Pular para o conteúdo principal

BR2049: RESISTIRÁ AO TEMPO?


SOU FÃ DE 'BLADE RUNNER' DESDE A PRIMEIRA VEZ QUE ASSISTI AO ORIGINAL, NO EXTINTO CINE RIAN, EM COPACABANA. ERA UMA TARDE VADIA, NO MEIO DA SEMANA. FUI NA PRIMEIRA SESSÃO. GOSTEI TANTO, QUE FIQUEI PARA A PRÓXIMA (NAQUELES TEMPOS, PODIA; E NAO TINHA LUGAR MARCADO). FIQUEI BASTANTE  IMPRESSIONADO COM O VISUAL E COM A TEMATICA DO FILME, A FINITUDE DO SER HUMANO. TANTO QUE, QUANDO SAI DA SALA, JA NO COMEÇO DA NOITE, FUI DIRETO A LIVRARIA MAIS PROXIMA E COMPREI, NUMA TACADA SÓ, TODOS OS LIVROS DE PHILIP K DICK QUE HAVIAM NA ENTRELIVROS (TODOS, EDIÇÕES PORTUGUESAS; O LIVRO QUE INSPIROU O FILME, 'DO ANDROIDS DREAM WITH ELECTRIC SHEEP?', SÓ SAIU AQUI NO FIM DOS 80S). DESDE ENTÃO, VI TODAS AS VERSOES QUE SAIRAM DO FILME DEPOIS (AMERICANA, INTERNACIONAL, DO DIRETOR E A COMPLETA). SOU FÃ MESMO.



CLARO QUE NAO IA PERDER A SUA CONTINUAÇÃO (EMBORA NAO EXISTA TAL LIVRO, É MATERIAL NOVO; CONTUDO, FEITO POR UM DOS ROTEIRISTAS DO FILME ORIGINAL). A PRINCIPIO, FIQUEI 'BOLADO'. MAS, QNDO SOUBE Q O DIRETOR SERIA O MESMO DENIS VILLENEUVE DE 'SICÁRIO' E 'A CHEGADA', FIQUEI MAIS TRANQUILO. DE FÉRIAS, EM SAN FRANCISCO, APROVEITEI PARA CONFERIR 'BR2049' NA MELHOR SALA POSSIVEL, DOLBY CINEMA (EXISTEM POUCAS, NO MOMENTO, NOS EUA). A PROPRIA SEDE DA DOLBY LABORATORIES FICA NA CIDADE. ENTAO, A SALA DEVE SER NO CAPRICHO. E FOI. TELA CURVA E WIDESCREEN, COMO NOS CINEMAS DE RUA DE ANTIGAMENTE, E UMA DEFINIÇÃO DE IMAGEM (PARECE 3D SEM ÓCULOS) E QUALIDADE DE SOM QUE NAO TEMOS IGUAL POR AQUI (SÓ A SALA XPLUS DO UCI CHEGA PERTO). A EXPERIENCIA SERIA COMPLETA.



