Pular para o conteúdo principal

THE AVENGERS: ESPIÕES SUPER BACANAS


  


   Há cerca de dois anos, a cult série de espionagem inglesa ‘Os vingadores’ (‘The Avengers’), voltou a ser exibida no Brasil pelo Eurochannel, nas noites de domingo. Acontece que, com o fim da TVA e das operações da DirecTV no Brasil -, ficou muito difícil assinar o canal, que quase saiu do país. Felizmente, recentemente ele entrou no lineup da NET (depois de mais de 20 anos!) e mais pessoas puderam ter acesso a esta magnífica e inventiva série, que fez bastante sucesso na segunda metade dos anos 1960. E, para melhorar, ‘The avengers’ (não confundir com a série de filmes para cinema de superheróis da Marvel; que, por isso, no UK, se chama ‘Avengers ensemble’) também está no catálogo do Amazon Prime Vídeo.



   Desta forma, só não vai conhecer os Avengers agora quem não quiser. Desde a sua exibição no Brasil, nos anos 60 e 70, a série havia sido reprisada aqui apenas no início do canal Multishow, nos anos 90. Na época, o canal da GloboSat exibia várias séries clássicas britânicas, como a também cultuada ‘O prisioneiro’, que já passou no Eurochannel, no ano passado.



   O que fez ‘Os vingadores’ (que foi produzida entre os anos de 1961 e 1969, num total de 161 episódios) ganhar status de cult foi, sobretudo, a fase na qual o galante Mr. John Steed (Patrick McNee), um inglês elegante e usando chapéu coco, dividia a ação com a sensual miss Emma Peel (Diana Rigg), longilínea, boa de briga e sempre vestida num estilo moderninho. A dupla é muito charmosa. Nem Ralph Fiennes e Uma Thurman conseguiram suplantá-los, numa afetada versão para cinema, feita em 1998, com Sean Connery de vilão.



   Rigg (vista recentemente em ‘Game of thrones’, já setentona, como a Rainha-Mãe dos Lannister), entrou para substituir outra beldade, Honor Blackman - que fez a primeira assistente de Steed, Catherine Gale -, quando esta, teve de sair para estrelar um filme de James Bond, ‘007 contra Goldfinger’ (no qual fez a icônica vilã Pussy Galore). Curiosamente, Rigg saiu da série, justamente para trabalhar num Bond movie, ‘007: a serviço secreto de Sua Majestade’ (1969), o único no qual o agente britânico se casa (com o personagem dela). E o único com o ator George Lazenby fazendo Bond.



   Então, Rigg não apenas deu uma nova dinâmica ao duo (as brincadeirinhas maliciosas entre os dois são sensacionais e cheias de duplos sentidos), como se tornou a espiã assistente mais famosa de todas. Depois dela, Linda Thornson, como Tara King, nem chegou perto. E, Rigg, pegou a fase em que a série passou a ser exibida em cores (ela ainda começou fazendo uma temporada em preto e branco) e teve os seus episódios mais cultuados e marcantes, alguns com toques de sci-fi e terror (como o dos Juggernauts, cujo vilão é feito por Christopher Lee). Nesta fase, a série se aproximava bastante do Batman da TV americana, com muito colorido e vilões bizarros.



   Seja como for, a dica é: domingo, às 22h, sintonizar o Eurochannel. Ou assinar o Prime Vídeo, que tem apenas três temporadas (uma de cada fase, parece até demonstração). Nunca é tarde para descobrir os Avengers.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DANCETERIA, UMA MODA FUGAZ

