DESDE QUE VI UM FILME DO WES ANDERSON PELA PRIMEIRA VEZ, 'THE ROYAL TENEMBAUMS' (QUE NAO ERA O SEU PRIMEIRO, SÓ FUI VER 'RUSHMORE' DEPOIS EM VIDEO, E 'BOTTLE ROCKET', NA TV PAGA), FIQUEI FASCINANDO COM O CARA, QUE, DE CARA, APRESENTAVA UM ESTILO TODO PROPRIO DE FILMAR E DE IMAGINAR AS COISAS. QUE ELE SÓ FOI APERFEIÇOANDO A CADA TRABALHO. ATÉ CHEGAR NO SENSIVELMENTE ROMANTICO 'MOONRISE KINGDOM' (2012). RECENTEMENTE, ASSISTI A 'THE GRAND BUDAPEST HOTEL' (EM CARTAZ). E CHAPEI DE NOVO. NESTE, WES PARECE QUE JUNTOU TODAS AS SUAS MANIAS E OBSESSÕES NUM FILME SÓ, COMO SE ESTIVESSE BRINCANDO COM UMA ENORME CASA DE BONECAS (USA MUITAS MAQUETES PARA IMAGINAR SEUS MUNDOS, COMO STORYBOARDS), DISPONDO DOS PERSONAGENS DE MODO CRIATIVO E FASCINANTE, E ENROLANDO O TODO NUM EMBRULHO MUITO BEM FEITO, COMO AQUELES DOS REFINADOS DOCES EUROPEUS. OS FILMES DO CAMARADA SÃO DIFÍCEIS DE EXPLICAR, PQ SÃO MAIS PARA SEREM VISTOS, ABSORVIDOS, SORVIDOS. E NO CINEMA.