Pular para o conteúdo principal

A VIDA COMO ELA É...



 'BOYHOOD', O NOVO FILME DO RICHARD LINKLATER (DAZED & CONFUSED), É UMA EXPERIENCIA UNICA NO CINEMA MUNDIAL. AO LONGO DE 13 ANOS, O DIRETOR E UM GRUPO DE ATORES SE COMPROMETERAM A, TODO ANO, SE REUNIREM POR UM OU DOIS MESES E GRAVAREM CENAS DE UM FILME QUE ACOMPANHA UM MENINO, MASON (ELLAR COLTRANE) DA INFANCIA AO FIM DA ADOLESCENCIA, DOS 5 AOS 18 ANOS. ALÉM DE ELLAR, ESTÃO NESSA EMPREITADA, O VELHO CONHECIDO DE LINKLATER, ETHAN HAWKE (QUE ESTÁ NAQUELA TRILOGIA DE FILMES DO DIRETOR QUE ACOMPANHOU UM CASAL -- FORMADO POR JULIE DELPY -- DURANTE 19 ANOS, AMANHECER/ENTARDECER/ANOITECER), PATRICIA ARQUETTE (COMO A MÃE) E A FILHA DO DIRETOR, LORELEI, QUE SAIU-SE EXCEPCIONALMENTE BEM NA TELA.



   É O MAIS PRÓXIMO DE VIDA REAL QUE JÁ VIMOS NO CINEMA. PORQUE, MESMO OS DOCUMENTARIOS, CARREGAM A VISAO E POSIÇAO DE SEU DIRETOR, PODENDO SER MANIPULADOS. AQUI, É SIMPLESMENTE, A VIDA COMO ELA É, PARA UM JOVEM BRANCO, AMERICANO, CRIADO NUMA CIDADEZINHA DO TEXAS. FORA ISSO, O QUE ELE EXPERIENCIA E SENTE É QUASE O MESMO QUE QUALQUER GAROTO DO MUNDO OCIDENTAL PERCEBERIA/VIVENCIARIA. COM A DIFERENÇA QUE, MESMO NA CRISE, A VIDA É MAIS FACIL PARA QUEM VIVE NOS EUA (E É BRANCO). EM TERMOS GERAIS, É UM TÉDIO. O COTIDIANO, O DIA A DIA, É CHATO E SEM GRAÇA. NAO É COMO VEMOS NOS FILMES E NAS NOVELAS. A MENOS QUE VOCE SEJA UM HOLLYWOOD KID OU TENHA UMA VIDA FORA DO COMUM. EM CERCA DE TRES HORAS DE FILME, NADA REALMENTE ACONTECE, ALEM DE VERMOS O PERSONAGEM CRESCER. MAS, ACONTECE DE TUDO, TODAS AS EMOÇÕES E SENSAÇÕES. REAIS.



  ENTAO, PQ VALE A PENA VER? JUSTAMENTE POR ISSO. ACOMPANHAR UMA CAPSULA DO TEMPO, UMA EXPERIENCIA. TIPO: O FILME ABRE NOS ANOS 90, COM UMA CANÇÃO DO COLDPLAY, E FECHA COM UMA BELISSIMA SONG DO ARCADE FIRE, 'DEEP BLUE'. MOSTRA UMA PATRICIA ARQUETTE AINDA SUPER GATA E COM UM CORPO BEM DELINEADO, DEPOIS, APRESENTA A MESMA MULHER JÁ MEIO FORA DE FORMA, ATÉ ALCANÇAR UMA BELEZA MADURA (E DE COMO O HOMEM ENVELHECE MELHOR DO QUE A MULHER, ETHAN SOH GANHA CABELOS BRANCOS). EXIBE A DIFERENÇA GRITANTE QUE HÁ ENTRE UMA MENINA E UM MENINO. A GAROTA CRESCE E SE DESENVOLVE BEM MAIS RAPIDO QUE O MENINO. A TECNOLOGIA EM VOLTA EVOLUI DE VERDADE, NAO É FRUTO DO TRABALHO DO DESIGN PRODUCER. DOS CELULARES FLIP MOTOROLA AOS SMARTPHONES, DO PRIMEIRO X-BOX AO NINTENDO WII, DA TV DE TUBO AS DE TELAS FINAS. MAS, APESAR DE TUDO ISSO, ADOLESCER É SEMPRE IGUAL: TÉDIO, FALTA DE PERSPECTIVAS, DESILUSÕES AMOROSAS, DESCOBERTAS, INCERTEZAS.



