Pular para o conteúdo principal

Digitalismo


Imagino q a maioria dos coveiros já esteja familiarizado com as novidades tecnologicas digitais. Mas como tenho visto muita besteira dita e escrita sobre as transmissões da tv digital, aqui vão alguns toques para desfazer as pequenas duvidas (e aceito complementos, claro):

-Comprar uma tv de lcd ou plasma hdtv ready n quer dizer q ela capte transmissoes digitais. O ready significa q ela está pronta para receber imagens com maior definição (acima de 800).

-Só as tvs full hdd é q ja suportam sinais acima de mil e, algumas, ja tem conversores embutidos. Fora isso, será necessário ligar mais uma paradinha na sua tv, barata ou cara, tubo, lcd ou plasma.

-A rigor, as transmissoes digitais ja existem ha quase uma decada, atraves das tvs pagas via satelite, como directv/sky (q tbm sao interativas), so que a gente, em casa, recebia os sinais digitais, mas eles nao eram decodificados ao passarem para os nossos aparelhos de tv, nao compativeis. entao, a transmissao era digital, mas a recepção analogica (como ainda é, mesmo q vc use net ou tva digital).

-o sinal digital da tv aberta sera transmitido via uhf. ou seja, alem de vc ter o conversor (mais um trambolho pra ligar/plugar em sua tv, alem dos decodificadores de net/tva), vc tbm vai precisar de uma antena receptora de uhf digital, tanto interna quanto externa (se for o caso). mesmo se nao tiver tv por assinatura, tbm terá q usar o decodificador e a antena extra.

-e não precisa se afobar. a principio, apenas as imagens da tv aberta ficarao mais definidas (embora nem todos os pgms sejam transmitidos em hdtv, mesmo nos eua é assim), mas a interatividade ainda demora um pouco a vir. mas quem ja usa tv por satelite ou trocou para tva ou net digital ja tem essas imagens + limpas e recursos interativos, independentemente de tudo referente a tv digital aberta. Uma coisa é transmissão em alta definição (hd), outra é a recepção digital. nem sempre as duas coisas vem juntas. Vai levar tempo pra equiparar tudo...

*qndo o rádio digital chegar, tbm sera necessario mudar os aparelhos existentes. o q acontecerá, além do som + puro, é q poderemos ler os nomes das musicas na tela, q nem idtag de mp3.

Comentários

  1. vou esperar o saldão pós final de ano pra comprar uma,

    não sei se compro a full hd, ou a outra pela metade do preço, pq nem sempre se usa o recurso e olho na fnac e me parece tudo igual a imagem,

    sei q as lcd sao melhores q a plasma, pena nao ter a de lsd q seria melhor ainda

    pelo que li e me falaram, as paradas são essas mesmo, só o maldito conversor embutido que ainda não sei no brasil quais marcas possuem, só a sony?

    6 mil paus uma full hd de 47´da lg, maybe

    ResponderExcluir
  2. wander, por enquanto, as unicas tvs do mercado full hdd sao da sony e da samsung, ambas na casa de 8 a 12 mil paus (dependendo da tela, de 40 a 52 polegadas). a olho nu, nao faz diferença uma lcd destas para uma "comum", depende do que vc vai ligar nelas, se só seu dvd de sempre (sem upscalling ou prog scan) ou um ps3 com blu ray, ai, sim, fará diferença. faltou dizer no post: quem tem decoder sky, tva e net digital atualizados nao vai precisar botar o decoder ou antena extra...

    ResponderExcluir
  3. Eu acho que vale a pena partir logo para a Full HD (1080p) por causa do Blu Ray/HD DVD. Nos USA já tem player de 100 dólares. Tom, meu pai dia desses me mandou um link que mostrava a Bravia Full HD por bem menos que isso. Acho que foi o próprio site da Sony no Brasil.

    O que me impressionou foi o preço que eles querem cobrar aí pela Set Top Box. Comprei a minha há dois anos por 40AUD e funciona direitinho. Aqui em OZ a transmissão digital já existe há muito tempo mas o broadcast em HD também só vai começar agora em dezembro.

    ResponderExcluir
  4. maneira essas explicações tom. especialmente pela parada da net digital, quer dizer que a imagem é digital (de alguns canais) e a interatividade não existe porque o sistema não é provido dessa decodificação? é isso? enroladinho mesmo rs. as pessoas teimam em pensar que televisões de lcd e plasma são digitais, é comum eu ouvir de quem compra, as pessoas ficam iludidas pela televisão e acha que ela pode tudo. aqui na net digital, por enquanto, só tem horário da progração, informações de alguns canais sem sair da onde vc tá, solicitar pay-per-view, joguinhos pagos do cartoon network e aquela lista enorme de rádios de cada estilo. gostaria de saber mesmo até onde vai essa interatividade, como e quando vamos tê-la integralmente e saber de todas suas funções. por enquanto a imagem está ótima e todos os canais, essa é a primeira impressão qnd colocou aqui em casa. e essa parada do HDVD e do Blue-Ray vai ser que nem a briga VHS or Beta, cada uma tem sua vantagem, vai sobreviver que se der melhor no mercado (já li que rola mó briga...)

