Pular para o conteúdo principal

DO OUTRO LADO DO ESPELHO



QUANDO GURI, ADORAVA MITOLOGIA GRECO-ROMANA. NUNCA CURTI ESSE DEUS JUDAICO-CRISTÃO VINGATIVO E OPRESSOR, NEM OS SANTOS DO CATOLICISMO. MAS AS HISTORIAS E OS PERSONAGENS MITOLÓGICOS ME FASCINAVAM. UM DELES, EM ESPECIAL, ME ENCANTOU: ORFEU. SOBRETUDO, DEPOIS QUE VI A VERSÃO MODERNA, FEITA POR JEAN COCTEAU, EM FORMA DE FILME: 'ORPHEE'. AQUELE LANCE DO POETA TER DESCIDO AO INFERNO PARA RESGATAR A SUA AMADA, MORTA, E TER CONVENCIDO A MORTE COM SUA POESIA E SUA LIRA, ERA UMA HISTORIA E TANTO (ELE SÓ NAO PODIA OLHAR PARA TRAS QUANDO ESTIVESSE VOLTANDO COM EURÍDICE). E DO JEITO QUE COCTEAU MOSTROU, COM UMA MORTE SUPER SEXY, COM CAPANGAS DE JAQUETA DE COURO, MOTOS E ÓCULOS ESCUROS, ERA TRÉS COOL. E CONTINUA, ATÉ HOJE.



ORFEU E EURÍDICE VOLTARAM A ME ENCANTAR. DESTA VEZ, ATRAVÉS DO NOVO E SENSACIONAL ÁLBUM DO ARCADE FIRE, 'REFLEKTOR' (MERGE, IMPORT). DE CERTA FORMA, ATRAVES DE SUAS CANÇÕES, ELES RECONTAM A TRAJETÓRIA DE ORFEU. A PARTIR DA CAPA DO DISCO, UMA FOTO DA ESCULTURA ORFEU & EURIDICE, DE RODIN (ESTÁ NO METROPOLITAN, NYC) PASSANDO PELA DIVISÃO DO DISCO -- UM ÁLBUM DUPLO,: O PRIMEIRO É BRANCO (VIDA/LUZ), O SEGUNDO, PRETO (NOITE/MORTE) --, DE UMA FAIXA DEDICADA A ORFEU (IT´S NEVER OVER, HEY ORPHEUS), OUTRA A EURÍDICE (AWFUL SOUND, OH EURYDICE), DA MISTERIOSA LETRA DA FAIXA QUE ABRE O TRABALHO,'REFLEKTOR', QUE FALA DE COMO SE PODE ACHAR A PASSAGEM PARA O OUTRO MUNDO ('ENTRE A NOITE E A AURORA, ENTRE O REINO DOS VIVOS E DOS MORTOS', QUE RÉGINE CANTA EM FRANCÊS) MAS QUE AS VZS ENGANA ('EU PENSEI TER VISTO A CONEXÃO, MAS FOI APENAS UM REFLEXO', DIZ O REFRÃO, QUE TEM O VOZEIRÃO DE DAVID BOWIE DIZENDO 'JUST A REFLECTOR'.



O REFLEXO VEM DE ESPELHOS, ESPALHADOS PARA CONFUNDIR E CAMUFLAR A ENTRADA (E COCTEAU MOSTROU O UNDERWORLD COMO UM LUGAR CHEIO DE ESPELHOS, E COM UMA PIADINHA VISUAL, A DE UM VIDRACEIRO PASSANDO!), NUMA IMAGEM QUE FOI USADA ATE PELOS SMITHS, PARA A CAPA DE UM SINGLE, 'THIS CHARMING MAN', COM O ATOR JEAN MARAIS, JÁ DO OUTRO LADO DO ESPELHO. ATÉ CHEGAR PERTO DO FIM DO DISCO, COM A MAGNIFICA 'AFTERLIFE', CUJO CLIPE AO VIVO (DIRIGIDO POR SPIKE JONZE) COM A GRETA GERWIG DANDO UMA DE FRANCES HA NO YOUTUBE MUSIC AWARDS FOI SENSA. O CLIPE NAO-OFICIAL MOSTRA CENAS DO FILME 'ORFEU DO CARNAVAL/ORFEU NEGRO, VERSÃO PASSADA NUM MORRO CARIOCA, NOS ANOS 50, FEITA POR MARCEL CAMUS, COM MUSICAS DE VINICIUS DE MORAES (DA PEÇA 'ORFEU DA CONCEIÇÃO). MAS O CLIPE OFICIAL É SEM GRAÇA. OU SEJA, O MITO DE ORFEU, QUE FOI AO MUNDO DOS MORTOS POR CONTA DE UM AMOR, E VOLTOU, ESTÁ POR TODA A PARTE NO DISCO.



