Carl Cox é o cara. O DJ mais gente fina do mundo continua igualzinho a última vez em que estive com ele ao vivo, no Ultimate Base, em Londres, final dos 90s. Por conta disso, pedi pra ele repetir uma foto na mesma pose em que tirou comigo lá no clube londrino (que não existe mais, foi comprado pela companhia do metrô, ele contou), mais meu broder Gordy Wolverine, que esteve comigo na mesma viagem e com quem fiz a rota dos clubes na época (ficamos uma semana dormindo tipo 4hrs por dia e saindo direto toda noite!). A pose foi no clube 69, nesta segunda, em Ipanema, onde rolou a private de lançamento da festança que ele fará sexta 23, no Vivo Rio. Coxy aproveitou e fez um set de hora e pouca, dando uma geral em todos os estilos e mostrando que DJ se faz na hora, ao vivo, sem essa parada de final scratch e serato, que é pra quem não se garante nas pick-ups, mesmo que seja uma moderna mk-II para CDs, que foi o que ele pilotou, aliás, com maestria...
POR CONTA DO POST ANTERIOR (QUE ERA SÓ SOBRE CLUBES ALTERNATIVOS QUE MARCARAM A NOITE CARIOCA), ME PERGUNTARAM SOBRE OUTRAS CASAS, QUE, NA VERDADE, ERAM DE SHOWS, DANCETERIAS. ENTAO, VAMOS LÁ, RELEMBRA-LAS. ANTES: VALE NOTAR QUE O NOME 'DANCETERIA' FOI IMPORTADO DE UMA CASA QUE TINHA ESSE NOME EM NOVA YORK, NOS ANOS 80. ALGUEM TROUXE PRA CÁ (ACHO QUE COMEÇOU POR SP) E ACABOU VIRANDO SINONIMO DE UM TIPO DE LUGAR, QUE MISTURAVA PISTA DE DANÇA COM UMA ATRAÇÃO AO VIVO NO MEIO DA NOITE. METROPOLIS = A PRIMEIRA COM ESSAS CARACTERISTICAS NO RIO FOI A METROPOLIS, EM SAO CONRADO, QUE, ASSIM COMO O CUBATÃO, TBM ABRIU NA SEMANA/MES EM QUE ACONTECIA O PRIMEIRO ROCK IN RIO, JANEIRO DE 1985. COMO O NOME INDICA, SEU LOGOTIPO E SUA DECORAÇÃO IMITAVAM O ESTILO DO CLASSICO SCI-FI DE FRITZ LANG, INCLUSIVE COM PASSARELAS NO MEIO DELA, QUE REMETIAM ÀS PONTES MOSTRADAS NO FILME. SÓ QUE TUDO COM NEON, CLARO. A METROPOLIS FOI PALCO DE MUITOS SHOWS DE BANDAS QUE NAO FAZIAM O PERFIL DO CIRCO VOADOR, PQ ...
saudades do Velvet Room e daquela maratona de clubs em Londres, registrada na tosca câmera digital da época (98, pré-megapixel)
ResponderExcluirai que inveja (boa) de você tom, caraio... grrrrr hehehe
ResponderExcluiressa private tava tão dificil qnt o do dj rush, por isso vc não falou aqui?? eu iria na hora! como iria saber tb? rs
carl cox meio que me iniciou no formato musica/dj/set/cd mixado, o primeiro cd de techno que comprei foi justamente o da ultimate base 2, um dos melhores até hoje pra quem entende do assunto. vc deve conhecer né tom? talvez irei, fui na primeira vez que ele veio aqui (foi só uma né?), mas paguei mico, fiquei muitoooo louco e não me lembrei de nada depois rs espero dessa vez ta trankilo. o vizino godirro tb pode avisar as paradas aqui né? rsrs
abraços procês
fala, tom!
