Pular para o conteúdo principal

VEEP: SUPERADA PELA REALIDADE




   Quando a inigualável série ‘Seinfeld’ encerrou produção, no auge da fama (preferiram acabar por cima do que na decadência, com apenas nove temporadas, em dez anos), seus atores levaram um tempo para se livrar de seus personagens. Se, para Jerry Seinfeld em si, foi mais fácil (ficou milionário e poderia continuar fazendo stand-ups), para outros, como Michael Richards (o maluquete Kramer), Jason Alexander (o paranoico George Costanza) e Julia Louis-Dreyfus (a enrolada Elaine), foi mais complicado. Pairou sobre eles uma tal ‘maldição de Seinfeld’, já que não conseguiram emplacar nada depois do fim.


   Bem, nem todos. Um dos produtores e roteirista de ‘Seinfeld’, o genial humorista Larry David (no qual o personagem Costanza era inspirado), criou para a HBO a sensacional série ‘Curb your enthusiasm’ (‘Segure a onda’). A série, que está indo para a sua décima (e última) temporada, este ano, teve até uma espécie de ‘Seinfeld reunion’ numa delas (com todos os originais). Larry, foi o primeiro a conseguir quebrar a ‘maldição’.

 Richards, por causa dele mesmo, se meteu em enrascadas por conta de comentários racistas feitos num show de comédia solo, e foi meio que boicotado em seu meio por isso. Já Jason Alexander, se arriscou mais pelo cinema, em filmes esquecíveis. Acabou dando certo mesmo, como dublador de animações.



   Melhor sorte, teve Julia Louis-Dreyfus. Alguns anos após ‘Seinfeld’, ela emplacou numa simpática sitcom, ‘The new adventures of old Christine’ (2006-2010), que fez moderado sucesso, inclusive no Brasil. Mas, seu grande momento, ainda estava por vir, quando, em 2012, passou a encarnar a política Selina Meyer, na aclamada ‘Veep’ (HBO). É uma senadora que vira vice-presidente dos Estados Unidos, com sonho de chegar à presidência. Quebrou a tal da ‘maldição’.



   Criação de Armando Iannucci, o mesmo nome por trás do roteiro de comédias políticas para cinema como ‘A morte de Stálin’ (exibida no Brasil no ano passado) e ‘In the loop’ (que, aqui, foi direto para vídeo, e se passa na Inglaterra). ‘Veep’ traz o melhor destes dois filmes, agora com um toque americanizado.

 Quando começou a ser produzida, em 2012, ninguém esperava que, em poucos anos, a nação mais poderosa do planeta viesse a ser governada por um tipo como Donald Trump. Justamente, um personagem muito parecido com os mostrados/satirizados em ‘Veep’ (a própria Selina, é quase um Trump de saias). Aos poucos, as piadas e situações mostradas na série, foram, bizarramente, virando realidade! 



 Por isso, depois de sete vitoriosas temporadas, ‘Veep’ (cujo elenco é maravilhoso, todos muito afinados) anunciou que a atual (em exibição), será a última (não obstante, entre esta e a temporada anterior, Julia tenha se tratado de um câncer, o que adiou a estreia da nova). Uma pena. Sentiremos falta de seu humor cortante - embora a legendagem/tradução da HBO Brasil deixe MUITO a desejar, perde-se bastante.



    No fim, a realidade, acabou suplantando a ficção. Nada será mais absurdo do que o que temos acompanhado, na vida real. Aqui e acolá. Então, vamos nos despedir de Selina. E, torcer para que ela alcance a presidência. Sentiremos falta ;(