E, FOI. EMBORA EU TENHA GOSTADO DO FILME (UMA DAS MELHORES SEQUELS QUE JA VI, RECHEADA DE EASTER EGGS), ELE TEM LÁ SEUS 'PROBLEMAS'. PRIMEIRO, A LONGA DURAÇÃO. APESAR DE TER QUASE TRES HORAS, NAO DESENVOLVE ALGUNS PERSONAGENS A CONTENTO, E BEM PODERIA DURAR MENOS MEIA HORA (TIRARIA TODA A PARTE DE SAN DIEGO, NADA ACRESCENTA). OUTRA É A TRILHA, TAO DELICADA NO ORIGINAL (POR VANGELIS), E, AGORA, NAS MAOS DE HANS ZIMMER, FICOU PESADA E TRONITUANTE. A ESTETICA É BELISSIMA (REALÇADA PELA FOTOGRAFIA DE ROGER DEAKINS, MARAVILHOSA). MAS NAO TEM O IMPACTO DO ORIGINAL, QUE ERA UMA ESPECIE DE FILM NOIR, E TRAZIA COISAS QUE ERAM REALMENTE AVANÇADAS PARA A ÉPOCA, TANTO ESTÉTICA, QUANTO TECNOLOGICAMENTE. AGORA, NÃO TANTO. A ESCOLHA DE RYAN GOSLING PARA FAZER O CAÇADOR DE ANDRÓIDES KD (ELE MESMO, UM ANDRÓIDE) NAO ME INCOMODOU. A PRESENÇA DE HARRISON FORD, O BLADE RUNNER ORIGINAL, FOI BEM  JUSTIFICADA (O FILME MELHORA MUITO QUANDO ELE ENTRA EM CENA). MAS O 'VILÃO' NIANDER WALLACE (JARED LETO, SERIA DAVID BOWIE), BEM COMO SUA AUXILIAR, LUV, NAO TEM TANTA FORÇA (EMBORA, ESTA, FAÇA UMA ANDROIDE MÁ MUITO BEM). O INTERESSE AMOROSO DE KD, A ASSISTENTE PESSOAL JOI (UMA ALEXA DO FUTURO, FEITA POR ANA DE ARMAS), É A PARTE MAIS BACANA. MAS, COMO CINEMA, É IMPECÁVEL. E DAS MELHORES SEQUELS JA FEITAS. RENDE MUITO MAIS SE VISTO NUMA BOA SALA DE CINEMA.



O FILME ORIGINAL (DE RIDLEY SCOTT), NAO FEZ SUCESSO IMEDIATO QUANDO LANÇADO. FOI BEM MAL DE BILHETERIA NOS EUA (ACHO QUE ATE PIOR DO QUE ESSA CONTINUAÇÃO, JA QUE NAO TEVE A DIVULGAÇÃO DESTE). MAS, LOGO, VIROU CULT MOVIE (UM CINEMA NO LES HALLES, EM PARIS, EXIBIU POR MAIS DE DEZ ANOS; EU REVI NO CINEMA ATE QUE ELE SAISSE DE CARTAZ COMPLETAMENTE); FEZ SUCESSO EM VIDEO, E, COM O TEMPO, FOI ALÇADO AO CLÁSSICO DE FATO QUE ELE É. NAO SABEMOS SE VAI ACONTECER O MESMO COM ESTA SEQUENCIA. APÓS VE-LO OUTRA VEZ, ATÉ GOSTEI MAIS. É O MELHOR SCI-FI DO ANO, SEM DUVIDA.

*ADENDO PÓS-REVIEW (ATT! PODE CONTER SPOILERS): O NOVO FILME, DEIXA BEM MAIS CLARO QUE DECKARD PODE SER UM REPLICANTE (NO LIVRO, FICA A DUVIDA). E, BEM QUE PODERIA TER MAIS UMA SEQUENCIA, PASSADA NO OFF WORLD, E COM A REVOLTA DOS REPLICANTES, PRA FECHAR UMA TRILOGIA E REVELAR TUDO.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DANCETERIA, UMA MODA FUGAZ

POR CONTA DO POST ANTERIOR (QUE ERA SÓ SOBRE CLUBES ALTERNATIVOS QUE MARCARAM A NOITE CARIOCA), ME PERGUNTARAM SOBRE OUTRAS CASAS, QUE, NA VERDADE, ERAM DE SHOWS, DANCETERIAS. ENTAO, VAMOS LÁ, RELEMBRA-LAS. ANTES: VALE NOTAR QUE O NOME 'DANCETERIA' FOI IMPORTADO DE UMA CASA QUE TINHA ESSE NOME EM NOVA YORK, NOS ANOS 80. ALGUEM TROUXE PRA CÁ (ACHO QUE COMEÇOU POR SP) E ACABOU VIRANDO SINONIMO DE UM TIPO DE LUGAR, QUE MISTURAVA PISTA DE DANÇA COM UMA ATRAÇÃO AO VIVO NO MEIO DA NOITE. METROPOLIS = A PRIMEIRA COM ESSAS CARACTERISTICAS NO RIO FOI A METROPOLIS, EM SAO CONRADO, QUE, ASSIM COMO O CUBATÃO, TBM ABRIU NA SEMANA/MES EM QUE ACONTECIA O PRIMEIRO ROCK IN RIO, JANEIRO DE 1985. COMO O NOME INDICA, SEU LOGOTIPO E SUA DECORAÇÃO IMITAVAM O ESTILO DO CLASSICO SCI-FI DE FRITZ LANG, INCLUSIVE COM PASSARELAS NO MEIO DELA, QUE REMETIAM ÀS PONTES MOSTRADAS NO FILME. SÓ QUE TUDO COM NEON, CLARO. A METROPOLIS FOI PALCO DE MUITOS SHOWS DE BANDAS QUE NAO FAZIAM O PERFIL DO CIRCO VOADOR, PQ ...

