Pular para o conteúdo principal

MINHA(S) LOJA(S) DE DISCOS


ASSISTINDO AO DOC 'ALL THINGS MUST PASS: THE RISE AND FALL OF TOWER RECORDS', QUE COLIN HANKS, O FILHO DE TOM, FEZ SOBRE A LENDÁRIA CADEIA DE LOJAS AMERICANAS DE DISCOS, TOWER (QUE FALIU HA DEZ ANOS), ME VEIO A MEMORIA NÃO APENAS A PRIMEIRA VEZ EM QUE ENTREI NA INCRÍVEL LOJA DA TOWER, NA SUNSET, EM LOS ANGELES; COMO TBM DE TODAS AS OUTRAS LOJAS DE DISCOS QUE ME IMPACTARAM QUANDO NELAS ADENTREI. ERAM TEMPOS NOS QUAIS, ALEM DE CONHECER AS CIDADES NA GRINGA, ERA MUITO IMPORTANTE DEDICAR UM DIA A VISITAR AS LOJAS DE DISCOS, QUE, POR AQUI, SEMPRE FORAM MEIO FURRECAS, EM COMPARAÇÃO.



A PRIMEIRA GRANDE LOJA DOS SONHOS QUE CONHECI, FOI A HMV, DA OXFORD STREET, EM LONDRES. FOI COMO SE ENTRASSE NUMA LOJA DE DOCES, PRA USAR UM CLICHÊ SURRADO. NEM SABIA PRA QUAL LADO IR. ALI, ESTAVAM TODOS OS DISCOS COM OS QUAIS SEMPRE SONHEI. E MUITO MAIS. ACABEI COMPRANDO UMA MALETINHA PARA CARREGAR OS VINIS. SIM, ERAM FINAIS DOS 80S, O VINIL AINDA REINAVA. NA ULTIMA VEZ EM QUE ESTIVE EM LONDRES, PEGUEI OS ÚLTIMOS DIAS DESTA HMV. FECHOU NO FIM DE 2014. MAS AINDA TEM OUTRA, NA MESMA RUA, MAIS ACANHADA. QUASE AO LADO DESTA (PERTO DE TOTTENHAM COURT RD), HAVIA TBM A PRIMEIRA VIRGIN MEGASTORE DE LONDRES, QUE ABRIU DEPOIS. FOI NA VIRGIN, QUE TIVE UM MOMENTO/VISÃO LINDO: NUM DIA DE SEMANA, SAIU UM SINGLE NOVO DOS SMITHS. E 99% DAS PESSOAS NA FILA ESTAVAM COM O SEU COMPACTO DEBAIXO DO BRAÇO. ERA A CULTURA DA MUSICA/SINGLE DA SEMANA. HJ, NO LUGAR DESTA VIRGIN, AGORA É UMA PRIMARK, LOJA DE ROUPA BARATA.



DEPOIS DA PRIMEIRA, VOLTEI VARIAS VZS A LONDRES, ONDE ESTAVAM AS MELHORES LOJAS DE DISCOS QUE JÁ CONHECI. FORA DO CIRCUITO OXFORD, ESTAVA (E AINDA ESTÁ) A ROUGH TRADE, EM NOTTING HILL GATE (ESTA, MAIS MODESTA); E, ALI, NUMA ESQUINA DA OXFORD, FICA A BERWICK STREET (ONDE OASIS FEZ A FOTO DE CAPA DE SEU SEGUNDO ÁLBUM), ONDE CADA PORTA AO LADO, É UMA LOJA DE DISCOS DIFERENTE (INCLUSIVE, NOS POROES), PARA TODOS OS GOSTOS (REGGAE, SOUL, BLUES, DANCE, TECHNO, DISCO, ROCK ETC). HJ EM DIA, QUASE TODAS FECHARAM. MAS AINDA RESISTEM ALGUMAS, EM VERSÕES MENORES. DETALHE: APESAR DA CHEGADA DO CD, AS LOJAS INGLESAS JAMAIS DEIXARAM DE VENDER VINIS. HJ EM DIA, ATÉ NA REDE DE SUPERMERCADOS TESCO, P EX, VC ENCONTRA AS BOLACHAS MAIS POP.



