Pular para o conteúdo principal

BUFFY: 20 ANOS




NESTA PRIMEIRA SEMANA DE MARÇO DE 2017, 'BUFFY, THE VAMPIRE SLAYER', FAZ 20 ANOS (JÁ?). DESDE ENTÃO, TORNOU-SE UMA DAS SERIES DE TV MAIS INFLUENTES NAS ULTIMAS DUAS DECADAS (E DAS MINHAS FAVORITAS, DE TODOS OS TEMPOS), LEVANDO PARA A TELINHA UM JEITO MEIO QUADRINHOS DE FAZER AS COISAS (UMA NOVIDADE), E VARIOS ASSUNTOS QUE, ATE ENTAO, NAO ERAM ABORDADOS EM SHOWS JUVENIS (COMO, P EX, TER UM PERSONAGEM GAY, MUITO ANTES DE ISSO SER 'MODA') E DAR UM TOQUE DIFERENTE AO UNIVERSO DOS VAMPIROS. TUDO GRAÇAS A VISÃO DE JOSS WHEDON (O PRIMEIRO UBER NERD DA TV, ANTES DE JJ ABRAMS) E A UM ELENCO, E QUALIDADE DE ROTEIROS, QUE CRIARAM TODO UM NOVO UNIVERSO INÉDITO. A SCOOBY GANG DE BUFFY ERA DE PRIMEIRA LINHA.

ABERTURA ORIGINAL (DEPOIS, FOI SENDO MODIFICADA, AOS POUCOS):


O MAIS CURIOSO É QUE, 'BUFFY', É DERIVADO DE UM FILME QUE NÃO DEU CERTO (COM ROTEIRO DE WHEDON). LANÇADO EM 1992, E FEITO PARA SER UM SUCESSO DE VERÃO, 'BUFFY, THE VAMPIRE SLAYER', O FILME, TRAZIA O GALÃ DO MOMENTO, LUKE PERRY (QUENTE DO SUCESSO NA TV 'BEVERLY HILLS 90210') E COM A LOURA FORNIDA KRISTY SWANSON, COMO BUFFY (TINHA TBM NO ELENCO RUTGER HAUER, DONALD SHUTTERLAND, HILLARY SWANK). O FILME FLOPOU. E, REALMENTE, NAO É GRANDE COISA. WHEDON DIZ QUE A FOX MEXEU MUITO NO ROTEIRO, PARA DAR UM TOQUE MENOS SOMBRIO. MAS, COMO ELE ACREDITAVA NO SEU CONTEUDO, ESPEROU ALGUNS ANOS. ATE QUE, EM 1997, A FOX LIBEROU A PRODUÇÃO DE ALGUNS POUCOS EPISODIOS DE BUFFY, PARA TAPAR BURACO NA MID-SEASON.



ACONTECE QUE, AQUELES POUCOS EPS (APENAS 12) FORAM O SUFICIENTE PARA DAR A SERIE AUDIENCIA (MAIOR A CADA SEMANA), E CRIAR UM CULT FOLLOWING QUE CRESCEU RÁPIDO. EM TERMOS GERAIS, MOSTRA UM COLEGIAL ADOLESCENTE (SARAH MICHELLE GELAR, PERFEITA), QUE CHEGA A UMA CIDADEZINHA DA COSTA OESTE AMERICANA (SUNNYVALE), E, LOGO APÓS A SUA CHEGADA, COISAS ESTRANHAS COMEÇAM A ACONTECER. É QUE, O QUE NINGUEM SABE (SÓ BUFFY), SUNNYVALE FICA EXATAMENTE EM CIMA DA BOCA DO INFERNO (HELLMOUTH). ENTÃO, TODA A SORTE DE DEMONIOS COMEÇA A APARECER NA ÁREA. E SÓ ELA PODE COMBATE-LOS A ALTURA (FAZ PARTE DE UMA LINHAGEM DE CAÇA-VAMPIROS). NO PROCESSO, BUFFY CONHECE ANGEL (DAVID BOREANAZ), UM VAMPIRO SEDUTOR, E JUNTO COM WILLOW E XANDER (ALYSON HANNIGAN E NICHOLAS BRENDON) FORMA UM GRUPO QUE VAI AJUDA-LA A COMBATER O MAL. EVENTUALMENTE, ATE A RIVAL DE BUFFY, CORDELIA (CHARISMA CARPENTER), SE JUNTA A GANGUE. E, TBM, ENTRAM EM CENA, O MENTOR DO GRUPO, O INGLES GILLES (ANTHONY HEAD), E UM VAMPIRO ATORMENTADO, A LA JAMES DEAN, SPIKE (JAMES MARSTERS), QUE VAI DISPUTAR COM ANGEL O AMOR DE BUFFY. OUTROS TIPOS FASCINANTES SERÃO ADICIONADOS A TRAMA PELO CAMINHO.


