Pular para o conteúdo principal

CINÉTICAS...


CONTINUANDO OS UPDATES, ALGUNS FIMES VISTOS RECENTEMENTE:


1- STAR TREK BEYOND: 50 ANOS DA ESTREIA DA SERIE ORIGINAL DA TV (SET/1966)

É O TERCEIRO FILME DO REBOOT (E DÉCIMO-TERCEIRO PARA CINEMA), COM NOVOS ATORES FAZENDO VELHOS PERSONAGENS. O CASTING É UM DOS MAIORES ACERTOS. TODOS ESTÃO EXCELENTES NOS POSTOS. DIFICIL DESTACAR ALGUÉM.

É O FILME MAIS FRENÉTICO E DE AÇÃO DE TODOS. TBM PUDERA, O DIRETOR É JUSTIN LIN, QUE ASSINOU O ULTIMO 'FAST & FURIOUS'. O CURIOSO É Q ELE LEVOU SUA ASSINATURA PARA O UNIVERSO TREK, SEM SOAR FORÇADO. HÁ ATÉ UMA CENA/CITAÇÃO IGUALZINHA A UMA DE F&F 6, MAS TUDO ENCAIXADO NO ROTEIRO.ELE TROUXE VELOCIDADE, FURIA E HIP-HOP PARA O FILME, SEM DESCARACTERIZA-LO. AGORA, ATE A INCLUSÃO DE 'SABOTAGE', DOS BEASTIE BOYS (QUE NOS ASSUSTOU NOS TRAILERS) FAZ SENTIDO. MANDOU BEM.

E, COMO NÃO HÁ LADO DE CIMA/DE BAIXO NO ESPAÇO (E NEM GRAVIDADE), O 3D SE ENCARREGA DE NOS FAZER FICAR DESORIENTADOS, EM CENAS ABSOLUTAMENTE INCRÍVEIS. VALE VER NO 3D. É UM RIDE. ASSSITI NAS CINCO PRIMEIRAS FILAS DO IMAX, E FUI TOTALMENTE TRANSPORTADO PARA DENTRO DA AÇÃO =)

NO FIM DA AVENTURA (CUJO VILÃO, KRALL, É FEITO POR UM IRRECONHECÍVEL IDRIS ELBA), QUE TRAZ DE VOLTA AQUELE CLIMA DA SERIE CLÁSSICA, QUANDO A EQUIPE SAIA EM MISSÃO APÓS RECEBER UM PEDIDO DE SOCORRO, HÁ UMA HOMENAGEM DE ARRANCAR LÁGRIMAS AO FALECIDO SPOCK/LEONARD NIMOY; E OUTRA, DE ULTIMA HORA, A ANTON YELCHIN (CHEKOV). TODOS CHORA =(



*NOTARAM QUE O POSTER FAZ REFERENCIA AO PRIMEIRO ST DAS TELAS?


2- O SOM AO REDOR, É O DA RESISTÊNCIA

O NOVO FILME DE KLEBER MENDONÇA FILHO (DE 'O SOM AO REDOR'), 'AQUARIUS', LEVANTOU POLEMICAS BOBAS -- POR CONTA DA POSTURA DO DIRETOR EM CANNES, ELE TEM O DIREITO DE SE MANIFESTAR --, E AINDA SOFREU, BREVEMENTE, POR UMA CENSURA INJUSTA (IA SER 18 ANOS). MAS, REDUZIU PARA 16. TUDO PQ, HA DUAS CENAS DE NUDEZ, BREVES E ALGO EXPLICITAS, QUE FAZEM SENTIDO NA TRAMA.

ELE SE PASSA TODO EM VOLTA DA PERSONAGEM CLARA, JORNALISTA FEITA SOBERBAMENTE POR SONIA BRAGA (SUA MELHOR ATUAÇÃO NO CINEMA, DE LONGE), QUE RESISTE EM SAIR DE UM VELHO PRÉDIO NA PRAIA DE BOA VIAGEM/RECIFE, QUE PODE IR ABAIXO, PARA VIRAR MAIS UM CONDOMÍNIO DE LUXO, COMO TANTOS OUTROS POR AI (TIPO OS DA BARRA/RJ)

 CLARA NÃO QUER DESAPEGAR DO PASSADO (ALI, AMOU, CRIOU SEUS FILHOS, VIU O MUNDO MUDAR), GUARDA SEUS DISCOS (DE VINIL), SUAS MEMÓRIAS PASSADAS NAQUELE LUGAR, E BATE O PÉ. POR CONTA DISSO, SOFRE TODO O TIPO DE AMEAÇAS. EM DADO MOMENTO, PARECE ATÉ UM FILME DE SUSPENSE.

