Pular para o conteúdo principal

CHI-CHI-CHI! LE-LE-LE! (STGO)

  ESTIVE PELA PRIMEIRA VEZ NO CHILE HA 12 ANOS. NA EPOCA, SANTIAGO NAO ME IMPRESSIONOU. ATE PQ, MAL PASSEI PELA CIDADE, FUI EM FERIAS DE INVERNO, EM BUSCA DE NEVE, QUE ENCONTREI AO PÉ DO VULCÃO VILLARICA, EM PUCÓN. MAS, JA ME CHAMOU A ATENÇÃO NA ÉPOCA, UM PAIS QUE FLORESCIA A OLHOS VISTOS. 12 ANOS DEPOIS, SANTIAGO É UMA CIDADE DIFERENTE. MUDOU, PRA MELHOR, DA ÁGUA PARA O VINHO. ESTÁ SUPER MODERNA, SOFISTICADA, DE FAZER PAR COM QUALQUER CIDADE EUROPEIA, SÓ QUE COM A EFICIENCIA E O PADRÃO AMERICANO DE SERVIR. PRA NOSOTROS AQUI DO BAGUNÇADO BRASIL, IMPRESSIONA COMO ELES SAO EDUCADOS, CORRETOS, COMO TUDO FUNCIONA A CONTENTO. DO CARRO QUE SEMPRE DA PRIORIDADE AO PEDESTRE (NAO IMPORTA ONDE NEM QUANDO) AO ATENDENTE DA LOJINHA OU DO RESTAURANTE,  A BELEZA DE SEUS PARQUES E JARDINS, A LIMPEZA DE SUAS RUAS, A QUALIDADE DE SEU ASFALTO. TUDO O QUE FALTA AQUI NA CIDADE MARAVILHOSA, P EX, QUE SE GARANTE SÓ NO VISUAL.



  NAO VI, EM PARTE ALGUMA (E FUI DAS AREAS RICAS AS MAIS POBRES, MAS QUE NAO SAO MISERAVEIS NO NIVEL DE NOSSAS FAVELAS), NENHUMA CRIANÇA NA RUA. DA OUTRA FEZ, VI UMA, NUM SINAL NO CAMINHO DO AEROPORTO. AGORA, NADA. OS MENDIGOS OU MENINOS DE RUA DE SANTIAGO SÃO OS CACHORROS. SIM, EXISTEM CAES A SOLTA POR TODA A PARTE, SOLOS OU EM BANDO. DAS RUAS MAIS SOFISTICADAS DE LAS CONDE OU NAS MAIS MOVIMENTADAS DA PROVIDENCIA, AS PISTAS DE NEVE EM LOS FARELLONES. OS 'PERROS SELVAGENS', COMO APELIDEI, ESTAO EM TODA A PARTE. MAS NAO INCOMODAM, NEM SAO INCOMODADOS PELOS HUMANOS. E, A NOITE, DORMEM SOB AS MARQUISES, EM CIMA DE PAPELOES, COMO VEMOS OS SEM-TETO NOS CENTROS DO RIO E SP. E SAO CAES DE TODO O TIPO, NAO APENAS VIRA-LATAS. UM DESTES, QUE CHAMEI DE NERUDA, ME ACOMPANHOU POR MAIS DE DEZ BLOCOS NUMA CAMINHADA PELO CENTRO VELHO. CURIOSO.



   OUTRA COISA QUE IMPRESSIONA É O TAMANHO E A QUALIDADE DE SEUS SUPER MERCADOS E LOJAS DE DEPARTAMENTOS. TODOS OS MERCADOS SAO SUPER, OU NAO PODEM SER CHAMADOS ASSIM. IMENSOS, COMO OS QUE VEMOS NA BARRA, P EX, MAS LIMPOS E BEM SERVIDOS, QUASE NO NIVEL DOS QUE VEMOS NOS EUA. E AS LOJAS DE DEPARTAMENTOS, QUE JA EXISTIAM HA 12 ANOS, AUMENTARAM EM NUMERO E TAMANHO. ANTES, SÓ TINHA A LOCAL FALABELLA E A INGLESA RIPLEY. AGORA, HA TBM A FRANCESA PARIS. TEM UMA PRATICAMENTE EM CADA BAIRRO, E CADA UMA DELAS É IMENSA E TEM DE TUDO, PRODUTOS E MARCAS IMPORTADAS (MELHOR QUE OS FREE SHOPS DE AEROPORTOS), MAIS BEM SERVIDAS DO QUE AS RENNER E LEADERS DA VIDA. ESTAS, SOAM COMO LOJINHAS FULEIRAS EM COMPARAÇÃO. LEMBRAM OS ANTIGOS MAGAZINES QUE JA TIVEMOS NO BRASIL, COMO A FRANCESA MESBLA, A INGLESA MAPPIN E A AMERICANA SEARS. TEM NOS BAIRROS E TBM NOS DOIS MEGA SHOPPINGS LOCAIS, O PARQUE ARAUCO (JÁ MEIO ULTRAPASSADO) E O MODERNO COSTANERA CENTER, QUE IMPRESSIONA. AQUI, PARA TER ALGO PARECIDO, VC TEM QUE IR EM SHOPPINGS METIDO A BESTAS, COMO VILLAGE MALL, NO RIO, ONDE TUDO É MUITO CARO E NEM CHEGA PERTO.



