Pular para o conteúdo principal

O COMEÇO DO FIM, PT.1


   O lançamento do ano é, sem duvida, a primeira parte de "Vingadores: guerra infinita" (estreia mundial entre quarta e sexta-feira, desta semana de abril), que vai fechar o primeiro ciclo de dez anos do MCU (Marvel Cinematic Universe), que começou em maio de 2008, com o primeiro filme do Homem de Ferro -- que foi seguido por aquele do Hulk, com Edward Norton, que não obteve o mesmo exito. Desta primeira fase, fazem parte: homem de ferro 2 (2010), thor (2011), capitão américa: o primeiro vingador (2011) e o primeiro filme dos Avengers (2012), que reuniu essa turma toda. Este ultimo, dirigido por Joss Whedon, foi a realização visual de todo fã de gibi Marvel, e do traço de Jack Kirby, com cenas completamente copiadas direto dos painéis deste.



A segunda fase do MCU, começou com o terceiro (e pior, mas o que fez mais dinheiro!), do Homem de Ferro (2013); o segundo do Thor (mundo sombrio, 2013), o segundo do Capitão América (soldado invernal, 2014); a grata surpresa, que foi o primeiro filme dos Guardiões da Galáxia -- uma galera lado B, que foi muito bem traduzida por James Gunn; o segundo dos Vingadores (a era de Ultron, 2015); e o primeiro do Ant-man, que também se revelou uma grata surpresa. Então, entramos na terceira fase, em 2016, com o excelente "Capitão América: guerra civil" (pra mim, o melhor de equipe, desde o primeiro Avengers); Doutor Estranho (2016), o segundo (e algo decepcionante) dos Guardiões da galáxia (2017), mais um reboot do Homem-aranha ('de volta pra casa', 2017), que introduziu o aracnídeo na equipe, já que ele tinha serie a parte (dois ciclos), na Sony; o engraçado 'Thor: Ragnarok' (2017) e o surpreendente primeiro filme do Pantera Negra (introduzido no último Capitão América), que bateu recordes de bilheteria, de todos os filmes deste primeiro ciclo do MCU.



Nesse meio tempo, a Marvel se expandiu para a TV, com as séries "Agentes da S.H.I.E.L.D." (ainda em produção) e o solo da Agente Carter (egressa de Capitão América), que só teve duas temporadas; além de ter iniciado uma timeline a parte, na Netflix, com as séries do Demolidor, Jessica Jones, Luke Cage e Punho de Aço, que, juntos, formam Os Defensores. Todos habitam a mesma Nova York onde fica o prédio de Tony Stark (um arremedo do prédio/sede do Bank of America, quem passa lá, nota) e a sede dos Avengers (nos arredores). Mas, não vai rolar crossover. pelo menos, é o que tem dito o comandante dos projetos Marvel, Kevin Feige.



  O que conecta todos estes filmes do primeiro ciclo MCU são as Jóias do Infinito, que Thanos, o grande vilão destes dois ultimos filmes dos Avengers, vem procurando por toda a galáxia, faz tempo (vários filmes deixaram pistas). As seis pedras são: space stone (ou Tesseract, revelada no primeiro Avengers, no qual Thanos foi introduzido, na ceninha final), no momento, em posse de Loki, que a roubou do baú de Odin; mind stone (atualmente na testa do Visão, que depende dela para viver); reality stone (está na coleção do Colecionador, aquela figura bizarra, revelada no primeiro filme dos Guardiões); power stone, no momento, está no planeta Xandar, com os Nova Corps; time stone, atualmente, pendurada no pescoço de Doutor Estranho; e a soul stone. esta ultima, supõe-se que esteja em Wakanda, a terra do Pantera negra, e ainda não foi vista em nenhum dos filmes.



ADENDO SOBRE O FILME (ATENÇÃO: PODE CONTER SPOILERS!):

 Nunca houve um filme deste porte, envolvendo super heróis. 'Vingadores: guerra infinita', junta uma quantidade de personagens que, antes, só havíamos visto nos quadrinhos. É certo que, ao final das duas partes deste épico, alguns personagens irão embora para sempre. Estima-se, que morra uma meia-duzia deles (pelo quer vimos nesta primeira parte, será muito mais). Isso será necessário para a Marvel dar uma arrumada na casa e preparar o terreno para a segunda (e última?) fase do MCU, que a Disney projeta ser de mais dez filmes, para não desgastar. Estão na lista de prováveis nomes que sairão de cena, nos Avengers 3 e 4: Capitão América, Homem de Ferro, Thor, Loki, Nick Fury, Homem-Aranha, Viuva Negra, Bucky Barnes, War Machine, Visão, Gavião Arqueiro, Gamora, Star-Lord, Hulk, Feiticeira Escarlate e Ant-man. Alguns destes, como o Gavião Arqueiro e ant-man, não deram as caras nesta primeira parte (ha uma explicação chinfrim lá no filme). Um dos motivos, é que, nesse meio tempo, virá o segundo filme do Formiga, com mais elementos -- e, tanto o filme do formiga, quanto o de capitão marvel, serao prequels de guerra infinita, parece.

