Pular para o conteúdo principal

UM EVENTO NO HORIZONTE




CHRISTOPHER NOLAN NÃO DÁ PONTO SEM NÓ. OS ROTEIROS QUE CRIA, JUNTO COM SEU IRMÃO, JONATHAN, SÃO EXTREMAMENTE ENGENHOSOS E REDONDOS. EM COMUM, ELES TEM POR BASE A ILUSÃO, O TEMPO, A LEMBRANÇA, A PSIQUE DOS PERSONAGENS, SEJA NOS TRUQUES DE MÁGICA DE 'THE PRESTIGE', NAS MEMÓRIAS RECONSTRUÍDAS DE 'MEMENTO', NO ID DOS PERSONAGENS EM 'INCEPTION'. EM 'INTERSTELLAR' ESTES ELEMENTOS ESTÃO TODOS LÁ. NÃO DE UMA FORMA TOTALMENTE INEDITA E ORIGINAL, COMO EM 'INCEPTION', MAS EMULANDO OUTROS SCI-FI ALGO 'CABEÇA', BASEADOS EM EVENTOS CIENTÍFICOS/FILOSÓFICOS, COMO 'SOLARIS', 'O ENIGMA DO HORIZONTE' OU MESMO '2001', COM O QUAL ELE NAO QUER SER COMPARADO, MAS CUJA TRILHA DE HANS ZIMMER INSISTE EM NOS LEMBRAR, COM ACORDES FORTES DE ÓRGÃO. NÃO É CIENCIA PURA (NEM PODERIA), MAS TAMBEM NAO É SCI-FI PIPOCA DIVIDE OPINIÕES QUANDO ACABA.



 NAO VOU ENTRAR NOS DETALHES DA TRAMA (ALIAS, NAO VI, NEM LI NADA SOBRE O FILME ATE ASSISTI-LO, MAL SABIA DO ELENCO, É UMA BOA DICA PRA IR MAIS FUNDO NELE), PQ É DIFICIL DISCORRER SOBRE, SEM ENTREGAR PONTOS-CHAVE. MAS, GROSSO MODO, É SOBRE O FUTURO DA TERRA, DA HUMANIDADE. FICAREMOS SEM RECURSOS EM BREVE. E NÃO TEMOS PARA ONDE IR. QUAL A PORTA DE ESCAPE, O PLANO B? O ESPAÇO. MAS, COMO ALCANÇAR OUTRO PLANETA QUE POSSA NOS RECEBER? MUITO DIFÍCIL. MAS NÃO IMPOSSÍVEL (ATE PQ, HABITAMOS NOSSO PLANETA HA BEM POUCO, NA ESCALA GERAL DE TEMPO, E NADA IMPEDE QUE MIGREMOS PRA OUTRO NO FUTURO). ESSA É A MISSÃO DE UM GRUPO DE CIENTISTAS/ASTRONAUTAS. E, COMO SABEMOS QUE O TEMPO É RELATIVO, NESSA JORNADA, A TERRA QUE ELES DEIXARAM NAO SERÁ A MESMA QUANDO ELES VOLTAREM. NAO PODEMOS IR PARA O PASSADO, COMO O PROPRIO EINSTEIN NOTOU EM SUA TEORIA DA RELATIVIDADE (DAI A IMPOSSIBILIDADE DE UMA MÁQUINA DO TEMPO), MAS, DE ACORDO COM A TEORIA DOS WORMHOLES (ESTA, NAO COMPROVADA AINDA, COMO A DA RELATIVIDADE), PODE SER POSSIVEL IR PARA UM PONTO DISTANTE, NUM PULO ESPAÇO-TEMPO, PEGAR UM ATALHO, E VOLTAR NUM TEMPO DIFERENTE. QUE É O QUE ACONTECE NO FILME.



  PRA QUEM É ESCOLADO EM SCI-FI, INEVITÁVEL NAO LEMBRAR DO POUCO VISTO 'EVENT HORIZON', QUE EXPUNHA ALGUNS PONTOS TRATADOS PELOS NOLAN EM 'INTERSTELLAR', SÓ QUE COM UM VIÉS DE FILME DE TERROR; RECORDAR DE 'SOLARIS', DE TARKOVSKI, E PENSAR EM '2001 (CITADO EM VARIOS MOMENTOS, ATE NUMA PIADINHA ENVOLVENDO UMA LUZ VEMELHA), QUE, DE RESTO, É A MATRIZ PARA TODO E QUALQUER FILME QUE QUEIRA LEVAR A FICÇÃO-CIENTÍFICA A SÉRIO (SENDO MAIS CIENCIA DO QUE FICÇÃO). O PRINCIPAL É QUE NOLAN NOS FAZ PENSAR QUE, SE NAO HÁ UM GRANDE ESQUEMA, UM DEUS EM ALGUM LUGAR PARA NOS AJUDAR, SÓ O MILAGRE DA INTELIGENCIA HUMANA PODERÁ, UM DIA, NOS LEVAR PARA ALÉM DAS ESTRELAS. A PRETENSÃO DOS NOLAN AS VZS DERRAPA PELO CAMINHO, E A CIENCIA NAO É PRECISA. AFINAL, É CINEMA.