'AQUARIUS', NÃO ROLA TÃO BEM QNTO 'O SOM AO REDOR'. PARECE ATE UMA CONTINUAÇÃO DESTE (NO CASO, DA ESPECULAÇÃO IMOBILIÁRIA EM BOA VIAGEM). MAS, É UM FILME COM ÓTIMO ROTEIRO, QUE SÓ PECA POR SUAS DUAS HORAS E MEIA; E, AINDA ASSIM, NÃO CONCLUI TOTALMENTE. CONTUDO, 'POLEMICAS' A PARTE, É UM BOM FILME, COMO PROVA SEU SUCESSO EM FESTIVAIS...


3- WOODY ALLEN SOCIETY



O NOVO WOODY ALLEN, 'CAFÉ SOCIETY', É UM FILME BOM PRA CARAMBA. INCRÍVEL COMO O JUDEU NEURÓTICO DO BROOKLYN AINDA CONSEGUE SE SUPLANTAR, MESMO RECICLANDO IDEIAS. AQUI, ELE USA A ERA DE OURO DO CINEMA EM HOLLYWOOD (COMEÇO DOS 30S), PARA CONTAR UMA HISTORIA DE AMOR ENTRE UM JOVEM JUDEU DO BROOKLYN (MICHAEL CERA) QUE VAI A LOS ANGELES PARA CONSEGUIR UM EMPREGO COM O TIO (STEVE CARELL), RENOMADO AGENTE DE HOLLYWOOD. LÁ, ACABA SE APAIXONANDO PELA SECRETÁRIA DO TIO (KRISTEN STEWART, LINDA E EM EXCELENTE PERFORMANCE). MAS, ESTA, TEM UM CASO COM HOMEM MAS VELHO. E PARTE O CORAÇÃO DO RAPAZ? ACABA AI?

BOM, NÃO VOU CONTAR O RESTO. SÓ QUE, WOODY, DO ALTO DE SEUS 85 ANOS (!), PARECE JÁ ESTAR COMEÇANDO A SE DESPEDIR DA GENTE, AOS POUCOS. ELE TRATA DE TEMAS RECORRENTES EM SUA OBRA, COMO O SENTIDO DA VIDA, A RIXA ENTRE NYC E LOS ANGELES, A IMPORTÂNCIA DE AMAR, QUE DIABOS ESTAMOS FAZENDO AQUI E PRA ONDE VAMOS (SE É QUE VAMOS PRA ALGUM LUGAR; PARA OS JUDEUS, TUDO ACABA NA MORTE) DE UM MODO AINDA MAIS INCISIVO DO QUE ANTES. SE ELE MORRER ANTES DO PRÓXIMO, JÁ DEIXOU SEU TESTAMENTO. SENSACIONAL!


4-  TUBARÃO COM SOTAQUE ESPANHOL
 

JÁ EM CARTAZ NO BR, O EFICIENTE THRILLER 'ÁGUAS RASAS' (THE SHALLOWS), DO CATALÃO JAUME COLLET-SERRA (QUE JÁ NOS ASSUSTOU BASTANTE, EM FILMES COMO 'A ÓRFÃ' E 'SEM ESCALAS'). EFICIENTE PQ, BASICAMENTE, EM CENA, TEMOS APENAS A BELDADE BLAKE LIVELY (Q TBM ESTÁ NO NOVO DO WOODY ALLEN), UM TUBARÃO E... UMA GAIVOTA. E BASTA. MUITA TENSÃO E POUCA GRANA INVESTIDA, NUM FILME QUE CUMPRE O QUE VENDE: DAR SUSTOS E SER O MELHOR FILME COM TUBARÃO EM MUITO TEMPO -- PQ, 'DEEP BLUE SEA' NOS FAZIA RIR.

SURFISTINHA DO TEXAS (LIVELY) VAI A SECRET SPOT NO MÉXICO, EM BUSCA DA ONDA PERFEITA. E DE SOLIDÃO. ELA SÓ NÃO ESPERAVA QUE, NAQUELE LUGAR PARADISÍACO, APARECESSE UM TUBARÃO, DOS GRANDES, PARA ESTRAGAR A PAZ. E ASSIM, ILHADA, SEM A PRANCHA E LONGE DA PRAIA, ELA TEM DE SE VIRAR EM CIMA DE ROCHAS E BOIAS PRA ESCAPAR DA SANHA DO ESQUALO. TENDO COMO COMPANHEIRA UMA GAIVOTA DE ASA QUEBRADA. NO FUNDO, É UM FILME SOBRE SUPERAÇÃO. E BLAKE, O FEZ QUANDO JÁ ESTAVA GRÁVIDA (DE MR. DEADPOOL =). MESMO ASSIM, MANDOU BEM NAS DIFÍCEIS CENAS AQUÁTICAS.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DANCETERIA, UMA MODA FUGAZ

