Pular para o conteúdo principal

RADIO, LIVE TRANSMISSION...

A TV TEM A IMAGEM E A INTERNET TEM A FACILIDADE, MAS NADA BATE A RAPIDEZ DO RÁDIO EM CERTAS HORAS. ANTES DA TV CHEGAR NO LUGAR, OU DO SITE POR NO AR, O RADIO (NEM QUE SEJA VIA O CELULAR DO REPORTER OU DO OUVINTE) FALA DIRETAMENTE DO LOCAL DO FATO IMEDIATAMENTE, DIRETAMENTE. ESSE MEIO RECENTEMENTE FEZ 90 ANOS DE USO NO BRASIL. E CONTINUA EM EXPANSÃO.


EU SOU FÃ INCONDICIONAL DO RADIO DESDE PEQUENO. NUMA ERA PRE-WALKMAN (E PRE-PRE MP3 PLAYER/IPOD), O RADINHO TRANSISTORIZADO DE PILHA ERA O MEU MELHOR AMIGO PARA OUVIR MUSICA AO PE DO OUVIDO, EMBAIXO DO TRAVESSEIRO, NA HORA DE DORMIR. FOI O PRESENTE MAIS VALIOSO QUE GANHEI QNDO GURI (UM SHARP JAPA, IGUAL AO DA FOTO ACIMA, SÓ QUE COM CAPINHA DE COURO E 'EGOISTA', UM FONE PARA UM OUVIDO SÓ). ELE SÓ PEGAVA AM. SÓ DAVA PRA OUVIR BIG BOY NA MUNDIAL 860, ATUAL CBN-RJ. LOGO FIZ UPGRADE PRA UM SHARP COM FM QUANDO APARECEU A ELDO POP (ONDE OUVI KRAFTWERK PELA PRIMEIRA VEZ), PQ NO FM SO ROLAVA RADIO DE CONSULTORIO (JB, IMPRENSA). DEPOIS, ATRAVES DAS ONDAS CURTAS, O RADIO ME TROUXE ESTAÇÕES DO MUNDO TODO -- E ERA ONDE EU OUVIA O PROGRAMA DO JOHN PEEL NA BBC ANTES DE EXISTIR INTERNET, NOS ANOS 80; E TBM RADIO FRANCE, VOICE OF AMERICA, ENTRE OUTRAS. E O HABITO SE MANTEVE. ATE HJ, SÓ USO TOCA-MP3 QUE TIVER FM, E CELULAR IDEM. ATUALMENTE, UM APP DO MEU SMART ANDROID ME TRAZ AS RADIOS MUNDIAIS A QUALQUER MOMENTO...


HJ, OS RADIOS -- EM SEUS MAIS DIVERSOS MODELOS E FORMAS -- TRANSMITEM EM STEREO LIMPIDO, TEM PROCURA AUTOMATICA DE ESTAÇÕES, SAO DIGITAIS (SEJA NO PAINEL OU NO MODO DA TRANSMISSAO) OU VIA SATELITE (MAS AQUI, ESTE, AINDA NAO ROLA), ACEITAM CARTOES SD OU PEN DRIVE VIA USB, E JA EXISTE ATÉ O INTERNET/WEB RADIO (COMO O DA FOTO ACIMA, QUE NAO TENHO, MAS COBIÇO ALGUM DO TIPO), QUE CONECTADO A REDE WI-FI DA CASA (OU POR CABO ETHERNET) SINTONIZA AS ESTAÇÕES DO MUNDO INTEIRO, SEM OS RUIDOS DOS ONDAS CURTAS. SEMPRE FICO LIGADO E TODOS AS NOVIDADES QUE APARECEM NO REFERENTE ANOVOS MODELOS DE RADIOS, QUE NEM AS MULHERES COM SAPATOS (RS).


 POR HABITO/VICIO, TENHO UM (OU ATÉ DOIS) APARELHO EM CADA COMODO DA CASA (HJ EM DIA, SÃO MUITO BARATOS, VC JA COMPRA RADIOS SIMPLES A PARTIR DE $10), CADA UM COM SUA FUNÇÃO E TAMANHO ADEQUADO (E TODOS USANDO PILHAS RECARREGAVEIS, É CLARO): UM PEQUENO AM/FM NA COZINHA, PARA AS NOTICIAS RAPIDAS DA MANHÃ; UM NA BANCADA DO BANHEIRO (JA TIVE UM DE CHUVEIRO, MAS JÁ ERA) QUE PEGA ONDAS CURTAS E OS CANAIS DE TV, PARA A HORA DA BARBA E 'LEITURA'; UM RECARREGAVEL COM LANTERNA LED (PARECIDO COM O MODELO ABAIXO, PARA O CASO DE FALTAR LUZ) E OUTRO COM ENTRADAS USB/SD, NO QUARTO DE TRABALHO, ALÉM DE UM PARA VIAGENS, COM HORA MUNDIAL/RELÓGIO/TIMER, QUE USO PARA DORMIR (EXATAMENTE O DA FOTO ACIMA). E NAO RESISTO CADA VEZ QUE VEJO UM NOVO MODELO LANÇADO. SOU UM 'RADIÓLOGO' INCURÁVEL =)


BLOG MUITO BOM DE UM CAMARADA QUE COLECIONA RÁDIOS: http://acervomuseuderadios.blogspot.com.br/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Winner winner, chicken dinner!

