Pular para o conteúdo principal

NUM CINEMA LONGE DE VC



ULTIMAMENTE, ANDEI FALANDO AQUI MAIS DE BLOCKBUSTERS DO QUE DE FILMES INDIES. PORQUE NÃO COSTUMO SEPARA-LOS ASSIM. PRA MIM, O QUE IMPORTA É O FILME, SENDO GRANDE OU NÃO. ALIÁS, TEM MUTO FILME DITO 'ALTERNATIVO' QUE SE VALE DISSO PARA CRIAR UM HYPE, MAS NAO PASSAM DE PORCARIAS. CONTUDO, NAS ULTIMAS SEMANAS, VI DOIS FILMES PEQUENOS QUE REALMENTE VALEM A PENA, PQ SÃO HONESTOS EM SUAS PROPOSTAS. 


O PRIMEIRO É 'MUSICA, AMIGOS E FESTA' (WE ARE YOUR FRIENDS), UM RARO FILME AMERICANO QUE TRATA DA CENA DANCE SEM SOAR RIDÍCULO OU EQUIVOCADO. O DIRETOR MAX JOSEPH, EGRESSO DA MTV, REALIZOU UM FILME HONESTO E SINCERO SOBRE UM APRENDIZ DE DJ CHAMADO COLE (O GALÃ JUVENIL ZAC EFRON) QUE TENTA SE DAR BEM NESTE MERCADO INFLACIONADO (QUE, NOS EUA, CHAMAM GENERICAMENTE DE EDM, ELECTRONIC DANCE MUSIC). EM SUA JORNADA, DE TOCAR EM CLUBS DE LOS ANGELES SEM GANHAR CACHÊ, E EM TROCA DE BEBIDAS (UMA REALIDADE MUNDIAL), COLE CONHECE UM DJ SUPERSTAR, JAMES (WES BENTLEY, PERFEITO NO TOM DO DJ/PRODUTOR EGOCÊNTRICO E QUE SEMPRE ESTÁ ALTERADO) E SUA ASSISTENTE/NAMORADA, A ESTONTEANTE SOPHIE (EMILY RATAJKOWSKI). O VETERANO LHE DARÁ DICAS IMPORTANTES SOBRE A PRODUÇÃO MUSICAL (NÃO TOQUE O QUE TODO MUNDO TOCA, CRIE O SEU PRÓPRIO ESTILO) E A BELDADE IRÁ MEXER COM SUA CABEÇA. NO MEIO DISSO, HÁ OS AMIGOS DO TÍTULO, QUE RECRIAM UMA TURMINHA A LA 'TRAINSPOTTING', TRANSPORTADA DA ESCÓCIA PARA O VALLEY, NA LOS ANGELES ATUAL, QUE, PARA SOBREVIVER, TRABALHAM COMO ATENDENTES DE UMA CORRETORA DE IMÓVEIS DE DIA. COMO RELATO, É BEM MENOS BOBOCA DO QUE 'GROOVE' (AQUI, 'A FESTA RAVE', CÉUS!), UM FILME DOS 90S BEM FRAQUINHO.


O MAIS INCRÍVEL DO FILME, ALÉM DE SER SUPER FIEL AO QUE ACONTECE NA REALIDADE (E FALO COM EXPERIÊNCIA PRÓPRIA, POIS FUI DJ E FREQUENTEI A CENA POR 20 ANOS, POR DENTRO E POR FORA, USANDO O CODINOME DJ ZIGGY) É QUE SEU TÍTULO EM PORTUGUÊS EVITOU O TERMO' BALADA' PARA DESIGNAR FESTA. PODERIA TER SE CHAMADO 'UMA BALADA MUITO LOUCA', MAS NÃO. PARABÉNS AOS TRADUTORES. E A TRILHA SONORA, CLARO, É MUITO BOA. O NOME ORIGINAL É EMPRESTADO DO HIT DA DUPLA FRANCESA JUSTICE E DO COMBO INGLÊS SIMIAN MOBILE DISCO, E TOCA APENAS NOS CRÉDITOS INICIAIS. POR O FILME SER TÃO HONESTO, E NÃO APELAR EM NADA, FOI UM FRACASSO RETUMBANTE DE BILHETERIA NOS EUA QUANDO LANÇADO, NO MÊS PASSADO (AUI, STA NUM CIRCUITO REDUZIDÍSSIMO). MAS, QUEM SE INTERESSAR PELO TEMA, TERÁ UM RELATO BEM VERÍDICO, QUE SÓ PERDE PARA O MOSTRADO RECENTEMENTE NO FILME FRANCÊS 'EDEN', QUE ERA QUASE UM DOCUMENTÁRIO SOBRE O ASSUNTO.




