Pular para o conteúdo principal

PLEASURE VICTIM: 30 ANOS

QUANDO SE FALA EM NEW WAVE POR AQUI, GERALMENTE SE FECHA NUM ESTILO DE SOM OU LINHA DE BANDAS SÓ: OS INDEFECTIVEIS DEVO E B-52´S (QUE SÃO, DE FATO EXCELENTES E INFLUENTES) OU AS BANDAS TRASH DAQUI. MAS UM DOS DISCOS MAIS PERFEITOS E COMPLETOS DA NEW WAVE AMERICANA É 'PLEASURE VICTIM', DO BERLIN. LANÇADO EM 1982 PELO SELO INDEPENDENTE ENIGMA, E, UM ANO DEPOIS, RELANÇADO PELA MERCURY (UM SELO DA POLYGRAM) PARA O MUNDO TODO, ELE FOI A TENTATIVA BEM SUCEDIDA DE UMA ALA DA CENA DE LOS ANGELES SOAR 'EUROPEIA': DESDE O NOME ATÉ O CLIMA DAS LETRAS (PRINCIPALMENTE 'THE METRO') E VISUAL DA BANDA (MEIO NEO ROMANTIC). MAS, SOBRETUDO, PELO SEU CLIMA TOTALMENTE SYNTH. COMO NENHUMA OUTRA NOS EUA NA ÉPOCA.


EM SUAS ECONOMICAS SETE FAIXAS, O BERLIN DÁ O SEU RECADO DIREITINHO: ABRE COM A ENERGETICA 'TELL ME WHY', SEGUE COM A FAIXA-TITULO E FECHA O LADO A COM A ULTRA ERÓTICA 'SEX (I´M A...)', ESPECIE DE IRMA MAIS NOVA DE 'I FEEL LOVE', COM SEU CLIMÃO MORODER. LANÇADA NUM TEMPO PRÉ PRMC, QUANDO AS MUSICAS E DISCOS PASSARAM A SER CENSURADOS COM AQUELE AVISO NA CAPA (AINDA ASSIM, CAUSOU POLEMICA E SÓ TOCAVA A NOITE NA KROQ). NAO SÓ A LETRA DE 'SEX' É MEGA PROVOCANTE, COMO NA PARTE FINAL DA MÚSICA, DÁ PARA OUVIR, DE FONE, A CANTORA TERRI NUNN DIZER COISAS COMO 'FUCK ME', 'SUCK IT' E POR AÍ. AS LETRAS DO BAIXISTA E TECLADISTA JOHN CRAWFORD, NAMORADO DE TERRI, ERAM ÓTIMAS. ROMANTICO-DEPRESSIVO-EROTICAS. O LADO B ABRE COM O SEGUNDO HIT DO DISCO, 'THE METRO', SEGUE COM A BELA 'THE MASQUERADE', 'WORLD OF SMILES' E FECHA COM A DENSA/DARK 'TORTURE'. QNDO O DISCO SAIU EM CASSETE E CD, FOI ACRESCENTADA UMA VERSÃO REMIX/EXTENDED DE 'SEX' NO FIM.


EMBORA HJ EM DIA, O BERLIN SEJA CONHECIDO (PRINCIPALMENTE POR AQUI) MAIS PELA ULTRA BABA CANÇÃO 'TAKE MY BREATH AWAY', QUE ESTOUROU NA TRILHA DE 'TOP GUN' (QUE TOCA EM PGMS DE FIM DE NOITE E ANUNCIOS) -- E QUE FOI A RESPONSÁVEL PELO FIM DA BANDA ORIGINAL --, É EM 'PLEASURE VICTIM' QUE ESTÁ A ESSENCIA DA BANDA. TENHO A VERSÃO ORIGINAL DO DISCO (QUE TAMBÉM PODE SER CHAMADO DE EP), E, ATÉ HJ, TERRI NUN (QUE COMEÇOU A CARREIRA COMO ATRIZ, APARECE NAQUELE FILME 'THANKS GOD, ITS FRIDAY!) VIVE EM L.A. E, DESDE 98, FAZ ALGUNS SHOWS REVIVALS DO BERLIN, SEM OS INTEGRANTES ORIGINAIS. MAS COM TODO O SEU SEX APPEAL (UMA COROA MILF). POR POUCO, NAO PEGUEI UM DESTES, HA UNS DEZ ANOS. MAS COMPREI UM CD GRAVADO AO VIVO NUM DESTES SHOWS MAIS RECENTES, LANÇADO PELA CLEOPATRA RECORDS...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OS SHOWS QUE VEM POR AI!