   É NISSO, SOBRETUDO, QUE 'BOYHOOD' NOS PEGA. AO DEIXAR CLARO QUE A VIDA É BELA, MAS É UM TÉDIO, QUE NADA REALMENTE ACONTECE NO COTIDIANO, E QUE A UNICA CERTEZA QUE TEMOS É QUE, UM DIA, ISSO TUDO VAI ACABAR IGUAL PARA TODOS, ESTEJA NO TEXAS, BRASIL OU NA ÁFRICA, SEJA BRANCO OU NEGRO, ATEU OU RELIGIOSO, RICO OU POBRE. ENTÃO, COMO COMENTA O PERSONAGEM NO FINAL: NAO APENAS APROVEITE A VIDA, DEIXE A VIDA TBM SE APROVEITAR DE VC UM POUCO. NAO HA NADA QUE POSSAMOS FAZER PARA CONTROLAR O IMPONDERÁVEL. E, PARA QUEM É PAI, COMO EU, A VIAGEM FICA AINDA MAIS COMPLETA (CONFESSO QUE CHOREI EM VARIAS CENAS, TANTO ME VENDO NO GAROTO, COMO VENDO O MEU FILHO NELE). PARA O ESPECTADOR EM GERAL, UM FILME COMO JAMAIS FOI FEITO, QUE JAMAIS SE VIU IGUAL. ENTÃO, APROVEITE ESSA VIAGEM INÉDITA...

Comentários

  1. Acho que é indiscutível: Boyhood é um dos filmes da década. Eu criei uma expectativa muito grande. Não vou dizer que não foi correspondida, mas a sensibilidade é a força motora do filme. O processo de direção dos personagens e a narrativa tbm são sublimes. E por fim, uma trilha sonora que tem Arcade Fire e Wilco. Como não amar? Desejo que a Patricia leve um Oscar...ela tá fenomenal. Abs!

    OBS: Vim aqui ler sobre o Interestelar. Volto depois com a minha opinião. =)

    ResponderExcluir
  2. No geral acho que valeu como experimento de produção ao longo dos anos, mas não vi nenhuma novidade em termos de forma fílmica ou meios de expressão. O filme é tão transparente e obvio como qualquer outro filme americano médio. No final sobra apenas a história, que é de fato sensível, bela, mas também um pouco banal. Como o leitor que comentou acima eu havia criado uma grande expectativa, de ter algum tipo de "choque" estético, que não aconteceu. Só para lembrar, Truffaut há 40 anos atrás já havia utilizado deste conceito para ilustrar (ok, em 4 filmes) diferentes períodos da vida do mesmo personagem, o pequeno Antoine de os incompreendidos. A trilha é muito boa, mas no geral acho que faltou punch.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

