Já havia comentado com vcs que as raras coisas que ouço em rádio hj vem do AM (fora o ronca do mauval na oifm). pela manhã até ouço o Boechat na bandnews fm, mas na hora do almoço e na madruga escuto direto am. O melhor programa é "Patrulha da cidade", que rola na tupi de meio-dia as 13h. nas chamadas deles descobri que o programa já tá no ar há 47 anos!!! caray!!! deve ser um recorde. É muito engraçado. eles tratam da violência do dia-a-dia com muito bom humor, mas sem descambar para o vazio. No meio das novelizações (o elenco deles é muito bom), rolam noticias, digamos, mais sérias. E tbm utilidade pública e prestação de serviço. pelo que noto por aí, o programa é super ouvido. 12 horas depois sintonizo na tupi am de são paulo para escutar Gil Gomes narrar, como só ele, histórias escabrosas e tristes. É uma versão mundo cão do que rola na patrulha, sem humor. as vzs o caso nem é tão interessante, mas o jeito como gil narra é que faz a diferença. Ele tbm protesta quase todo dia contra a imprensa policial paulista, que, ao contrário da carioca, não dá todo dia no jornal o q realmente acontece ne periferia. Chacinas até piores que as daqui acontecem lá, mas ninguém toma conhecimento. Porque não é no Rio. Bravo. Fora isso, quando to com insonia, viro a chave para as ondas curtas e caio no mundo...
POR CONTA DO POST ANTERIOR (QUE ERA SÓ SOBRE CLUBES ALTERNATIVOS QUE MARCARAM A NOITE CARIOCA), ME PERGUNTARAM SOBRE OUTRAS CASAS, QUE, NA VERDADE, ERAM DE SHOWS, DANCETERIAS. ENTAO, VAMOS LÁ, RELEMBRA-LAS. ANTES: VALE NOTAR QUE O NOME 'DANCETERIA' FOI IMPORTADO DE UMA CASA QUE TINHA ESSE NOME EM NOVA YORK, NOS ANOS 80. ALGUEM TROUXE PRA CÁ (ACHO QUE COMEÇOU POR SP) E ACABOU VIRANDO SINONIMO DE UM TIPO DE LUGAR, QUE MISTURAVA PISTA DE DANÇA COM UMA ATRAÇÃO AO VIVO NO MEIO DA NOITE. METROPOLIS = A PRIMEIRA COM ESSAS CARACTERISTICAS NO RIO FOI A METROPOLIS, EM SAO CONRADO, QUE, ASSIM COMO O CUBATÃO, TBM ABRIU NA SEMANA/MES EM QUE ACONTECIA O PRIMEIRO ROCK IN RIO, JANEIRO DE 1985. COMO O NOME INDICA, SEU LOGOTIPO E SUA DECORAÇÃO IMITAVAM O ESTILO DO CLASSICO SCI-FI DE FRITZ LANG, INCLUSIVE COM PASSARELAS NO MEIO DELA, QUE REMETIAM ÀS PONTES MOSTRADAS NO FILME. SÓ QUE TUDO COM NEON, CLARO. A METROPOLIS FOI PALCO DE MUITOS SHOWS DE BANDAS QUE NAO FAZIAM O PERFIL DO CIRCO VOADOR, PQ
caramba, patrulha da cidade é crássico total !
ResponderExcluirqdo era moleque, vinha correndo do colégio a tempo de ouvir o programa, tinha até medo daquelas dramatizações. ao mesmo tempo tinham umas hilárias, com umas gírias sensacionais
ainda tem o gegê, ou ele já faleceu ?
OFF: A QUEM INTERESSAR, O SHOW QUE ALICE COOPER FARIA AQUI NA QUARTA FEIRA QUE VEM, NO CITIBANK HALL, ACABA DE SER CANCELADO. NAO EXPLICAM, NA NOTA SE OS DE SAO PAULO TBM OU SÓ O DO RIO. NEM SE DEVE TER SIDO POR BAIXA VENDA DE INGRESSOS (BOM, ELES NUNCA DIZEM ISSO, GERALMENTE MAQUIAM DIZENDO QUE HOUVE PROBLEMAS TECNICOS OU ALGUEM FICOU DOENTE, ALGO ASSIM)
ResponderExcluirfabio, qndo era moleque tbm ouvia o gg (aka juarez G tirana!). mas, fiquei uns bons 20 anos sem ouvir o programa. ai, agora, nao falam mais dele. deve ter falecido, sim. os principais apresentadores atuais são garcia, o bibelô da titia, e coelho lima. as vozes sao do humorista mauricio manfrini e de cordelia santos (a original!). reportagem de roberto féres...
ResponderExcluir**SANDMAN**
ResponderExcluirpoxa, no meu mp3 player nao pega am.O unico programa que escuto na radio é o rock bola, que acho mega engracado.
Poxa tom, como eu faco pra escutar as estacoes de radio do exterior?
sera que da pra fazer isso nos aparelhos atuais ?
--
nos anos 90, eu ficava do lado do meu sozinho passando o dial devagarzinho, so pra escutar as radios comunitarias que tocavam rock.Tinha ate uma, que so tocava heavy metal.
Nossa, ainda bem que estamos na era do last.fm.
antigamente(e olha que nao sou velho) escutar radio dava mto trabalho e ainda tinha q usar bombril rsss
poize, os toca-mp3 so vem com fm, pq é uma frequencia mais baixa. am só em radinhos ou em walkmans. eu uso o tal sony q comprei com tape, que tem presets pra am, fm e canais de tv. para radios internacionais só com ondas curtas. no camelodromo vc acha radios com isso por 20 contos ou menos. o q uso no banheiro comprei lá. mas na internet da pra ter acesso a estações do mundo inteiro. e sem os chiados caracteristicos do radio...