O OUTRO,JÁ EM CARTAZ,É 'KNOCKOCK/BATA ANTES DE ENTRAR'. NA ONDA DE REMAKES, REBOOTS, 'SEQUELAS' E 'PREQUELAS', AS VZS, ALGUÉM ACERTA. O NOVO FILME DE ELI ROTH, QUE TEM KEANU REEVES NO ELENCO, ESTÁNESTE CASO. DIRETOR ESPECIALIZADO EM FILMES GORE, COMO OS DA SÉRIE 'HOSTEL' (TÃO VIOLENTOS, QUE GANHARAM A ALCUNHA DE 'TORTURE PORN'). ROTH, UM PROTEGIDO DE TARANTINO, TBM É CHAMADO DE MISÓGINO PELA CRÍTICA, POR FAZER AS MULHERES SOFREREM MUITO EM SEUS FILMES. ENTÃO, ELE RESOLVEU MUDAR OS PAPÉIS. ESTE REMAKE DE UM EXPLOITATION MOVIE DOS ANOS 70, 'DEATH GAME' (VI NOS TEMPOS DO VHS), NÃO APENAS PÕE AS  MULHERES NO COMANDO, COMO É BEM MELHOR DO QUE O ORIGINAL, E AINDA ATUALIZOU O TEMA, QUE TM UM QE DE FEMINISTA. A TRAMA BÁSICA É IGUAL A ORIGINAL: NUMA RARA NOITE DE TEMPESTADE EM LOS ANGELES, DUAS JOVENS SENSUAIS BATEM A PORTA DE UM CAMARADA (QUE ESTÁ SOZINHO, PQ A MULHER E OS FILHOS VIAJARAM NUM FERIADÃO E ELEPRECIA TERMINAR UM TRABLHO), E, DEPOIS DE PEDIREM PARA USAR O TELEFONE E SECAR AS ROUPAS, COMEÇAM UM JOGO DE SEDUÇÃO, QUE O CARA RESISTE ATÉ ONDE DÁ. 



CLARO QUE ELE ACABA SUCUMBINDO (AFINAL, O MÉNAGE A TROIS É UMA DAS MAIORES FANTASIAS MASCULINAS), E, DEPOIS DO SEXO, AS GAROTAS, ANTES BOAZINHAS, PASSAM A FAZER JOGOS DE GATO E RATO COM O CARA, QUE VAI LEVANDO PARA UMA ESCALADA DE VIOLÊNCIA E TERROR PSICOLÓGICO. EMBORA NÃO TENHA BANHO DESANGUE, COMO NOS SEUS OUTROS FILMES, ROTH NÃO PERDEU A MÃO NO QUESITO MEDO/SPENSE. CURIOSIDADES: AS ATRIZES DO FILME ORIGINAL, ESTÃO NESTE, DE FORMAS DIFERENTES. SONDRA LOCKE (EX-MULHER DE CLINT EASTWOOD) É A PRODUTORA EXECUTIVA, E COLEEN CAMP FAZ UMA RÁPIDA PONTA, COMO UMA VIZINHA (E TBM E O-PRODUTORA). PARA NÃO DIZER QUE O DIRETOR PAROU DE EXPLORAR AS MULHERES, SUA ESPOSA, A CHILENA LORENZA IZZO, É UMA DAS PERIGUETES HAHA. A OUTRA, A CUBANA, RADICADA NA ESPANHA,ANA DE ARMAS, É DE VIRAR A CABEÇA.  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DANCETERIA, UMA MODA FUGAZ