POR CONTA DO POST ANTERIOR (QUE ERA SÓ SOBRE CLUBES ALTERNATIVOS QUE MARCARAM A NOITE CARIOCA), ME PERGUNTARAM SOBRE OUTRAS CASAS, QUE, NA VERDADE, ERAM DE SHOWS, DANCETERIAS. ENTAO, VAMOS LÁ, RELEMBRA-LAS. ANTES: VALE NOTAR QUE O NOME 'DANCETERIA' FOI IMPORTADO DE UMA CASA QUE TINHA ESSE NOME EM NOVA YORK, NOS ANOS 80. ALGUEM TROUXE PRA CÁ (ACHO QUE COMEÇOU POR SP) E ACABOU VIRANDO SINONIMO DE UM TIPO DE LUGAR, QUE MISTURAVA PISTA DE DANÇA COM UMA ATRAÇÃO AO VIVO NO MEIO DA NOITE. METROPOLIS = A PRIMEIRA COM ESSAS CARACTERISTICAS NO RIO FOI A METROPOLIS, EM SAO CONRADO, QUE, ASSIM COMO O CUBATÃO, TBM ABRIU NA SEMANA/MES EM QUE ACONTECIA O PRIMEIRO ROCK IN RIO, JANEIRO DE 1985. COMO O NOME INDICA, SEU LOGOTIPO E SUA DECORAÇÃO IMITAVAM O ESTILO DO CLASSICO SCI-FI DE FRITZ LANG, INCLUSIVE COM PASSARELAS NO MEIO DELA, QUE REMETIAM ÀS PONTES MOSTRADAS NO FILME. SÓ QUE TUDO COM NEON, CLARO. A METROPOLIS FOI PALCO DE MUITOS SHOWS DE BANDAS QUE NAO FAZIAM O PERFIL DO CIRCO VOADOR, PQ

blue velvet

Os posts aqui surgem do nada, out of the blue, como em hiperlinks da internet. e nessa de relembrar coisas aleatoriamente, apareceu num dos sites de torrents que frequento um filme chamado "little girls blue". que foi o meu primeiro porno. e, como diz a frase daquele anuncio, a gente nunca esquece do primeiro. principalmente em se tratando disso, numa epoca em que tudo poraqui era proibido. entao, no começo dos 80´s, quando o país ainda era uma ditadura, tive contato com esse filme. Sabadão, fui na casa de um bro no jardim botanico fazer chill in pra noitada. o cara tinha um telao em casa e um aparelho de vhs gigantesco com retroprojeçao (soube mais tarde q o pai dele era diretor da grobo, dai os equipamentos, que, entao, eram de ponta total, o vcr caseiro ainda nao era uma realidade). la, ele tinha uma meia duzia de fitas, todas piratas, claro, entre as quais um show (sei la, acho q era woodstock), clipes da mtv, o famoso caligula e o little girls blue. como esse era mais cu

ROCKS TARDES DE DOMINGO...

  LÁ VAMOS NÓS PARA MAIS UM PASSEIO PELA MEMORY LANE, CUJO GATILHO FOI ATIVADO POR UMA MÚSICA. ESTAVA OUVINDO O ÁLBUM DE 40 ANOS DO KISS, QUANDO ROLOU 'DO YOU LOVE ME'. NA HORA, VIERAM MONTES DE LEMBRANÇAS QUE PASSEI AO SOM DESSA MUSICA (E TBM DE ROCKN ROLL ALL NITE) NOS BAILES DE ROCK QUE ROLAVAM AOS DOMINGOS NO CLUBE DE REGATAS GUANABARA, EM BOTAFOGO, COMANDADOS PELA EQUIPE META-SOM, DO DJ ANIBAL. DE 6 AS 10PM.   EU MAL DEVIA TER 12, 13 ANOS QUANDO COMECEI A FREQUENTAR O BAILE, O PRIMEIRO A QUE FUI, SOZINHO, SÓ COM AMIGOS. E, COMO DUROS QUE ÉRAMOS, GERALMENTE ENTRÁVAMOS DE PENETRA, PULANDO GRADES E MUROS EM VOLTA DO CLUBE. DEVO TER PAGADO APENAS MEIA DUZIA DE VZS, EM, SEI LÁ, DOIS ANOS. ERAM MEADOS DOS 70S. O ROCK MANDAVA. MAS A FESTA COMEÇAVA, INVARIAVELMENTE, COM 'DANCING QUEEN', DO ABBA, QUE ERA CONSIDERADA UMA BANDA ROCK, JA QUE AINDA NAO EXISTIA A DISCO MUSIC E O CONCEITO DE POP/ROCK ERA AMPLO.   E, COMO QUALQUER BAILE DE FUNK E SOUL DA ÉPOCA (QUE ROLAVAM DO OUTR