ResponderExcluirFala Tom,
ResponderExcluirCara todo dia vou trabalhar ouvindo a Bandnews no carro... hj sinceramente só escuto radio nessa hora mesmo, mas tenho boas lembranças da flu fm e de seus programas... tinha o Headbanger, o No Alternative.. bons tempos me lembro que tinha um depois de meia noite que só tocava metal !!
Abraços,
Fora de tópico:
ResponderExcluirOperation Phoenix Records hosts the Punk Zine Archive, with full scans of Maximumrocknroll, Flipside, Suburban Voice, and HeartattaCk. These are probably pretty resistant to OCR conversion, so someone should really retype them to make them full-text-searchable
http://www.operationphoenixrecords.com/archivespage.html
Eu fazia a mesma coisa que o Pedro (sandman?) nos anos 90, ficava catando no dial as rádios comunitárias... E ainda tinha que ficar mudando a posição do rádio, às vezes só conseguia ouvir levantando ele com os braços numa certa posição no quarto.... ô sofrimento! (claro que depois de 5 minutos eu deixava num canto menos pior e ouvia com chiado mesmo ou desistia)
ResponderExcluir´Tinha uma que chamava central fm, se não me engano e tinha programas de rap e punk rock bem legais, mas a melhor pra mim era a progressiva fm, que o que menos tocava era progressivo (thank god) e teve uns programas feitos pelo Lariú e tb vários temáticos de punk e bandas underground do brasil.
Não lembro se era nessa, mas tinha uma rádio que às 18 horas tocava progressivo misturado com umas paradas eletronico-viajantes - banco de gaia? não lembro os nomes, não curto mto, mas lembro que até coisas q eu não me atreveria a procurar, tipo tangerine dream tocava e eu até ouvia, afinal era algo novo e diferente das outras rádios.
Depois de um tempo, descobri o Ronca Ronca que ainda fazia dobradinha com o EP Vanguarda na Imprensa e acabei meio desencanando de procurar estações legais.
Outra rádio que eu ouvia mas não consigo mais pegar é a tribuna fm, de petropolis, que não é comunitaria nem pirata e ainda existe. Lembro que fica no começo do dial...
a tribuna ainda existe mas infelizmente deu uma farofada de uns cinco, seis anos para cá. na década de 90, ela era ótima, tocava muita coisa boa. inclusive, na sua última fase, já conciliava alguma coisa eletrônica junto com os clássicos do rock.
ResponderExcluira progressiva e a bicuda eram boas rádios tbém, a recepção era melhor nas regiões da leopoldina/zona norte.
a estácio tbém teve uma rádio na década de 90, voltada para o rock.
e ainda teve aquela rádio lá da zona oeste, que "herdou" alguns programas da fase terminal da flu: hellradio, college radio/no alternative ...
hj em dia, o que ainda dá para ouvir um pouco (em fm) é a oi. tudo bem que rola um excesso de charlie brown/jquest/detonautas mas tbém dá para ouvir kaiser chiefs, moby, arctic monkeys ...
Radio só AM!!! AM RULES!!!! hehehehe
ResponderExcluirRadios FM nunca mais. Até o Ronca Ronca só ouço pela net.
Além dos programas esportivos(futebol na verdade...) gosto de ouvir os locutores da antiga tipo Adelson Alves(samba de raiz e choro), "Show da Madrugada" com Washington Rodrigues, quando era moleque ouvia na Nacional AM o programa "Musishow" comandado pelo Cirilo Reis que tocava o pessoal da Jovem Guarda e de quebra The Doors, Credence, Cream e outras coisas mais, Rádio Mundial e as famosas "melôs"(tradução "literal" de alguns refrões de musica, ex: "Build" do Housemartins, virou a "Melô do Papel"...), como o povo não sabia falar o nome da banda e da musica lembrava de uma parte da musica que "colava" na mente ("papapa-papel...")
Tem mais uma pancada, mas vou ficar "somente" com estes...
achei legal este tópico, e fico feliz em ver que vcs escutam am..
ResponderExcluirquando vim pro rio em 76 ouvia
muito am... ouvia a mundial, só
tocava sonzão...
mais tarde na época da faculdade fica até tarde ouvindo o programa
da globo am (o nome era, eu acho, "madrugada na globo", com o "apolinho" e o "milton aberryam"(assim que se
escreve?)" achava de demais, foi
quando conheci "o brandão" que
hoje está na tupi fm...
hoje sou um viciado em CBN...
acho que ouvir a cbn é como
receber um jornal inteiro pelo
ouvido...
agora com meu celular com fm
ouço a cbn fm... o dia inteiro
outro cheguei a entrar no
cinema e fiquei ouvindo futebol
pela cbn num ouvido...
foi quando ouvi minha namorada
falar: "vc ficou doido?" rs...
abraços...
nao vi esse doc do cartola, mas fiquei interessado porque a dupla de diretores é a mesma de um filme bem bacana sobre gangaço, o baile perfumado, que vi no canal brasil. e se a galera tradicional reclamou é pq deve ser bom, diferente. o do vinicius tem passado no canal brasil este mes mas ainda nao consegui ver. independentemente de ter dito abaixo que nao amo o genero, gosto de ver docs, sejam la do que for (rs)
ResponderExcluirmorreu hj (domimgo) o radialista affonso soares, aos 83 anos, de infarte. ele foi um dos criadores do patrulha da cidade, nos anos 50, e tbm do reporter sem medo feito pelo brandão na nova tv rio nos anos 80.
ResponderExcluirouvia muito o afonso soares, na década de 80, mas acho que na globo am, o cara era outro gênio do rádio.
ResponderExcluire os grandes estão todos indo embora ...