Pular para o conteúdo principal

UM EVENTO NO HORIZONTE




CHRISTOPHER NOLAN NÃO DÁ PONTO SEM NÓ. OS ROTEIROS QUE CRIA, JUNTO COM SEU IRMÃO, JONATHAN, SÃO EXTREMAMENTE ENGENHOSOS E REDONDOS. EM COMUM, ELES TEM POR BASE A ILUSÃO, O TEMPO, A LEMBRANÇA, A PSIQUE DOS PERSONAGENS, SEJA NOS TRUQUES DE MÁGICA DE 'THE PRESTIGE', NAS MEMÓRIAS RECONSTRUÍDAS DE 'MEMENTO', NO ID DOS PERSONAGENS EM 'INCEPTION'. EM 'INTERSTELLAR' ESTES ELEMENTOS ESTÃO TODOS LÁ. NÃO DE UMA FORMA TOTALMENTE INEDITA E ORIGINAL, COMO EM 'INCEPTION', MAS EMULANDO OUTROS SCI-FI ALGO 'CABEÇA', BASEADOS EM EVENTOS CIENTÍFICOS/FILOSÓFICOS, COMO 'SOLARIS', 'O ENIGMA DO HORIZONTE' OU MESMO '2001', COM O QUAL ELE NAO QUER SER COMPARADO, MAS CUJA TRILHA DE HANS ZIMMER INSISTE EM NOS LEMBRAR, COM ACORDES FORTES DE ÓRGÃO. NÃO É CIENCIA PURA (NEM PODERIA), MAS TAMBEM NAO É SCI-FI PIPOCA DIVIDE OPINIÕES QUANDO ACABA.



 NAO VOU ENTRAR NOS DETALHES DA TRAMA (ALIAS, NAO VI, NEM LI NADA SOBRE O FILME ATE ASSISTI-LO, MAL SABIA DO ELENCO, É UMA BOA DICA PRA IR MAIS FUNDO NELE), PQ É DIFICIL DISCORRER SOBRE, SEM ENTREGAR PONTOS-CHAVE. MAS, GROSSO MODO, É SOBRE O FUTURO DA TERRA, DA HUMANIDADE. FICAREMOS SEM RECURSOS EM BREVE. E NÃO TEMOS PARA ONDE IR. QUAL A PORTA DE ESCAPE, O PLANO B? O ESPAÇO. MAS, COMO ALCANÇAR OUTRO PLANETA QUE POSSA NOS RECEBER? MUITO DIFÍCIL. MAS NÃO IMPOSSÍVEL (ATE PQ, HABITAMOS NOSSO PLANETA HA BEM POUCO, NA ESCALA GERAL DE TEMPO, E NADA IMPEDE QUE MIGREMOS PRA OUTRO NO FUTURO). ESSA É A MISSÃO DE UM GRUPO DE CIENTISTAS/ASTRONAUTAS. E, COMO SABEMOS QUE O TEMPO É RELATIVO, NESSA JORNADA, A TERRA QUE ELES DEIXARAM NAO SERÁ A MESMA QUANDO ELES VOLTAREM. NAO PODEMOS IR PARA O PASSADO, COMO O PROPRIO EINSTEIN NOTOU EM SUA TEORIA DA RELATIVIDADE (DAI A IMPOSSIBILIDADE DE UMA MÁQUINA DO TEMPO), MAS, DE ACORDO COM A TEORIA DOS WORMHOLES (ESTA, NAO COMPROVADA AINDA, COMO A DA RELATIVIDADE), PODE SER POSSIVEL IR PARA UM PONTO DISTANTE, NUM PULO ESPAÇO-TEMPO, PEGAR UM ATALHO, E VOLTAR NUM TEMPO DIFERENTE. QUE É O QUE ACONTECE NO FILME.



  PRA QUEM É ESCOLADO EM SCI-FI, INEVITÁVEL NAO LEMBRAR DO POUCO VISTO 'EVENT HORIZON', QUE EXPUNHA ALGUNS PONTOS TRATADOS PELOS NOLAN EM 'INTERSTELLAR', SÓ QUE COM UM VIÉS DE FILME DE TERROR; RECORDAR DE 'SOLARIS', DE TARKOVSKI, E PENSAR EM '2001 (CITADO EM VARIOS MOMENTOS, ATE NUMA PIADINHA ENVOLVENDO UMA LUZ VEMELHA), QUE, DE RESTO, É A MATRIZ PARA TODO E QUALQUER FILME QUE QUEIRA LEVAR A FICÇÃO-CIENTÍFICA A SÉRIO (SENDO MAIS CIENCIA DO QUE FICÇÃO). O PRINCIPAL É QUE NOLAN NOS FAZ PENSAR QUE, SE NAO HÁ UM GRANDE ESQUEMA, UM DEUS EM ALGUM LUGAR PARA NOS AJUDAR, SÓ O MILAGRE DA INTELIGENCIA HUMANA PODERÁ, UM DIA, NOS LEVAR PARA ALÉM DAS ESTRELAS. A PRETENSÃO DOS NOLAN AS VZS DERRAPA PELO CAMINHO, E A CIENCIA NAO É PRECISA. AFINAL, É CINEMA.

