Pages

Thursday, April 27, 2017

BENELUX, MENOS O LUX (+ A CIDADE-LUZ)


  CONSEGUI VIAJAR DE NOVO, EM MENOS DE UM ANO, PQ A TRIP ANTERIOR FOI INTEIRAMENTE BANCADA POR MILHAGENS. E UMA GRANA QUE GANHEI DE UMA CAUSA NA JUSTIÇA. AGORA, UMA PROMOÇÃO DA TAP, E A MERRECA DO FGTS, AJUDARAM EM BOA PARTE. ASSIM, FUI DE NOVO PRA ZOROPA. DESTA VEZ, REPETINDO CIDADES, PQ LEVEI MY SON, COM QUEM NAO VIAJAVA JUNTO HA UMA DECADA (ELE FICAVA TOMANDO CONTA DO CACHORRINHO E TINHA FACUL). ASSIM, POR CONTA DELE, BISEI PARIS (LINDA E CARA), AMSTERDAM (PEQUENA E GENTIL) E CONHECI A BÉLGICA (BRUXELAS, ANTUERPIA E BRUGES), QUE FICA NO MEIO DO CAMINHO, DE TREM (THALYS, QUE É SUPER RÁPIDO) EM HORA E MEIA.


PARIS É SEMPRE BELA. A PRIMEIRA VEZ LÁ, NAO GOSTEI (POVO ERA MUITO RUDE). DEPOIS, FOI MELHORANDO. HJ, VOLTO COM PRAZER. MAS, O CUSTO DE VIDA LÁ É ALTO. OS MENDIGOS/PEDINTES AUMENTARAM. E TEM POLICIA FORTEMENTE ARMADA EM TODA A PARTE, POR MOTIVOS ÓBVIOS. APROVEITEI ESSA QUINTA VOLTA PARA FAZER O QUE NUNCA FIZ LÁ. TIPO, VISITAR VERSAILLES (UM PGM NECESSÁRIO, MAS MEIO ROUBADA: MUITA GENTE, MUITA FILA APERTADO, IMAGINO O HORROR QUE DEVE SER NO VERÃO), DAR UM BOM ROLÉ NO CEMITERIO DE MONTPARNASSE (DO LADO DE MEU HOTEL) E SUBIR NAQUELA TORRE FEIA DO BAIRRO. MAS, QUE TEM MELHOR E MAIS COMPLETA VISAO DA CIDADE. MELHOR DO QUE A DA TORRE EIFFEL. RECOMENDO UMA PASSADA LÁ, PRA SE TER UMA NOÇAO DO TAMANHO E DAS LOCALIZAÇÕES. COMO SE FAZ NO EMPIRE STATE/NYC.



FIZ UM PASSEIO RAPIDO ATE A NORMANDIA (MENOS DE UMA HORA DE TREM), ONDE FICA GIVERNY, E A CASA E OS JARDINS DE MONET. VENDO AQUILO AO VIVO, VC ENTENDE PQ O CARA PINTOU AQUELES QUADROS MARAVILHOSOS. PRIMEIRO, PQ ERA RICO E OCIOSO. DEPOIS, PQ O LUGAR INSPIRA. É LINDO MESMO. CURIOSO NOTAR COMO MONET FOI FORTEMENTE INSPIRADO PELO JAPÃO. SEUS LAGOS LEMBRAM OS JAPONESES E SUA COLEÇÃO DE QUADROS INCLUI MUITA ARTE NIPONICA (TEM UMA SALA SÓ PRA ISSO). QUE, POR SUA VEZ, INSPIRARAM ATE A BANDE DESINEE FRANCESA. ACHEI MAIS BACANA DO QUE VERSAILLES. E, SE VC FOR CEDO, VOLTA NO MEIO DA TARDE. E AINDA APROVEITA MAIS PARIS (QUE, ESTAVA SEM SHOW BOM NO BATACLAN, SÓ TINHA AQUELE SEAN PAUL).


