Pular para o conteúdo principal

AS DUNAS DA PERCEPÇÃO


ASSISTI NO FIM DE SEMANA AO INCRIVEL DOCUMENTARIO 'JODOROWSKY´S DUNE', DE FRANK PAVICH, QUE CONTA A SAGA DO ARTISTA CHILENO-FRANCES ALEJANDRO JODOROWSKY PARA TRANSFORMAR EM FILME O LIVRO 'DUNA', DE FRANK HERBERT, QUE É TIDO COMO O EQUIVALENTE A 'O SENHOR DOS ANÉIS' OU 'A BÍBLIA' PARA A LITERATURA SCI-FI'. O FILME NUNCA FOI FEITO, MAS VIROU LENDA E INSPIROU VÁRIOS OUTROS, DIRETA OU INDIRETAMENTE, COMO 'ALIEN', 'BLADE RUNNER', 'O QUINTO ELEMENTO' E 'MATRIX'.



NO COMEÇO DOS ANOS 70, JODO, COMO É CHAMADO, ESTAVA NO AUGE DA FAMA COM DOIS FILMES SURREAIS E DE SUCESSO, O META-WESTERN 'EL TOPO' (70), QUE É O PRIMEIRO CULT MOVIE DA HISTORIA (O PRIMEIRO A TER SESSOES DE MEIA-NOITE CONTINUAS EM CINEMAS DE ARTE) E O LISÉRGICO 'A MONTANHA SAGRADA' (73). ENTÃO, ELE AMBICIONOU CRIAR UM SCI-FI QUE SUPLANTARIA O '2001' DE KUBRICK.  'STAR WARS' NEM EXISTIA. E PODERIA TER SIDO TOTALMENTE DIFERENTE. DETALHE: JODO NUNCA TINHA LIDO 'DUNA', MAS UM AMIGO LHE DISSE QUE ERA UM LIVRO FANTÁSTICO.



ENTÃO, JODO SAIU PELO MUNDO ATRÁS DO MELHOR QUE PODERIA TER PARA O FILME. DEPOIS DE TENTAR JOHN DYKSTRA QUE FEZ OS EFEITOS DE '2001', RECRUTOU PARA A FUNÇÃO DAN O´BANNON (DEPOIS DE VER 'DARK STAR', DE JOHN CARPENTER), QUE TAMBÉM DEU PITACOS NO ROTEIRO. POR SUGESTÃO DE UM AMIGO, RECRUTOU O ENTAO DESCONHECIDO ARTISTA SUIÇO H.R. GIGER PARA OS CENÁRIOS (DEPOIS, OS DOIS FORAM OS CRIADORES DO CENÁRIO E DO ROTEIRO DE 'ALIEN', DE RIDLEY SCOTT, E DAN TBM ROTEIRIZOU BLADE RUNNER) E CONSEGUIU CONVENCER, PARA ATUAR NO FILME, NOMES COMO SALVADOR DALI (APÓS COMPLICADAS NEGOCIAÇÕES), MICK JAGGER (QUE SE OFERECEU), ORSON WELLES (COMPRADO POR COMIDA E VINHO!), DAVID CARRADINE, A TRANSEXUAL AMANDA LEAR (QUE FARIA A PRINCESA!) E CONVENCEU O PINK FLOYD A CRIAR A TRILHA-SONORA.



CONTUDO, NA HORA DE FECHAR O ORÇAMENTO, OS ESTIMADOS $5 MILHOES DE DÓLARES PREVISTOS CHEGARIAM NA CASA DOS $20MI (UM ABSURDO PARA A ÉPOCA) E NENHUM GRANDE ESTUDIO SE DISPÔS A BANCAR O FILME ('MUITO CARO', 'SCI-FI NAO ESTÁ NA MODA' ETC). ASSIM, TUDO O QUE RESTOU DESTE 'DUNA' FOI UM MUITO BEM DESENHADO STORYBOARD (EM FORMA DE LIVRO), FEITO POR VARIOS ARTISTAS (SOBRETUDO POR JEAN GIRAUD, O CONCEITUADO MOEBIUS), QUE SÓ JODO E ALGUNS AMIGOS INTIMOS BOTARAM OS OLHOS.  ENTRE ELES, O DIRETOR NICOLAS WINDING REFN. UM DIA, É BEM PROVAVEL QUE ISSO SEJA LANÇADO POR UMA EDITORA, TIPO A TASCHEN.