ResponderExcluiresse carl cox não era um cara que trabalhava de segurança nas edições cariocas do hollywood rock? esse cara tb fazia participações nos programas do renato aragão pós-trapalhões...
heheh
vou conferir os sons dele...
abraço
depoimento do mestre ao rraurl:
ResponderExcluir"Há três anos não uso mais vinis, o que foi difícil para mim. Mas o ponto é que hoje está cada vez mais difícil encontrar lançamentos em vinil, a música sai em formato digital hoje e sabe-se lá quando ela será prensada, isto se for. Isto me forçou a optar pelos CDs, até que descobri o Ableton Live e fiquei encantado, é uma ferramenta incrível e que me possibilita fazer coisas até então impossíveis. Como ele aumentou muito a minha capacidade criativa e eu adoro ferramentas deste tipo, hoje me apresento com ele."
felipe, nao dava pra divulgar a festa pq ela oficialmente nao existiu, foi fechada so pra djs e galera do meio musical e da imprensa. de sete as dez rolou coquetel e rodada de entrevistas com o cox e depois ele tocou. so apos as onze e meia da noite a casa abriu normalmente para a festa que rola lá. teve mauricio lopes e leo janeiro tocando
ResponderExcluirhj em dia o mais novo modelo de cdj da pioneer faz tudo e mais um pouco do que faz uma boa pickup technics. experimetei um desses no mes passado e é assombroso. da backspin, segura na mao, scratch e o escambau, muito foda mesmo. e os sites de djs agora vendem tracks exclusivas so pela internet, entao facilita. e carregar um case com trocentos vinis é foda pra quem ja tem mais de 40 anos nas costas. pra quem nao toca repertorio e precisa das novidades, ok. mas o som do vinil é melhor, ponto
ResponderExcluirvocê tem razão tom, vinil hj em dia é muita tralha. mas rolava aquela rixa com os djs de techno e psy justamente pelo uso do cd, mas hoje já tem o final scrash e milhares de recursos.
ResponderExcluircada vez vejo menos pick ups nas apresentações, o novo formato é o laptop e o dj, não viu como foi insano o set do girl talk? os melhores de hoje fazem live (lindstrom, toktok, simian, justice, digitalism etc), e acho que esse será o futuro da musica eletronica, você fazer sua música e tocar. ainda existe os super djs que ganham vinis e tocam, mas um mac faz milagres...
o som do vinil é melhor?
ResponderExcluirIsso é uma dúvida que eu ainda tenho que tirar.
pacheco, se vc for numa festa, com um bom som, em que alguem esteja tocando cd e depois vire pra vinil, vc notara a diferença na hora. semana retrasada toquei um vinil que tenho ha 20 anos logo apos um cd e parece que o mar se abriu na pista (ganha mais grave, mais frqeuencias), ainda mais em tempos de mp3, que tem o som merda e chapado (ME RECUSO A TOCAR MP3). felipe, ha diferenças entre tocar com laptop. quando se usa para extrair elementos que serao usados como detalhes no som (caso do girl talk), ok. mas quando o dj finge que ta tocando e bota o serato ou final scractch pra fazer tudo (como muito malandrinho faz aqui), é foda. certos clubes em londres proibem o uso de serato e fs em gigs e a plateia ate vaia o dj que os usa, se nao for o caso de um live pa. claro, pq la neguinho saca e gosta de som. e cobra. melhor erar ao vivo, com vinil ou cd, do que fazer mimica. cox usou cds, mas os truques ele usa no mixer, nas frequencias, assim como fez o carl craig no dama, eles retransformam as musicas. mas ligar o mac e botar o software pra rodar é caso de acionar a defesa do consumidor, engodo puro...
ResponderExcluirsim, sem duvida nenhuma o som do vinil é imbatível, nos graves principalente e em todos os casos. tem gringo que só ouve vinil transformado em mp3. quando o querido e falecido oink estava na ativa, as pessoas podiam upar os albums em vários formatos, inclusive em vinil. tem uma técnica aí bacana que não tira a qualidade do vinil. até tenho uns 3 albums em mp3/vinil, o do battles, do of montreal e o novo do interpol, bem bacana o som, parece que a coisa é séria, o pessoal do oink era audiófilo legal.
ResponderExcluirentão tom, você acha mais bacana tocar em cdjs 100 (o meu hehe) do que tocar em laptop dependendo do caso???
Quando lançaram o CD todo mundo achava maravilhoso, pois podia-se ouvir a música sem estalos e chiados naquele som CCE das Casas Bahia.
ResponderExcluirAcontece que a resolução do CD é baixa, é como se fosse uma foto de 2 mega pixels, ou seja, não reproduz a realidade do analógico.
