Escrito por edgar rice burroughs (tarzan) ha 100 anos, primeiro em capitulos, sob a forma de pulp, depois num volume completo, batizado como 'A princesa de marte', finalmente chegou as telas com o nome de John carter -- que mistura elementos de tres livros da saga marciana de Burroughs --, a adaptação desta obra pioneira. Ela inspirou desde o Superman dos primeiros tempos (que mais pulava do que voava por ser um alienigena num planeta com gravidade diferente a da terra), até obras mais completas como Duna, e também filmes como os da saga Star wars (muita coisa, cenicamente) e o mais recente Avatar. Por isso, a sensação de completo deja vu quando se assiste logo se instala, principalmente para os mais novos. E nem é um filme ruim. Longe disso. O diretor andrew stanton (roteirista dos tres toy story e diretor de wall-e, em sua primeira experiencia live action) fez de coração, e a gente nota na tela o capricho e a grana que foi gasta, cerca de us$ 300 milhoes+, incluindo verbas de publicidade. Só que é muita grana para um filme que, hoje em dia, nao acrescenta mais nada (até o 3D é comum), e que tem cara daquelas aventuras da sessao da tarde, com monstros animados por ray harryhausen, até mais animados e dinamicos. Foi boa a opção por atores pouco conhecidos para os papeis principais (o heroi e a mocinha vieram de x-mens origins: wolverine). Mas, no fim das contas, será dificil recuperar o preju, mesmo que ele venha a ser descoberto e vire cult em dvd e blu-ray, com seu estilo visual que remete as pinturas de frank frazetta na revista heavy metal. Contudo, John carter é mais satisfatório do que coisas recentes como Motoqueiro fantasma 2 e imortais, por exemplo, que sao apenas exercicios vazios e sem motivação.
POR CONTA DO POST ANTERIOR (QUE ERA SÓ SOBRE CLUBES ALTERNATIVOS QUE MARCARAM A NOITE CARIOCA), ME PERGUNTARAM SOBRE OUTRAS CASAS, QUE, NA VERDADE, ERAM DE SHOWS, DANCETERIAS. ENTAO, VAMOS LÁ, RELEMBRA-LAS. ANTES: VALE NOTAR QUE O NOME 'DANCETERIA' FOI IMPORTADO DE UMA CASA QUE TINHA ESSE NOME EM NOVA YORK, NOS ANOS 80. ALGUEM TROUXE PRA CÁ (ACHO QUE COMEÇOU POR SP) E ACABOU VIRANDO SINONIMO DE UM TIPO DE LUGAR, QUE MISTURAVA PISTA DE DANÇA COM UMA ATRAÇÃO AO VIVO NO MEIO DA NOITE. METROPOLIS = A PRIMEIRA COM ESSAS CARACTERISTICAS NO RIO FOI A METROPOLIS, EM SAO CONRADO, QUE, ASSIM COMO O CUBATÃO, TBM ABRIU NA SEMANA/MES EM QUE ACONTECIA O PRIMEIRO ROCK IN RIO, JANEIRO DE 1985. COMO O NOME INDICA, SEU LOGOTIPO E SUA DECORAÇÃO IMITAVAM O ESTILO DO CLASSICO SCI-FI DE FRITZ LANG, INCLUSIVE COM PASSARELAS NO MEIO DELA, QUE REMETIAM ÀS PONTES MOSTRADAS NO FILME. SÓ QUE TUDO COM NEON, CLARO. A METROPOLIS FOI PALCO DE MUITOS SHOWS DE BANDAS QUE NAO FAZIAM O PERFIL DO CIRCO VOADOR, PQ
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