E, ASSIM, AO LONGO DE OITO ANOS E SETE TEMPORADAS, O CULTO A BUFFY SÓ CRESCEU. TANTO QUE, LOGO DEPOIS, SURGIU O SPIN-OFF DE 'ANGEL', E, POR POUCO, NÃO TIVEMOS UMA SÉRIE TBM COM FAITH, UMA CAÇA-VAMPIROS REBELDE, QUE SE UNE A SCOOBY GANG NO DECORRER DAS TEMPORADAS. DEPOIS QUE A SÉRIE ACABOU NA TV, JOSS WHEDON A CONTINUOU EM QUADRINHOS. NO BRASIL, A SÉRIE FOI LANÇADA EM DVD, SÓ ATE A QUINTA TEMPORADA. A FOX JAMAIS LANÇOU AS DUAS ULTIMAS (!), TANTO QUE, TIVE DE COMPRAR ESTAS EM DVD IMPORTADOS. E, QNDO AINDA NAO DAVA PRA BAIXAR EPS NA REDE, COMO FAZEMOS HJ, O LANCE ERA COLAR NA TELA DA FOX NO DIA DOS EPISODIOS, OU PROGRAMAR O PVR PARA GRAVA-LOS (CERTA VEZ, FIZ ISSO DURANTE VIAGEM DE FERIAS, NAO DAVA PRA PEDER NENHUM EPISODIO). E, O QUE MAIS ME MARCOU, FOI O FINAL DA QUINTA TEMPORADA, QUANDO BUFFY 'MORRE', PARA SALVAR A HUMANIDADE. POR QUE? É QUE PASSOU AQUI JUSTAMENTE NO DIA 11 DE SETEMBRO DE 2001, UMA TERÇA-FEIRA, DIA DAQUELE TRAGICO EVENTO EM NOVA YORK. CHOREI MUITO.

AQUI, UMA ABERTURA LONGA, COM A TURMA TODA:


NESTES TEMPOS EM QUE FALAMOS TANTO DE 'EMPODERAMENTO' DAS MULHERES, BUFFY FOI A PIONEIRA. PEQUENA, ALGO FRAGIL, MAS DECIDIDA E PODEROSA. UMA PERSONAGEM MUITO BEM CONSTRUIDA, NUMA SERIE QUE BEIRA A PERFEIÇÃO. POR ISSO, QUEM AINDA NAO A CONHECE, DEVE CORRER LA NO NETFLIX, E COMEÇAR A VER. A POBREZA VISUAL DA PRIMEIRA TEMPORADA NAO OFUSCA A QUALIDADE DO MATERIAL, QUE SÓ FOI MELHORANDO AO LONGO DOS ANOS . O SUCESSO DE BUFFY NA TV, MOSTRA QUE NAO DEVEMOS ABANDONAR UMA BOA IDEIA, MESMO QUE ELA NAO DE CERTO NA PRIMEIRA VEZ. FICARÁ PARA SEMPRE NA MEMÓRIA...




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OS SHOWS QUE VEM POR AI!

