Pular para o conteúdo principal

NÃO PISE NA FORMIGA!



NA VIRADA DOS 70 PROS 80, ROLOU NA INGLATERRA UMA ESPECIE DE VERSAO GLAM DO PUNK, CHAMADA DE NEW ROMANTIC. OS INTEGRANTES DESSA ONDA ERAM OS BLITZ KIDS. E, PARA SER UM, VC NAO DEVIA TER MEDO DO RIDICULO. AS ROUPAS MAIS ESPALHAFATOSAS E OS PENTEADOS MAIS ABSURDOS, TUDO ERA VALIDO. FILHOS DE BOWIE (MUITOS DELES, COMO STEVE STRANGE E BOY GEORGE, APARECEM NO CLIPE DE 'ASHES TO ASHES'), OS BLITZ KIDS (NOME QUE VEM DO CLUBE/FESTA DO STEVE STRANGE, LÍDER DA BANDA VISAGE) INFLUENCIARAM A MODA DA PRIMEIRA METADE DOS ANOS 80, E LANÇARAM VARIAS BANDAS E ARTISTAS. ALEM DO VISAGE, VIERAM TAMBEM BOY GEORGE (QUE ERA DOOR DO BLITZ) E SEU CULTURE CLUB,  JAPAN, SPANDAU BALLET E DURAN DURAN, ENTRE OS MAIS CONHECIDOS. OS NEO ROMANTICOS TAMBEM SE MISTURAVAM COM A GALERA DO SYNTH-POP, COMO ULTRAVOX E SOFT CELL, QUE ERA A BASE DE SEU SOM.



MAS, UM ARTISTA/BANDA QUE GERALMENTE NAO É ASSOCIADO A ESTE MOVIMENTO (MAS QUE FOI O QUE LHE DEU MAIS VISIBILIDADE, MUNDIALMENTE), O LEVOU AO EXTREMO: ADAM & THE ANTS. ADAM (NASCIDO LESLIE STUART GODDARD) ERA UM ESTUDANTE DA ST. MARTIN´S SCHOOL OF ARTS, E SUA BANDA, A PRINCIPIO, ERA MEIO DARK, DE PEGADA ARTSY-PUNK (AS LETRAS, CITAVAM MOVIMENTOS ARTISTICOS (MANIFESTO FUTURISTA) E FETICHES (WHIP IN MY VALISE), E ERAM REBUSCADAS, COMO ESTÁ NO PRIMEIRO ÁLBUM, 'DIRK WEARS WHITE SOX' (SENDO DIRK, O BORGADE, ATOR-CULT INGLES, JÁ FALECIDO). MAS, AI, O EMPRESARIO DO POP, MALCOLM MCLAREN, ROUBOU PARTE DOS INTEGRANTES ORIGINAIS DA BANDA PARA, JUNTO COM A NINFETA ANABEL L´WIN, FORMAR O BOW WOW WOW (BANDA QUE USAVA TAMBORES BURUNDI), E DEIXOU ADAM NA MÃO. MAS O DESTINO SERIA BONDOSO COM O AMBICIOSO ADAM. O BWW FLOPOU E ADAM VIROU POP STAR DE PRIMEIRA GRANDEZA, E REFERENCIA, ÍCONE DE UMA ÉPOCA .


CLIP:



FIRMOU CONTRATO COM UMA MULTI (NO CASO, A COLUMBIA/SONY) E, JUNTO COM SEU FIEL ESCUDEIRO, MARCO PIRRONI (EXCELENTE GUITARRISTA, EX-SIOUXSIE), DOIS (!) BATERISTAS E UM NOVO BAIXISTA, DEU AO MUNDO O BIZARRO E GENIAL ÁLBUM 'KINGS OF THE WILD FRONTIER' (1980), NO QUAL ACRESCENTAVA À BATIDA BURUNDI, SEUS PRÓPRIOS ELEMENTOS: O FETICHE PELO WESTERN-SPAGHETTI (FILMES COM CLINT EASTWOOD, SOBRETUDO), SUA FASCINAÇÃO POR LAWRENCE DA ARÁBIA, ALICE COOPER E PELOS PIRATAS E SALTEADORES (ALÉM DA INERENTE AFETAÇÃO EXPLÍCITA DOS NEO ROMANTICOS). O RESULTADO É UM DISCO QUE, PASSADOS 30 E POUCOS ANOS, AINDA SOA COMO NADA QUE VOCE OUVIU ANTES, DURANTE OU DEPOIS. E QUE SOBREVIVEU A ONDA NEW ROMANTIC (JUSTAMENTE, POR ADAM NUNCA TER ENVEREDADO PELO SYNTH-POP). E QUE, POR ISSO MESMO, ERA DIFICIL ENTÃO DE TOCAR NAS FESTAS, COMO AINDA O É HOJE. OS BEATS SAO ESTRANHOS.

