Pular para o conteúdo principal

IT: A SOMA DE TODOS OS SEUS MEDOS





FINALMENTE, UM REMAKE QUE VALE A PENA: A NOVA VERSÃO DE UM LIVRO DE STEPHEN KING, 'IT: A COISA', NAO APENAS É MELHOR DO QUE A MINISSERIE,  LANÇADA NOS ANOS 90, COMO TBM É UMA DAS MELHORES ADAPTAÇÕES DE KING PARA O CINEMA. NAO SÓ TRAZ UM BOM ROTEIRO E PERSONAGENS 'DE VERDADE', COMO FAZ DO PALHAÇO PENNYWISE COADJUVANTE DE UMA TRAMA BEM MAIS COMPLEXA, QUE ENVOLVE OS MEDOS E PROBLEMAS PESSOAIS DE SEU ELENCO, COMPOSTO POR UM GRUPO DE ADOLESCENTES (BULLYNG, ABUSO SEXUAL, RACISMO, TUDO ESTA NA PANELA, E SÃO MAIS PERTURBADORES). É COMO UMA VERSÃO MAIS COMPLEXA DE 'STAND BY ME'/CONTA COMIGO.  

SE A VERSAO DOS ANOS 80 ADAPTOU O LIVRO INTEIRO (POR ISSO, VIROU MINISSERIE, E SAIU EM VIDEO, NUMA VERSAO EDITADA DE TRES HORAS), O FILME DIVIDE A TRAMA AO MEIO. ORIGINALMENTE, TINHAMOS UM GRUPO DE CRIANÇAS, NO FINAL DOS ANOS 1950, AS VOLTAS COM UM SER QUE TRANSFORMA SEUS MEDOS EM REALIDADE. A CRIATURA (IT), USA A FIGURA DE UM PALHAÇO, PARA ATRAIR INOCENTES. MAS, É ALGO MUITO MAIS COMPLEXO. 30 ANOS DEPOIS, OS JOVENS, JA ADULTOS, SE REUNEM PARA DAR FIM A PENNYWISE, QUE SAIU DE SUA HIBERNAÇÃO E VOLTOU A ATACAR NA FICTICIA CIDADEZINHA DE DERRY, NO MAINE, ONDE JOVENS E CRIANÇAS VEM DESPARECENDO POR DÉCADAS.

O NOVO FILME TRANSFERE O COMEÇO DA TRAMA PARA OS ANOS 80, E DEIXA CLARO QUE É O PRIMEIRO CAPITULO. DEPENDENDO DOS RESULTADOS (E EU ACHO QUE SERAO MUITO BONS), VIRA UM SEGUNDO CAPITULO, MOSTRANDO-OS JA ADULTOS, NOS DIAS ATUAIS. CURIOSAMENTE, O FILME FARÁ ALGUNS LEMBRAREM DA SERIE 'STRANGER THINGS', SENDO QUE, OS CRIADORES DESTA, SE INSPIRARAM EM 'IT', E ATE MESMO IRIAM DIRIGIR O FILME, A PRINCIPIO. COMO NAO CONSEGUIRAM (NAO TINHAM NOME NA PRAÇA), CRIARAM A SERIE, E A DEDICARAM A STEPHEN KING. MAS, O FILME, É CLARO, IRÁ SURFAR NO SUCESSO DA SERIE, POR ASSOCIAÇÃO. EMBORA SEJA COMPLETAMENTE DIFERENTE. E MELHOR.

POR CAUSA DO RECENTE USO DE PALHAÇOS COMO FIGURAS ASSUSTADORAS (LEMBRAM DAQUELES ATAQUES NOS EUA?), A ASSOCIAÇÃO DOS PALHAÇOS PROFISSIONAIS DOS ESTADOS UNIDOS  RECLAMA QUE OS ARTISTAS VEM PERDENDO EMPREGO. NAO SAO MAIS CHAMADOS PARA FESTAS DE CRIANÇAS E OUTRAS ATIVIDADES. FILMES COMO 'IT' E A SERIE DE TV 'AMERICAN HORROR STORY' (QUE TBM USARA PALHAÇOS NA NOVA TEMPORADA) VEM CONTRIBUINDO AINDA MAIS PARA ISSO. E VC TEM MEDO DE PALHAÇO? TEM MEDO DE QUE?

TRAILERS:
 https://www.youtube.com/watch?v=hAUTdjf9rko


*POR CONTA DE 'IT', ALGUNS BLOGS E SITES ME PEDIRAM TOP TEN FILMES DE TERROR. EIS AQUI OS QUE LEMBREI, SEM ORDEM DE PREFERENCIA:

O ILUMINADO/THE SHINING = esta adaptação de Stephen king, feita por Stanley Kubrick, não agradou ao autor. mas, é um dos melhores filmes baseado em king de todos os tempos. 

o exorcista/the exorcist = marco do filme de terror dos anos 70 (influenciou a série 'a profecia'), assustou meio mundo por sua demonstração quase real de como seria um exorcismo.

alien, 1979 = o mais perfeito sci-fi de terror, jamais superado, que lançou o monstro mais incRivel em muitas décadas. e permanece imbatível (a continuação é boa, mas é um action movie).

drácula, o vampiro da noite/drácula, 1958 = esta refilmagem do drácula original, da universal, feita pela britânica hammer, pra mim, é a melhor de todas. por trazer uma atmosfera mista de medo e erotismo, e Christopher lee, absolutamente assustador no papel principal. mete medo ate hoje.

