Pular para o conteúdo principal

BASEADO EM FATOS REAIS


ESTE ANO, MAIS DO QUE EM ANOS RECENTES, MUITOS DOS FILMES QUE CONCORREM AOS PRINCIPAIS PREMIOS DO OSCAR, SÃO BASEADOS EM FATOS REAIS, HISTÓRICOS OU AUTO-BIOGRAFICOS. SERÁ UMA PROVA DE QUE ESTÃO FALTANDO BONS ROTEIROS ORIGINAIS? MAS, É MELHOR ISSO DO QUE APENAS CONTINUAÇÕES, REBOOTS E REMAKES, QUE FORMAM A MAIORIA DOS FILMES LANÇADOS HOJE. NA CATEGORIA MELHOR FILME, P EX, SÃO CINCO DOS OITO INDICADOS DA LISTA PRINCIPAL; NA CATEGORIA ATOR, UM. NA DE ATRIZ, MAIS UM.

EIS OS PRINCIPAIS FILMES BASEADOS EM FATOS/PESSOAS REAIS:




SNIPER AMERICANO/AMERICAN SNIPER = BASEADO NA EXPERIENCIA DO ATIRADOR DE ELITE CHRIS KYLE (JÁ FALECIDO) -- O MAIS LETAL E PRECISO DA HISTORIA AMERICANA -- NA RECENTE GUERRA DO IRAQUE (ENTRE OS PRINCIPAIS PREMIOS, CONCORRE A FILME E ATOR, BRADLEY COOPER). O FILME DE CLINT EASTWOOD BATEU TODOS OS RECORDES DE JANEIRO DE TODOS OS TEMPOS NOS EUA, ABRINDO COM US$105MI DE BILHETERIA (JA PASSOU DE $250MI). ESTREIA AQUI DIA 19 DE FEVEREIRO. É UM FILME PARA REPUBLICANOS E FIÉIS DA FOX NEWS =)





O JOGO DA IMITAÇÃO/THE IMITATION GAME = CINEBIO DO MATEMÁTICO ALAN TURING, QUE, APESAR DE TER QUEBRADO O CÓDIGO QUE AJUDOU NO FIM DA SEGUNDA GRANDE GUERRA -- E, POR TABELA, INVENTOU A COMPUTAÇÃO MODERNA -- , FOI PERSEGUIDO E PRESO POR SER HOMOSSEXUAL. NAS PRINCIPAIS CATEGORIAS, CONCORRE A FILME, DIRETOR (MORTEN TYLDUM) E ATOR (BENEDICT CUMBERBATCH). JÁ ESTÁ EM CARTA NO BRASIL. MUITO BOM.




A TEORIA DE TUDO/THE THEORY OF EVERYTHING = NARRA FATOS DA JUVENTUDE DO FÍSICO STEPHEN HAWKING (ATE A SUA ACLAMAÇÃO MUNDIAL), DO PONTO DE VISTA DE SUA PRIMEIRA ESPOSA, JANE, CUJO ROTEIRO FOI BASEADO EM LIVRO ESCRITO PELA PRÓPRIA. CONCORRE A FILME, ATOR (EDDIE REDMAYNE) E ATRIZ (FELICITY JONES). TAMBEM JÁ ESTÁ EM CARTAZ AQUI. OS DOIS JA GANHARAM O GLOBO DE OURO (E REDMAYNE VEM ABISCOITANDO TODOS OS PREMIOS EM SUA CATEGORIA, SUA ATUAÇÃO/TRANSFORMAÇÃO É INCRIVEL!) APENAS OK.





FOXCATCHER: UMA HISTORIA QUE CHOCOU O MUNDO/FOXCATCHER =  O DIRETOR (BENNETT MILLER) E OS ATORES (STEVE CARELL E MARK RUFFALO) CONCORREM A ESTATUETA, NESTE DRAMA BIOGRÁFICO SOBRE O BILIARDÁRIO JOHN DU PONT, QUE, NOS ANOS 80, PATROCINOU UMA EQUIPE DE LUTA GRECO-ROMANA E ACABOU SE ENVOLVENDO DEMAIS COM OS DOIS CAMPEÕES AMERICANOS OLÍMPICOS, OS IRMÃOS MARK E DAVE SCHULTZ. JÁ ESTREOU NO BRASIL. É O FILME MAIS TENSO/SOMBRIO QUE STEVE CARELL JÁ FEZ. MAS É CHATO. E A HISTÓRIA NÃO CHOCOU O MUNDO. MAL CHOCOU UMA PARTE DOS AMERICANOS.