EUROTRIP, PT 1: BERLIN

VOLTEI A BERLIM DEPOIS DE MUITOS ANOS. A PRIMEIRA VEZ EM QUE ESTIVE LA, NUMA VIAGEM MOCHILÃO, O MURO AINDA ESTAVA DE PÉ, CAIRIA POUCOS MESES DEPOIS. LOGO, SÓ CONHECI METADE DA CIDADE. A OUTRA, VI DE RELANCE, DE CIMA DE UMA PLATAFORMA. LOGO, NAO CONHECIA MAIS A CIDADE, REALMENTE. NA EPOCA, LEMBRO QUE O LADO OCIDENTAL JA ERA BASTANTE MODERNO (EM COMPARAÇÃO COM O BR, VIVIAMOS NAS CAVERNAS). JA HAVIA PROGRAMA DE RECICLAGEM E USAVA-SE BICICLETA ALEM DO LAZER. EM 1988! NA MESMA VIAGEM, TBM FUI A LONDRES PELA PRIMEIRA VEZ. E BERLIM JÁ SOAVA MAIS PROGRESSISTA. E CONTINUA. ELA EVOLUIU DE FORMA BEM ORGANIZADA. EM VEZ DE VIRAR UMA DAQUELAS METROPOLES CAOTICAS, SUJAS, SUPER POPULADAS, DE FILME SCI-FI (QUE, PARECE, É O DESTINO DE LONDRES, E VISIVELMENTE O DO RIO E SÃO PAULO, INFELIZMENTE), VIROU UMA DAS MAIS AGRADAVEIS, LIMPAS E VERDES CIDADES DO MUNDO. APESAR DE SER UMA DAS PRINCIPAIS CAPITAIS DO PLANETA. É SILENCIOSA, PQ NAO HA TANTOS CARROS, E QUASE NAO HA ONIBUS. HA MUITOS TRAMS (BONDES ELETRIC...

VC TEM MEDO DE FANTASMAS?

Cético sou desde criancinha. Porisso, nunca acreditei em fantasmas, vida apos a morte, santos e coisa e talz. Com o tempo, passei a gostar de filmes de terror e sobrenatural, talvez pra ver ate onde isso vai. Ou seja, nunca tive medo de fantasmas, nem de holy ghosts. Mas alguns filmes tocam no tema e quase te fazem recapitular. Um deles foi 'Poltergeist'. Depois, raros foram os filmes de fantasmas legais, que não apelassem só para os efeitos especiais e trilha climática. Porisso, curti o simpatico e barato (estimados US$ 1, 5 mi, ja faturou 35mi só nos EUA em duas semanas) 'Insidious' (aqui, 'Sobrenatural'), da dupla que criou o 'Saw/jogos mortais' original, James Wan e Leigh Whannell, que estreia nesta sexta-feira. A dupla conseguiu fazer um eficiente filme de terror com censura pg-13 nos eua e sem atores conhecidos. Tipo, nao tem nenhuma cena muito escabrosa, mas dá aquele medinho básico. No começo, parece q vai ser mais um tipico filme de casa mal ass...