  NA AREA POP/CULTURAL, É NA PROVIDENCIA QUE FICAM OS MELHORES POINTS. A GALERIA DO ROCK DELES ESTÁ LÁ, MELHOR QUE A LA BOND DE BS AS (E COM SUBIDA EM FORMA DE CARACOL), COM TUDO NA AREA ROCK/JAPA/GAMER/STONER ETC; E TBM AS LOJAS DE DISCOS. EXISTEM MUITAS. NESTAS, 80% VENDEM VINIS. E, DESTAS, QUASE TODAS SÓ VENDEM DISCO DE VINIL! FUI NUMA, CHAMADA FUNTRACKS, QUE ME LEMBROU A MODERN SOUND DOS VELHOS TEMPOS, E SAO DOIS ANDARES DE PURO VINILO. DO OUTRO LADO DA RUA, ESTÁ A KRAFTWERK MUSIK. PARECE AS LOJINHAS QUE EXISTIAM EM SP, COMO A WOP BOP OU STUDIO TAN, PEQUENA, ARRUMADINHA, ESPECIFICA PARA ELETRONICA E QUASE TODA COM VINIL. RESULTADO: COMPREI BOLACHÕES (NEM IMAGINAVA) E TBM AQUELE LIQUIDO LIMPA DISCOS QUE ANTES ERA DE LEI. CONFESSO QUE ACHEI MELHOR A SELEÇÃO DE LOJAS DE DISCOS DE SANTIAGO MAIS BACANA DO QUE AS QUE VI EM LONDRES QUANDO ESTIVE LÁ EM OUTUBRO PASSADO, MAIS DECADENTES E MENOS VARIADAS. NAO BASTASSE AS LOJAS DE RUA, NOS SHOPPINGS HA A KOMBI DO VINILO, QUE VENDE BASICAMENTE DISCOS USADOS E VITROLINHAS CROWLEY. PQ, NAS LOJAS, SÓ ROLA DISCO NOVO OU RELANÇAMENTO EM 180G, NADA DE SEBO.



   A AREA DE NOITADAS/BALADAS EM SANTIAGO FICA NOS ARREDORES DA LA CHASCONA, A CASA/MUSEU DE PABLO NERUDA, PERTO DO CERRO SAN CRISTOBAL (A VISTA DA PRIMEIRA FOTO). ANTES DELA, FICAM OS CLUBES EM SI, TEM PARA TODOS OS GOSTOS (ROCK, REGGAE, DANCE ETC). LOGO DEPOIS, VEM A AREA DE BARES E RESTAURANTES. O LUGAR FERVILHA A NOITE, BEM COMO O PATIO BELLAVISTA, QUE SEXTAS E SABADOS FICA ATE 2AM ABERTO. PQ, COMO EM TODA CIDADE EM QUE FAZ FRIO, STGO TBM ACORDA MAIS TARDE, DEPOIS DAS 10/11H, DEPENDENDO DO BAIRRO E DO TIPO DE COMERCIO. ANTES DISSO, SÓ OS CAFES E SERVIÇOS BÁSICOS. E, PARA QUEM QUER BRINCAR NA NEVE, A 40MINS DA CIDADE, NAS CORDILHEIRAS, ESTÁ O VALLE NEVADO (QUE DÁ PARA VER LA DEBAIXO EM DIAS CLAROS), O TEMPO Q VC LEVARIA PARA CHEGAR EM PETROPOLIS (RJ) OU CAMPOS DO JORDÃO (SP), E QUE FUNCIONA TBM NO VERAO, MUDANDO AS ATRAÇÕES. E, CLARO, COME-SE E BEBE-SE BEM EM QQ PARTE EM STGO, POR BONS PREÇOS E ALTA QUALIDADE. A COZINHA PRIVILEGIA OS FRUTOS DO MAR E AS CARTAS DE VINHO SAO IMENSAS. ALIAS, CHEGA-SE EM ALGUMAS VINICOLAS, DE METRO, EM CERCA DE 40MINS. O METRO LÁ TEM CINCO LINHAS E É MUITO BOM (NEM SE COMPARA AO DO RIO, QUE SÓ VAI E VOLTA E NAO TE LEVA A PARTE ALGUMA). MESMO ASSIM, ESTAVAM RECLAMANDO PQ AUMENTOU A PASSAGEM PARA $700 (R$2,50)



