Pular para o conteúdo principal

QUE MARAVILHA DE MULHER!



   A DC, ESTAVA DEVENDO UM FILME SATISFATORIO AOS FAS DE SEUS HERÓIS, FAZ MUITO TEMPO (PROVAVELMENTE, DESDE O PRIMEIRO BATMAN, THE DARK KNIGHT). PQ, NOS ULTIMOS TEMPOS, FOI BOMBA ATRAS DE BOMBA, DESDE O INOMINÁVEL 'SUICIDE SQUAD' (TENTATIVA FRUSTRADA DE TEREM SEU PROPRIO 'GUARDIOES DA GALAXIA', NO SENTIDO DE SER UM GRUPO DE ANTI-HEROIS MENOS CONHECIDOS) ATE O ESPERADISSIMO 'BATMAN VS SUPERMAN' (QUE, NA VERSÃO EXTENDED E R-RATED, ATE MELHORA UM POUCO). MAS, A ESPERA, FINALMENTE, ACABOU.


  O PRIMEIRO FILME SOLO DA MULHER MARAVILHA É, PROVAVELMENTE, UM DOS MELHORES FILMES DE INTRODUÇÃO DE UM HERÓI (NO CASO, HEROINA) DESDE O 'SUPERMAN', DO RICHARD DONNER. PQ, ELE TEM UM GOSTINHO DE MATINE ANTIGA E QUADRINHOS CLASSICOS, MAS SEM PERDER O PIQUE DE UMA PRODUÇÃO PARA AS NOVAS GERAÇÕES (NEM DESAGRADAR AOS ANTIGOS FAS, EMBORA FIQUE BEM DISTANTE DAQUELA SERIE BARATA DE TV). ASSIM COMO O PRIMEIRO DO CAPITAO AMERICA, TBM SE PASSA DURANTE A PRIMEIRA GRANDE GUERRA, NO COMEÇO DO SECULO PASSADO. E TEM UM AMOR QUE FICARÁ SUSPENSO NO TEMPO. E, MESMO ALTERANDO UM POUCO AS ORIGENS DA WONDER WOMAN MITICA, EM RELAÇÃO AS HQS, É UM FILME ALTAMENTE SATISFATORIO. AS FALHAS, SAO MUITO PEQUENAS, PARA COMPROMETER O TODO.


  TODA A TRAJETORIA DA AMAZONA DIANA, FILHA DE ZEUS, DESDE CRIANÇA ATE PERCEBER QUE É MAIS PODEROSA QUE SUAS IGUAIS (ENTRE ELAS, SUA MAE E TIA, FEITAS POR CONNIE NIELSEN E ROBIN WRIGHT, RESPECTIVAMENTE), É MUITO BEM CONTADA (E, ENCONTROU EM GAL GADOT, UMA ATRIZ FISICAMENTE PERFEITA PARA PERSONIFICA-LA). A SUA INTRODUÇÃO EM NOSSO MUNDO, EM MEIO A UM GRANDE CONFLITO (ELA SAI A PROCURA DE ARES, O DEUS DA GUERRA), COMEÇA MOSTRANDO UMA MULHER ATE CERTO PONTO INOCENTE (EMBORA CULTA), AO CONFRONTAR SUA ILHA UTOPICA COM AS MAZELAS DA VIDA NO MUNDO REAL. DAI EM DIANTE, QUESTOES COMO PRECONCEITO, RACISMO, INTOLERANCIA, MISOGINIA, E ATE A PROPRIA DESCOBERTA DA SEXUALIDADE DE DIANA (QUE ESTAVA HA MUITOS ANOS NUMA ILHA POVOADA APENAS POR MULHERES, E NUNCA HAVIA TRAVADO CONTATO COM UM HOMEM) SAO TRATADOS DE FORMA SUPERFICIAL, MAS PERTINENTES. AFINAL, É UM FILME CENSURA 13, NAO DA PARA IR MUITO LONGE.


  SE O VILAO (FEITO PELO BOM DAVID THEWLIS, EMBORA DANNY HUSTON FAÇA UM NAZI POUCO CONVINCENTE QUE FICA NO FOCO NA PRIMEIRA PARTE) DEIXA ALGO A DESEJAR, NA PARTE FINAL (É UM EMBATE ENTRE DEUSES, MAS QUE SOA REGULAR, FACE AO OTIMO PRIMEIRO ATO QUE PRECEDE SEU CLIMAX), A DIREÇÃO SEGURA DE PATTY JENKINS (QUE DIRIGIU 'MONSTER', QUE DEU OSCAR A CHARLIZE THERON) E BOA ESCALAÇÃO DOS ATORES, SEGURA BEM A ONDA. E SE, AS VZS, A PRINCESA DIANA TEM UM QUE DE PRINCESA DISNEY, NAO FAZ MAL. QUANDO ELA PASSA DE AMAZONA A SUPER HEROINA, NAO HA COMO NÃO SE EMOCIONAR. E ACREDITAR. MESMO QUE O PASSADO RECENTE RUIM DA DC POSSA NOS FAZER SUPERESTIMAR O FILME DE CERTA FORMA -- PELA VONTADE DE VER ALGO BOM VINDO DELES --, ESTE, REALMENTE, VALE.