 De certa forma, 'Infinity war' é um grande preambulo para o que virá, apenas uma introdução. São muitos personagens e detalhes em cena, não dá para focar neles por muito tempo. Por isso, foram separados por nucleos/grupos, para facilitar. E, novos personagens são enfiados na trama sem muitas apresentações (como os capangas/filhos de Thanos). Aliás, 'guerra infinita' é, basicamente, um filme de Thanos (ótima caracterização de James Brolin). Embora Thanos consiga coletar as pedras necessárias, não fecha a historia. Pq, numa de suas projeções de futuro, Dr. Estranho viu que, entre as milhares de vezes em que eles perdem a batalha para Thanos, há apenas uma, em que ganham. Ele pode estar elaborando o plano para que isso aconteça (ou, nem precisa ter parte 2, né?). Pode ate rolar viagem no tempo ou realidade paralela. O que só veremos em maio do ano que vem, na conclusão. De quebra, a ceninha final, deixa no ar a pista de que, um novo herói (cujo filme virá neste hiato), irá entrar pra ajudar o time. Advinhem quem? É da Marvel hehe!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DANCETERIA, UMA MODA FUGAZ

POR CONTA DO POST ANTERIOR (QUE ERA SÓ SOBRE CLUBES ALTERNATIVOS QUE MARCARAM A NOITE CARIOCA), ME PERGUNTARAM SOBRE OUTRAS CASAS, QUE, NA VERDADE, ERAM DE SHOWS, DANCETERIAS. ENTAO, VAMOS LÁ, RELEMBRA-LAS. ANTES: VALE NOTAR QUE O NOME 'DANCETERIA' FOI IMPORTADO DE UMA CASA QUE TINHA ESSE NOME EM NOVA YORK, NOS ANOS 80. ALGUEM TROUXE PRA CÁ (ACHO QUE COMEÇOU POR SP) E ACABOU VIRANDO SINONIMO DE UM TIPO DE LUGAR, QUE MISTURAVA PISTA DE DANÇA COM UMA ATRAÇÃO AO VIVO NO MEIO DA NOITE. METROPOLIS = A PRIMEIRA COM ESSAS CARACTERISTICAS NO RIO FOI A METROPOLIS, EM SAO CONRADO, QUE, ASSIM COMO O CUBATÃO, TBM ABRIU NA SEMANA/MES EM QUE ACONTECIA O PRIMEIRO ROCK IN RIO, JANEIRO DE 1985. COMO O NOME INDICA, SEU LOGOTIPO E SUA DECORAÇÃO IMITAVAM O ESTILO DO CLASSICO SCI-FI DE FRITZ LANG, INCLUSIVE COM PASSARELAS NO MEIO DELA, QUE REMETIAM ÀS PONTES MOSTRADAS NO FILME. SÓ QUE TUDO COM NEON, CLARO. A METROPOLIS FOI PALCO DE MUITOS SHOWS DE BANDAS QUE NAO FAZIAM O PERFIL DO CIRCO VOADOR, PQ

ROCKS TARDES DE DOMINGO...

  LÁ VAMOS NÓS PARA MAIS UM PASSEIO PELA MEMORY LANE, CUJO GATILHO FOI ATIVADO POR UMA MÚSICA. ESTAVA OUVINDO O ÁLBUM DE 40 ANOS DO KISS, QUANDO ROLOU 'DO YOU LOVE ME'. NA HORA, VIERAM MONTES DE LEMBRANÇAS QUE PASSEI AO SOM DESSA MUSICA (E TBM DE ROCKN ROLL ALL NITE) NOS BAILES DE ROCK QUE ROLAVAM AOS DOMINGOS NO CLUBE DE REGATAS GUANABARA, EM BOTAFOGO, COMANDADOS PELA EQUIPE META-SOM, DO DJ ANIBAL. DE 6 AS 10PM.   EU MAL DEVIA TER 12, 13 ANOS QUANDO COMECEI A FREQUENTAR O BAILE, O PRIMEIRO A QUE FUI, SOZINHO, SÓ COM AMIGOS. E, COMO DUROS QUE ÉRAMOS, GERALMENTE ENTRÁVAMOS DE PENETRA, PULANDO GRADES E MUROS EM VOLTA DO CLUBE. DEVO TER PAGADO APENAS MEIA DUZIA DE VZS, EM, SEI LÁ, DOIS ANOS. ERAM MEADOS DOS 70S. O ROCK MANDAVA. MAS A FESTA COMEÇAVA, INVARIAVELMENTE, COM 'DANCING QUEEN', DO ABBA, QUE ERA CONSIDERADA UMA BANDA ROCK, JA QUE AINDA NAO EXISTIA A DISCO MUSIC E O CONCEITO DE POP/ROCK ERA AMPLO.   E, COMO QUALQUER BAILE DE FUNK E SOUL DA ÉPOCA (QUE ROLAVAM DO OUTR

blue velvet

Os posts aqui surgem do nada, out of the blue, como em hiperlinks da internet. e nessa de relembrar coisas aleatoriamente, apareceu num dos sites de torrents que frequento um filme chamado "little girls blue". que foi o meu primeiro porno. e, como diz a frase daquele anuncio, a gente nunca esquece do primeiro. principalmente em se tratando disso, numa epoca em que tudo poraqui era proibido. entao, no começo dos 80´s, quando o país ainda era uma ditadura, tive contato com esse filme. Sabadão, fui na casa de um bro no jardim botanico fazer chill in pra noitada. o cara tinha um telao em casa e um aparelho de vhs gigantesco com retroprojeçao (soube mais tarde q o pai dele era diretor da grobo, dai os equipamentos, que, entao, eram de ponta total, o vcr caseiro ainda nao era uma realidade). la, ele tinha uma meia duzia de fitas, todas piratas, claro, entre as quais um show (sei la, acho q era woodstock), clipes da mtv, o famoso caligula e o little girls blue. como esse era mais cu