Pular para o conteúdo principal

JAMES WAN: CLAP! CLAP!




ATÉ UMA CERTA ALTURA, FILMES DE TERROR ENVOLVIAM POSSESSÃO OU CASA ASSOMBRADA. ERA ASSIM EM CLASSICOS COMO 'THE HAUNTED HOUSE', 'TERROR EM AMITYVILLE' OU 'O EXORCISTA'. DEPOIS, COM O ADVENTO DOS ESPECTROS MASCARADOS (JASON, FREDDY, MIKE MYERS ETC), ESSE TIPO DE FILME MEIO QUE CAIU EM DESUSO. ATE PQ, NAO APARECIA NINGUEM QUE FIZESSE ISSO DIREITO.



ENTRA EM CENA JAMES WAN. O MALAIO-AUSTRALIANO, QUE, JUNTO COM AMIGO DE FACULDADE (LEIGH WHANNELL) CRIOU A SERIE 'SAW' (JOGOS MORTAIS), A PARTIR DE UM CURTA FEITO COM TOSTÕES (O FILME LONGO FATUROU MILHOES). ENTÃO, NO COMEÇO DESTA DÉCADA, FEZ 'INSIDIOUS' (SOBRENATURAL), SOBRE FAMILIA QUE LUTA PARA EVITAR QUE SEU FILHO SEJA DOMINADO POR UM DEMONIO. FOI OK. MAS TROUXE OS ELEMENTOS QUE MARCARIAM SEUS FILMES SEGUINTES: O USO DE CAÇA-FANTASMAS E PARAPSICOLOGOS (DE UM MO DIFEENTE DO FEITO EM 'POlTERGEIST'). A BRINCADEIRA FICOU AINDA MELHOR EM SEU FILME SEGUINTE, 'THE CONJURING' (INVOCAÇÃO DO MAL), NO QUAL ELE INTRODUZIU O CASAL WARREN (ED E LORRAINE), QUE REALMENTE EXISTIRAM (ESTAO POR TRAS DAS INVESTIGAÇÕES DO CASO REAL DE AMITYVILLE, POR EXEMPLO). E TIROU A SORTE GRANDE. NAO SÓ 'THE CONJURING' (QUE MOSTRA O CASAL AJUDANDO UMA FAMILIA A EXPULSAR UM FANTASMA DE SUA CASA) É UM DOS MELHORES FILMES DE TERROR DOS ULTIMOS TEMPOS (NINGUEM VAI AO BANHEIRO A NOITE IMPUNE DEPOIS DE VE-LO), COMO INTRODUZIU O CASAL WARREN (FEITO COM DEDICAÇÃO E SIMPATIA POR PATRICK WILSON -- QUE ESTEVE EM INSIDIOUS -- E VERA FARMIGA). O SUCESSO DE 'THE CONJURING' FOI TANTO (CUSTOU $20 MILHOES DE DOLARES, RENDEU DEZ VEZES MAIS), QUE DEU ORIGEM ATÉ A UM SPIN-OFF, 'ANNABELLE', COM A BONECA DO FILME, ANTES DE SER POSSUIDA, NO FINAL DOS ANOS 60.



NO PRIMEIRO 'CONJURING', ALEM DE TRAZER O CASAL WARREN, WAN INTRODUZIU O GHOSTBUSTER RETRO: CAÇA-FANTASMAS DOS ANOS 70, COM SEUS GADGETS ELETRONICOS VINTAGE (QUE AUXILIAM O CASAL, QUE SE VALE APENAS DE EUS METODOS, DIGAMOS, RELIGIOSOS). E ELES ESTAO DE VOLTA EM 'INVOCAÇÃO DO MAL 2', QUE É TAO BOM OU MELHOR QUE O PRIMEIRO, NUMA RARA CONTINUAÇÃO A ALTURA DO ORIGINAL. DESTA VEZ, O CASAL WARREN VAI A LONDRES, EM 1977 (EPOCA DE PUNK ROCK E CHEGADA DE TATCHER AO PODER), AJUDAR FAMILIA A COMBATER FANTASMA QUE ESTÁ BAGUNÇANDO A CASA E AJUDANDO ESPIRITO A MANIPULAR A FILHA MAIS NOVA. O ROTEIRO É UM PRIMOR. AS ATUAÇÕES, IDEM. E O APURO VISUAL, TBM. SEM UMA GOTA DE SANGUE, JAMES WAN CONSEGUE NOS DEIXAR ASSUSTADOS BRAGARAY. O FILME ESTREIA ESTA SEMANA AQUI E NOS EUA. É CLARO QUE TEREMOS UM 'CONJURING 3', MAS QUE, TALVEZ, NAO SEJA DIRIGIDO POR WAN, QUE FOI ESCALADO PARA FAZER O FILME SOLO DE AQUAMAN.



WAN (QUE DIRIGIU VELOZES E FURIOSOS 7) TBM ESTÁ POR TRAS DAS PRODUÇÕES DOS FILMES 'MCGYVER', DA VOLTA DA SERIE 'MORTAL KOMBAT' E DAS INEVITAVEIS CONTINUAÇÕES DE 'SOBRENATURAL' (JA TEVE DOIS CAPITULOS) E 'ANNABELLE'. SEU PROXIMO TERROR COMO PRODUTOR, 'WHEN THE LIGHTS GO OUT', ESTREIA ESTE ANO, E MOSTRARÁ UMA MULHER (TERESA PALMER) QUE É ASSOMBRADA POR CRIATURAS ESTRANHAS.. QUANDO AS LUZES SE APAGAM. BRRRR!