Num bom equipamento e caixas, o vinil é muito melhor mesmo pois reproduz com mais fidelidade a gravação original. O CD de alta resolução já existe há anos mas foi adotado apenas por audiófilos pois o equipamento e principamente as caixas de som de boa qualidade necessárias são muito caras para a maioria dos mortais.
A pergunta que fica é: Por que na era de produção 1005 digital e de musica líquida, não temos disponível um formato digital de maior resolução para download? Tudo bem que isto só tocaria atraves de um computador com um player de sotware apropriado. Talvez seja isto que o Ableton Live faça desde que se tenha a música digital criada em alta resolução.
Fala Tom,
ResponderExcluirPior que tem "Djs" que tocam em festas tipo aniversario, casamentoe e etc.. que só tocam MP3em seus laptops.. e se acham os caras... rs.. e ainda se acham djs.
Off-topic: ontem vc tava na Mtv, em um programa sobre o disco "dois" da legião.
Abraços,
ATENÇÃO: A OI-TELEMAR TA MEXENDO NOS CABOS DE MINHA RUA E TO SEM INTERNET HA DOIS DIAS E TALVEZ FIQUE ATE O FINDE. ENTAO PODE SER QUE DEMORE PREU LIBERAR OS POSTS. SO TO PEGANDO EMAIL NO TRABALHO OU ONDE TEM INTERNET LIBERADA. WORD.
ResponderExcluirpo, eu andei dando uma olhada sobre a diferenca entre o som do cd e do vinil.
ResponderExcluirrealmente, c vc vai botar um som em casa, o som do cd é infinitamente melhor.
mas os djs preferem usar o vinil, pq o som nao sai distorcido em grandes equipamentos de som, como numa boate, por exemplo.
dai essa diferenca que o Tom fala.Com o vinil, o som sai lisinho.Entretanto, como o cd, já nao é a mesma coisa.
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O foda é ir pra matriz e escutar indie rock com CD-R...
mas n tem opcao, fazer o q...
existem varios modos de se usar um laptop num dj set ou live p.a. no caso de um live, vc leva as bases pra soltar em cima dos sons na hora, tipo pastas de efeitos e tal. o kraftwerk trouxe o show todo assim da ultima vez. num dj set, o laptop serve pra rodar programs do tipo serato ou final scratch. so que, se vc nao interagir com a musica, os softwares fazem tudo sozinho, casam qq musica, vc nao faz o menor esforço, so finge q ta mixando enquanto troca aqueles vinis falsos, isso pra mim é picaretagem e é o q muita gente tem feito hj. o carl craig usou serato, mas ele mexia nas frequencias atraves de um mixer vintage e pelo menos mixava. minha mina mixa tao bem quanto qq dj do mundo usando um programinha desses e ela nunca sequer botou a mao no meu equipo de som. a tecnologia faz tudo, vide o show do daft punk. depende de como vc vai usa-la. acho q se o dj nao poe a mao na massa, ta enganando. melhor errar passando um cd ou vinil ao vivo do que mixar assim, pelo menos a galera vai ver q vc existe, é humano, e tá ali. ate pq, o programa nao deixa vc mudar o rumo do set, vide o igor cavalera na the week, engessado num set ruim de doer, nao dava pra mudar nada
ResponderExcluirsinceramente só curto pouca coisa autoral de música eletrônica. ainda bem que o auê em cima desse tipo de som tá devagar. acho sinceramente uma perda de tempo a meninada popotizada por baticum eletrônico em raves. mas falo da música, a parada tribal é altamente maneira... abs
ResponderExcluirCURIOSIDADE TOTAL OFF:
ResponderExcluirAmanhã é dia de eleição federal em Oz e o Partido dos Trablhadores (Labour) deve assumir após 12 anos de extrema direita no país. O partido Verde apoia os Labors e seu maior ícone e lider chama-se PETER GARRETT. Lembram do vocalista careca e meio maluco da banda oitentista Midnight Oil? Poizé, o cara sempre foi politizado e sempre atuou, seja atraves da música ou atitudes anti-imperialistas, em prol do meio ambiente e justiça social. Ele deve receber um ministério e já se fala no cara como primeiro ministro num futuro próximo. Mal comparando, seria como ver RENATO RUSSO no poder nos dias de hoje.
Tom, voltando ao post, vale dar uma olhada neste vídeo:
ResponderExcluirGirl Talk Creates a mashup:
http://www.youtube.com/watch?v=KykbPtRb0K4&feature=related