    ResponderExcluir
  5. OFF: Conforme eu antecipei Peter Garrett (Midnight Oil) foi confirmado como Ministro do Meio Ambiente. Será que um dia também teremos um roqueiro dos anos 80 no poder no Brasil? Gilberto Gil, Frank Aguiar etc... não valem :)

    ResponderExcluir
  6. EU ATE SEMANA PASSADA ACHAVA QUE ERA SO COMPRAR A TV E LIGAR NA TOMADA
    HAHA
    mas nem pretendo comprar uma tv de plasma/lcd agora.
    e o set top box vai ficar baratinho, que o governo falou, por isso vou esperar mais um pouco.

    ResponderExcluir
  7. digital é a TRANSMISSÃO, nao o aparelho de tv. tanto faz se for tubo, lcd ou plasma, todos podem transmitir em digital se usarem um conversor. agora, so os tvs de lcd e plasma de ultima geração (ou full hd) poderao realmente transmitir os programs gravados em alta definição. sao duas coisas diferentes. as tvs de tubo nao alcançam resoluçao de 1080, e nem as de lcd ou plasma que nao sejam full hd. o resto é papo.

    ResponderExcluir
  8. OFF TOPIC TOTAL!!!
    Estou simplesmente chocado com o que fizeram com a nossa cidade!!!
    Já li sobre vários "assassinatos" de verdadeiros monumentos como o Palácio Monroe, mas vendo este pequeno documentário de 1936 não consigo ficar calado!

    Como nos tornamos nisto que somos hoje?

    Vejam o video:
    http://www.youtube.com/watch?v=TGSWAZCGOWE

    O narrador fala das ruas LIMPAS!!!

    E ERAM MESMO!!!!

    Não falo mais nada!!!!

    ResponderExcluir
  9. ja vi esse filminho, alessandro. acho que foi nessa epoca que o rio ganhou o titulo de cidade maravilhosa. e era mesmo. ate o canal do mangue, cercado de palmeiras imperiais, era uma beleza. hj a gente so nota a fuligem e o lixo em volta. as pedras portuguesas (que eu odeio) eram bonitas e bem ordenadas. o rio começou a acabar qndo perdeu o posto de capital federal e as hordas tomaram conta. isso aqui já era

    ResponderExcluir
  10. Quando vamos ter programas culturais/educativos como esse na nossa pobre Tv?

    http://www.japanprobe.com/?p=3261

    ResponderExcluir
  11. Bem, ele só mostra uma parte da cidade. Acredito que nos anos 30 o Rio tinha lugares para lá de assustadores, claro que esses lugares não estavam tão espalhados democraticamente pela cidade como hoje...

    Dê uma olhada na seção 50 anos atrás do Globo...

    ResponderExcluir
  12. e falando nisso ... a nova tv pública vêm aí, no próximo domingo.

    mas por que criar uma nova tv pública, se já tínhamos a tve/tv cultura ?

    ResponderExcluir
  13. Concordo com as questões sobre as partes "sinistras" da cidade.
    Só que olhando os pontos turisticos que foram filmados neste doc HOJE EM DIA podemos ter uma idéia do que foi feito!
    Não dá para ficar sem indignação!!!!

    ResponderExcluir
  14. Tinha esse livro que me empurraram goela abaixo na faculdade (malditos trabalhos valendo ponto) chamado "A vida digital" do Nicholas Negroponte.

    Um dos capitulos era justamente sobre TV digital, como funcionaria as transmissões, recursos (como poder ver um jogo, ter o audio do radio e mais uma tela com os comentarios ao mesmo tempo), a possibilidade de uma TV com um unico canal poder trasnmitir e ou 4 programas diferentes ao mesmo tempo e outras coisas.

    O chato era o jeitao oba-oba do Sr. Negroponte. Ruim de se ler...

    Essa TV pública vai ser nacional? A TVE e a Cultura são locais (RJ/SP), não?

    ResponderExcluir
  15. Eu li A Vida Digital e achei muito legal. Gosto do ponto de vista otimista dele.

