Pular para o conteúdo principal

B-TREIZE VS B-THIRTEEN



   ESTREOU NO BRASIL, O ULTIMO FILME QUE PAUL WALKER DEIXOU COMPLETO (ELE MORREU NO MEIO DAS FILMAGENS DE FAST&FURIOUS 7), 'BRICK MANSION' (13* DISTRITO), VERSÃO AMERICANA DO JÁ CLÁSSICO 'B-13' (BANLIEUE 13, 2004), QUE, COM ROTEIRO DE LUC BESSON, APRESENTOU PARA O MUNDO AS INCRIVEIS ROTINAS DO LE PARKOUR, INVENTADO POR UM DOS ATORES DO FILME ORIGINAL, E TBM DE SEU REMAKE, O STUNTMAN DAVID BELLE. AQUI, B-13 SAIU DIRETO EM VIDEO, BEM COMO SUAS CONTINUAÇÕES, 'ULTIMATUM' E 'B-14' (ESTE, AINDA NÃO LANÇADO). UMA PENA. O PRIMEIRO MERECIA TER FEITO SUCESSO NOS CINEMAS, PQ, ALÉM DE ELETRIZANTE, TRAZ CENAS JAMAIS VISTAS ANTES NA TELA. INCRÍVEIS, PQ FORAM REALMENTE FEITAS PELO BELLE, SEM EDIÇÕES OU TRUQUES. O QUE O LEVOU A FAZER A ABERTURA DE UM JAMES BOND.



  COMO O ROTEIRO DA VERSÃO É O MESMO DO LUC BESSON (QUE, AQUI, NÃO DIRIGE, SÓ ROTEIRIZA, COMO TBM FAZ NOS FILMES DA SERIE 'TRANSPORTER'), ELE APENAS ADAPTOU A TRAMA PARA TERRITÓRIO AMERICANO (SAIU DOS SUBURBIOS DE PARIS PARA OS GUETOS DE DETROIT). ENTAO, QUEM CONHECE O ORIGINAL SABE QUE A TRAMA ENVOLVE UM POLICIAL INFILTRADO NO GUETO (PAUL WALKER), AJUDADO POR UM LOCAL (DAVID BELLE) QUE PRECISA ACHAR E DESARMAR UMA OGIVA NUCLEAR QUE ESTA EM POSSE DO REI DO CRIME DO B-13 (AGORA, O RAPPER RZA), E QUE ACABAM DESCOBRINDO UMA TRAMA MUITO MAIOR POR TRAS DA MISSAO A QUAL FORAM INCUMBIDOS. A DIFERENÇA É QUE O FILME AMERICANO É PG-13, ENTAO, PEGAM MAIS LEVE NA VIOLENCIA E NO PALAVREADO. E, COMO WALKER NAO ERA PARKOURISTA, USOU DUBLÊS E LUTA MAIS DO QUE PULA, O QUE DÁ AO FILME UMA EDIÇÃO MAIS PICOTADA DO QUE O ORIGINAL, O QUE TIRA UM POUCO DA DINAMICA E DA EMOÇÃO.



  COMO O FILME SE PASSA EM DETROIT, NUM FUTURO PROXIMO E NO GUETO, ACABA SENDO MAIS EFICAZ DO QUE O REMAKE DE ROBOCOP, P EX, QUE ACABOU INDO APENAS PARA O LADO EMOCIONAL, ESQUECENDO DA REALIDADE EM VOLTA. MAS, COMO APENAS BELLE É PARKOURISTA (NO FRANCES, O STUNTMAN CYRILL RAFFAELLI FAZIA O PAPEL DO POLICIAL), O FILME É MUITO EDITADO, A CENSURA É QUASE LIVRE E O FINAL TEM AQUELAS MORAIS AMERICANAS, ELE FRACASSA EM LEVAR PARA PLATEIAS MUNDIAIS (ATRAVES DA PRESENÇA DE WALKER E DA DISTRIBUIÇÃO DE UM ESTUDIO AMERICANO) UMA BOA IDEIA ORIGINAL. É MELHOR FICAR COM A MATRIZ FRANCESA, QUE SE ACHA COM FACILIDADE EM BANCAS DE DVDS POR $10 (É O TITULO MAIS VENDIDO DA CALIFORNIA FILMES NO BR, ME INFORMARAM). ATE HJ, AINDA MANDA BEM...