*O VERDADEIRO CASAL WARREN. ED, JÁ MORREU. MAS LORRAINE MORA NA FLORIDA, ONDE FEZ UM MUSEU DO OCULTO, ONDE ESTAO OS OBJETOS QUE ELES CAPTARAM EM SEUS CASOS. INCLUSIVE, A VERDADEIRA BONECA ANNABELLE (MAIS ASSUSTADORA QUE A DO FILME!)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DANCETERIA, UMA MODA FUGAZ

POR CONTA DO POST ANTERIOR (QUE ERA SÓ SOBRE CLUBES ALTERNATIVOS QUE MARCARAM A NOITE CARIOCA), ME PERGUNTARAM SOBRE OUTRAS CASAS, QUE, NA VERDADE, ERAM DE SHOWS, DANCETERIAS. ENTAO, VAMOS LÁ, RELEMBRA-LAS. ANTES: VALE NOTAR QUE O NOME 'DANCETERIA' FOI IMPORTADO DE UMA CASA QUE TINHA ESSE NOME EM NOVA YORK, NOS ANOS 80. ALGUEM TROUXE PRA CÁ (ACHO QUE COMEÇOU POR SP) E ACABOU VIRANDO SINONIMO DE UM TIPO DE LUGAR, QUE MISTURAVA PISTA DE DANÇA COM UMA ATRAÇÃO AO VIVO NO MEIO DA NOITE. METROPOLIS = A PRIMEIRA COM ESSAS CARACTERISTICAS NO RIO FOI A METROPOLIS, EM SAO CONRADO, QUE, ASSIM COMO O CUBATÃO, TBM ABRIU NA SEMANA/MES EM QUE ACONTECIA O PRIMEIRO ROCK IN RIO, JANEIRO DE 1985. COMO O NOME INDICA, SEU LOGOTIPO E SUA DECORAÇÃO IMITAVAM O ESTILO DO CLASSICO SCI-FI DE FRITZ LANG, INCLUSIVE COM PASSARELAS NO MEIO DELA, QUE REMETIAM ÀS PONTES MOSTRADAS NO FILME. SÓ QUE TUDO COM NEON, CLARO. A METROPOLIS FOI PALCO DE MUITOS SHOWS DE BANDAS QUE NAO FAZIAM O PERFIL DO CIRCO VOADOR, PQ ...

BAYAAABAAA!

A TV ITALIANA LEMBRA A TV BRASILEIRA DOS ANOS 70, 80 UMA COISA MEIO SBT NOS PRIMÓRDIOS (TVS) OU TV CORCOVADO (PRE-CNT). É MUITO RUIM E SÓ PASSA COISAS ANTIGAS. O CURIOSO É QUE AS RADIOS LA SAO MAIS LEGAIS DO QUE AS DAQUI, MAIS VARIADAS (TEM ATE UMA VIRGIN RADIO, DE ROCK EM GERAL). MAS A TV LOCAL É DO ARCO DA VELHA. LOGO QUE CHEGO NUMA CIDADE DOU GERAL NO LINEUP DE AUDIO E VIDEO. EM ROMA, ACHEI UM CANAL DEDICADO AOS LANCES JAPAS, A NEKO TV, MAS QUE, CURIOSAMENTE, EXIBIA 'BIGFOOT & WILDBOY', SERIE TRASH DA DUPLA SID & MARTY KROFT (ELO PERDIDO), QUE ROLAVAQUI NO SBT. ATE AI, TUDO BEM. MESMO NAO SENDO JAPA, FAZIA SECULOS QUE NAO VIA AQUILO (AQUI, PÉ GRANDE E GAROTO SELVAGEM). ACONTECE QUE, PELOS PRÓXIMOS CINCO DIAS QUE PASSEI NA CIDADE, O CANAL SÓ EXIBIA O MESMÍSSIMO EPISÓDIO DA PARADA (AQUELE EM QUE APARECE UM SOSIA DO PÉ GRANDE), EM VARIOS HORARIOS! LIGAVA A TV PELA MANHÃ, TAVA LÁ. CHEGAVA DA RUA A NOITE, DE NOVO, A MESMA COISA. O GRITO DE GUERRA DO BIGFOOT, BAYAAABAA! A...

UM BELO FILME DE VINGANÇA!

  Nesta semana, chega aos cinemas brasileiros um concorrente do Oscar nas categorias principais: filme, atriz e direção, entre outras. “Bela Vingança” (“Promising Young Woman”), desde já um dos melhores e mais perturbadores filmes do ano.   Tanto o trabalho de atuação e entrega de Carey Mulligan (como a perturbada Cassandra), como a direção firme de Emerald Fennell (atriz de séries como ‘The Crown’ e ‘Killing Eve’, estreando na direção de longa, com muita competência), bem como toda a parte técnica do filme (além do bom roteiro, fotografia e som impecáveis) é irretocável. O resultado final é um dos mais formidáveis filmes de vingança já vistos. Carey Mulligan, como Cassie      Acompanhamos a tímida e frágil Cassandra, que apesar de já estar na casa dos 30 anos, ainda mora com os pais e não tem namorado (não que isso seja obrigatório, parece nos dizer a personagem, embora não os evite). E, mesmo tendo sido uma universitária com altas notas na cadeira que escolh...