUSIC E O CONCEITO DE POP/ROCK ERA AMPLO.   E, COMO QUALQUER BAILE DE FUNK E SOUL DA ÉPOCA (QUE ROLAVAM DO OUTR

blue velvet

Os posts aqui surgem do nada, out of the blue, como em hiperlinks da internet. e nessa de relembrar coisas aleatoriamente, apareceu num dos sites de torrents que frequento um filme chamado "little girls blue". que foi o meu primeiro porno. e, como diz a frase daquele anuncio, a gente nunca esquece do primeiro. principalmente em se tratando disso, numa epoca em que tudo poraqui era proibido. entao, no começo dos 80´s, quando o país ainda era uma ditadura, tive contato com esse filme. Sabadão, fui na casa de um bro no jardim botanico fazer chill in pra noitada. o cara tinha um telao em casa e um aparelho de vhs gigantesco com retroprojeçao (soube mais tarde q o pai dele era diretor da grobo, dai os equipamentos, que, entao, eram de ponta total, o vcr caseiro ainda nao era uma realidade). la, ele tinha uma meia duzia de fitas, todas piratas, claro, entre as quais um show (sei la, acho q era woodstock), clipes da mtv, o famoso caligula e o little girls blue. como esse era mais cu