SOU FÃ DE 'BLADE RUNNER' DESDE A PRIMEIRA VEZ QUE ASSISTI AO ORIGINAL, NO EXTINTO CINE RIAN, EM COPACABANA. ERA UMA TARDE VADIA, NO MEIO DA SEMANA. FUI NA PRIMEIRA SESSÃO. GOSTEI TANTO, QUE FIQUEI PARA A PRÓXIMA (NAQUELES TEMPOS, PODIA; E NAO TINHA LUGAR MARCADO). FIQUEI BASTANTE IMPRESSIONADO COM O VISUAL E COM A TEMATICA DO FILME, A FINITUDE DO SER HUMANO. TANTO QUE, QUANDO SAI DA SALA, JA NO COMEÇO DA NOITE, FUI DIRETO A LIVRARIA MAIS PROXIMA E COMPREI, NUMA TACADA SÓ, TODOS OS LIVROS DE PHILIP K DICK QUE HAVIAM NA ENTRELIVROS (TODOS, EDIÇÕES PORTUGUESAS; O LIVRO QUE INSPIROU O FILME, 'DO ANDROIDS DREAM WITH ELECTRIC SHEEP?', SÓ SAIU AQUI NO FIM DOS 80S). DESDE ENTÃO, VI TODAS AS VERSOES QUE SAIRAM DO FILME DEPOIS (AMERICANA, INTERNACIONAL, DO DIRETOR E A COMPLETA). SOU FÃ MESMO.
CLARO QUE NAO IA PERDER A SUA CONTINUAÇÃO (EMBORA NAO EXISTA TAL LIVRO, É MATERIAL NOVO; CONTUDO, FEITO POR UM DOS ROTEIRISTAS DO FILME ORIGINAL). A PRINCIPIO, FIQUEI 'BOLADO'. MAS, QNDO SOUBE Q O DIRETOR SERIA O MESMO DENIS VILLENEUVE DE 'SICÁRIO' E 'A CHEGADA', FIQUEI MAIS TRANQUILO. DE FÉRIAS, EM SAN FRANCISCO, APROVEITEI PARA CONFERIR 'BR2049' NA MELHOR SALA POSSIVEL, DOLBY CINEMA (EXISTEM POUCAS, NO MOMENTO, NOS EUA). A PROPRIA SEDE DA DOLBY LABORATORIES FICA NA CIDADE. ENTAO, A SALA DEVE SER NO CAPRICHO. E FOI. TELA CURVA E WIDESCREEN, COMO NOS CINEMAS DE RUA DE ANTIGAMENTE, E UMA DEFINIÇÃO DE IMAGEM (PARECE 3D SEM ÓCULOS) E QUALIDADE DE SOM QUE NAO TEMOS IGUAL POR AQUI (SÓ A SALA XPLUS DO UCI CHEGA PERTO). A EXPERIENCIA SERIA COMPLETA.
E, FOI. EMBORA EU TENHA GOSTADO DO FILME (UMA DAS MELHORES SEQUELS QUE JA VI, RECHEADA DE EASTER EGGS), ELE TEM LÁ SEUS 'PROBLEMAS'. PRIMEIRO, A LONGA DURAÇÃO. APESAR DE TER QUASE TRES HORAS, NAO DESENVOLVE ALGUNS PERSONAGENS A CONTENTO, E BEM PODERIA DURAR MENOS MEIA HORA (TIRARIA TODA A PARTE DE SAN DIEGO, NADA ACRESCENTA). OUTRA É A TRILHA, TAO DELICADA NO ORIGINAL (POR VANGELIS), E, AGORA, NAS MAOS DE HANS ZIMMER, FICOU PESADA E TRONITUANTE. A ESTETICA É BELISSIMA (REALÇADA PELA FOTOGRAFIA DE ROGER DEAKINS, MARAVILHOSA). MAS NAO TEM O IMPACTO DO ORIGINAL, QUE ERA UMA ESPECIE DE FILM NOIR, E TRAZIA COISAS QUE ERAM REALMENTE AVANÇADAS PARA A ÉPOCA, TANTO ESTÉTICA, QUANTO TECNOLOGICAMENTE. AGORA, NÃO TANTO. A ESCOLHA DE RYAN GOSLING PARA FAZER O CAÇADOR DE ANDRÓIDES KD (ELE MESMO, UM ANDRÓIDE) NAO ME INCOMODOU. A PRESENÇA DE HARRISON FORD, O BLADE RUNNER ORIGINAL, FOI BEM JUSTIFICADA (O FILME MELHORA MUITO QUANDO ELE ENTRA EM CENA). MAS O 'VILÃO' NIANDER WALLACE (JARED LETO, SERIA DAVID BOWIE), BEM COMO SUA AUXILIAR, LUV, NAO TEM TANTA FORÇA (EMBORA, ESTA, FAÇA UMA ANDROIDE MÁ MUITO BEM). O INTERESSE AMOROSO DE KD, A ASSISTENTE PESSOAL JOI (UMA ALEXA DO FUTURO, FEITA POR ANA DE ARMAS), É A PARTE MAIS BACANA. MAS, COMO CINEMA, É IMPECÁVEL. E DAS MELHORES SEQUELS JA FEITAS. RENDE MUITO MAIS SE VISTO NUMA BOA SALA DE CINEMA.
O FILME ORIGINAL (DE RIDLEY SCOTT), NAO FEZ SUCESSO IMEDIATO QUANDO LANÇADO. FOI BEM MAL DE BILHETERIA NOS EUA (ACHO QUE ATE PIOR DO QUE ESSA CONTINUAÇÃO, JA QUE NAO TEVE A DIVULGAÇÃO DESTE). MAS, LOGO, VIROU CULT MOVIE (UM CINEMA NO LES HALLES, EM PARIS, EXIBIU POR MAIS DE DEZ ANOS; EU REVI NO CINEMA ATE QUE ELE SAISSE DE CARTAZ COMPLETAMENTE); FEZ SUCESSO EM VIDEO, E, COM O TEMPO, FOI ALÇADO AO CLÁSSICO DE FATO QUE ELE É. NAO SABEMOS SE VAI ACONTECER O MESMO COM ESTA SEQUENCIA. APÓS VE-LO OUTRA VEZ, ATÉ GOSTEI MAIS. É O MELHOR SCI-FI DO ANO, SEM DUVIDA.
*ADENDO PÓS-REVIEW (ATT! PODE CONTER SPOILERS): O NOVO FILME, DEIXA BEM MAIS CLARO QUE DECKARD PODE SER UM REPLICANTE (NO LIVRO, FICA A DUVIDA). E, BEM QUE PODERIA TER MAIS UMA SEQUENCIA, PASSADA NO OFF WORLD, E COM A REVOLTA DOS REPLICANTES, PRA FECHAR UMA TRILOGIA E REVELAR TUDO.
Comentários
Postar um comentário