    Voltando ao tema principal, o que eu mais espero da TV Digital é poder assistir aos programas na hora em que eu quiser. Depois da possibilidade de baixar filmes e seriados na internet eu deixei a TV comum meio de lado, ficou muito chato ligar a TV e pegar filmes já começados, comerciais toda hora e ter que ficar consultando grade de programação. Em função disso preferi comprar um monitor 22" pra assistir aos baixados da internet, em vez de uma TV nova (as taxas de atualização ainda são meio ruins e os preços ainda meio altos). Assim faço tudo numa tela só.

    ResponderExcluir
  16. andré, enquanto a gente nao tem tivo e o sky+ é caro pra carater, achei uma alternativa: uso um gravador de dvd com um hd embutido de 180 giga (ja existem de ate 250), entao eu gravo varios blocos de seis hrs de programas diversos e depois clipo e vejo qndo bem entendo. o aparelho da philips, que começou em 2 mil, foi pra 1.500/200, agora ta na casa de 700/900, acho que chega a 500 logo. faço a minha própria grade de tv e vejo varios eps de series de uma vez só, sem os intervalos...

    ResponderExcluir
  17. off topic:
    sábado tem police...
    e vcs coveiros, estarão lá?

    será que ainda tem ingressos?

    estou achando que não vai encher..

    abraços!!

    ResponderExcluir
  18. pelo menos os ingressos do gramado se esgotaram, acho que vai encher mais que o meia boca do Rush que rolou lá.

    devo ir hoje no gotan project.

    e saiu a lista dos dez melhores shows dos leitores do blog do lucio ribeiro, ficou assim:

    1. Arctic Monkeys..... 99 votos
    2. Killers…………… 72 votos
    3. LCD Soundsystem. 59 votos
    4. Bjork……………… 53 votos
    5. Rapture……………. 51 votos
    6. CSS……………….. 48 votos
    7. Devo………………. 46 votos
    8. Girl Talk…………… 28 votos
    9. Placebo…………….. 24 votos
    10. Coldplay………….. 15 votos

    só não concordo com o primeiro lugar, que na minha opnião foi o the killers disparado, comecei a amar a banda depois do show. e lembraram do girl talk, fiquei feliz :)

    ResponderExcluir
  19. chegei agora do gotan! muito bom, nem esperava tanto! os caras são demais e o circo tava mais lotado que o lcd! loucura, mas foi muito bem gasta a grana... :)

    ResponderExcluir
  20. sem tabular votos, só de cabeça, aqui na nossa bodega felina quem ganhou tanto como disco quanto como show foi o lcd soundsystem.

    tbm nao entendi pq criar a tal tv publica se ja temos a tveducativa, que anda abandonada. mas como somos um pais rico, temos grana pra gastar numa nova tv, claro

    ResponderExcluir
  21. Pelo que eu vi nesse fim de semana, a TVE virou parte dessa TV publica junto com a Radiobrás.

    Eu li nos jornais que eles estão meio perdidos e que a TVE, a princípio, vai ser a maior responsável pela programação.

    Não sei como ficou a cultura nesse rolo... eu gostava d euns programas deles, memso focando somente a cidade de São Paulo

    ResponderExcluir
  22. li um monte de matérias demagógicas falando da 'volta das famílias para a frente dos aparelhos de tv' - como se investir nisso fosse mais importante do q construir hospitais e escolas,melhorar o salário destes profissionais,dar condições e tal.

    o q mais me preocupa é se a qualidade do q é visto na tv aberta,bem sofrível alias, vai se manter ou melhorar...acho q vcs entendem onde quero chegar.

    ResponderExcluir
  23. como um amigo me disse ontem: "é tecnologia de primeiro mundo para um pais de quinta". é, pode ser. eu amo tecnologia, mas acho que a gente tem coisas mais importantes pra cuidar no pais antes de fazer o visual da novela de sempre ficar melhor. gasta-se uma grana e tempo aqui em coisas que nao tem a menor importancia ou relevancia pra vida das pessoas. acho que a internet para todos era mais importante...

    ResponderExcluir
  24. fuleira, a tv cultura de sao paulo ta fora dessa pq nao é um canal do governo e sim uma emissora gerida por um fundo, no caso, a fundaçao padre anchieta. por isso é um canal melhor e mais bem cuidado, pq nao depende do governo, embora passe por crises eventuais por falta de doações. mas eles conseguiram uma brecha na lei que permite que veiculem anuncios comerciais, como se fossem apoios, por isso que ela nao faliu.