LIVRE/WILD = JÁ EM CARTAZ NO BR, NARRA A JORNADA DE CHERYL STRAYED (EM CUJO LIVRO DE MEMORIAS SE BASEIA O ROTEIRO DE NICK HORNBY), QUE, DURANTE TRES MESES, ATRAVESSOU, SOZINHA, A PACIFIC CALIFORNIA TRAIL, UMA TRILHA QUE, ATRAVES DE DESERTOS E MONTANHAS, VAI DA FRONTEIRA DO MÉXICO ATE A FRONTEIRA DO CANADÁ, PELA COSTA OESTE AMERICANA. REESE WHITERSPOON, EM EXCELENTE PERFORMANCE, CONCORRE COMO MELHOR ATRIZ. CURIOSO É QUE, EXISTE UM FILME AUSTRALIANO, COM A MIA WASIKOWSKA, BEM PARECIDO. SÓ QUE, NESTE (TRACKS), A PROTAGONISTA ATRAVESSA O OUTBACK SOZINHA. A AUTORA ESTÁ VIVA E FAZ PONTA NO FILME.



TAMBÉM VALE CITAR:

 SELMA = É UMA CRÔNICA SOBRE A MARCHA DE MARTIN LUTHER KING JR, DA CIDADE DE SELMA ATE MONTGOMERY, AMBAS NO ALABAMA, UM MARCO IMPORTANTE PELA LUTA DOS NEGROS PELOS DIREITOS CIVIS NOS EUA. NAS CATEGORIAS PRINCIPAIS, CONCORRE APENAS A MELHOR FILME (JÁ EM CARTAZ); INVENCIVEL/UNBROKEN = OUTRO QUE JA ESTA EM CARTAZ NO BR, MOSTRA OS PERRENGUES DO ATLETA OLIMPICO LOUIS ZAMPERINI QUE, DURANTE A SEGUNDA GRANDE GUERRA, TEVE SEU AVIAO ABATIDO, FICOU 47 DIAS A DERIVA NUMA BALSA NO PACIFICO, ATE QUE FOI RESGATADO POR JAPONESES E VIROU PRISIONEIRO DE GUERRA. O VERDADEIRO ZAMPERINI MORREU ANO PASSADO; E BIG EYES/GRANDES OLHOS, SOBRE A PINTORA POP AMERICANA MARGARET KEANE (AINDA VIVA, E QUE FAZ PONTA NO FILME, NO QUAL E INTERPRETADA POR AMY ADAMS). É UM RARO FILME DE TIM BURTON SEM JOHNNY DEPP, SEM EFEITOS ESPECIAIS E SEM TOQUES FANTÁSTICOS. TEM TBM CHRISTOPHER WALTZ. 




PÉ DO OSCAR: VAMOS BRINCAR AQUI DE APOSTAR EM QUEM VENCE OSCAR 2015 NAS CATEGORIAS PRINCIPAIS? EU COMEÇO E VCS POSTAM ABAIXO SEUS PALPITES:

FILME: BOYHOOD (AZARAO> BIRDMAN), ATRIZ> JULIANE MOORE (AZARAO> REESE WHITERSPOON), ATOR> MICHAEL KEATON (AZARAO> ED REDMAYNE); ATRIZ COADJUVANTE: PATRICIA ARQUETTE (AZARAO> MERYL???), ATORCOAD> JK SIMMONS (ED NORTON). DIRETOR: INARITU VS LINKLATER. ESTRANGEIRO: 'RELATOS SELVAGENS (AZARAO: IDA)

AGORA, MINHAS PREFERENCIAS PESSOAIS, FORA DAS BOLAS DE APOSTAS:
GRAND HOTEL BUDAPEST (FILME), LINKLATER (DIRETOR), BENEDICT CUMBERBATCH (ATOR), MARION COTILLARD (ATRIZ), PATRICIA E JK (COADJUVANTES), RELATOS SELVAGENS... 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DANCETERIA, UMA MODA FUGAZ