POR CONTA DO POST ANTERIOR (QUE ERA SÓ SOBRE CLUBES ALTERNATIVOS QUE MARCARAM A NOITE CARIOCA), ME PERGUNTARAM SOBRE OUTRAS CASAS, QUE, NA VERDADE, ERAM DE SHOWS, DANCETERIAS. ENTAO, VAMOS LÁ, RELEMBRA-LAS. ANTES: VALE NOTAR QUE O NOME 'DANCETERIA' FOI IMPORTADO DE UMA CASA QUE TINHA ESSE NOME EM NOVA YORK, NOS ANOS 80. ALGUEM TROUXE PRA CÁ (ACHO QUE COMEÇOU POR SP) E ACABOU VIRANDO SINONIMO DE UM TIPO DE LUGAR, QUE MISTURAVA PISTA DE DANÇA COM UMA ATRAÇÃO AO VIVO NO MEIO DA NOITE. METROPOLIS = A PRIMEIRA COM ESSAS CARACTERISTICAS NO RIO FOI A METROPOLIS, EM SAO CONRADO, QUE, ASSIM COMO O CUBATÃO, TBM ABRIU NA SEMANA/MES EM QUE ACONTECIA O PRIMEIRO ROCK IN RIO, JANEIRO DE 1985. COMO O NOME INDICA, SEU LOGOTIPO E SUA DECORAÇÃO IMITAVAM O ESTILO DO CLASSICO SCI-FI DE FRITZ LANG, INCLUSIVE COM PASSARELAS NO MEIO DELA, QUE REMETIAM ÀS PONTES MOSTRADAS NO FILME. SÓ QUE TUDO COM NEON, CLARO. A METROPOLIS FOI PALCO DE MUITOS SHOWS DE BANDAS QUE NAO FAZIAM O PERFIL DO CIRCO VOADOR, PQ

ROCKS TARDES DE DOMINGO...

  LÁ VAMOS NÓS PARA MAIS UM PASSEIO PELA MEMORY LANE, CUJO GATILHO FOI ATIVADO POR UMA MÚSICA. ESTAVA OUVINDO O ÁLBUM DE 40 ANOS DO KISS, QUANDO ROLOU 'DO YOU LOVE ME'. NA HORA, VIERAM MONTES DE LEMBRANÇAS QUE PASSEI AO SOM DESSA MUSICA (E TBM DE ROCKN ROLL ALL NITE) NOS BAILES DE ROCK QUE ROLAVAM AOS DOMINGOS NO CLUBE DE REGATAS GUANABARA, EM BOTAFOGO, COMANDADOS PELA EQUIPE META-SOM, DO DJ ANIBAL. DE 6 AS 10PM.   EU MAL DEVIA TER 12, 13 ANOS QUANDO COMECEI A FREQUENTAR O BAILE, O PRIMEIRO A QUE FUI, SOZINHO, SÓ COM AMIGOS. E, COMO DUROS QUE ÉRAMOS, GERALMENTE ENTRÁVAMOS DE PENETRA, PULANDO GRADES E MUROS EM VOLTA DO CLUBE. DEVO TER PAGADO APENAS MEIA DUZIA DE VZS, EM, SEI LÁ, DOIS ANOS. ERAM MEADOS DOS 70S. O ROCK MANDAVA. MAS A FESTA COMEÇAVA, INVARIAVELMENTE, COM 'DANCING QUEEN', DO ABBA, QUE ERA CONSIDERADA UMA BANDA ROCK, JA QUE AINDA NAO EXISTIA A DISCO MUSIC E O CONCEITO DE POP/ROCK ERA AMPLO.   E, COMO QUALQUER BAILE DE FUNK E SOUL DA ÉPOCA (QUE ROLAVAM DO OUTR

blue velvet

Os posts aqui surgem do nada, out of the blue, como em hiperlinks da internet. e nessa de relembrar coisas aleatoriamente, apareceu num dos sites de torrents que frequento um filme chamado "little girls blue". que foi o meu primeiro porno. e, como diz a frase daquele anuncio, a gente nunca esquece do primeiro. principalmente em se tratando disso, numa epoca em que tudo poraqui era proibido. entao, no começo dos 80´s, quando o país ainda era uma ditadura, tive contato com esse filme. Sabadão, fui na casa de um bro no jardim botanico fazer chill in pra noitada. o cara tinha um telao em casa e um aparelho de vhs gigantesco com retroprojeçao (soube mais tarde q o pai dele era diretor da grobo, dai os equipamentos, que, entao, eram de ponta total, o vcr caseiro ainda nao era uma realidade). la, ele tinha uma meia duzia de fitas, todas piratas, claro, entre as quais um show (sei la, acho q era woodstock), clipes da mtv, o famoso caligula e o little girls blue. como esse era mais cu