Pular para o conteúdo principal

TANTO TONTO TANTÃO


UMA DAS FIGURAS MAIS FOLCLÓRICAS, IRRITANTES E ENGRAÇADAS DA FAUNA UNDER CARIOCA É O TANTÃO (NASCIDO ANTONIO CARLOS ALGUMA-COISA). NEM ME LEMBRO DE QUANDO O CONHECI. DE REPENTE, ELE APARECEU NA TURMA PUNK QUE SE REUNIA NOS FINS DE SEMANA EM VOLTA DO ANTIGO CIRCO VOADOR, NA LAPA, OU NA FRENTE DA ESTATUA DE GHANDI, NOS ARREDORES DO CINE ODEON. UMA COISA SOUBE, DESDE A PRIMEIRA VEZ QUE O VI: ERA UM MALUCO À VERA!



MAS UM MALUCO LIGADO/INFORMADO. POR ISSO, LOGO FICAMOS AMIGOS. ELE SE ENTURMOU RÁPIDO COM O RESTO DA GALERA, EM ESPECIAL COM O SATANÉSIO, COM QUEM VIRIA A FORMAR O BLACK FUTURE. ORIUNDO DE SÃO GONÇALO, PERTO DE NITEROI/RJ,  TANTÃO ERA VANGUARDA EM TUDO NO COMEÇO DOS 80S: NEGRO, HOMOSSEXUAL, ARTISTA PLASTICO, MUSICO CONCEITUAL (TOCAVA, BEM, ARRANHAVA VIOLINO!), GRAFITEIRO, POETA, QUASE UM BASQUIAT. FAZIA UMAS CAMISETAS LEGAIS, QUE NOS DAVA EM TROCA DE ALGUNS MERRÉIS. PINTAVA UMAS TELAS BACANAS. SE FOSSE DA PANELINHA ZONA SUL, TERIA TIDO ALGUMA FAMA NO CIRCUITO DAS GALERIAS DOS MARCHANDS LOBISTAS. QUEM SABE?

TANTÃO SEMPRE ME FEZ RIR, MESMO QUE DE RAIVA. NÃO APENAS POR APARECER SÓ PRA TE PEDIR CINCO CONTOS PRA VOLTAR PRA CASA OU ALGUMA DESCULPA DO TIPO (MENTIRA, É PRA COMPRAR BIRITA OU POT). CERTA VEZ, ELE, FOI A SP, SÓ PRA EXPERIMENTAR CRACK, NOVIDADE NA ÉPOCA, QUE AINDA NÃO TINHA NO RIO. DEPOIS, ME CONTOU COMO FOI). MUITAS VEZES, FOI ESPANCADO E JOGADO PRA FORA DO CREPUSCULO DE CUBATÃO, POR TER BEBIDO TODOS OS DRINKS DA CARTELA, E DEPOIS SUMIDO COM ELA. GOLPE, ALIAS, QUE ELE PRATICAVA EM TODAS AS CASAS NOTURNAS DA CIDADE. APANHOU TBM NO MARIUZIN, PELO MESMO MOTIVO. CHEGOU UMA EPOCA QUE ELE FOI BANIDO DE VARIAS CASAS, PQ JA SABIAM O QUE ELE IA APRONTAR. ATE DA BUNKER ELE FOI BARRADO! DEVE TER CARTAZ COM FOTO DELE EM BARES!



AS VZS, IA LA EM CASA PEGAR DISCOS (DE VINIL) PRA VENDER NA CIDADE. EU DAVA UMA COMISSÃO PRA ELE (ACHO QUE 20%), PQ ERA UM TRAMPO PESADO. ERA UM RISCO. MAS ELE NUNCA ME ROUBOU (NAO QUE EU SAIBA). CONTUDO, CERTA VEZ, LEVOU UM CARREGAMENTO IMENSO. E SUMIU! PROCUREI-O POR TODA A PARTE. PORTA DO ESTAÇÃO BOTAFOGO, BARES DA LAPA, NA SMITH ETC. ELE SIMPLESMENTE SUMIU. ACHEI ATE QUE TINHA MORRIDO. MESES DEPOIS, ELE APARECEU. PEDIU DESCULPAS. SUMIU, PQ PEGOU A GRANA DOS DISCOS, BEBEU TUDO, ARRUMOU UMA BRIGA E APANHOU FEIO, FOI PRA CASA SE CUIDAR. AINDA TINHA UMAS MARCAS DA SURRA. GASTOU O EQUIVALENTE A UNS 500 CONTOS DE HJ. SABE O QUE ELE FEZ? ME DEU O SEU CASIOTONE (QUE JA TINHA SIDO USADO EM SHOWS DO BF) COMO PAGA. ESSE APARELHO, ALIAS (PRIMEIRO TECLADINHO COM SAMPLER!), FOI UM PRESENTE QUE HERBERT VIANNA DEU AO SATA, QUE DEU INICIO AO BF, QUE VIROU DO TANTAO, QUE ME DEU, E QUE ESTA EM ALGUMA PARTE DA CASA DA MINHA MAE. SEM FUNCIONAR. MAS INTACTO. COM ESTE CASIOTONE, FIZ VINHETAS PARA MEUS PGMS DE RADIO NA FLU FM!