POR CONTA DO POST ANTERIOR (QUE ERA SÓ SOBRE CLUBES ALTERNATIVOS QUE MARCARAM A NOITE CARIOCA), ME PERGUNTARAM SOBRE OUTRAS CASAS, QUE, NA VERDADE, ERAM DE SHOWS, DANCETERIAS. ENTAO, VAMOS LÁ, RELEMBRA-LAS. ANTES: VALE NOTAR QUE O NOME 'DANCETERIA' FOI IMPORTADO DE UMA CASA QUE TINHA ESSE NOME EM NOVA YORK, NOS ANOS 80. ALGUEM TROUXE PRA CÁ (ACHO QUE COMEÇOU POR SP) E ACABOU VIRANDO SINONIMO DE UM TIPO DE LUGAR, QUE MISTURAVA PISTA DE DANÇA COM UMA ATRAÇÃO AO VIVO NO MEIO DA NOITE. METROPOLIS = A PRIMEIRA COM ESSAS CARACTERISTICAS NO RIO FOI A METROPOLIS, EM SAO CONRADO, QUE, ASSIM COMO O CUBATÃO, TBM ABRIU NA SEMANA/MES EM QUE ACONTECIA O PRIMEIRO ROCK IN RIO, JANEIRO DE 1985. COMO O NOME INDICA, SEU LOGOTIPO E SUA DECORAÇÃO IMITAVAM O ESTILO DO CLASSICO SCI-FI DE FRITZ LANG, INCLUSIVE COM PASSARELAS NO MEIO DELA, QUE REMETIAM ÀS PONTES MOSTRADAS NO FILME. SÓ QUE TUDO COM NEON, CLARO. A METROPOLIS FOI PALCO DE MUITOS SHOWS DE BANDAS QUE NAO FAZIAM O PERFIL DO CIRCO VOADOR, PQ

ROCKS TARDES DE DOMINGO...

  LÁ VAMOS NÓS PARA MAIS UM PASSEIO PELA MEMORY LANE, CUJO GATILHO FOI ATIVADO POR UMA MÚSICA. ESTAVA OUVINDO O ÁLBUM DE 40 ANOS DO KISS, QUANDO ROLOU 'DO YOU LOVE ME'. NA HORA, VIERAM MONTES DE LEMBRANÇAS QUE PASSEI AO SOM DESSA MUSICA (E TBM DE ROCKN ROLL ALL NITE) NOS BAILES DE ROCK QUE ROLAVAM AOS DOMINGOS NO CLUBE DE REGATAS GUANABARA, EM BOTAFOGO, COMANDADOS PELA EQUIPE META-SOM, DO DJ ANIBAL. DE 6 AS 10PM.   EU MAL DEVIA TER 12, 13 ANOS QUANDO COMECEI A FREQUENTAR O BAILE, O PRIMEIRO A QUE FUI, SOZINHO, SÓ COM AMIGOS. E, COMO DUROS QUE ÉRAMOS, GERALMENTE ENTRÁVAMOS DE PENETRA, PULANDO GRADES E MUROS EM VOLTA DO CLUBE. DEVO TER PAGADO APENAS MEIA DUZIA DE VZS, EM, SEI LÁ, DOIS ANOS. ERAM MEADOS DOS 70S. O ROCK MANDAVA. MAS A FESTA COMEÇAVA, INVARIAVELMENTE, COM 'DANCING QUEEN', DO ABBA, QUE ERA CONSIDERADA UMA BANDA ROCK, JA QUE AINDA NAO EXISTIA A DISCO MUSIC E O CONCEITO DE POP/ROCK ERA AMPLO.   E, COMO QUALQUER BAILE DE FUNK E SOUL DA ÉPOCA (QUE ROLAVAM DO OUTR

blue velvet

Os posts aqui surgem do nada, out of the blue, como em hiperlinks da internet. e nessa de relembrar coisas aleatoriamente, apareceu num dos sites de torrents que frequento um filme chamado "little girls blue". que foi o meu primeiro porno. e, como diz a frase daquele anuncio, a gente nunca esquece do primeiro. principalmente em se tratando disso, numa epoca em que tudo poraqui era proibido. entao, no começo dos 80´s, quando o país ainda era uma ditadura, tive contato com esse filme. Sabadão, fui na casa de um bro no jardim botanico fazer chill in pra noitada. o cara tinha um telao em casa e um aparelho de vhs gigantesco com retroprojeçao (soube mais tarde q o pai dele era diretor da grobo, dai os equipamentos, que, entao, eram de ponta total, o vcr caseiro ainda nao era uma realidade). la, ele tinha uma meia duzia de fitas, todas piratas, claro, entre as quais um show (sei la, acho q era woodstock), clipes da mtv, o famoso caligula e o little girls blue. como esse era mais cu