CLIP: DOG EAT DOG







O QUE NAO IMPEDIU 'KOTWF' THE SER UM SUCESSO. O DISCO FOI AO PRIMEIRO POSTO DO TOP 40 BRITANICO (EM JANEIRO DE 1981) E EMPLACOU 4 SINGLES NO TOP 10, ALEM DE ATRAVESSAR O ATLANTICO, FAZENDO SUCESSO TBM NOS EUA  (COISA QUE SEUS CONTEMPORANEOS NAO CONSEGUIAM). O QUE FEZ COM QUE FAIXAS DO ALBUM ANTERIOR VIESSEM À TONA, COMO 'ZEROX' E 'CARTROUBLE' , E ENTRASSEM TBM NAS PARADAS. ALIÁS, O PRIMEIRO DISCO FOI LANÇADO NOS EUA EM 1982, COM NOVA CAPA E ORDEM DAS MUSICAS ALTERADAS (ALÉM DE FAIXAS-BÔNUS, COMO 'KICK'). DESSA FORMA, FOI CONCRETIZADA A ANT INVASION (NOME DA TURNE E DE UMA DAS MUSICAS DE KOTWF). A DEMANDA ERA TANTA, QUE LANÇARAM ATE UM SINGLE ANTES DO PROXIMO ÁLBUM, 'STAND AND DELIVER' (QUE CHEGOU A SER ENCARTADO EM COPIAS DE KOFTW, O MEU, P EX, VEIO ASSIM), Q TBM FOI DIRETO PRO TOP 10. A BANDA CHEGOU ATE A SER INDICADA PARA O GRAMMY DE NOVO ARTISTA, EM 1982, JA COM O ÁLBUM SEGUINTE, O AFETADÍSSIMO 'PRINCE CHARMING' LANÇADO. E AI, NO MEIO DESSE SUCESSO TODO, ADAM PIROU E A BANDA ACABOU...

CLIPE DE 'PRINCE CHARMING'



MAS, 'KINGS OF THE WILD FRONTIER' CONTINUA UM DISCAÇO, DE PONTA A PONTA. ELE TEM MUSICAS INCRIVEIS, COMO 'YOU´RE SO (PHYSICAL), REGRAVADA PELO NINE INCH NAILS; 'KILLER IN THE HOME', COM RIFFS A LA LINK WRAY (UM DOS GUITAR HEROES DE PIRRONI), AS CONTAGIANTES 'ANT MUSIC' (QUE DAVA UM 'PASSA FORA' NA DISCO MUSIC) E 'DOG EAT DOG', 'FEED ME TO THE LIONS' (QUE CITA O TEMA DE LAWRENCE DA ARABIA, NO SOLO), 'LOS RANCHEROS' (HOMENAGEM AO CLINT EASTWOOD DOS WESTERNS ITALIANOS) E A ÉPICA FAIXA-TITULO, CARREGADA NA BATIDA BURUNDI. FOI ELE QUE ME INSPIROU O POST, APÓS REOUVI-LO E SACAR UNS CLIPES. ALGUNS DELES, BEM ENGRAÇADOS, PARA NAO DIZER ALTAMENTE CAMP.

CLIPE DE 'ANTMUSIC':



*ALIAS, SE UM DIA FIZEREM A CINEBIO DO ADAM (CUJO NOME, DITO RAPIDAMENTE SOA COMO 'ADAMANT/INDOMÁVEL'), O ATOR PERFEITO PARA O PAPEL É O JOHNNY DEPP (VEJA, ABAIXO, ADAM NUMA FOTO DE 2012), QUE ATE CITA UMA SEQUENCIA DO CLIPE DE  'STAND & DELIVER' NA ABERTURA DO ULTIMO FILME DOS PIRATAS DO CARIBE. COM O FIM DA BANDA, ADAM FOI MORAR NOS EUA (LOS ANGELES, ONDE SEMPRE FOI CULTUADO), ONDE OBTEVE CERTO SUCESSO EM CARREIRA SOLO, EMPLACANDO OS HITS 'GOODY TWO SHOES' E 'DESPERATE, BUT NO SERIOUS', E APARECENDO EM ALGUNS FILMES, COMO 'SLAM DANCE', P EX...