A agenda de shows internacionais no Brasil, neste primeiro semestre, está bem movimentada. Teremos desde grandes atrações inéditas (Phil Collins), até velhos conhecidos (Foo Fighters) e despedidas (Ozzy). Infelizmente, algumas das atrações, como Gorillaz e Depeche Mode, apenas em SP





DEPECHE MODE - SÃO FRANCISCO


PHIL COLLINS

PRIMEIRA VEZ NO BRASIL, SOLO - JÁ VEIO COM O GENESIS, NOS ANOS 70,
COM ABERTURA DO PRETENDERS

 22 FEVEREIRO: MARACANÃ/RJ
 24 FEVEREIRO: ALLIANZ PARQUE/SP
 27 FEVEREIRO: BEIRA RIO/POA




FOO FIGHTERS

COM ABERTURA DO QUEENS OF THE STONE AGE 

25 FEVEREIRO: MARACANÃ /RJ
27 FEVEREIRO : ALLIANZ PARQUE /SP
2 MARÇO: PEDREIRA PAULO LEMINSKI/CURITIBA
4 MARÇO: BEIRA RIO/POA


KATY PERRY

REI PANTERA

Vão dizer pra você que 'Pantera Negra', é o primeiro filme de super herói Marvel negro. Não é (Blade, veio bem antes). Ou, que é o primeiro filme com cast quase totalmente negro. Outra inverdade, basta uma rápida pesquisa. O fato é que, independentemente desses detalhes, 'Black Panther' é um filmaço, dos melhores do MCU (o Marvel Cinematic Universe). Não diria o melhor, pq 'Capitão América: guerra civil' (onde o Pantera Negra foi formalmente introduzido), detém esse titulo, desde os primeiros do Homem de Ferro e Vingadores. E, está acima do ultimo Marvel, o 'Thor: Ragnarok'. Muita gente gostou deste, pelo seu tom brincalhão. Achei um tanto demais da conta.


Por outro lado, os mais jovens irão achar 'Pantera negra' um bocado sério. É um filme que (quase) não deixa espaço pra piadinha barata. A história de T´Challa (Chadwick Boseman, que se revelou na cinebio de James Brown), o herdeiro do trono de Wakanda (um fictício e super avançado país africano…

ENVENENADO PELO ESTILO

Paul Thomas Anderson é um prodígio. Aos 26, realizou 'Boogie nights', seu longa de estreia, que aumentava um curta que ele tinha feito dez anos antes, sobre um fictício ator pornô chamado Dirk Diggler. Seu trabalho seguinte, foi o ambicioso 'Magnolia', espécie de homenagem a Robert Altman: um filme longo e cheio de personagens, cujas historias se entrecruzam aleatoriamente. Daí em diante, cada novo filme seu era esperado com altas expectativas, pelos fãs e pela crítica. Ele fez até um com Adam Sandler (!?), 'embriagado de amor'. Mas, sua obra-prima, veio em 2007: 'There will be blood' (sangue negro), um daqueles raros filmes que, quando acaba, dá vontade de aplaudir de pé na sala, e gritar 'bravo!' Um dos grandes trunfos do filme, é Daniel Day-Lewis, que, não a toa, ganhou Oscar de melhor ator no ano seguinte. É um dos cinco melhores filmes deste novo século.


Agora, no momento em que Day-Lewis anuncia sua aposentadoria do cinema, se juntou no…