ATE A CHEGADA DE 'AMEAÇA FANTASMA' (1999), FICAMOS QUASE 20 ANOS SEM VER UM FILME DA SAGA STAR WARS - O ULTIMO, 'RETORNO DE JEDI', ERA DE 1983. A EXPECTATIVA FOI PROPORCIONALMENTE INVERSA A FRUSTRAÇÃO QUE O FILME CAUSOU. ALIAS, TIRANDO A EXCELENTE PARTE TECNICA (O DESENHO DE SOM, SOBRETUDO), A TRILOGIA INTERMEDIARIA (PREQUELS), FOI BEM DECEPCIONANTE. ENTAO, QUANDO, FINALMENTE, VIMOS UM STAR WARS PARA VALER, 'O DESPERTAR DA FORÇA', FICAMOS ATE CEGOS PARA O FATO DE ELE SER APENAS UMA ESPECIE DE REMIX DA TRILOGIA ORIGINAL, PARA AS NOVAS GERAÇÕES. E, 'ROGUE ONE' (ÓTIMO FILME), ERA APENAS A REALIZAÇÃO DO LETREIRO QUE APARECE NO PRIMEIRO STAR WARS DE TODOS (REBATIZADO EP4). FALTAVA ALGUMA COISA.
ESSA 'ALGUMA COISA', FINALMENTE, CHEGOU. O EPISÓDIO 8 (OS ÚLTIMOS JEDI), É UM FILME STAR WARS TOTALMENTE NOVO, DE FATO. TRAZ ELEMENTOS NUNCA ANTES VISTOS EM OUTROS FILMES (EMBORA, AS VZS, LEMBRE PARTES DE 'O RETORNO DE JEDI'), DÁ SEQUENCIA A FATOS E A PERSONAGENS APRESENTADOS NO ANTERIOR, INTRODUZ NOVOS, E ENTRA UM POUCO MAIS NAS PERSONALIDADES DOS PERSONAGENS PRINCIPAIS, QUE SAO LUKE, LEIA E HAN SOLO. ALIAS, NESSA NOVA TRILOGIA, ERA PARA CADA UM DELES TER O SEU MOMENTO SOLO. O DE HAN, FOI NO ANTERIOR (E, TODOS JA SABEMOS COMO ACABOU, SEM SPOILER). NESTE EP8, CONHECEMOS ASPECTOS DA PSIQUE DE LUKE QUE JAMAIS VIMOS ANTES. E, NO DESFECHO, O EP9, SERIA O MOMENTO DE BRILHO DE LEIA, EX-PRINCESA, AGORA GENERAL. MAS, COM A MORTE DE CARRIE FISCHER, TIVERAM DE REESCREVER TUDO, PARA ADAPTAR. NESTE, ELA É FIGURA BASTANTE IMPORTANTE.
EP8 É O MAIS LONGO DE TODOS (QUASE DUAS HORAS E MEIA) OS FILMES DE SW. JUSTAMENTE PQ TEM MUITO O QUE MOSTRAR E CONTAR (E DEZENAS DE PERSONAGENS PARA LIDAR). MESMO ASSIM, PODOERIA TER SIDO UM POUQUINHO MAIS CURTO. PQ TEM UMA PARTE, NO MEIO DA TRAMA, QUE É DISPENSÁVEL (SOBRETUDO, UM SUBPLOT COM FINN). E, INTRODUZ UM NOVO LIDER SUPREMO QUE NADA ACRESCENTA. POR OUTRO LADO, O ENCONTRO DE REY COM LUKE (A DEIXA NO FINAL DO ANTERIOR), NOS DÁ UMA VISAO DO VELHO JEDI COMO JAMAIS VIMOS ANTES. INCLUSIVE, COM UMA BOA E LOGICA EXPLICAÇÃO PARA A FORÇA, BEM ALEM DO SIMPLES LADO 'RELIGIOSO'. E, O DESENVOLVER DE KYLO REN, É SATISFATÓRIO, SOBRETUDO PELA BOA ATUAÇÃO DE ADAM DRIVER, UM DOS MAIS COMPROMETIDOS COM O SEU PAPEL, EM COMPARAÇÃO COM OUTROS.
AS PARTES QUE PODEM DECEPCIONAR (HA UM VISIVEL 'TOQUE DISNEY' EM ALGUNS MOMENTOS) SAO COMPENSADAS POR OUTRAS BEM BACANAS. E, O RESULTADO FINAL, É BEM SATISFATÓRIO. MAS, COMO FILME INTERMEDIÁRIO, ESTA BEM LONGE DE TER A FORÇA DE 'O IMPÉRIO CONTRA-ATACA'. NAO ROLA LAGRIMA NO FINAL...
Tom acho que vc foi generoso demais. Mesmo fanático por star wars achei o filme uma bosta total, fraco, cheio de buracos, arrastado. O que a Disney fez com a saga não se faz, é sacanagem com os fãs. O episodio 7 foi horrivel , um new hope 2.0, mas esse consegue se superar. Essa é a primeira vez na vida que eu acho um produto star wars ruim de fato. Os caras tinham uma tela em branco e podiam começar algo novo e excitante, mas preferiram servir comida requentada e sem sal. O jeito agora é o fã hardcore focar nos filmes stand alone ...
ResponderExcluir