Pular para o conteúdo principal

EXPO MALDITA 3.0




Exposição comemorativa do legado deixado pela Rádio Fluminense FM(33 anos), no CC Correios (centro de Niterói), sobre a responsável pela primeira revolução do rádio FM no Estado do Rio de Janeiro.

A Maldita surgiu na cidade de Niterói e teve a nobre missão de furar o bloqueio e dar vazão à energia represada da geração de 80, redefinindo a maneira de se fazer rádio no Brasil.


# Mostra de Fotografia​ – um grande acervo de fotos inéditas que apresentam os profissionais do rádio que passaram por ela, as bandas do rock nacional, os principais eventos e atividades, que acabam por retratar todo o clima e comportamento da cultura jovem de uma fase caracterizada por um período de abertura política. Além de mostrar como era fazer rádio no Brasil, num período onde existiam diversas dificuldades como a censura, alta inflação e grandes dificuldades técnicas e de equipamentos.
# Acervo ​­ exibição, inédita, do valioso e histórico acervo da rádio.

> Memorabilia
> Prêmios
> Instrumentos autografados (guitarras, e demais instrumentos) > Equipamentos estúdio
> E muito mais




# Cine –​exibição de gravações raras, com shows promovidos pela rádio, cenas de bastidores mostrando o seu dia­a­dia, depoimentos de músicos e personalidades, além de documentários e curtas já produzidos.

# Painéis Gratuitos ­ ​Ex­integrantes de diversas fases da rádio, músicos, autores de livros já produzidos sobre a rádio, produtores e jornalistas, num bate­papo descontraído, compartilhando causos e curiosidades ao longo da realização da exposição.
A idéia deste espaço será gerar conteúdo complementar à exposição, com uma programação à parte.

# 80/80 ­​- Retratando muito bem toda a atmosfera da década de 80, será apresentado o acervo pessoal do DJ José Roberto Mahr, ex­-coordenador da rádio com oitenta posters raríssimos, formado pelas bandas que fizeram parte da programação da Fluminense FM. O visitante ao entrar nesse espaço será transportado a uma verdadeira viagem visual e sonora, seguindo por um conceito vintage, tão em voga nos dias atuais, como o uso de posters.

# Workshops Gratuitos​­ realização de oficinas que apresentarão um overview sobre a web hoje, conceitos mais atuais e necessários dentro dos buscadores (Search Engine Marketing, SEO, crowdfunding), redes sociais, além de ferramentas open source tanto de produção de conteúdo na internet, quanto para a produção de audiovisual e de videoclipes.
Além de aprender todo o passo a passo de produção utilizando as principais ferramentas web para criação e divulgação de conteúdo, o visitante seria também direcionado a criar e administrar a sua própria identidade digital, através do aprendizado da dinâmica web.
As oficinas gratuitas seriam voltadas para músicos, DJ`s que desejam explorar melhor o potencial da internet para espalhar os seus trabalhos, universitários em busca de um "norte" profissional, profissionais de empresas, agências e instituições envolvidos com projetos corporativos de comunicação digital, profissionais e Executivos que necessitem de informações para desempenhar atividades práticas relacionadas ao marketing de busca em qualquer tipo de projeto cultural, profissionais das áreas de assessoria, designers, professores e comunicólogos, que estão interessados em conhecer e se aperfeiçoar nos meios digitais, produtores de eventos e pequenos empreendedores.

PERÍODO: ​09/04/2015 a 11/07/2015 
LOCAL : Espaço Cultural Correios
Avenida Visconde do Rio Branco, no 481, Centro de Niterói, em frente a Estação das Barcas da Praça Arariboia. ENTRADA FRANCA 



*ESTIVE LÁ SEMANA PASSADA, E SENTI FALTA DE UM PAINEL FALANDO SOBRE OS PROGRAMAS DA RADIO (QUANTOS E QUAIS FORAM?), QUE SÃO APENAS CITADOS. DEI TOQUE NO PRODUTOR...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DANCETERIA, UMA MODA FUGAZ