DANCETERIA, UMA MODA FUGAZ

POR CONTA DO POST ANTERIOR (QUE ERA SÓ SOBRE CLUBES ALTERNATIVOS QUE MARCARAM A NOITE CARIOCA), ME PERGUNTARAM SOBRE OUTRAS CASAS, QUE, NA VERDADE, ERAM DE SHOWS, DANCETERIAS. ENTAO, VAMOS LÁ, RELEMBRA-LAS. ANTES: VALE NOTAR QUE O NOME 'DANCETERIA' FOI IMPORTADO DE UMA CASA QUE TINHA ESSE NOME EM NOVA YORK, NOS ANOS 80. ALGUEM TROUXE PRA CÁ (ACHO QUE COMEÇOU POR SP) E ACABOU VIRANDO SINONIMO DE UM TIPO DE LUGAR, QUE MISTURAVA PISTA DE DANÇA COM UMA ATRAÇÃO AO VIVO NO MEIO DA NOITE. METROPOLIS = A PRIMEIRA COM ESSAS CARACTERISTICAS NO RIO FOI A METROPOLIS, EM SAO CONRADO, QUE, ASSIM COMO O CUBATÃO, TBM ABRIU NA SEMANA/MES EM QUE ACONTECIA O PRIMEIRO ROCK IN RIO, JANEIRO DE 1985. COMO O NOME INDICA, SEU LOGOTIPO E SUA DECORAÇÃO IMITAVAM O ESTILO DO CLASSICO SCI-FI DE FRITZ LANG, INCLUSIVE COM PASSARELAS NO MEIO DELA, QUE REMETIAM ÀS PONTES MOSTRADAS NO FILME. SÓ QUE TUDO COM NEON, CLARO. A METROPOLIS FOI PALCO DE MUITOS SHOWS DE BANDAS QUE NAO FAZIAM O PERFIL DO CIRCO VOADOR, PQ

VC TEM MEDO DE FANTASMAS?

Cético sou desde criancinha. Porisso, nunca acreditei em fantasmas, vida apos a morte, santos e coisa e talz. Com o tempo, passei a gostar de filmes de terror e sobrenatural, talvez pra ver ate onde isso vai. Ou seja, nunca tive medo de fantasmas, nem de holy ghosts. Mas alguns filmes tocam no tema e quase te fazem recapitular. Um deles foi 'Poltergeist'. Depois, raros foram os filmes de fantasmas legais, que não apelassem só para os efeitos especiais e trilha climática. Porisso, curti o simpatico e barato (estimados US$ 1, 5 mi, ja faturou 35mi só nos EUA em duas semanas) 'Insidious' (aqui, 'Sobrenatural'), da dupla que criou o 'Saw/jogos mortais' original, James Wan e Leigh Whannell, que estreia nesta sexta-feira. A dupla conseguiu fazer um eficiente filme de terror com censura pg-13 nos eua e sem atores conhecidos. Tipo, nao tem nenhuma cena muito escabrosa, mas dá aquele medinho básico. No começo, parece q vai ser mais um tipico filme de casa mal ass

EUROTRIP, PT 1: BERLIN

VOLTEI A BERLIM DEPOIS DE MUITOS ANOS. A PRIMEIRA VEZ EM QUE ESTIVE LA, NUMA VIAGEM MOCHILÃO, O MURO AINDA ESTAVA DE PÉ, CAIRIA POUCOS MESES DEPOIS. LOGO, SÓ CONHECI METADE DA CIDADE. A OUTRA, VI DE RELANCE, DE CIMA DE UMA PLATAFORMA. LOGO, NAO CONHECIA MAIS A CIDADE, REALMENTE. NA EPOCA, LEMBRO QUE O LADO OCIDENTAL JA ERA BASTANTE MODERNO (EM COMPARAÇÃO COM O BR, VIVIAMOS NAS CAVERNAS). JA HAVIA PROGRAMA DE RECICLAGEM E USAVA-SE BICICLETA ALEM DO LAZER. EM 1988! NA MESMA VIAGEM, TBM FUI A LONDRES PELA PRIMEIRA VEZ. E BERLIM JÁ SOAVA MAIS PROGRESSISTA. E CONTINUA. ELA EVOLUIU DE FORMA BEM ORGANIZADA. EM VEZ DE VIRAR UMA DAQUELAS METROPOLES CAOTICAS, SUJAS, SUPER POPULADAS, DE FILME SCI-FI (QUE, PARECE, É O DESTINO DE LONDRES, E VISIVELMENTE O DO RIO E SÃO PAULO, INFELIZMENTE), VIROU UMA DAS MAIS AGRADAVEIS, LIMPAS E VERDES CIDADES DO MUNDO. APESAR DE SER UMA DAS PRINCIPAIS CAPITAIS DO PLANETA. É SILENCIOSA, PQ NAO HA TANTOS CARROS, E QUASE NAO HA ONIBUS. HA MUITOS TRAMS (BONDES ELETRIC