O TITULO ACIMA, PODERIA SER O NOME DE UMA SUPOSTA TRILOGIA DO DIRETOR FRANCO-ARGENTINO GASPAR NOÉ, COMPOSTA POR 'IRREVERSÍVEL', 'ENTER THE VOID' E 'LOVE'. ESTE ULTIMO, ESTA ESTREANDO NO BRASIL ESTA SEMANA E TEM ESTREITAS CONEXÕES COM OS OUTROS DOIS. ASSIM COMO 'IRREVERSÍVEL', A SUA TRAMA COMEÇA PELO FIM, E VAI DANDO VOLTAS, ATÉ CHEGAR AO PONTO INICIAL, DE QUANDO O PERSONAGEM PRINCIPAL, MURPHY, SE APAIXONOU POR ELECTRA. E, COMO EM 'ENTER THE VOID' (O MEU PREFERIDO), ELE COMENTA, O TEMPO TODO, SOBRE VIDA E MORTE. INCLUSIVE, NO APARTAMENTO DE MURPHY, HÁ UMA MAQUETE DO LOVE HOTEL, UTILIZADO EM 'VOID', COMO UM EASTER EGG.
A QUESTÃO DO TITULO DESTE POST É COLOCADA POR MURPHY, APRENDIZ DE CINEASTA (E, VISIVELMENTE, ESPECIE DE ALTER-EGO DO DIRETOR) EM 'LOVE'. ELE ACHA QUE SANGUE, LAGRIMAS E ESPERMA SÃO O QUE MOVEM A VIDA. E ESTES ELEMENTOS, RARAMENTE SÃO USADOS OU MOSTRADOS NOS FILMES, COMO SE DEVE. POR ISSO, PENSEI NISSO COMO UMA TRILOGIA (ÓBVIA) PARA EXPLICAR MEU PONTO: O SANGUE ESTÁ (COM MUITA DOR) EM 'IRREVERSÍVEL' -- FILME PELO QUAL FIZ CAMPANHA, NO FINADO 'RIO FANZINE', PARA QUE FOSSE EXIBIDO NO RIO, JA QUE NENHUMA SALA O QUERIA PASSAR; SÓ UMA DA CASA DE CULTURA LAURA ALVIM TEVE CORAGEM, E O EXIBIDOR DEU O CREDITO A NOSSA INICIATIVA. AS LAGRIMAS, FAZEM PARTE DE 'ENTER THE VOID', QUANDO UM RAPAZ VAGA SOBRE TÓQUIO -- JÁ MORTO -- PARA PROTEGER A SUA IRMÃ (É A MAIOR SIMULAÇÃO DE EXPERIENCIA DEPOIS DA MORTE JÁ VISTA). E O ESPERMA, ESTÁ EM 'LOVE'. E VAI BEM NA CARA DA AUDIÊNCIA, COM A TÉCNICA DA TERCEIRA DIMENSÃO. AFINAL, OS FRANCESES CHAMAM O ORGASMO DE 'LA PETITE MORT'.
DOS TRÊS, ACHEI 'LOVE' O MENOS IMPACTANTE E MAIS CONVENCIONAL, APESAR DE TER CENAS DE SEXO REALISTAS, MAS NÃO HARDCORE. AINDA ASSIM, NOÉ FOI OUSADO E CONTINUOU PROCURANDO SER ORIGINAL. ELE QUIS MOSTRAR TODOS OS ESTÁGIOS DO AMOR, DA PAIXÃO SÚBITA POR ALGUÉM (UM SENTIMENTO/SENSAÇÃO INDESCRITÍVEL, E QUE PODE SURGIR A QUALQUER MOMENTO, SEMPRE), DO PONTO DE VISTA DE UM CAMARADA QUE DEIXOU O GRANDE AMOR DE SUA VIDA PASSAR, PORQUE PENSOU COM A CABEÇA DE BAIXO; E DEPOIS, SE VÊ PRESO NUMA RELAÇÃO COM OUTRA, E COM UM FILHO (CHAMADO GASPAR, HE HE) QUE ELE NAO QUERIA -- E QUE, IMAGINO, SER A CRIANÇA QUE NASCE NO FIM DE 'VOID (!?)'. DAI, NOÉ (QUE É, TAMBÉM, O NOME DE OUTRO PERSONAGEM DO FILME) MOSTRA TUDO O QUE ACONTECE NO MEIO DISSO (TRAIÇÃO, BRIGAS, SEXO DE CONCILIAÇÃO, EXPERIENCIAS ETC). MAS, PRA MIM, O QUE PEGOU FORAM OS ATORES. ACHEI-OS NADA CARISMÁTICOS, E ATRELADOS A UM TEXTO TATIBITATE (TALVEZ, POR SEREM FRANCESES FALANDO EM INGLÊS), AINDA QUE, NA VIDA REAL, SEJA ASSIM QUE A GENTE FALE, BASICAMENTE.
ALIAS, TODOS OS ENVOLVIDOS NO TRIANGULO AMOROSO DO FILME, PRATICAM SEXO À VERA, SEM ENSAIOS, PARA SOAR NATURAL. CONTUDO, ACHEI QUE 'LA VIE DE ADELE', AQUELE FILME BASEADO NA GRAPHIC NOVEL 'AZUL É A COR MAIS QUENTE') MAIS SATISFATÓRIO EM MOSTRAR TODOS OS ESTÁGIOS DE UMA PAIXAO (MESMO QUE ENTRE DUAS MULHERES), INCLUSIVE NAS CENAS DE SEXO. ATE PQ, AS ATRIZES ERAM MAIS NATURAIS E MELHORES (O QUE DIZER DE LÉA SEYDOUX?). E NÃO VI REALMENTE MOTIVO PARA SER FILMADO EM 3D. APENAS DUAS OU TRES CENAS USAM BEM O RECURSO. 'ENTER THE VOID' SERIA MELHOR EM 3D. MAS, 'LOVE' VAI CAUSAR ALGUM BURBURINHO. FOI VAIADO EM CANNES. MAS, MELHOR UM FILME QUE PROVOQUE ALGUMA REAÇÃO DO QUE SIMPLESMENTE A INDIFERENÇA.
Comentários
Postar um comentário