MAS, PQ TO CONTANDO ISSO? CALMA, TANTÃO NÃO MORREU. SÁBADO PASSADO, CAMINHAVA POR BOTAFOGO, DE MANHÃ, E ALGUEM ME CHAMOU. ERA O TANTÃO. ESTAVA COMPLETAMENTE CHAPADO, CLARO. ELE DISSE QUE TINHA TENTADO IR AO ROCK IN RIO NA NOITE ANTERIOR, MAS PERDEU O ONIBUS, FOI PARAR NA CASA DE NAO SEI QUEM, E PRECISAVA DE DINHEIRO PRA VOLTAR PRA SANGONÇA. NUNCA ENCONTREI TANTAO SEM QUE ELE PEDISSE ALGUM, DEPOIS DE CONTAR UMA HISTORIA ESDRUXULA. FOI SEMPRE ASSIM. E CONTINUARÁ SENDO. FAZ PARTE DO FOLCLORE SOBRE ELE. SERÁ LEMBRADO SEMPRE POR ISSO. APROVEITEI A OCASIÃO, E FIZ UMAS FOTOS JUNTO COM ELE. AS ÚNICAS EM TODOS OS TEMPOS. ELE É O RIO. MALUCO! =)


*fotos de cynthia strougo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DANCETERIA, UMA MODA FUGAZ

POR CONTA DO POST ANTERIOR (QUE ERA SÓ SOBRE CLUBES ALTERNATIVOS QUE MARCARAM A NOITE CARIOCA), ME PERGUNTARAM SOBRE OUTRAS CASAS, QUE, NA VERDADE, ERAM DE SHOWS, DANCETERIAS. ENTAO, VAMOS LÁ, RELEMBRA-LAS. ANTES: VALE NOTAR QUE O NOME 'DANCETERIA' FOI IMPORTADO DE UMA CASA QUE TINHA ESSE NOME EM NOVA YORK, NOS ANOS 80. ALGUEM TROUXE PRA CÁ (ACHO QUE COMEÇOU POR SP) E ACABOU VIRANDO SINONIMO DE UM TIPO DE LUGAR, QUE MISTURAVA PISTA DE DANÇA COM UMA ATRAÇÃO AO VIVO NO MEIO DA NOITE. METROPOLIS = A PRIMEIRA COM ESSAS CARACTERISTICAS NO RIO FOI A METROPOLIS, EM SAO CONRADO, QUE, ASSIM COMO O CUBATÃO, TBM ABRIU NA SEMANA/MES EM QUE ACONTECIA O PRIMEIRO ROCK IN RIO, JANEIRO DE 1985. COMO O NOME INDICA, SEU LOGOTIPO E SUA DECORAÇÃO IMITAVAM O ESTILO DO CLASSICO SCI-FI DE FRITZ LANG, INCLUSIVE COM PASSARELAS NO MEIO DELA, QUE REMETIAM ÀS PONTES MOSTRADAS NO FILME. SÓ QUE TUDO COM NEON, CLARO. A METROPOLIS FOI PALCO DE MUITOS SHOWS DE BANDAS QUE NAO FAZIAM O PERFIL DO CIRCO VOADOR, PQ

ROCKS TARDES DE DOMINGO...

  LÁ VAMOS NÓS PARA MAIS UM PASSEIO PELA MEMORY LANE, CUJO GATILHO FOI ATIVADO POR UMA MÚSICA. ESTAVA OUVINDO O ÁLBUM DE 40 ANOS DO KISS, QUANDO ROLOU 'DO YOU LOVE ME'. NA HORA, VIERAM MONTES DE LEMBRANÇAS QUE PASSEI AO SOM DESSA MUSICA (E TBM DE ROCKN ROLL ALL NITE) NOS BAILES DE ROCK QUE ROLAVAM AOS DOMINGOS NO CLUBE DE REGATAS GUANABARA, EM BOTAFOGO, COMANDADOS PELA EQUIPE META-SOM, DO DJ ANIBAL. DE 6 AS 10PM.   EU MAL DEVIA TER 12, 13 ANOS QUANDO COMECEI A FREQUENTAR O BAILE, O PRIMEIRO A QUE FUI, SOZINHO, SÓ COM AMIGOS. E, COMO DUROS QUE ÉRAMOS, GERALMENTE ENTRÁVAMOS DE PENETRA, PULANDO GRADES E MUROS EM VOLTA DO CLUBE. DEVO TER PAGADO APENAS MEIA DUZIA DE VZS, EM, SEI LÁ, DOIS ANOS. ERAM MEADOS DOS 70S. O ROCK MANDAVA. MAS A FESTA COMEÇAVA, INVARIAVELMENTE, COM 'DANCING QUEEN', DO ABBA, QUE ERA CONSIDERADA UMA BANDA ROCK, JA QUE AINDA NAO EXISTIA A DISCO MUSIC E O CONCEITO DE POP/ROCK ERA AMPLO.   E, COMO QUALQUER BAILE DE FUNK E SOUL DA ÉPOCA (QUE ROLAVAM DO OUTR

blue velvet

Os posts aqui surgem do nada, out of the blue, como em hiperlinks da internet. e nessa de relembrar coisas aleatoriamente, apareceu num dos sites de torrents que frequento um filme chamado "little girls blue". que foi o meu primeiro porno. e, como diz a frase daquele anuncio, a gente nunca esquece do primeiro. principalmente em se tratando disso, numa epoca em que tudo poraqui era proibido. entao, no começo dos 80´s, quando o país ainda era uma ditadura, tive contato com esse filme. Sabadão, fui na casa de um bro no jardim botanico fazer chill in pra noitada. o cara tinha um telao em casa e um aparelho de vhs gigantesco com retroprojeçao (soube mais tarde q o pai dele era diretor da grobo, dai os equipamentos, que, entao, eram de ponta total, o vcr caseiro ainda nao era uma realidade). la, ele tinha uma meia duzia de fitas, todas piratas, claro, entre as quais um show (sei la, acho q era woodstock), clipes da mtv, o famoso caligula e o little girls blue. como esse era mais cu