SE TIVESSE SIDO REALIZADO, ESTARIAMOS FALANDO HJ DESTE 'DUNA' (E NAO DAQUELE FEITO POR DAVID LYNCH, QUE FOI MUITO EDITADO E VIROU UMA BOMBA) COMO UM DOS MAIORES E MAIS FANTASTICOS SCI-FIS DO CINEMA. JODO ACABOU USANDO PARTES DE SUAS IDEIAS, E DA ARTE DE MOEBIUS, EM UMA SERIE DE LIVROS EM QUADRINHOS SOFISTICADOS, COMO O PREMIADO 'O INCAL', E AS ARTES DE MOEBIUS CHEGARAM A SER APROVEITADAS POR LUC BESSON NO FILME 'O QUINTO ELEMENTO'. E GIGER, FICOU FAMOSO POR TER CRIADO O MONSTRO DE 'ALIEN' (QUE LHE DEU UM OSCAR).


JODOROWSKI ESTÁ COM 85 ANOS E CONTINUA ATIVO E LOUCO. ELE ESCREVE, ATUA, PINTA, DIRIGE, COMPÕE, ENFIM, É UM HOMEM DA RENASCENÇA. QUE VIVA, JODO!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Winner winner, chicken dinner!

É o lema de quem ganha na mesa de blackjack (21) em Las Vegas. A frase, que diz a lenda, é de autoria de um oriental, que quebrou a banca num dos cassinos da cidade nos anos 50, é dita várias vezes no filme "21" (aqui, "Quebrando a banca"), que estréia semana q vem e vi hj cedo numa cabine. Ela significa algo como, quem ganha paga o jantar. O filme é interessante. Apesar de envolver galera e ter uma trilha sonora atual (com direito a faixa inédita do LCD, não tem aquela edição frenética MTV. Até porque, a história de um grupo de geniozinhos do MIT (Massachusetts Institute of Technology) que têm a capacidade de contar decks de cartas de baralho (sem precisar ser autistas, como o rain man) e vão faturar algum na maciota em Las Vegas, aconteceu mesmo na vida real. Isso é o ponto de maior interesse no filme, sacar os bastidores desse fato verídico. Os atores, a maioria novatos (tem o carinha de "Across the universe", mas tbm tem Kevin Spacey e a gatinha Kate …

KELVIN?

UNZAMIGOS MEU FORO RANGAR EM COPA DEPOIS DO SHOW DO JUSTICE E ACABARO ALI NA REGIAO DA PRADO JUNIOR TRAÇANDO UM GALETO COM AS PUTAS E TRAVECO. DADO MOMENTO, UM DELES VE UM ANUNCIO COLADO NUM ORELHÃO DO LADO DO BAR QUE DIZIA: "LOURINHA GOSTOSA. FAÇO KELVIN ATÉ O FINAL!", AI, GERAL BOLOU. O QUÊ OU QUEM DIABOS É KELVIN? NEGUIM JÁ DESCOLADO EM PUTARIA NÃO SABIA O QUE ERA AQUILO. KELVIN? WHATTAFUCK? A SOLUÇÃO? LIGAR PRA PUTA, É CLARO. AÍ, ELA EXPLICOU A PARADA: KELVIN É FAZER GARGANTA PROFUNDA ATÉ O FINAL SEM USAR CAMISINHA (20 CONTOS). MATADA METADE DA CHARADA. MAS POR QUE KELVIN? FIZ UMA BUSCA NO GOOGLE E SÓ APARECERAM DOIS LINKS SOBRE A PARADA!!! (O RESTO TODO ERA LIGADO A PESSOAS CHAMADAS KELVIN OU AO GRAU KELVIN). UM ERA UM FÓRUM NO QUAL A MESMA RESPOSTA E PERGUNTA QUE FAÇO AQUI ERA REQUERIDA, OUTRO ERA UM ANUNCIO DE JORNAL DE UMA VAGABA QUE FAZ KELVIN. ENTÃO, O MISTÉRIO CONTINUA: POR QUÊ KELVIN? ALGUÉM AÍ SABE?

OS SHOWS QUE VEM POR AI!

A agenda de shows internacionais no Brasil, neste primeiro semestre, está bem movimentada. Teremos desde grandes atrações inéditas (Phil Collins), até velhos conhecidos (Foo Fighters) e despedidas (Ozzy). Infelizmente, algumas das atrações, como Gorillaz e Depeche Mode, apenas em SP





DEPECHE MODE - SÃO FRANCISCO


PHIL COLLINS

PRIMEIRA VEZ NO BRASIL, SOLO - JÁ VEIO COM O GENESIS, NOS ANOS 70,
COM ABERTURA DO PRETENDERS

 22 FEVEREIRO: MARACANÃ/RJ
 24 FEVEREIRO: ALLIANZ PARQUE/SP
 27 FEVEREIRO: BEIRA RIO/POA




FOO FIGHTERS

COM ABERTURA DO QUEENS OF THE STONE AGE 

25 FEVEREIRO: MARACANÃ /RJ
27 FEVEREIRO : ALLIANZ PARQUE /SP
2 MARÇO: PEDREIRA PAULO LEMINSKI/CURITIBA
4 MARÇO: BEIRA RIO/POA


KATY PERRY