  ESQUEÇAM (OU, PELO MENOS, NAO COMPAREM) AQUELA MULHER MARAVILHA INGENUA, FEITA PELA LINDA CARTER, NA TV. ELA TEVE SEU VALOR, NUMA EPOCA EM QUE SUPER HEROIS ERAM BOBOS E TOSCOS. MAS, AGORA, COM GAL GADOT, TUDO MUDA DE FIGURA. UMA NOVA ERA SE ABRE PARA SUPER AMAZONA. UMA MULHER REALMENTE MARAVILHOSA.

COTAÇÃO: ****

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OS SHOWS QUE VEM POR AI!

A agenda de shows internacionais no Brasil, neste primeiro semestre, está bem movimentada. Teremos desde grandes atrações inéditas (Phil Collins), até velhos conhecidos (Foo Fighters) e despedidas (Ozzy). Infelizmente, algumas das atrações, como Gorillaz e Depeche Mode, apenas em SP





DEPECHE MODE - SÃO FRANCISCO


PHIL COLLINS

PRIMEIRA VEZ NO BRASIL, SOLO - JÁ VEIO COM O GENESIS, NOS ANOS 70,
COM ABERTURA DO PRETENDERS

 22 FEVEREIRO: MARACANÃ/RJ
 24 FEVEREIRO: ALLIANZ PARQUE/SP
 27 FEVEREIRO: BEIRA RIO/POA




FOO FIGHTERS

COM ABERTURA DO QUEENS OF THE STONE AGE 

25 FEVEREIRO: MARACANÃ /RJ
27 FEVEREIRO : ALLIANZ PARQUE /SP
2 MARÇO: PEDREIRA PAULO LEMINSKI/CURITIBA
4 MARÇO: BEIRA RIO/POA


KATY PERRY

REI PANTERA

Vão dizer pra você que 'Pantera Negra', é o primeiro filme de super herói Marvel negro. Não é (Blade, veio bem antes). Ou, que é o primeiro filme com cast quase totalmente negro. Outra inverdade, basta uma rápida pesquisa. O fato é que, independentemente desses detalhes, 'Black Panther' é um filmaço, dos melhores do MCU (o Marvel Cinematic Universe). Não diria o melhor, pq 'Capitão América: guerra civil' (onde o Pantera Negra foi formalmente introduzido), detém esse titulo, desde os primeiros do Homem de Ferro e Vingadores. E, está acima do ultimo Marvel, o 'Thor: Ragnarok'. Muita gente gostou deste, pelo seu tom brincalhão. Achei um tanto demais da conta.


Por outro lado, os mais jovens irão achar 'Pantera negra' um bocado sério. É um filme que (quase) não deixa espaço pra piadinha barata. A história de T´Challa (Chadwick Boseman, que se revelou na cinebio de James Brown), o herdeiro do trono de Wakanda (um fictício e super avançado país africano…

ENVENENADO PELO ESTILO

Paul Thomas Anderson é um prodígio. Aos 26, realizou 'Boogie nights', seu longa de estreia, que aumentava um curta que ele tinha feito dez anos antes, sobre um fictício ator pornô chamado Dirk Diggler. Seu trabalho seguinte, foi o ambicioso 'Magnolia', espécie de homenagem a Robert Altman: um filme longo e cheio de personagens, cujas historias se entrecruzam aleatoriamente. Daí em diante, cada novo filme seu era esperado com altas expectativas, pelos fãs e pela crítica. Ele fez até um com Adam Sandler (!?), 'embriagado de amor'. Mas, sua obra-prima, veio em 2007: 'There will be blood' (sangue negro), um daqueles raros filmes que, quando acaba, dá vontade de aplaudir de pé na sala, e gritar 'bravo!' Um dos grandes trunfos do filme, é Daniel Day-Lewis, que, não a toa, ganhou Oscar de melhor ator no ano seguinte. É um dos cinco melhores filmes deste novo século.


Agora, no momento em que Day-Lewis anuncia sua aposentadoria do cinema, se juntou no…