Pular para o conteúdo principal

UM EVENTO NO HORIZONTE




CHRISTOPHER NOLAN NÃO DÁ PONTO SEM NÓ. OS ROTEIROS QUE CRIA, JUNTO COM SEU IRMÃO, JONATHAN, SÃO EXTREMAMENTE ENGENHOSOS E REDONDOS. EM COMUM, ELES TEM POR BASE A ILUSÃO, O TEMPO, A LEMBRANÇA, A PSIQUE DOS PERSONAGENS, SEJA NOS TRUQUES DE MÁGICA DE 'THE PRESTIGE', NAS MEMÓRIAS RECONSTRUÍDAS DE 'MEMENTO', NO ID DOS PERSONAGENS EM 'INCEPTION'. EM 'INTERSTELLAR' ESTES ELEMENTOS ESTÃO TODOS LÁ. NÃO DE UMA FORMA TOTALMENTE INEDITA E ORIGINAL, COMO EM 'INCEPTION', MAS EMULANDO OUTROS SCI-FI ALGO 'CABEÇA', BASEADOS EM EVENTOS CIENTÍFICOS/FILOSÓFICOS, COMO 'SOLARIS', 'O ENIGMA DO HORIZONTE' OU MESMO '2001', COM O QUAL ELE NAO QUER SER COMPARADO, MAS CUJA TRILHA DE HANS ZIMMER INSISTE EM NOS LEMBRAR, COM ACORDES FORTES DE ÓRGÃO. NÃO É CIENCIA PURA (NEM PODERIA), MAS TAMBEM NAO É SCI-FI PIPOCA DIVIDE OPINIÕES QUANDO ACABA.



 NAO VOU ENTRAR NOS DETALHES DA TRAMA (ALIAS, NAO VI, NEM LI NADA SOBRE O FILME ATE ASSISTI-LO, MAL SABIA DO ELENCO, É UMA BOA DICA PRA IR MAIS FUNDO NELE), PQ É DIFICIL DISCORRER SOBRE, SEM ENTREGAR PONTOS-CHAVE. MAS, GROSSO MODO, É SOBRE O FUTURO DA TERRA, DA HUMANIDADE. FICAREMOS SEM RECURSOS EM BREVE. E NÃO TEMOS PARA ONDE IR. QUAL A PORTA DE ESCAPE, O PLANO B? O ESPAÇO. MAS, COMO ALCANÇAR OUTRO PLANETA QUE POSSA NOS RECEBER? MUITO DIFÍCIL. MAS NÃO IMPOSSÍVEL (ATE PQ, HABITAMOS NOSSO PLANETA HA BEM POUCO, NA ESCALA GERAL DE TEMPO, E NADA IMPEDE QUE MIGREMOS PRA OUTRO NO FUTURO). ESSA É A MISSÃO DE UM GRUPO DE CIENTISTAS/ASTRONAUTAS. E, COMO SABEMOS QUE O TEMPO É RELATIVO, NESSA JORNADA, A TERRA QUE ELES DEIXARAM NAO SERÁ A MESMA QUANDO ELES VOLTAREM. NAO PODEMOS IR PARA O PASSADO, COMO O PROPRIO EINSTEIN NOTOU EM SUA TEORIA DA RELATIVIDADE (DAI A IMPOSSIBILIDADE DE UMA MÁQUINA DO TEMPO), MAS, DE ACORDO COM A TEORIA DOS WORMHOLES (ESTA, NAO COMPROVADA AINDA, COMO A DA RELATIVIDADE), PODE SER POSSIVEL IR PARA UM PONTO DISTANTE, NUM PULO ESPAÇO-TEMPO, PEGAR UM ATALHO, E VOLTAR NUM TEMPO DIFERENTE. QUE É O QUE ACONTECE NO FILME.



  PRA QUEM É ESCOLADO EM SCI-FI, INEVITÁVEL NAO LEMBRAR DO POUCO VISTO 'EVENT HORIZON', QUE EXPUNHA ALGUNS PONTOS TRATADOS PELOS NOLAN EM 'INTERSTELLAR', SÓ QUE COM UM VIÉS DE FILME DE TERROR; RECORDAR DE 'SOLARIS', DE TARKOVSKI, E PENSAR EM '2001 (CITADO EM VARIOS MOMENTOS, ATE NUMA PIADINHA ENVOLVENDO UMA LUZ VEMELHA), QUE, DE RESTO, É A MATRIZ PARA TODO E QUALQUER FILME QUE QUEIRA LEVAR A FICÇÃO-CIENTÍFICA A SÉRIO (SENDO MAIS CIENCIA DO QUE FICÇÃO). O PRINCIPAL É QUE NOLAN NOS FAZ PENSAR QUE, SE NAO HÁ UM GRANDE ESQUEMA, UM DEUS EM ALGUM LUGAR PARA NOS AJUDAR, SÓ O MILAGRE DA INTELIGENCIA HUMANA PODERÁ, UM DIA, NOS LEVAR PARA ALÉM DAS ESTRELAS. A PRETENSÃO DOS NOLAN AS VZS DERRAPA PELO CAMINHO, E A CIENCIA NAO É PRECISA. AFINAL, É CINEMA.