hellraiser, 1985 = primeira adaptação para cinema de texto do moderno mestre do terror, clive Barker, que nos apresenta os fascinantes cenobitas. a serie continua, mas apenas este importa.

eraserhead, 1977 = esta estreia de david Lynch no cinema já traz diversos elementos que o diretor usaria em seus filmes posteriores e tbm na serie de tv 'twin peaks'. uma experiência surreal.

the evil dead/a morte do demônio, 1981 = a estreia de sam raimi, não apenas inspirou uma trilogia, como revelou o anti-herói ash (que ganhou serie de Tv recentemente). escabroso e divertido.

carrie, a estranha, 1982 = o filme que revelou brian depalma para o mundo, foi a primeira adaptação de sucesso de um conto de Stephen king para o cinema. de quebra, traz sissy spacek, numa das cenas mais impressionantes da tela (o banho de sangue). E John Travolta, antes dos embalos.

a noite dos mortos-vivos, 1968 = simplesmente pq é o filme que inventou o gênero zumbi, como nós conhecemos, e lançou o diretor george romero, que realizou algumas continuações. mas, a melhor de todas, é a comédia 'a volta dos mortos-vivos', que tem ótima trilha psychobilly.

o massacre da serra-elétrica, 1974 = outro filme definitivo, que criou o gênero slasher e abriu caminho para os assassinos seriais mascarados (leatherface precedeu Jason, freddy, mike Myers etc). estreia do diretor tobe hooper, que ainda fez o assustador 'poltergeist'.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Winner winner, chicken dinner!

É o lema de quem ganha na mesa de blackjack (21) em Las Vegas. A frase, que diz a lenda, é de autoria de um oriental, que quebrou a banca num dos cassinos da cidade nos anos 50, é dita várias vezes no filme "21" (aqui, "Quebrando a banca"), que estréia semana q vem e vi hj cedo numa cabine. Ela significa algo como, quem ganha paga o jantar. O filme é interessante. Apesar de envolver galera e ter uma trilha sonora atual (com direito a faixa inédita do LCD, não tem aquela edição frenética MTV. Até porque, a história de um grupo de geniozinhos do MIT (Massachusetts Institute of Technology) que têm a capacidade de contar decks de cartas de baralho (sem precisar ser autistas, como o rain man) e vão faturar algum na maciota em Las Vegas, aconteceu mesmo na vida real. Isso é o ponto de maior interesse no filme, sacar os bastidores desse fato verídico. Os atores, a maioria novatos (tem o carinha de "Across the universe", mas tbm tem Kevin Spacey e a gatinha Kate …

KELVIN?

UNZAMIGOS MEU FORO RANGAR EM COPA DEPOIS DO SHOW DO JUSTICE E ACABARO ALI NA REGIAO DA PRADO JUNIOR TRAÇANDO UM GALETO COM AS PUTAS E TRAVECO. DADO MOMENTO, UM DELES VE UM ANUNCIO COLADO NUM ORELHÃO DO LADO DO BAR QUE DIZIA: "LOURINHA GOSTOSA. FAÇO KELVIN ATÉ O FINAL!", AI, GERAL BOLOU. O QUÊ OU QUEM DIABOS É KELVIN? NEGUIM JÁ DESCOLADO EM PUTARIA NÃO SABIA O QUE ERA AQUILO. KELVIN? WHATTAFUCK? A SOLUÇÃO? LIGAR PRA PUTA, É CLARO. AÍ, ELA EXPLICOU A PARADA: KELVIN É FAZER GARGANTA PROFUNDA ATÉ O FINAL SEM USAR CAMISINHA (20 CONTOS). MATADA METADE DA CHARADA. MAS POR QUE KELVIN? FIZ UMA BUSCA NO GOOGLE E SÓ APARECERAM DOIS LINKS SOBRE A PARADA!!! (O RESTO TODO ERA LIGADO A PESSOAS CHAMADAS KELVIN OU AO GRAU KELVIN). UM ERA UM FÓRUM NO QUAL A MESMA RESPOSTA E PERGUNTA QUE FAÇO AQUI ERA REQUERIDA, OUTRO ERA UM ANUNCIO DE JORNAL DE UMA VAGABA QUE FAZ KELVIN. ENTÃO, O MISTÉRIO CONTINUA: POR QUÊ KELVIN? ALGUÉM AÍ SABE?

OS SHOWS QUE VEM POR AI!

A agenda de shows internacionais no Brasil, neste primeiro semestre, está bem movimentada. Teremos desde grandes atrações inéditas (Phil Collins), até velhos conhecidos (Foo Fighters) e despedidas (Ozzy). Infelizmente, algumas das atrações, como Gorillaz e Depeche Mode, apenas em SP





DEPECHE MODE - SÃO FRANCISCO


PHIL COLLINS

PRIMEIRA VEZ NO BRASIL, SOLO - JÁ VEIO COM O GENESIS, NOS ANOS 70,
COM ABERTURA DO PRETENDERS

 22 FEVEREIRO: MARACANÃ/RJ
 24 FEVEREIRO: ALLIANZ PARQUE/SP
 27 FEVEREIRO: BEIRA RIO/POA




FOO FIGHTERS

COM ABERTURA DO QUEENS OF THE STONE AGE 

25 FEVEREIRO: MARACANÃ /RJ
27 FEVEREIRO : ALLIANZ PARQUE /SP
2 MARÇO: PEDREIRA PAULO LEMINSKI/CURITIBA
4 MARÇO: BEIRA RIO/POA


KATY PERRY