POR CONTA DO POST ANTERIOR (QUE ERA SÓ SOBRE CLUBES ALTERNATIVOS QUE MARCARAM A NOITE CARIOCA), ME PERGUNTARAM SOBRE OUTRAS CASAS, QUE, NA VERDADE, ERAM DE SHOWS, DANCETERIAS. ENTAO, VAMOS LÁ, RELEMBRA-LAS. ANTES: VALE NOTAR QUE O NOME 'DANCETERIA' FOI IMPORTADO DE UMA CASA QUE TINHA ESSE NOME EM NOVA YORK, NOS ANOS 80. ALGUEM TROUXE PRA CÁ (ACHO QUE COMEÇOU POR SP) E ACABOU VIRANDO SINONIMO DE UM TIPO DE LUGAR, QUE MISTURAVA PISTA DE DANÇA COM UMA ATRAÇÃO AO VIVO NO MEIO DA NOITE. METROPOLIS = A PRIMEIRA COM ESSAS CARACTERISTICAS NO RIO FOI A METROPOLIS, EM SAO CONRADO, QUE, ASSIM COMO O CUBATÃO, TBM ABRIU NA SEMANA/MES EM QUE ACONTECIA O PRIMEIRO ROCK IN RIO, JANEIRO DE 1985. COMO O NOME INDICA, SEU LOGOTIPO E SUA DECORAÇÃO IMITAVAM O ESTILO DO CLASSICO SCI-FI DE FRITZ LANG, INCLUSIVE COM PASSARELAS NO MEIO DELA, QUE REMETIAM ÀS PONTES MOSTRADAS NO FILME. SÓ QUE TUDO COM NEON, CLARO. A METROPOLIS FOI PALCO DE MUITOS SHOWS DE BANDAS QUE NAO FAZIAM O PERFIL DO CIRCO VOADOR, PQ

ROCKS TARDES DE DOMINGO...

  LÁ VAMOS NÓS PARA MAIS UM PASSEIO PELA MEMORY LANE, CUJO GATILHO FOI ATIVADO POR UMA MÚSICA. ESTAVA OUVINDO O ÁLBUM DE 40 ANOS DO KISS, QUANDO ROLOU 'DO YOU LOVE ME'. NA HORA, VIERAM MONTES DE LEMBRANÇAS QUE PASSEI AO SOM DESSA MUSICA (E TBM DE ROCKN ROLL ALL NITE) NOS BAILES DE ROCK QUE ROLAVAM AOS DOMINGOS NO CLUBE DE REGATAS GUANABARA, EM BOTAFOGO, COMANDADOS PELA EQUIPE META-SOM, DO DJ ANIBAL. DE 6 AS 10PM.   EU MAL DEVIA TER 12, 13 ANOS QUANDO COMECEI A FREQUENTAR O BAILE, O PRIMEIRO A QUE FUI, SOZINHO, SÓ COM AMIGOS. E, COMO DUROS QUE ÉRAMOS, GERALMENTE ENTRÁVAMOS DE PENETRA, PULANDO GRADES E MUROS EM VOLTA DO CLUBE. DEVO TER PAGADO APENAS MEIA DUZIA DE VZS, EM, SEI LÁ, DOIS ANOS. ERAM MEADOS DOS 70S. O ROCK MANDAVA. MAS A FESTA COMEÇAVA, INVARIAVELMENTE, COM 'DANCING QUEEN', DO ABBA, QUE ERA CONSIDERADA UMA BANDA ROCK, JA QUE AINDA NAO EXISTIA A DISCO MUSIC E O CONCEITO DE POP/ROCK ERA AMPLO.   E, COMO QUALQUER BAILE DE FUNK E SOUL DA ÉPOCA (QUE ROLAVAM DO OUTR

blue velvet

Os posts aqui surgem do nada, out of the blue, como em hiperlinks da internet. e nessa de relembrar coisas aleatoriamente, apareceu num dos sites de torrents que frequento um filme chamado "little girls blue". que foi o meu primeiro porno. e, como diz a frase daquele anuncio, a gente nunca esquece do primeiro. principalmente em se tratando disso, numa epoca em que tudo poraqui era proibido. entao, no começo dos 80´s, quando o país ainda era uma ditadura, tive contato com esse filme. Sabadão, fui na casa de um bro no jardim botanico fazer chill in pra noitada. o cara tinha um telao em casa e um aparelho de vhs gigantesco com retroprojeçao (soube mais tarde q o pai dele era diretor da grobo, dai os equipamentos, que, entao, eram de ponta total, o vcr caseiro ainda nao era uma realidade). la, ele tinha uma meia duzia de fitas, todas piratas, claro, entre as quais um show (sei la, acho q era woodstock), clipes da mtv, o famoso caligula e o little girls blue. como esse era mais cu