REVI NUMA SESSÃO COM PLATEIA, NAO CABINE DE CRITICOS, E A REAÇAÕ GERAL NO FINAL É DE PRAZER E RAIVA, SUSCITA COMENTÁRIOS DIVERSOS, JA QUE ELE NAO TEM O MESMO APELO DE 'GRAVITY'. NEM É O TIPO DE FILME QUE TEM UM CIENTISTA LOUCO (TIPO UM DOC BROWN), QUE EXPLICA TUDO...




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DANCETERIA, UMA MODA FUGAZ

POR CONTA DO POST ANTERIOR (QUE ERA SÓ SOBRE CLUBES ALTERNATIVOS QUE MARCARAM A NOITE CARIOCA), ME PERGUNTARAM SOBRE OUTRAS CASAS, QUE, NA VERDADE, ERAM DE SHOWS, DANCETERIAS. ENTAO, VAMOS LÁ, RELEMBRA-LAS. ANTES: VALE NOTAR QUE O NOME 'DANCETERIA' FOI IMPORTADO DE UMA CASA QUE TINHA ESSE NOME EM NOVA YORK, NOS ANOS 80. ALGUEM TROUXE PRA CÁ (ACHO QUE COMEÇOU POR SP) E ACABOU VIRANDO SINONIMO DE UM TIPO DE LUGAR, QUE MISTURAVA PISTA DE DANÇA COM UMA ATRAÇÃO AO VIVO NO MEIO DA NOITE. METROPOLIS = A PRIMEIRA COM ESSAS CARACTERISTICAS NO RIO FOI A METROPOLIS, EM SAO CONRADO, QUE, ASSIM COMO O CUBATÃO, TBM ABRIU NA SEMANA/MES EM QUE ACONTECIA O PRIMEIRO ROCK IN RIO, JANEIRO DE 1985. COMO O NOME INDICA, SEU LOGOTIPO E SUA DECORAÇÃO IMITAVAM O ESTILO DO CLASSICO SCI-FI DE FRITZ LANG, INCLUSIVE COM PASSARELAS NO MEIO DELA, QUE REMETIAM ÀS PONTES MOSTRADAS NO FILME. SÓ QUE TUDO COM NEON, CLARO. A METROPOLIS FOI PALCO DE MUITOS SHOWS DE BANDAS QUE NAO FAZIAM O PERFIL DO CIRCO VOADOR, PQ

ROCKS TARDES DE DOMINGO...

  LÁ VAMOS NÓS PARA MAIS UM PASSEIO PELA MEMORY LANE, CUJO GATILHO FOI ATIVADO POR UMA MÚSICA. ESTAVA OUVINDO O ÁLBUM DE 40 ANOS DO KISS, QUANDO ROLOU 'DO YOU LOVE ME'. NA HORA, VIERAM MONTES DE LEMBRANÇAS QUE PASSEI AO SOM DESSA MUSICA (E TBM DE ROCKN ROLL ALL NITE) NOS BAILES DE ROCK QUE ROLAVAM AOS DOMINGOS NO CLUBE DE REGATAS GUANABARA, EM BOTAFOGO, COMANDADOS PELA EQUIPE META-SOM, DO DJ ANIBAL. DE 6 AS 10PM.   EU MAL DEVIA TER 12, 13 ANOS QUANDO COMECEI A FREQUENTAR O BAILE, O PRIMEIRO A QUE FUI, SOZINHO, SÓ COM AMIGOS. E, COMO DUROS QUE ÉRAMOS, GERALMENTE ENTRÁVAMOS DE PENETRA, PULANDO GRADES E MUROS EM VOLTA DO CLUBE. DEVO TER PAGADO APENAS MEIA DUZIA DE VZS, EM, SEI LÁ, DOIS ANOS. ERAM MEADOS DOS 70S. O ROCK MANDAVA. MAS A FESTA COMEÇAVA, INVARIAVELMENTE, COM 'DANCING QUEEN', DO ABBA, QUE ERA CONSIDERADA UMA BANDA ROCK, JA QUE AINDA NAO EXISTIA A DISCO MUSIC E O CONCEITO DE POP/ROCK ERA AMPLO.   E, COMO QUALQUER BAILE DE FUNK E SOUL DA ÉPOCA (QUE ROLAVAM DO OUTR

blue velvet

Os posts aqui surgem do nada, out of the blue, como em hiperlinks da internet. e nessa de relembrar coisas aleatoriamente, apareceu num dos sites de torrents que frequento um filme chamado "little girls blue". que foi o meu primeiro porno. e, como diz a frase daquele anuncio, a gente nunca esquece do primeiro. principalmente em se tratando disso, numa epoca em que tudo poraqui era proibido. entao, no começo dos 80´s, quando o país ainda era uma ditadura, tive contato com esse filme. Sabadão, fui na casa de um bro no jardim botanico fazer chill in pra noitada. o cara tinha um telao em casa e um aparelho de vhs gigantesco com retroprojeçao (soube mais tarde q o pai dele era diretor da grobo, dai os equipamentos, que, entao, eram de ponta total, o vcr caseiro ainda nao era uma realidade). la, ele tinha uma meia duzia de fitas, todas piratas, claro, entre as quais um show (sei la, acho q era woodstock), clipes da mtv, o famoso caligula e o little girls blue. como esse era mais cu