POR CONTA DO POST ANTERIOR (QUE ERA SÓ SOBRE CLUBES ALTERNATIVOS QUE MARCARAM A NOITE CARIOCA), ME PERGUNTARAM SOBRE OUTRAS CASAS, QUE, NA VERDADE, ERAM DE SHOWS, DANCETERIAS. ENTAO, VAMOS LÁ, RELEMBRA-LAS. ANTES: VALE NOTAR QUE O NOME 'DANCETERIA' FOI IMPORTADO DE UMA CASA QUE TINHA ESSE NOME EM NOVA YORK, NOS ANOS 80. ALGUEM TROUXE PRA CÁ (ACHO QUE COMEÇOU POR SP) E ACABOU VIRANDO SINONIMO DE UM TIPO DE LUGAR, QUE MISTURAVA PISTA DE DANÇA COM UMA ATRAÇÃO AO VIVO NO MEIO DA NOITE. METROPOLIS = A PRIMEIRA COM ESSAS CARACTERISTICAS NO RIO FOI A METROPOLIS, EM SAO CONRADO, QUE, ASSIM COMO O CUBATÃO, TBM ABRIU NA SEMANA/MES EM QUE ACONTECIA O PRIMEIRO ROCK IN RIO, JANEIRO DE 1985. COMO O NOME INDICA, SEU LOGOTIPO E SUA DECORAÇÃO IMITAVAM O ESTILO DO CLASSICO SCI-FI DE FRITZ LANG, INCLUSIVE COM PASSARELAS NO MEIO DELA, QUE REMETIAM ÀS PONTES MOSTRADAS NO FILME. SÓ QUE TUDO COM NEON, CLARO. A METROPOLIS FOI PALCO DE MUITOS SHOWS DE BANDAS QUE NAO FAZIAM O PERFIL DO CIRCO VOADOR, PQ ...

BAYAAABAAA!

A TV ITALIANA LEMBRA A TV BRASILEIRA DOS ANOS 70, 80 UMA COISA MEIO SBT NOS PRIMÓRDIOS (TVS) OU TV CORCOVADO (PRE-CNT). É MUITO RUIM E SÓ PASSA COISAS ANTIGAS. O CURIOSO É QUE AS RADIOS LA SAO MAIS LEGAIS DO QUE AS DAQUI, MAIS VARIADAS (TEM ATE UMA VIRGIN RADIO, DE ROCK EM GERAL). MAS A TV LOCAL É DO ARCO DA VELHA. LOGO QUE CHEGO NUMA CIDADE DOU GERAL NO LINEUP DE AUDIO E VIDEO. EM ROMA, ACHEI UM CANAL DEDICADO AOS LANCES JAPAS, A NEKO TV, MAS QUE, CURIOSAMENTE, EXIBIA 'BIGFOOT & WILDBOY', SERIE TRASH DA DUPLA SID & MARTY KROFT (ELO PERDIDO), QUE ROLAVAQUI NO SBT. ATE AI, TUDO BEM. MESMO NAO SENDO JAPA, FAZIA SECULOS QUE NAO VIA AQUILO (AQUI, PÉ GRANDE E GAROTO SELVAGEM). ACONTECE QUE, PELOS PRÓXIMOS CINCO DIAS QUE PASSEI NA CIDADE, O CANAL SÓ EXIBIA O MESMÍSSIMO EPISÓDIO DA PARADA (AQUELE EM QUE APARECE UM SOSIA DO PÉ GRANDE), EM VARIOS HORARIOS! LIGAVA A TV PELA MANHÃ, TAVA LÁ. CHEGAVA DA RUA A NOITE, DE NOVO, A MESMA COISA. O GRITO DE GUERRA DO BIGFOOT, BAYAAABAA! A...

UM BELO FILME DE VINGANÇA!

  Nesta semana, chega aos cinemas brasileiros um concorrente do Oscar nas categorias principais: filme, atriz e direção, entre outras. “Bela Vingança” (“Promising Young Woman”), desde já um dos melhores e mais perturbadores filmes do ano.   Tanto o trabalho de atuação e entrega de Carey Mulligan (como a perturbada Cassandra), como a direção firme de Emerald Fennell (atriz de séries como ‘The Crown’ e ‘Killing Eve’, estreando na direção de longa, com muita competência), bem como toda a parte técnica do filme (além do bom roteiro, fotografia e som impecáveis) é irretocável. O resultado final é um dos mais formidáveis filmes de vingança já vistos. Carey Mulligan, como Cassie      Acompanhamos a tímida e frágil Cassandra, que apesar de já estar na casa dos 30 anos, ainda mora com os pais e não tem namorado (não que isso seja obrigatório, parece nos dizer a personagem, embora não os evite). E, mesmo tendo sido uma universitária com altas notas na cadeira que escolh...