REVI NUMA SESSÃO COM PLATEIA, NAO CABINE DE CRITICOS, E A REAÇAÕ GERAL NO FINAL É DE PRAZER E RAIVA, SUSCITA COMENTÁRIOS DIVERSOS, JA QUE ELE NAO TEM O MESMO APELO DE 'GRAVITY'. NEM É O TIPO DE FILME QUE TEM UM CIENTISTA LOUCO (TIPO UM DOC BROWN), QUE EXPLICA TUDO...




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DANCETERIA, UMA MODA FUGAZ

POR CONTA DO POST ANTERIOR (QUE ERA SÓ SOBRE CLUBES ALTERNATIVOS QUE MARCARAM A NOITE CARIOCA), ME PERGUNTARAM SOBRE OUTRAS CASAS, QUE, NA VERDADE, ERAM DE SHOWS, DANCETERIAS. ENTAO, VAMOS LÁ, RELEMBRA-LAS. ANTES: VALE NOTAR QUE O NOME 'DANCETERIA' FOI IMPORTADO DE UMA CASA QUE TINHA ESSE NOME EM NOVA YORK, NOS ANOS 80. ALGUEM TROUXE PRA CÁ (ACHO QUE COMEÇOU POR SP) E ACABOU VIRANDO SINONIMO DE UM TIPO DE LUGAR, QUE MISTURAVA PISTA DE DANÇA COM UMA ATRAÇÃO AO VIVO NO MEIO DA NOITE. METROPOLIS = A PRIMEIRA COM ESSAS CARACTERISTICAS NO RIO FOI A METROPOLIS, EM SAO CONRADO, QUE, ASSIM COMO O CUBATÃO, TBM ABRIU NA SEMANA/MES EM QUE ACONTECIA O PRIMEIRO ROCK IN RIO, JANEIRO DE 1985. COMO O NOME INDICA, SEU LOGOTIPO E SUA DECORAÇÃO IMITAVAM O ESTILO DO CLASSICO SCI-FI DE FRITZ LANG, INCLUSIVE COM PASSARELAS NO MEIO DELA, QUE REMETIAM ÀS PONTES MOSTRADAS NO FILME. SÓ QUE TUDO COM NEON, CLARO. A METROPOLIS FOI PALCO DE MUITOS SHOWS DE BANDAS QUE NAO FAZIAM O PERFIL DO CIRCO VOADOR, PQ ...

BAYAAABAAA!

A TV ITALIANA LEMBRA A TV BRASILEIRA DOS ANOS 70, 80 UMA COISA MEIO SBT NOS PRIMÓRDIOS (TVS) OU TV CORCOVADO (PRE-CNT). É MUITO RUIM E SÓ PASSA COISAS ANTIGAS. O CURIOSO É QUE AS RADIOS LA SAO MAIS LEGAIS DO QUE AS DAQUI, MAIS VARIADAS (TEM ATE UMA VIRGIN RADIO, DE ROCK EM GERAL). MAS A TV LOCAL É DO ARCO DA VELHA. LOGO QUE CHEGO NUMA CIDADE DOU GERAL NO LINEUP DE AUDIO E VIDEO. EM ROMA, ACHEI UM CANAL DEDICADO AOS LANCES JAPAS, A NEKO TV, MAS QUE, CURIOSAMENTE, EXIBIA 'BIGFOOT & WILDBOY', SERIE TRASH DA DUPLA SID & MARTY KROFT (ELO PERDIDO), QUE ROLAVAQUI NO SBT. ATE AI, TUDO BEM. MESMO NAO SENDO JAPA, FAZIA SECULOS QUE NAO VIA AQUILO (AQUI, PÉ GRANDE E GAROTO SELVAGEM). ACONTECE QUE, PELOS PRÓXIMOS CINCO DIAS QUE PASSEI NA CIDADE, O CANAL SÓ EXIBIA O MESMÍSSIMO EPISÓDIO DA PARADA (AQUELE EM QUE APARECE UM SOSIA DO PÉ GRANDE), EM VARIOS HORARIOS! LIGAVA A TV PELA MANHÃ, TAVA LÁ. CHEGAVA DA RUA A NOITE, DE NOVO, A MESMA COISA. O GRITO DE GUERRA DO BIGFOOT, BAYAAABAA! A...

UM BELO FILME DE VINGANÇA!

  Nesta semana, chega aos cinemas brasileiros um concorrente do Oscar nas categorias principais: filme, atriz e direção, entre outras. “Bela Vingança” (“Promising Young Woman”), desde já um dos melhores e mais perturbadores filmes do ano.   Tanto o trabalho de atuação e entrega de Carey Mulligan (como a perturbada Cassandra), como a direção firme de Emerald Fennell (atriz de séries como ‘The Crown’ e ‘Killing Eve’, estreando na direção de longa, com muita competência), bem como toda a parte técnica do filme (além do bom roteiro, fotografia e som impecáveis) é irretocável. O resultado final é um dos mais formidáveis filmes de vingança já vistos. Carey Mulligan, como Cassie      Acompanhamos a tímida e frágil Cassandra, que apesar de já estar na casa dos 30 anos, ainda mora com os pais e não tem namorado (não que isso seja obrigatório, parece nos dizer a personagem, embora não os evite). E, mesmo tendo sido uma universitária com altas notas na cadeira que escolh...