CHRISTOPHER NOLAN NÃO DÁ PONTO SEM NÓ. OS ROTEIROS QUE CRIA, JUNTO COM SEU IRMÃO, JONATHAN, SÃO EXTREMAMENTE ENGENHOSOS E REDONDOS. EM COMUM, ELES TEM POR BASE A ILUSÃO, O TEMPO, A LEMBRANÇA, A PSIQUE DOS PERSONAGENS, SEJA NOS TRUQUES DE MÁGICA DE 'THE PRESTIGE', NAS MEMÓRIAS RECONSTRUÍDAS DE 'MEMENTO', NO ID DOS PERSONAGENS EM 'INCEPTION'. EM 'INTERSTELLAR' ESTES ELEMENTOS ESTÃO TODOS LÁ. NÃO DE UMA FORMA TOTALMENTE INEDITA E ORIGINAL, COMO EM 'INCEPTION', MAS EMULANDO OUTROS SCI-FI ALGO 'CABEÇA', BASEADOS EM EVENTOS CIENTÍFICOS/FILOSÓFICOS, COMO 'SOLARIS', 'O ENIGMA DO HORIZONTE' OU MESMO '2001', COM O QUAL ELE NAO QUER SER COMPARADO, MAS CUJA TRILHA DE HANS ZIMMER INSISTE EM NOS LEMBRAR, COM ACORDES FORTES DE ÓRGÃO. NÃO É CIENCIA PURA (NEM PODERIA), MAS TAMBEM NAO É SCI-FI PIPOCA DIVIDE OPINIÕES QUANDO ACABA.
NAO VOU ENTRAR NOS DETALHES DA TRAMA (ALIAS, NAO VI, NEM LI NADA SOBRE O FILME ATE ASSISTI-LO, MAL SABIA DO ELENCO, É UMA BOA DICA PRA IR MAIS FUNDO NELE), PQ É DIFICIL DISCORRER SOBRE, SEM ENTREGAR PONTOS-CHAVE. MAS, GROSSO MODO, É SOBRE O FUTURO DA TERRA, DA HUMANIDADE. FICAREMOS SEM RECURSOS EM BREVE. E NÃO TEMOS PARA ONDE IR. QUAL A PORTA DE ESCAPE, O PLANO B? O ESPAÇO. MAS, COMO ALCANÇAR OUTRO PLANETA QUE POSSA NOS RECEBER? MUITO DIFÍCIL. MAS NÃO IMPOSSÍVEL (ATE PQ, HABITAMOS NOSSO PLANETA HA BEM POUCO, NA ESCALA GERAL DE TEMPO, E NADA IMPEDE QUE MIGREMOS PRA OUTRO NO FUTURO). ESSA É A MISSÃO DE UM GRUPO DE CIENTISTAS/ASTRONAUTAS. E, COMO SABEMOS QUE O TEMPO É RELATIVO, NESSA JORNADA, A TERRA QUE ELES DEIXARAM NAO SERÁ A MESMA QUANDO ELES VOLTAREM. NAO PODEMOS IR PARA O PASSADO, COMO O PROPRIO EINSTEIN NOTOU EM SUA TEORIA DA RELATIVIDADE (DAI A IMPOSSIBILIDADE DE UMA MÁQUINA DO TEMPO), MAS, DE ACORDO COM A TEORIA DOS WORMHOLES (ESTA, NAO COMPROVADA AINDA, COMO A DA RELATIVIDADE), PODE SER POSSIVEL IR PARA UM PONTO DISTANTE, NUM PULO ESPAÇO-TEMPO, PEGAR UM ATALHO, E VOLTAR NUM TEMPO DIFERENTE. QUE É O QUE ACONTECE NO FILME.
PRA QUEM É ESCOLADO EM SCI-FI, INEVITÁVEL NAO LEMBRAR DO POUCO VISTO 'EVENT HORIZON', QUE EXPUNHA ALGUNS PONTOS TRATADOS PELOS NOLAN EM 'INTERSTELLAR', SÓ QUE COM UM VIÉS DE FILME DE TERROR; RECORDAR DE 'SOLARIS', DE TARKOVSKI, E PENSAR EM '2001 (CITADO EM VARIOS MOMENTOS, ATE NUMA PIADINHA ENVOLVENDO UMA LUZ VEMELHA), QUE, DE RESTO, É A MATRIZ PARA TODO E QUALQUER FILME QUE QUEIRA LEVAR A FICÇÃO-CIENTÍFICA A SÉRIO (SENDO MAIS CIENCIA DO QUE FICÇÃO). O PRINCIPAL É QUE NOLAN NOS FAZ PENSAR QUE, SE NAO HÁ UM GRANDE ESQUEMA, UM DEUS EM ALGUM LUGAR PARA NOS AJUDAR, SÓ O MILAGRE DA INTELIGENCIA HUMANA PODERÁ, UM DIA, NOS LEVAR PARA ALÉM DAS ESTRELAS. A PRETENSÃO DOS NOLAN AS VZS DERRAPA PELO CAMINHO, E A CIENCIA NAO É PRECISA. AFINAL, É CINEMA.
REVI NUMA SESSÃO COM PLATEIA, NAO CABINE DE CRITICOS, E A REAÇAÕ GERAL NO FINAL É DE PRAZER E RAIVA, SUSCITA COMENTÁRIOS DIVERSOS, JA QUE ELE NAO TEM O MESMO APELO DE 'GRAVITY'. NEM É O TIPO DE FILME QUE TEM UM CIENTISTA LOUCO (TIPO UM DOC BROWN), QUE EXPLICA TUDO...
Comentários
Postar um comentário