DEPOIS, COM A FACILIDADE DO THALYS, ME DESLOQUEI PARA A INEDITA BELGICA. POR CONTA DOS ATENTADOS LÁ, O TURISMO CAIU 30% E, COM ISSO, O PREÇO DOS HOTEIS FORAM PRO CHÃO (MUITOS, FECHARAM). POR ISSO, FIQUEI NUM HOTEL TOP MARBARATO DO QUE UMA VAGA NA LAPA. DAQUELES QUE TEM FRUTAS, ROUPÕES, CHINELINHOS, CHOCOLATES E OUTROS MIMOS PROS HOSPEDES. PELA METADE DO PREÇO DA ESPELUNCA QUE FICARIA EM AMSTERDAM (QUE TEM DEFICIT DE VAGAS EM HOTEIS, JA QUE É PEQUENINA). BRUXELAS, A CAPITAL, É UMA CIDADE CINZA, FEIA (MESMO TENDO SIDO BERÇO DO ART NOUVEAU), SUJA, CHEIA DE GENTE QUE DORME NAS RUAS E ESTAÇÕES DE TREM (REFUGIADOS DO CONGO, QUE JA FOI BELGA, E AGORA PAGA A CONTA ATRASADA). E QUE FEDE A URINA EM ALGUMAS PARTES, PQ TODOS OS WCS SAO PAGOS. ATE OS DE ALGUNS RESTAURANTES! DAI QUE ENTENDI PQ O EBM/BEAT BELGA, NASCEU LÁ É UM LUGAR DARK PACAS. TALVEZ, EU TIVESSE CURTIDO MAIS ESSA VIBE, NO FIM DOS ANOS 80.


MAS, BRUXELAS TEM SEUS ATRATIVOS. COMO O PARQUE ONDE ESTA O ATOMIUM, ESCULTURA FUTURISTA FEITA PARA A FEIRA MUNDIAL DE 1958 (E USADA NO CLIP DE 'HEADHUNTER', DO FRONT 242). ELA É TAO GRANDE, QUE PERMITE SER VISITADA POR DENTRO. VOLTAMOS A SPACE AGE, PARECE CENARIO DE FILME SCI-FI. NA CIDADE, ESTA TBM O MUSEE DE LA BANDE DESINEE (MUSEU DAS HQS), QUE CONTA A HISTORIA DESTA ARTE, COM DESTAQUE PARA OS ARTISTAS LOCAIS. COMO HERGE (CRIADOR DO TINTIM, QUE TEM UM MUSEU A PARTE, FORA DA CIDADE) E PEYO (DOS SMURFS). HA 50MINS DE TREM, ESTA A ANTUERPIA, UM POUCO MAIS CLARA E MENOS DEPRÊ. O MUSEU DE ARTE MODERNA DELES FOI INAUGURADO HA POUCO, E FICA NUM PREDIO ESPETACULAR, NUMA ZONA DE PORTO QUE ESTA SENDO REVITALIZADA. É UMA CIDADE MAIS JOVEM E ANIMADA (E, SEU NOME, BIZARRAMENTE, VEM DO FATO DE ARRANCAREM A MÃO DE PESCADORES QUE PASSAVAM POR LÁ SEM PAGAR TAXA; O SIMBOLO DA CIDADE É UMA MÃO DECEPADA!). JA BRUGES, UMA HORA DE TREM, É MEIO COMO GIVERNY: PARECE SAIDA DE UM QUADRO PINTADO A ÓLEO. MAS, EM SEU MIOLO, É MAIS TURISTICA, COM LOJAS CARAS E MUITA GENTE (DEPOIS DAQUELE FILME, 'IN BRUGES', SOBRETUDO, ELA ENTROU NA ROTA DO TURISMO MUNDIAL). O PASSEIO DE BARCO POR SEUS CANAIS, VALE A PENA (MAIS ATE DO QUE OS DE AMSTERDAM). ORIGINALMENTE, ELA ERA PARTE DO REINO DA HOLANDA. POR ISSO, LA SE FALA O FLEMING DUTCH. ALIÁS, SE EM BRUXELAS, O FRANCES PREDOMINA (E TODOS ENTENDEM INGLES), NA ANTUERPIA E EM BRUGES FIQUE ESPERTO> QUASE TUDO ESTA ESCRITO OU SINALIZADO EM FLEMISH (FLAMENGO), QUE ACHO MAIS DIFICIL DO QUE O ALEMÃO. SE DER UM MOLE, PERDE O TREM. E COME A PARADA ERRADA.