TAMBÉM NO FIM DOS 80S, CONHECI LOS ANGELES. E LOGO NO PRIMEIRO DIA, FUI A TOWER DA SUNSET, CLARO. QUE MANÉ HOLLYWOOD WALK! OS CDS JÁ ESTAVAM CHEGANDO. E VINHAM NAQUELAS CAIXAS IMENSAS, PARA CHAMAR A ATENÇÃO, JÁ QUE OS VINIS, POR SI SÓ, JÁ ERAM BELOS CHAMARIZES. COM O TEMPO, AS CAIXAS SUMIRAM, PQ GASTAVAM MUITO PAPEL PARA FAZE-LAS. E OS VINIS, TBM. NOS EUA, ELES QUASE ACABARAM DE FATO. RESISTIRAM POR UM TEMPO NA TOWER DA LAFAYETTE, EM NOVA YORK, E SEMPRE TIVERAM SEU CANTINHO NAS VIRGIN (QUE, HJ, NAO EXISTEM MAIS EM NYC). ATÉ A ASCENÇÃO DA CALIFORNIANA AMOEBA (QUE ERA UMA LOJINHA VOLTADA PRA GALERA UNIVERSITÁRIA DE BERKELEY, E HOJE TEM DUAS MEGASTORES, UMA EM SAN FRANCISCO, OUTRA EM LOS ANGELES), OS EUA TINHAM POUCOS LUGARES QUE VENDIAM VINIS. HJ EM DIA, É MAIS FÁCIL VC ACHAR UM DISCO NA LOJA DE ROUPAS URBAN OUTFITTERS DO QUE ENCONTRAR UMA LOJA ESPECIALIZADA (OUTRAS CADEIAS, COMO A TOWER, TBM COLAPSARAM, COMO A SAM GOODY E FYI). EM MANHATTAN, PARA ACHAR DISCOS MAIS ESPECÍFICOS, VC TEM QUE IR A OTHER MUSIC -- IRONICAMENTE, DO OUTRO LADO DA RUA, ONDE FICAVA A MAIOR TOWER DE NYC. MAS, PEGANDO O METRÔ E ATRAVESSANDO O HUDSON, HÁ A PRIMEIRA ROUGH TRADE AMERICANA, NO BROOKLYN. GRANDE, COMO É TUDO NA AMÉRICA, EM COMPARAÇÃO COM SUAS IRMÃS INGLESAS.



E AI, VOLTAMOS A TOWER. O DOC MOSTRA COMO A LOJINHA, QUE COMEÇOU EM SACRAMENTO (CAPITAL DA CALIFÓRNIA; NÃO, NÃO É LOS ANGELES), CRESCEU EM SAN FRANCISCO, NOS 70S, E APARECEU EM LOS ANGELES (A DA SUNSET, ERA FREQUENTADA PELOS ROCK STARS, ELTON JOHN BATIA PONTO LÁ, TODA SEMANA), EXISTIU 30 ANOS NUMA BOA, ATÉ QUE NOS 90S, TEVE PLANOS DE EXPANSÃO, ABRIU EM LONDRES (EM PICADILLY CIRCUS), EM TODA A PARTE (TINHA UMA MEGA LOJA, LINDA, EM BUENOS AIRES) E SE ESTABELECEU COMO UMA MARCA MUNDIAL. COM A CHEGADA DOS CDS REGRAVÁVEIS E DO MP3, A TOWER QUEBROU (AS FILIAIS CONSUMIRAM TODO O SEU CAPITAL, NAO DEVERIAM TER SAIDO DOS EUA). HJ, RESTARAM UMA DUZIA DE LOJAS NO JAPÃO, ONDE UM GRUPO LOCAL COMPROU O USO DO NOME, E UTILIZA AS MESMAS SACOLAS AMARELAS, COM LETRAS VERMELHAS. PARA O LANÇAMENTO DO DOC, A LOJA DA SUNSET (ATE HJ FECHADA, EXATAMENTE COMO ESTAVA), FOI REABERTA E O LOGOTIPO MAIS UMA VEZ BRILHOU EM SEU LETREIRO. PARECE, QUE VÃO TOMBAR O PRÉDIO.