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DANCETERIA, UMA MODA FUGAZ

POR CONTA DO POST ANTERIOR (QUE ERA SÓ SOBRE CLUBES ALTERNATIVOS QUE MARCARAM A NOITE CARIOCA), ME PERGUNTARAM SOBRE OUTRAS CASAS, QUE, NA VERDADE, ERAM DE SHOWS, DANCETERIAS. ENTAO, VAMOS LÁ, RELEMBRA-LAS. ANTES: VALE NOTAR QUE O NOME 'DANCETERIA' FOI IMPORTADO DE UMA CASA QUE TINHA ESSE NOME EM NOVA YORK, NOS ANOS 80. ALGUEM TROUXE PRA CÁ (ACHO QUE COMEÇOU POR SP) E ACABOU VIRANDO SINONIMO DE UM TIPO DE LUGAR, QUE MISTURAVA PISTA DE DANÇA COM UMA ATRAÇÃO AO VIVO NO MEIO DA NOITE. METROPOLIS = A PRIMEIRA COM ESSAS CARACTERISTICAS NO RIO FOI A METROPOLIS, EM SAO CONRADO, QUE, ASSIM COMO O CUBATÃO, TBM ABRIU NA SEMANA/MES EM QUE ACONTECIA O PRIMEIRO ROCK IN RIO, JANEIRO DE 1985. COMO O NOME INDICA, SEU LOGOTIPO E SUA DECORAÇÃO IMITAVAM O ESTILO DO CLASSICO SCI-FI DE FRITZ LANG, INCLUSIVE COM PASSARELAS NO MEIO DELA, QUE REMETIAM ÀS PONTES MOSTRADAS NO FILME. SÓ QUE TUDO COM NEON, CLARO. A METROPOLIS FOI PALCO DE MUITOS SHOWS DE BANDAS QUE NAO FAZIAM O PERFIL DO CIRCO VOADOR, PQ ...

EUROTRIP, PT 1: BERLIN

VOLTEI A BERLIM DEPOIS DE MUITOS ANOS. A PRIMEIRA VEZ EM QUE ESTIVE LA, NUMA VIAGEM MOCHILÃO, O MURO AINDA ESTAVA DE PÉ, CAIRIA POUCOS MESES DEPOIS. LOGO, SÓ CONHECI METADE DA CIDADE. A OUTRA, VI DE RELANCE, DE CIMA DE UMA PLATAFORMA. LOGO, NAO CONHECIA MAIS A CIDADE, REALMENTE. NA EPOCA, LEMBRO QUE O LADO OCIDENTAL JA ERA BASTANTE MODERNO (EM COMPARAÇÃO COM O BR, VIVIAMOS NAS CAVERNAS). JA HAVIA PROGRAMA DE RECICLAGEM E USAVA-SE BICICLETA ALEM DO LAZER. EM 1988! NA MESMA VIAGEM, TBM FUI A LONDRES PELA PRIMEIRA VEZ. E BERLIM JÁ SOAVA MAIS PROGRESSISTA. E CONTINUA. ELA EVOLUIU DE FORMA BEM ORGANIZADA. EM VEZ DE VIRAR UMA DAQUELAS METROPOLES CAOTICAS, SUJAS, SUPER POPULADAS, DE FILME SCI-FI (QUE, PARECE, É O DESTINO DE LONDRES, E VISIVELMENTE O DO RIO E SÃO PAULO, INFELIZMENTE), VIROU UMA DAS MAIS AGRADAVEIS, LIMPAS E VERDES CIDADES DO MUNDO. APESAR DE SER UMA DAS PRINCIPAIS CAPITAIS DO PLANETA. É SILENCIOSA, PQ NAO HA TANTOS CARROS, E QUASE NAO HA ONIBUS. HA MUITOS TRAMS (BONDES ELETRIC...

VC TEM MEDO DE FANTASMAS?

Cético sou desde criancinha. Porisso, nunca acreditei em fantasmas, vida apos a morte, santos e coisa e talz. Com o tempo, passei a gostar de filmes de terror e sobrenatural, talvez pra ver ate onde isso vai. Ou seja, nunca tive medo de fantasmas, nem de holy ghosts. Mas alguns filmes tocam no tema e quase te fazem recapitular. Um deles foi 'Poltergeist'. Depois, raros foram os filmes de fantasmas legais, que não apelassem só para os efeitos especiais e trilha climática. Porisso, curti o simpatico e barato (estimados US$ 1, 5 mi, ja faturou 35mi só nos EUA em duas semanas) 'Insidious' (aqui, 'Sobrenatural'), da dupla que criou o 'Saw/jogos mortais' original, James Wan e Leigh Whannell, que estreia nesta sexta-feira. A dupla conseguiu fazer um eficiente filme de terror com censura pg-13 nos eua e sem atores conhecidos. Tipo, nao tem nenhuma cena muito escabrosa, mas dá aquele medinho básico. No começo, parece q vai ser mais um tipico filme de casa mal ass...