FALANDO EM FLAMENGO, FOI UM PRAZER RETORNAR A AMSTERDAM, A CIDADE MAIS BONITINHA E COM A VIBE MAIS LEGAL DE TODAS. ESTAVA (ESTÁ, ATÉ JUNHO) NO AUGE DA ESTAÇÃO DAS TULIPAS. ENTAO, TUDO ESTAVA MUITO COLORIDO. POR ISSO, APROVEITEI PARA IR ATE KEUKENHOF (UNS 40MINS DE BUS), ONDE FICA O LINDO PARQUE DAS TULIPAS. SAO TANTAS E COM TANTAS CORES, QUE PARECE QUE VC ESTA VENDO UM TAPETE. EMBORA JA FOSSE PRIMAVERA, O CLIMA DE FIM DE INVERNO PREDOMINOU. CHEGUEI A PEGAR 4/6C EM AMSTERDAM. O QUE PEGA, É O VENTO QUE VEM DOS CANAIS. OS COFFEESHOPS AINDA SAO UMA ATRAÇÃO. MAS, COM A CANABIS SENDO CADA VEZ MAIS LIBERADA PELO MUNDO, JA NAO ATRAEM MAIS TANTA GENTE. BEM COMO O RED LIGHT DISTRICT, CADA VEZ MAIS TRISTE E DECADENTE. SO VALE A OLHADA PRA QUEM NUNCA FOI. O MELHOR É EXPLORAR OUTRAS PARTES DA CIDADE (SE PERDER EM SUAS RUAZINHAS TORTAS). E SE FAZ TUDO DE BICICLETA OU TRAM (OU ANDANDO MESMO, SUA AREA CENTRAL É MENOR DO QUE O BAIRRO DE BOTAFOGO/RJ). TAI UMA CIDADE NA QUAL MORARIA. A PARANOIA DO TERROR, QUE ROLA EM LONDRES E PARIS, NAO CHEGOU LÁ. MAS, NO AEROPORTO, A REVISTA ESTÁ MAIS RADICAL DO QUE FOI NO PASSADO.


NO ULTIMO DIA CHEIO EM AMSTERDAM, REALIZEI UM SONHO. E FIZ UM PROGRAMA LOCAL. ASSISTIR A UM CONCERTO DIURNO NO CONCERTGEBAUW, A SALA DE CONCERTOS COM A ACUSTICA MAIS PERFEITA DO MUNDO. DEI SORTE PQ, NO DIA, ESTAVA SENDO LANÇADA UMA NOVA PEÇA, COM A PRESENÇA DO PROPRIO AUTOR, MACMILLAN (ROLOU TBM BARTOK E DVORAK). O LEGAL É QUE, SEJA QUAL FOR O VALOR DE SEU INGRESSO (COMPREI O MARBA, $27, ATE PQ JA TAVA LOTADO), ANTES DO CONCERTO VC TEM CAFE E BISCOITINHOS FREE NA SALA DE ESPERA E, NO INTERVALO, LIBERAM UM SALAO REPLETO DE BEBIDAS FOR FREE (VINHOS, CHÁS, CERVEJA, SUCOS, REFRIS ETC). FIQUEI ALTINHO EM PLENA TRES DA TARDE. DAI, VC SAI PRA RUA MAIS LEVE. AMSTERDAM AINDA ME TERÁ MAIS VZS. SEM CONTAR, QUE AS HOLANDESAS SAO MUITO BONITAS ;)

*E, UMA DICA: A TAP AGORA PERMITE STOPOVERS (PARADAS) DE ATE TRES DIAS, SEM ALTERRA O PREÇO DA PASSAGEM. DA OUTRA VEZ, FIQUEI UM DIA EM LISBOA NA IDA. DESTA VEZ, O FIZ NA VOLTA (DEU PRA CONHECER A NOVA AREA DA CIDADE, O PARQUE DAS NAÇÕES). É BOM, PQ EM VEZ DE FAZER UM VOO LONGO DE 12HRS, VC RELAXA E VOLTA PRA CASA JA NO CLIMA (E, ENTRAR OU SAIR DA EUROPA POR PORTUGAL, É BEM MENOS ESTRESSANTE)

0 comments:

NA CIDADE

MAIO-NESE:

CASAS E SHOWS: Circo Voador 18 - Sonata Arctica (FIN) 19 – Ira! Folk 20 – Mano Brown  26 - Amon Amarth (SUE) / Abbath (NOR) 27 – Lô Borges: Disco do Tênis (1972) / Dônica

Fundição Progresso 20 - Mic Master Brasil: Marcelo D2 / Haikaiss / Classe A / Casa Onze DJs

Teatro Rival 17 – Rival Rebolado 18 – Dream Team do Passinho Canta e Dança Jackson 5 20 – Festa Los Britânicos 25 – Jay Vaquer  26 – Mulheres de Chico 27 – Festa Baby Boom 31 – Martha Moreno

Teatro Odisseia 21 - Garage Fuzz (SP) / Diabo Verde / Plastic Fire / Reckoning Hours / Cannon of Hate / NDR

Vivo Rio 19 – Mariza (POR) 20 – Diogo Nogueira 26 – Renaissance: Songs For All Times 27 – Roberta Miranda