*AQUI, TIVEMOS LOJAS BACANAS, COMO A MODERN SOUND/RJ, P EX, MAS NEM SE COMPARAM COM AS VIRGIN, HMV E TOWER. ERA COMO SE SARAIVA MEGASTORE OU FNAC, P EX, SÓ VENDESSE DISCOS (BEM, TBM LIVROS E CAMISETAS). AGORA, SÃO APENAS LEMBRANÇAS NA MEMÓRIA DE QUEM SEMPRE AMOU A MUSICA. GIVE THE GIFT OF MUSIC.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OS SHOWS QUE VEM POR AI!

A agenda de shows internacionais no Brasil, neste primeiro semestre, está bem movimentada. Teremos desde grandes atrações inéditas (Phil Collins), até velhos conhecidos (Foo Fighters) e despedidas (Ozzy). Infelizmente, algumas das atrações, como Gorillaz e Depeche Mode, apenas em SP





DEPECHE MODE - SÃO FRANCISCO


PHIL COLLINS

PRIMEIRA VEZ NO BRASIL, SOLO - JÁ VEIO COM O GENESIS, NOS ANOS 70,
COM ABERTURA DO PRETENDERS

 22 FEVEREIRO: MARACANÃ/RJ
 24 FEVEREIRO: ALLIANZ PARQUE/SP
 27 FEVEREIRO: BEIRA RIO/POA




FOO FIGHTERS

COM ABERTURA DO QUEENS OF THE STONE AGE 

25 FEVEREIRO: MARACANÃ /RJ
27 FEVEREIRO : ALLIANZ PARQUE /SP
2 MARÇO: PEDREIRA PAULO LEMINSKI/CURITIBA
4 MARÇO: BEIRA RIO/POA


KATY PERRY

REI PANTERA

Vão dizer pra você que 'Pantera Negra', é o primeiro filme de super herói Marvel negro. Não é (Blade, veio bem antes). Ou, que é o primeiro filme com cast quase totalmente negro. Outra inverdade, basta uma rápida pesquisa. O fato é que, independentemente desses detalhes, 'Black Panther' é um filmaço, dos melhores do MCU (o Marvel Cinematic Universe). Não diria o melhor, pq 'Capitão América: guerra civil' (onde o Pantera Negra foi formalmente introduzido), detém esse titulo, desde os primeiros do Homem de Ferro e Vingadores. E, está acima do ultimo Marvel, o 'Thor: Ragnarok'. Muita gente gostou deste, pelo seu tom brincalhão. Achei um tanto demais da conta.


Por outro lado, os mais jovens irão achar 'Pantera negra' um bocado sério. É um filme que (quase) não deixa espaço pra piadinha barata. A história de T´Challa (Chadwick Boseman, que se revelou na cinebio de James Brown), o herdeiro do trono de Wakanda (um fictício e super avançado país africano…

ENVENENADO PELO ESTILO

Paul Thomas Anderson é um prodígio. Aos 26, realizou 'Boogie nights', seu longa de estreia, que aumentava um curta que ele tinha feito dez anos antes, sobre um fictício ator pornô chamado Dirk Diggler. Seu trabalho seguinte, foi o ambicioso 'Magnolia', espécie de homenagem a Robert Altman: um filme longo e cheio de personagens, cujas historias se entrecruzam aleatoriamente. Daí em diante, cada novo filme seu era esperado com altas expectativas, pelos fãs e pela crítica. Ele fez até um com Adam Sandler (!?), 'embriagado de amor'. Mas, sua obra-prima, veio em 2007: 'There will be blood' (sangue negro), um daqueles raros filmes que, quando acaba, dá vontade de aplaudir de pé na sala, e gritar 'bravo!' Um dos grandes trunfos do filme, é Daniel Day-Lewis, que, não a toa, ganhou Oscar de melhor ator no ano seguinte. É um dos cinco melhores filmes deste novo século.


Agora, no momento em que Day-Lewis anuncia sua aposentadoria do cinema, se juntou no…