TRAILER DO REMAKE:



E A SENSACIONAL CENA DE ABERTURA DO ORIGINAL:






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DANCETERIA, UMA MODA FUGAZ

POR CONTA DO POST ANTERIOR (QUE ERA SÓ SOBRE CLUBES ALTERNATIVOS QUE MARCARAM A NOITE CARIOCA), ME PERGUNTARAM SOBRE OUTRAS CASAS, QUE, NA VERDADE, ERAM DE SHOWS, DANCETERIAS. ENTAO, VAMOS LÁ, RELEMBRA-LAS. ANTES: VALE NOTAR QUE O NOME 'DANCETERIA' FOI IMPORTADO DE UMA CASA QUE TINHA ESSE NOME EM NOVA YORK, NOS ANOS 80. ALGUEM TROUXE PRA CÁ (ACHO QUE COMEÇOU POR SP) E ACABOU VIRANDO SINONIMO DE UM TIPO DE LUGAR, QUE MISTURAVA PISTA DE DANÇA COM UMA ATRAÇÃO AO VIVO NO MEIO DA NOITE. METROPOLIS = A PRIMEIRA COM ESSAS CARACTERISTICAS NO RIO FOI A METROPOLIS, EM SAO CONRADO, QUE, ASSIM COMO O CUBATÃO, TBM ABRIU NA SEMANA/MES EM QUE ACONTECIA O PRIMEIRO ROCK IN RIO, JANEIRO DE 1985. COMO O NOME INDICA, SEU LOGOTIPO E SUA DECORAÇÃO IMITAVAM O ESTILO DO CLASSICO SCI-FI DE FRITZ LANG, INCLUSIVE COM PASSARELAS NO MEIO DELA, QUE REMETIAM ÀS PONTES MOSTRADAS NO FILME. SÓ QUE TUDO COM NEON, CLARO. A METROPOLIS FOI PALCO DE MUITOS SHOWS DE BANDAS QUE NAO FAZIAM O PERFIL DO CIRCO VOADOR, PQ ...

BAYAAABAAA!

A TV ITALIANA LEMBRA A TV BRASILEIRA DOS ANOS 70, 80 UMA COISA MEIO SBT NOS PRIMÓRDIOS (TVS) OU TV CORCOVADO (PRE-CNT). É MUITO RUIM E SÓ PASSA COISAS ANTIGAS. O CURIOSO É QUE AS RADIOS LA SAO MAIS LEGAIS DO QUE AS DAQUI, MAIS VARIADAS (TEM ATE UMA VIRGIN RADIO, DE ROCK EM GERAL). MAS A TV LOCAL É DO ARCO DA VELHA. LOGO QUE CHEGO NUMA CIDADE DOU GERAL NO LINEUP DE AUDIO E VIDEO. EM ROMA, ACHEI UM CANAL DEDICADO AOS LANCES JAPAS, A NEKO TV, MAS QUE, CURIOSAMENTE, EXIBIA 'BIGFOOT & WILDBOY', SERIE TRASH DA DUPLA SID & MARTY KROFT (ELO PERDIDO), QUE ROLAVAQUI NO SBT. ATE AI, TUDO BEM. MESMO NAO SENDO JAPA, FAZIA SECULOS QUE NAO VIA AQUILO (AQUI, PÉ GRANDE E GAROTO SELVAGEM). ACONTECE QUE, PELOS PRÓXIMOS CINCO DIAS QUE PASSEI NA CIDADE, O CANAL SÓ EXIBIA O MESMÍSSIMO EPISÓDIO DA PARADA (AQUELE EM QUE APARECE UM SOSIA DO PÉ GRANDE), EM VARIOS HORARIOS! LIGAVA A TV PELA MANHÃ, TAVA LÁ. CHEGAVA DA RUA A NOITE, DE NOVO, A MESMA COISA. O GRITO DE GUERRA DO BIGFOOT, BAYAAABAA! A...

UM BELO FILME DE VINGANÇA!

  Nesta semana, chega aos cinemas brasileiros um concorrente do Oscar nas categorias principais: filme, atriz e direção, entre outras. “Bela Vingança” (“Promising Young Woman”), desde já um dos melhores e mais perturbadores filmes do ano.   Tanto o trabalho de atuação e entrega de Carey Mulligan (como a perturbada Cassandra), como a direção firme de Emerald Fennell (atriz de séries como ‘The Crown’ e ‘Killing Eve’, estreando na direção de longa, com muita competência), bem como toda a parte técnica do filme (além do bom roteiro, fotografia e som impecáveis) é irretocável. O resultado final é um dos mais formidáveis filmes de vingança já vistos. Carey Mulligan, como Cassie      Acompanhamos a tímida e frágil Cassandra, que apesar de já estar na casa dos 30 anos, ainda mora com os pais e não tem namorado (não que isso seja obrigatório, parece nos dizer a personagem, embora não os evite). E, mesmo tendo sido uma universitária com altas notas na cadeira que escolh...