Theatro Net Rio 17 – Chiara Civello 24 – Gottsha – Participação: Marya Bravo 31 – Edson Cordeiro

Beco das Garrafas 17 – Bottle´s Bar: Laura Finocchiaro

Audio Rebel (Botafogo) 18 - Quintavant: Ricardo Pereira  19 – Anjos de Vidro / Chico Brown 20 - Boobarellas / Korja / Os Carburadores / Gambrinus 74  25 - Quintavant: Chelpa Ferro 28 - Phone Trio / Coffeemakers / The Last Whale

Espaço Sérgio Porto (Humaitá) 18 – Posada / Mantuano Trio 19 – Ventre / Mahmed 25 – CEP 20.000 26 – Sinara 

Rio Arena 25 - Ed Sheeran (ING) Teatro Bradesco 25 – João Bosco

Metropolitan 20 – Capital Inicial Acústico 24 – Jose Carreras 27 – Maiara & Maraísa

Imperator 17 – Quartas Brasileiras – Homenagem a Dick Farney: Zé Luiz Mazziotti & Itamar Assiere – Participação: Áurea Martins 18 – Scalene / Alarmes 24 – Goldherança: Golden Boys / Trio Esperança / Evinha Planet Music (Cascadura) 27 – Esteban Tavares / Amplifica / Plano B

Lona Jacob do Bandolim (Jacarepaguá) 19 - Danilo Caymmi 20 – Menores Atos / La Ville / Na Panela / Roterdan Lona Carlos Zéfiro (Vista Alegre) 27 – Banheiro Azul Lona Gilberto Gil (Realengo) 19 - Eliana Printes

Casa Levi´s (Botafogo) grátis 19 – 19h: Concurso de Bandas 20 – 20h30: Erasmo Carlos

Pub Panqs (Tijuca) 20 - Márvio Ciribelli - Participação: Mylena Ciribelli (21h - R$ 20) Ruínas (Praça Tiradentes) Quintall Rock (22h20 – grátis até 23:30, 10 após) 18 - Facção Caipira 25 - Os Vulcânicos

Teatro Eva Herz / Livraria Cultura 27 - Carol Naine (19h - R$ 30) Casa do Choro (Centro) 17 e 18 - João Cavalcanti & Marcelo Caldi (19h - R$ 40) 24 - Aurélie & Verioca (19h - R$ 40) Museu de Arte do Rio 18h – R$ 6 26 - MAR de Música: Boogarins (GO) / Festa Manie Dansante

Caixa Cultural 25 a 27 – Tom Zé (19h – R$ 20) Circuito SESI 26 - Duque de Caxias: Clarice Falcão (20h - R$ 34) 26 - Jacarepaguá: Mulheres em Pixinguinha (21h - R$ 12) 27 - Jacarepaguá: Clarice Falcão (20h - R$ 34) 27 - Duque de Caxias: Mulheres em Pixinguinha (20h - R$ 12)

MIXX: 20 - Qinho Canta Marina Lima – Soma Hub / Duque de Caxias (18h – R$ ) 20 - Baile Charme de Madureira: 27 Anos – Viaduto de Madureira (22h – R$ 10 1º lote, 15 2º lote) 20 - Paranoia Musique: Cubüs / Poëtika – Espaço Multifoco / Lapa (23h – R$ 20) 20 - Cacife Clandestino – Boiler Rio / Centro (23h – R$ 40 1º lote, 50 2º lote) 20 - 20 Anos do Heavy Duty: Unnature / Evil Inside / Último Sopro / Ambstract – Praça da Bandeira (23h – R$ 10) 21 - Canto Cego – Centro Cultural Laurinda Santos / Santa Teresa (13h – R$ 20) 21 - Contando Bicicletas / Chico de Barro / Relva – Santê Hostel / Santa Teresa (13h – R$ 15) 21 - Lithos Rock Fest: Pumpkinhead / Mavericks / Purano – Calabouço / Vila Isabel (19h – R$ 10) 21 - Hip Hop Lapa – Rua Joaquim Silva (16h – grátis) 21 - Qinho Canta Marina Lima – Mormaço / Nova Iguaçu (18h – grátis) 21 - Rock Fest: Golpe Certo / Old Kitchen / The Queen And The Jacks – Espaço Bel Maciel / Maria da Graça (18h – R$ 10) 24 - Luciana Mello – FM Hall / Centro (19h – grátis) 24 - Renaissance: Songs For All Times – Teatro Municipal de Niterói (20h – R$ ) 27 - Esteban Tavares / Amplifica / Plano B – Planet Music / Cascadura (17h – R$ 25 1° lote, 35 2° lote, 45 na hora) 27 - Festa Demons Over Gotham – Porto Pirata / Praça da Bandeira (22h – grátis) 