    ResponderExcluir
  25. Ah, eu achava que a Cultura era estatal. Bem, vamos ver como vao ficar as coisas com essa tal TV Brasil.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

DANCETERIA, UMA MODA FUGAZ

POR CONTA DO POST ANTERIOR (QUE ERA SÓ SOBRE CLUBES ALTERNATIVOS QUE MARCARAM A NOITE CARIOCA), ME PERGUNTARAM SOBRE OUTRAS CASAS, QUE, NA VERDADE, ERAM DE SHOWS, DANCETERIAS. ENTAO, VAMOS LÁ, RELEMBRA-LAS. ANTES: VALE NOTAR QUE O NOME 'DANCETERIA' FOI IMPORTADO DE UMA CASA QUE TINHA ESSE NOME EM NOVA YORK, NOS ANOS 80. ALGUEM TROUXE PRA CÁ (ACHO QUE COMEÇOU POR SP) E ACABOU VIRANDO SINONIMO DE UM TIPO DE LUGAR, QUE MISTURAVA PISTA DE DANÇA COM UMA ATRAÇÃO AO VIVO NO MEIO DA NOITE. METROPOLIS = A PRIMEIRA COM ESSAS CARACTERISTICAS NO RIO FOI A METROPOLIS, EM SAO CONRADO, QUE, ASSIM COMO O CUBATÃO, TBM ABRIU NA SEMANA/MES EM QUE ACONTECIA O PRIMEIRO ROCK IN RIO, JANEIRO DE 1985. COMO O NOME INDICA, SEU LOGOTIPO E SUA DECORAÇÃO IMITAVAM O ESTILO DO CLASSICO SCI-FI DE FRITZ LANG, INCLUSIVE COM PASSARELAS NO MEIO DELA, QUE REMETIAM ÀS PONTES MOSTRADAS NO FILME. SÓ QUE TUDO COM NEON, CLARO. A METROPOLIS FOI PALCO DE MUITOS SHOWS DE BANDAS QUE NAO FAZIAM O PERFIL DO CIRCO VOADOR, PQ ...

EUROTRIP, PT 1: BERLIN

VOLTEI A BERLIM DEPOIS DE MUITOS ANOS. A PRIMEIRA VEZ EM QUE ESTIVE LA, NUMA VIAGEM MOCHILÃO, O MURO AINDA ESTAVA DE PÉ, CAIRIA POUCOS MESES DEPOIS. LOGO, SÓ CONHECI METADE DA CIDADE. A OUTRA, VI DE RELANCE, DE CIMA DE UMA PLATAFORMA. LOGO, NAO CONHECIA MAIS A CIDADE, REALMENTE. NA EPOCA, LEMBRO QUE O LADO OCIDENTAL JA ERA BASTANTE MODERNO (EM COMPARAÇÃO COM O BR, VIVIAMOS NAS CAVERNAS). JA HAVIA PROGRAMA DE RECICLAGEM E USAVA-SE BICICLETA ALEM DO LAZER. EM 1988! NA MESMA VIAGEM, TBM FUI A LONDRES PELA PRIMEIRA VEZ. E BERLIM JÁ SOAVA MAIS PROGRESSISTA. E CONTINUA. ELA EVOLUIU DE FORMA BEM ORGANIZADA. EM VEZ DE VIRAR UMA DAQUELAS METROPOLES CAOTICAS, SUJAS, SUPER POPULADAS, DE FILME SCI-FI (QUE, PARECE, É O DESTINO DE LONDRES, E VISIVELMENTE O DO RIO E SÃO PAULO, INFELIZMENTE), VIROU UMA DAS MAIS AGRADAVEIS, LIMPAS E VERDES CIDADES DO MUNDO. APESAR DE SER UMA DAS PRINCIPAIS CAPITAIS DO PLANETA. É SILENCIOSA, PQ NAO HA TANTOS CARROS, E QUASE NAO HA ONIBUS. HA MUITOS TRAMS (BONDES ELETRIC...

VC TEM MEDO DE FANTASMAS?

Cético sou desde criancinha. Porisso, nunca acreditei em fantasmas, vida apos a morte, santos e coisa e talz. Com o tempo, passei a gostar de filmes de terror e sobrenatural, talvez pra ver ate onde isso vai. Ou seja, nunca tive medo de fantasmas, nem de holy ghosts. Mas alguns filmes tocam no tema e quase te fazem recapitular. Um deles foi 'Poltergeist'. Depois, raros foram os filmes de fantasmas legais, que não apelassem só para os efeitos especiais e trilha climática. Porisso, curti o simpatico e barato (estimados US$ 1, 5 mi, ja faturou 35mi só nos EUA em duas semanas) 'Insidious' (aqui, 'Sobrenatural'), da dupla que criou o 'Saw/jogos mortais' original, James Wan e Leigh Whannell, que estreia nesta sexta-feira. A dupla conseguiu fazer um eficiente filme de terror com censura pg-13 nos eua e sem atores conhecidos. Tipo, nao tem nenhuma cena muito escabrosa, mas dá aquele medinho básico. No começo, parece q vai ser mais um tipico filme de casa mal ass...