É o lema de quem ganha na mesa de blackjack (21) em Las Vegas. A frase, que diz a lenda, é de autoria de um oriental, que quebrou a banca num dos cassinos da cidade nos anos 50, é dita várias vezes no filme "21" (aqui, "Quebrando a banca"), que estréia semana q vem e vi hj cedo numa cabine. Ela significa algo como, quem ganha paga o jantar. O filme é interessante. Apesar de envolver galera e ter uma trilha sonora atual (com direito a faixa inédita do LCD, não tem aquela edição frenética MTV. Até porque, a história de um grupo de geniozinhos do MIT (Massachusetts Institute of Technology) que têm a capacidade de contar decks de cartas de baralho (sem precisar ser autistas, como o rain man) e vão faturar algum na maciota em Las Vegas, aconteceu mesmo na vida real. Isso é o ponto de maior interesse no filme, sacar os bastidores desse fato verídico. Os atores, a maioria novatos (tem o carinha de "Across the universe", mas tbm tem Kevin Spacey e a gatinha Kate …

KELVIN?

UNZAMIGOS MEU FORO RANGAR EM COPA DEPOIS DO SHOW DO JUSTICE E ACABARO ALI NA REGIAO DA PRADO JUNIOR TRAÇANDO UM GALETO COM AS PUTAS E TRAVECO. DADO MOMENTO, UM DELES VE UM ANUNCIO COLADO NUM ORELHÃO DO LADO DO BAR QUE DIZIA: "LOURINHA GOSTOSA. FAÇO KELVIN ATÉ O FINAL!", AI, GERAL BOLOU. O QUÊ OU QUEM DIABOS É KELVIN? NEGUIM JÁ DESCOLADO EM PUTARIA NÃO SABIA O QUE ERA AQUILO. KELVIN? WHATTAFUCK? A SOLUÇÃO? LIGAR PRA PUTA, É CLARO. AÍ, ELA EXPLICOU A PARADA: KELVIN É FAZER GARGANTA PROFUNDA ATÉ O FINAL SEM USAR CAMISINHA (20 CONTOS). MATADA METADE DA CHARADA. MAS POR QUE KELVIN? FIZ UMA BUSCA NO GOOGLE E SÓ APARECERAM DOIS LINKS SOBRE A PARADA!!! (O RESTO TODO ERA LIGADO A PESSOAS CHAMADAS KELVIN OU AO GRAU KELVIN). UM ERA UM FÓRUM NO QUAL A MESMA RESPOSTA E PERGUNTA QUE FAÇO AQUI ERA REQUERIDA, OUTRO ERA UM ANUNCIO DE JORNAL DE UMA VAGABA QUE FAZ KELVIN. ENTÃO, O MISTÉRIO CONTINUA: POR QUÊ KELVIN? ALGUÉM AÍ SABE?

O QUE É CABINE?

SEMPRE QUE TUITO OU COMENTO QUE VI OU VOU VER TAL FILME NUMA 'CABINE', UMA GALERA PERGUNTA: 'O QUE É ISSO?' BOM, CABINE É O TERMO DADO PARA SESSÕES FECHADAS DE UM FILME PARA A IMPRENSA. GERALMENTE ACONTECEM UMA SEMANA OU ALGUNS DIAS ANTES DE O FILME ESTREAR, PARA DAR TEMPO DE PEGAR O FECHAMENTO DOS JORNAIS OU DE A PESSOA FAZER UMA MATERIA COM MAIS DETALHES; OU ENTREVISTAR ALGUEM DO ELENCO. LA FORA, ESTAS SESSOES SAO CHAMADAS DE SCREENERS. ENTAO, PQ AQUI SE USA O TERMO 'CABINE'?

O TERMO CABINE VEM DO FATO DE QUE, EM OUTROS TEMPOS, ESTAS SESSOES ACONTECIAM EM CABINES PRIVATIVAS (COMO UM BOM HOME THEATER CASEIRO DOS DIAS ATUAIS), NAO EM SALAS DE CINEMA COMO HJ,  MAS NOS ESCRITORIOS DAS PROPRIAS DISTRIBUIDORAS, A MAIORIA DELAS LOCALIZADA NO CENTRO DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO, NA CHAMADA CINELANDIA (A MATRIZ DE TODAS AS MAJORS ANTES FICAVAM AQUI, AGORA MUITAS MIGRARAM PRA SP). CHEGUEI A PEGAR ALGUMAS DAS VELHAS CABINES ORIGINAIS DA CIDADE FUNCIONANDO, MESMO QUANDO AI…