 VEM AI: Festival Varilux de Cinema Francês 2017 De 7 a 21 de junho em mais de 55 cidades brasileiras (informações sujeitas a alteração): Águas Claras (DF), Aracaju (SE), Barretos (SP), Barueri (SP), Belém (PA), Belo Horizonte (MG),Blumenau (SC), Buzios (RJ), Brasilia (DF), Campinas (SP), Caxambu (MG), Campo Grande (MS), Caxias do Sul (RS),Caxambu(MG), Cotia (SP), Cuiabá (MT), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Fortaleza (CE),Foz do Iguaçu (PR), Goiânia (GO), João Pessoa (PB), Juiz de Fora (MG), Jundiaí (SP), Londrina (PR), Macaé (RJ), Maceió (AL), Manaus (AM), Maringá (PR), Mossoró (RN), Natal (RN), Niterói (RJ), Nova Friburgo (RJ), Pelotas (RS), Petrópolis (RJ), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Ribeirão Preto (SP), Rio de Janeiro (RJ), Rio Verde (GO),Salvador (BA), Santa Maria (RS), Santos (SP), São Carlos (SP), São José dos Campos (SP), São José do Rio Preto (SP), São Luiz (MA), São Paulo (SP), Theresina (PI), Vitória (ES), Volta Redonda (RJ)

RENAISSANCE VEM AO BRASIL EM 2017   Com quase 50 anos de estrada, o grupo que foi pioneiro do rock progressivo britânico vem ao Brasil em maio de 2017. Curitiba (Teatro Guaíra), dia 24, São Paulo (Espaço das Américas) no dia 25, Rio de Janeiro (Vivo Rio) no dia 26, Porto Alegre (Auditório Araújo Vianna), dia 27, e Belo Horizonte (Palácio das Artes), dia 28

ULTRA BRASIL ANUNCIA A PHASE 1 DE SEU LINEUP PARA A EDIÇÃO 2017 ADAM BEYER, ALESSO, ARMIN VAN BUUREN, DAVID GUETTA, JAMIE JONES, JOSEPH CAPRIATI, SASHA & JOHN DIGWEED e THE MARTINEZ BROTHERS SERÃO HEADLINERS FESTIVAL ACONTECE NOS DIAS 12, 13 E 14 DE OUTUBRO NO SAMBÓDROMO DO RIO

_______________________________________________________ O Cine Joia Copacabana, em parceria com o Instituto Goethe/rj, começa a exibir a partir do dia 18 de maio, indo até o dia 31 de maio, sete filmes alemães inéditos em mais uma edição da Mostra Joias do Cinema Alemão. Nessa 4a edição, novamente com curadoria da equipe de Programação do Cine Joia, o projeto volta a trazer filmes alemães inéditos no circuito carioca e que nunca chegaram ao circuito exibidor brasileiro.



Circuito Estação NET de Cinema e Cinemateca do MAM apresentam: Exposição CINEMA EM CASA: Equipamentos do acervo da Cinemateca do MAM. A partir de 23 de fevereiro, no Estação NET Botafogo de 23 de fevereiro a 23 de agosto 2017 Horário de visitação: 14h às 22h Entrada franca

UMMAGUMA THE BRAZILIAN PINK FLOYD VOLTA AO PALCO DO METROPOLITAN   Considerada pela crítica como o melhor cover do Pink Floyd no Brasil, a banda faz show no dia 19 de maio com a turnê You Gotta Be Crazy.

Mostra 'As marionetes de Jirí Trnka': Caixa Cultural RJ exibe filmes do "Walt Disney do Leste Europeu", inéditos no Brasil, a partir de 16 de maio



Aventura Antonioni   Retrospectiva completa do cineasta italiano Michelangelo Antonioni com  curtas e longas-metragens, documentários e ficções, além de aula magna e debate                     CCBB Rio de Janeiro – 26 de abril a 22 de maio                    CCBB São Paulo – 26 de abril a 22 de maio | CineSesc (SP) – 11 a 17 de maio                   CCBB Brasília – 3 a 29 de maio  
(colaborou @DonnieDarko73);

Blog Archive

Buscar

About Me

tom leão
Vanuatu
amigo dos amigos, amante de música, cinema, boa comida, de pedaladas e caminhadas
View my complete profile
Powered by Blogger.

Popular Posts

Translate

Followers