A agenda de shows internacionais no Brasil, neste primeiro semestre, está bem movimentada. Teremos desde grandes atrações inéditas (Phil Collins), até velhos conhecidos (Foo Fighters) e despedidas (Ozzy). Infelizmente, algumas das atrações, como Gorillaz e Depeche Mode, apenas em SP





DEPECHE MODE - SÃO FRANCISCO


PHIL COLLINS

PRIMEIRA VEZ NO BRASIL, SOLO - JÁ VEIO COM O GENESIS, NOS ANOS 70,
COM ABERTURA DO PRETENDERS

 22 FEVEREIRO: MARACANÃ/RJ
 24 FEVEREIRO: ALLIANZ PARQUE/SP
 27 FEVEREIRO: BEIRA RIO/POA



FOO FIGHTERS

COM ABERTURA DO QUEENS OF THE STONE AGE 

25 FEVEREIRO: MARACANÃ /RJ
27 FEVEREIRO : ALLIANZ PARQUE /SP
2 MARÇO: PEDREIRA PAULO LEMINSKI/CURITIBA
4 MARÇO: BEIRA RIO/POA


KATY PERRY

REI PANTERA

Vão dizer pra você que 'Pantera Negra', é o primeiro filme de super herói Marvel negro. Não é (Blade, veio bem antes). Ou, que é o primeiro filme com cast quase totalmente negro. Outra inverdade, basta uma rápida pesquisa. O fato é que, independentemente desses detalhes, 'Black Panther' é um filmaço, dos melhores do MCU (o Marvel Cinematic Universe). Não diria o melhor, pq 'Capitão América: guerra civil' (onde o Pantera Negra foi formalmente introduzido), detém esse titulo, desde os primeiros do Homem de Ferro e Vingadores. E, está acima do ultimo Marvel, o 'Thor: Ragnarok'. Muita gente gostou deste, pelo seu tom brincalhão. Achei um tanto demais da conta.


Por outro lado, os mais jovens irão achar 'Pantera negra' um bocado sério. É um filme que (quase) não deixa espaço pra piadinha barata. A história de T´Challa (Chadwick Boseman, que se revelou na cinebio de James Brown), o herdeiro do trono de Wakanda (um fictício e super avançado país africano…

OSCAR 2018: OS FILMES

AINDA FALTA VER 'PHANTOM THREAD', PARA FECHAR A LISTA DE PRODUÇÕES QUE CONCORREM AO OSCAR NA CATEGORIA MELHOR FILME. MAS, POR ENQUANTO, AQUI VAO COMENTARIOS SOBRE OS DEMAIS CONCORRENTES. COMENTE VC, TBM:


CALL ME BY YOUR NAME = BELO E SENSIVEL DRAMA ROMANTICO, SOBRE A DESCOBERTA DA SEXUALIDADE, DE UM GAROTO ITALIANO DE 17 ANOS (NA ITALIA, A IDADE DO CONSENTIMENTO É 14). ACONTECE QUE, O JOVEM, SE APAIXONA POR OUTRO, UM HOMEM DE 25 ANOS, QUE VEM PRESTAR SERVIÇOS PARA SEU PAI. É BASEADO NUM LIVRO (QUE NUNCA LI) E TODO PASSADO NO NORTE DA ITALIA (NOS ARREDORES DE VERONA), COM FOTOGRAFIA RADIANTE E LUGARES PARADISIACOS. O NOVATO TIMOTHÉ CHAMALET (QUE TBM ESTÁ EM 'LADY BIRD') CONCORRE NA CATEGORIA ATOR PRINCIPAL. A TRILHA DE SUFJAN STEVENS É A CERTEIRA.


DARKEST HOUR = MOSTRA UM RECORTE DA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL, LOGO APOS OS FATOS VISTOS EM 'DUNKIRK' (É BOM VER UM LOGO APOS O OUTRO), E CENTRA NA FIGURA CARISMATICA E CONTROVERSA DE WINSTON CHURCHILL. FEITO POR GARY OLDMA…