  EM RESUMO: TÁ VALENDO MAIS A PENA ECONOMICAMENTE, UM VOO DE 4HRS ATE O CHILE DO QUE 10, 12HRS PARA EUROPA OU EUA. JA QUE, ALEM DA PROXIMIDADE, NAO FALTA NADA LA QUE NAO TENHA NOUTRAS PARTES. E A MOEDA É BEM MAIS EM CONTA PRA GENTE DO QUE O DOLAR E O EURO (ALEM DE ACEITAREM REAIS NO PAGAMENTO EM ALGUNS LUGARES). PENSO EM VOLTAR LA O MAIS BREVE, QUEM SABE, PARA O LOLLA 2015, QUE SERA NO MAGNIFICO PARQUE O´HIGGINS (MEU PLANO ERA IR NO PRIMAVERA SOUND, MAS NAO BATEU COM MINHA AGENDA). JA QUE MI QUERIDA BUENOS AIRES TA MEIO EM CRISE NO MOMENTO, SANTIAGO É UMA EXCELENTE OPÇÃO. E A GENTE VOLTA DE LÁ SE SENTINDO POR BAIXO, EM COMPARAÇÃO. NOSSOS VECINOS ESTAO ANDANDO PRA FRENTE MAIS RAPIDO DO QUE NÓS, E NOS ULTRAPASSANDO COM LARGA MARGEM DE VANTAGEM NO QUESITO EDUCAÇÃO, SERVIÇOS E CIVILIDADE. AQUI, PARECE QUE AS COISAS SÓ ANDAM PARA TRÁS...



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Winner winner, chicken dinner!

É o lema de quem ganha na mesa de blackjack (21) em Las Vegas. A frase, que diz a lenda, é de autoria de um oriental, que quebrou a banca num dos cassinos da cidade nos anos 50, é dita várias vezes no filme "21" (aqui, "Quebrando a banca"), que estréia semana q vem e vi hj cedo numa cabine. Ela significa algo como, quem ganha paga o jantar. O filme é interessante. Apesar de envolver galera e ter uma trilha sonora atual (com direito a faixa inédita do LCD, não tem aquela edição frenética MTV. Até porque, a história de um grupo de geniozinhos do MIT (Massachusetts Institute of Technology) que têm a capacidade de contar decks de cartas de baralho (sem precisar ser autistas, como o rain man) e vão faturar algum na maciota em Las Vegas, aconteceu mesmo na vida real. Isso é o ponto de maior interesse no filme, sacar os bastidores desse fato verídico. Os atores, a maioria novatos (tem o carinha de "Across the universe", mas tbm tem Kevin Spacey e a gatinha Kate …

KELVIN?

UNZAMIGOS MEU FORO RANGAR EM COPA DEPOIS DO SHOW DO JUSTICE E ACABARO ALI NA REGIAO DA PRADO JUNIOR TRAÇANDO UM GALETO COM AS PUTAS E TRAVECO. DADO MOMENTO, UM DELES VE UM ANUNCIO COLADO NUM ORELHÃO DO LADO DO BAR QUE DIZIA: "LOURINHA GOSTOSA. FAÇO KELVIN ATÉ O FINAL!", AI, GERAL BOLOU. O QUÊ OU QUEM DIABOS É KELVIN? NEGUIM JÁ DESCOLADO EM PUTARIA NÃO SABIA O QUE ERA AQUILO. KELVIN? WHATTAFUCK? A SOLUÇÃO? LIGAR PRA PUTA, É CLARO. AÍ, ELA EXPLICOU A PARADA: KELVIN É FAZER GARGANTA PROFUNDA ATÉ O FINAL SEM USAR CAMISINHA (20 CONTOS). MATADA METADE DA CHARADA. MAS POR QUE KELVIN? FIZ UMA BUSCA NO GOOGLE E SÓ APARECERAM DOIS LINKS SOBRE A PARADA!!! (O RESTO TODO ERA LIGADO A PESSOAS CHAMADAS KELVIN OU AO GRAU KELVIN). UM ERA UM FÓRUM NO QUAL A MESMA RESPOSTA E PERGUNTA QUE FAÇO AQUI ERA REQUERIDA, OUTRO ERA UM ANUNCIO DE JORNAL DE UMA VAGABA QUE FAZ KELVIN. ENTÃO, O MISTÉRIO CONTINUA: POR QUÊ KELVIN? ALGUÉM AÍ SABE?

OS SHOWS QUE VEM POR AI!

A agenda de shows internacionais no Brasil, neste primeiro semestre, está bem movimentada. Teremos desde grandes atrações inéditas (Phil Collins), até velhos conhecidos (Foo Fighters) e despedidas (Ozzy). Infelizmente, algumas das atrações, como Gorillaz e Depeche Mode, apenas em SP





DEPECHE MODE - SÃO FRANCISCO


PHIL COLLINS

PRIMEIRA VEZ NO BRASIL, SOLO - JÁ VEIO COM O GENESIS, NOS ANOS 70,
COM ABERTURA DO PRETENDERS

 22 FEVEREIRO: MARACANÃ/RJ
 24 FEVEREIRO: ALLIANZ PARQUE/SP
 27 FEVEREIRO: BEIRA RIO/POA




FOO FIGHTERS

COM ABERTURA DO QUEENS OF THE STONE AGE 

25 FEVEREIRO: MARACANÃ /RJ
27 FEVEREIRO : ALLIANZ PARQUE /SP
2 MARÇO: PEDREIRA PAULO LEMINSKI/CURITIBA
4 MARÇO: BEIRA RIO/POA


KATY PERRY