MAS, EXPLICAÇÕES À PARTE, 'REFLEKTOR' É O MELHOR DISCO DO ARCADE FIRE (QUE USOU O NOME THE REFLEKTORS, PARA FAZER ALGUNS SHOWS SECRETOS, ANTES DE LANÇAR O DISCO) DESDE A ESTREIA COM 'FUNERAL'. CHEGA MUITO PERTO DESTE, COM SUAS LETRAS INSPIRADAS, QUE NOS DÃO VONTADE DE CANTAR JUNTO (E UMAS QUE CONTINUAM, COMO 'HERE COMES THE NIGHTTIME'), E TRATAM DE TEMAS DARKS. NAO É UM DISCO WANNABE DE ROCK MAINSTREAM, COMO FOI 'THE SUBURBS' (NAO CURTI), NEM TAO SOLENE COMO 'NEON BIBLE' (QUE ERA OK). É UM TRABALHO FEITO NO CAPRICHO, SUPER BEM FEITO, BEM GRAVADO, MIXADO, PRODUZIDO (PELA BANDA, POR MARKUS GRAVS, MAS EM GRANDE PARTE, PELO GENIOZINHO JAMES MURPHY DA DFA/LCD SOUNDSYSTEM, DAI O RITMO ALGO DISCO EM AGUMAS FAIXAS), BEM ESCRITO, INSTRUMENTADO, QUE ME FEZ ATE COMPRAR O VINIL (ACHEI NA TRACKS DO BAIXO GAVEA), PARA TER ACESSO AO MARAVILHOSO TRABALHO GRAFICO EM ESCALA NATURAL (A CAPA E OS ENCARTES SÃO COMO HOLOGRAFIAS, REFLETEM). ENFIM, UM DISCO QUE TENHO OUVIDO, SEM PARAR, HA PELO MENOS DUAS SEMANAS. EM VINIL, MP3 E CD. E SEM MEDO DE OLHAR PARA TRAS...




E O CLIPE DE REFLEKTOR (DIRIGIDO POR ANTON CORBJIN) COM BOWIE COM CABEÇÃO DE BONECO DE OLINDA E O VELHO GLOBO DE ESPELHOS FETICHE DO JAMES MURPHY:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Winner winner, chicken dinner!

É o lema de quem ganha na mesa de blackjack (21) em Las Vegas. A frase, que diz a lenda, é de autoria de um oriental, que quebrou a banca num dos cassinos da cidade nos anos 50, é dita várias vezes no filme "21" (aqui, "Quebrando a banca"), que estréia semana q vem e vi hj cedo numa cabine. Ela significa algo como, quem ganha paga o jantar. O filme é interessante. Apesar de envolver galera e ter uma trilha sonora atual (com direito a faixa inédita do LCD, não tem aquela edição frenética MTV. Até porque, a história de um grupo de geniozinhos do MIT (Massachusetts Institute of Technology) que têm a capacidade de contar decks de cartas de baralho (sem precisar ser autistas, como o rain man) e vão faturar algum na maciota em Las Vegas, aconteceu mesmo na vida real. Isso é o ponto de maior interesse no filme, sacar os bastidores desse fato verídico. Os atores, a maioria novatos (tem o carinha de "Across the universe", mas tbm tem Kevin Spacey e a gatinha Kate …

KELVIN?

UNZAMIGOS MEU FORO RANGAR EM COPA DEPOIS DO SHOW DO JUSTICE E ACABARO ALI NA REGIAO DA PRADO JUNIOR TRAÇANDO UM GALETO COM AS PUTAS E TRAVECO. DADO MOMENTO, UM DELES VE UM ANUNCIO COLADO NUM ORELHÃO DO LADO DO BAR QUE DIZIA: "LOURINHA GOSTOSA. FAÇO KELVIN ATÉ O FINAL!", AI, GERAL BOLOU. O QUÊ OU QUEM DIABOS É KELVIN? NEGUIM JÁ DESCOLADO EM PUTARIA NÃO SABIA O QUE ERA AQUILO. KELVIN? WHATTAFUCK? A SOLUÇÃO? LIGAR PRA PUTA, É CLARO. AÍ, ELA EXPLICOU A PARADA: KELVIN É FAZER GARGANTA PROFUNDA ATÉ O FINAL SEM USAR CAMISINHA (20 CONTOS). MATADA METADE DA CHARADA. MAS POR QUE KELVIN? FIZ UMA BUSCA NO GOOGLE E SÓ APARECERAM DOIS LINKS SOBRE A PARADA!!! (O RESTO TODO ERA LIGADO A PESSOAS CHAMADAS KELVIN OU AO GRAU KELVIN). UM ERA UM FÓRUM NO QUAL A MESMA RESPOSTA E PERGUNTA QUE FAÇO AQUI ERA REQUERIDA, OUTRO ERA UM ANUNCIO DE JORNAL DE UMA VAGABA QUE FAZ KELVIN. ENTÃO, O MISTÉRIO CONTINUA: POR QUÊ KELVIN? ALGUÉM AÍ SABE?

OS SHOWS QUE VEM POR AI!

A agenda de shows internacionais no Brasil, neste primeiro semestre, está bem movimentada. Teremos desde grandes atrações inéditas (Phil Collins), até velhos conhecidos (Foo Fighters) e despedidas (Ozzy). Infelizmente, algumas das atrações, como Gorillaz e Depeche Mode, apenas em SP





DEPECHE MODE - SÃO FRANCISCO


PHIL COLLINS

PRIMEIRA VEZ NO BRASIL, SOLO - JÁ VEIO COM O GENESIS, NOS ANOS 70,
COM ABERTURA DO PRETENDERS

 22 FEVEREIRO: MARACANÃ/RJ
 24 FEVEREIRO: ALLIANZ PARQUE/SP
 27 FEVEREIRO: BEIRA RIO/POA




FOO FIGHTERS

COM ABERTURA DO QUEENS OF THE STONE AGE 

25 FEVEREIRO: MARACANÃ /RJ
27 FEVEREIRO : ALLIANZ PARQUE /SP
2 MARÇO: PEDREIRA PAULO LEMINSKI/CURITIBA
4 MARÇO: BEIRA RIO/POA


KATY PERRY