CLIPE DE 'STAND & DELIVER':




ADAM REAPARECEU NOS NOITIÁRIOS NA DECADA PASSADA, POR CONTA DE SUA SURTADA (FOI PARAR NO HOSPITAL) E DA PARTICIPAÇÃO NUM REALITY SHOW. HA DOIS ANOS, ADAM VOLTOU A ESTRADA COM UMA TURNE COMEMORATIVA DE 30 ANOS DA ANT INVASION, TOCANDO EM VARIOS FESTIVAIS NA EUROPA E EUA, ALEM DE SHOWS SOLO COM A BANDA. PENA QUE NAO TEMOS POR AQUI UM FESTIVAL DE REVIVALS, PRA TRAZER ESSE TIPO DE TURNE (COMO TBM A DO ULTRAVOX, P EX).

CLIPE: DESPERATE, BUT NOT SERIOUS:




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OS SHOWS QUE VEM POR AI!

A agenda de shows internacionais no Brasil, neste primeiro semestre, está bem movimentada. Teremos desde grandes atrações inéditas (Phil Collins), até velhos conhecidos (Foo Fighters) e despedidas (Ozzy). Infelizmente, algumas das atrações, como Gorillaz e Depeche Mode, apenas em SP





DEPECHE MODE - SÃO FRANCISCO


PHIL COLLINS

PRIMEIRA VEZ NO BRASIL, SOLO - JÁ VEIO COM O GENESIS, NOS ANOS 70,
COM ABERTURA DO PRETENDERS

 22 FEVEREIRO: MARACANÃ/RJ
 24 FEVEREIRO: ALLIANZ PARQUE/SP
 27 FEVEREIRO: BEIRA RIO/POA




FOO FIGHTERS

COM ABERTURA DO QUEENS OF THE STONE AGE 

25 FEVEREIRO: MARACANÃ /RJ
27 FEVEREIRO : ALLIANZ PARQUE /SP
2 MARÇO: PEDREIRA PAULO LEMINSKI/CURITIBA
4 MARÇO: BEIRA RIO/POA


KATY PERRY

REI PANTERA

Vão dizer pra você que 'Pantera Negra', é o primeiro filme de super herói Marvel negro. Não é (Blade, veio bem antes). Ou, que é o primeiro filme com cast quase totalmente negro. Outra inverdade, basta uma rápida pesquisa. O fato é que, independentemente desses detalhes, 'Black Panther' é um filmaço, dos melhores do MCU (o Marvel Cinematic Universe). Não diria o melhor, pq 'Capitão América: guerra civil' (onde o Pantera Negra foi formalmente introduzido), detém esse titulo, desde os primeiros do Homem de Ferro e Vingadores. E, está acima do ultimo Marvel, o 'Thor: Ragnarok'. Muita gente gostou deste, pelo seu tom brincalhão. Achei um tanto demais da conta.


Por outro lado, os mais jovens irão achar 'Pantera negra' um bocado sério. É um filme que (quase) não deixa espaço pra piadinha barata. A história de T´Challa (Chadwick Boseman, que se revelou na cinebio de James Brown), o herdeiro do trono de Wakanda (um fictício e super avançado país africano…

ENVENENADO PELO ESTILO

Paul Thomas Anderson é um prodígio. Aos 26, realizou 'Boogie nights', seu longa de estreia, que aumentava um curta que ele tinha feito dez anos antes, sobre um fictício ator pornô chamado Dirk Diggler. Seu trabalho seguinte, foi o ambicioso 'Magnolia', espécie de homenagem a Robert Altman: um filme longo e cheio de personagens, cujas historias se entrecruzam aleatoriamente. Daí em diante, cada novo filme seu era esperado com altas expectativas, pelos fãs e pela crítica. Ele fez até um com Adam Sandler (!?), 'embriagado de amor'. Mas, sua obra-prima, veio em 2007: 'There will be blood' (sangue negro), um daqueles raros filmes que, quando acaba, dá vontade de aplaudir de pé na sala, e gritar 'bravo!' Um dos grandes trunfos do filme, é Daniel Day-Lewis, que, não a toa, ganhou Oscar de melhor ator no ano seguinte. É um dos cinco melhores filmes deste novo século.


Agora, no momento em que Day-Lewis anuncia sua aposentadoria do cinema, se juntou no…