REVI NUMA SESSÃO COM PLATEIA, NAO CABINE DE CRITICOS, E A REAÇAÕ GERAL NO FINAL É DE PRAZER E RAIVA, SUSCITA COMENTÁRIOS DIVERSOS, JA QUE ELE NAO TEM O MESMO APELO DE 'GRAVITY'. NEM É O TIPO DE FILME QUE TEM UM CIENTISTA LOUCO (TIPO UM DOC BROWN), QUE EXPLICA TUDO...




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Winner winner, chicken dinner!

É o lema de quem ganha na mesa de blackjack (21) em Las Vegas. A frase, que diz a lenda, é de autoria de um oriental, que quebrou a banca num dos cassinos da cidade nos anos 50, é dita várias vezes no filme "21" (aqui, "Quebrando a banca"), que estréia semana q vem e vi hj cedo numa cabine. Ela significa algo como, quem ganha paga o jantar. O filme é interessante. Apesar de envolver galera e ter uma trilha sonora atual (com direito a faixa inédita do LCD, não tem aquela edição frenética MTV. Até porque, a história de um grupo de geniozinhos do MIT (Massachusetts Institute of Technology) que têm a capacidade de contar decks de cartas de baralho (sem precisar ser autistas, como o rain man) e vão faturar algum na maciota em Las Vegas, aconteceu mesmo na vida real. Isso é o ponto de maior interesse no filme, sacar os bastidores desse fato verídico. Os atores, a maioria novatos (tem o carinha de "Across the universe", mas tbm tem Kevin Spacey e a gatinha Kate …

KELVIN?

UNZAMIGOS MEU FORO RANGAR EM COPA DEPOIS DO SHOW DO JUSTICE E ACABARO ALI NA REGIAO DA PRADO JUNIOR TRAÇANDO UM GALETO COM AS PUTAS E TRAVECO. DADO MOMENTO, UM DELES VE UM ANUNCIO COLADO NUM ORELHÃO DO LADO DO BAR QUE DIZIA: "LOURINHA GOSTOSA. FAÇO KELVIN ATÉ O FINAL!", AI, GERAL BOLOU. O QUÊ OU QUEM DIABOS É KELVIN? NEGUIM JÁ DESCOLADO EM PUTARIA NÃO SABIA O QUE ERA AQUILO. KELVIN? WHATTAFUCK? A SOLUÇÃO? LIGAR PRA PUTA, É CLARO. AÍ, ELA EXPLICOU A PARADA: KELVIN É FAZER GARGANTA PROFUNDA ATÉ O FINAL SEM USAR CAMISINHA (20 CONTOS). MATADA METADE DA CHARADA. MAS POR QUE KELVIN? FIZ UMA BUSCA NO GOOGLE E SÓ APARECERAM DOIS LINKS SOBRE A PARADA!!! (O RESTO TODO ERA LIGADO A PESSOAS CHAMADAS KELVIN OU AO GRAU KELVIN). UM ERA UM FÓRUM NO QUAL A MESMA RESPOSTA E PERGUNTA QUE FAÇO AQUI ERA REQUERIDA, OUTRO ERA UM ANUNCIO DE JORNAL DE UMA VAGABA QUE FAZ KELVIN. ENTÃO, O MISTÉRIO CONTINUA: POR QUÊ KELVIN? ALGUÉM AÍ SABE?

OS SHOWS QUE VEM POR AI!

A agenda de shows internacionais no Brasil, neste primeiro semestre, está bem movimentada. Teremos desde grandes atrações inéditas (Phil Collins), até velhos conhecidos (Foo Fighters) e despedidas (Ozzy). Infelizmente, algumas das atrações, como Gorillaz e Depeche Mode, apenas em SP





DEPECHE MODE - SÃO FRANCISCO


PHIL COLLINS

PRIMEIRA VEZ NO BRASIL, SOLO - JÁ VEIO COM O GENESIS, NOS ANOS 70,
COM ABERTURA DO PRETENDERS

 22 FEVEREIRO: MARACANÃ/RJ
 24 FEVEREIRO: ALLIANZ PARQUE/SP
 27 FEVEREIRO: BEIRA RIO/POA




FOO FIGHTERS

COM ABERTURA DO QUEENS OF THE STONE AGE 

25 FEVEREIRO: MARACANÃ /RJ
27 FEVEREIRO : ALLIANZ PARQUE /SP
2 MARÇO: PEDREIRA PAULO LEMINSKI/CURITIBA
4 MARÇO: BEIRA RIO/POA


KATY PERRY