Pular para o conteúdo principal

ADEUS (OU ATÉ BREVE)?




  QUEM É DA GERAÇÃO SHOPPING CENTER NEM TEM IDEIA DO QUE VOU CONTAR. MAS, ATE OS ANOS 80, OS CINEMAS ERAM, BASICAMENTE, DE RUA. OCUPAVAM, GERALMENTE, O SEU PRÓPRIO PREDIO E, INVARIAVELMENTE, ERAM IMENSOS. QUANDO COMECEI A IR AO CINEMA SOZINHO FOI A EPOCA EM QUE ELES COMEÇARAM A SUMIR, FECHAR, VIRAR OUTRA COISA. A MAIORIA DELES, NO RIO, FICAVAM NA CINELANDIA (O NOME JA DIZ), TIJUCA (PRAÇA SAENZ-PEÑA E ARREDORES) E COPACABANA (MAS, NO MÉIER, HAVIA O IMENSO IMPERATOR, HOJE, UM CENTRO CULTURAL). NAO CHEGUEI A IR NOS METRO DE COPACABANA E TIJUCA (QUE FORAM OS PRIMEIROS DA CIDADE A TER AR CONDICIONADO, ERAM REPLICAS DE CINES METRO AMERICANOS, HOJE, OS DOIS SÃO LOJAS DA C&A), MAS O METRO PASSEIO (QUE DEPOIS, VIROU METRO BOAVISTA, MUDARAM A FACHADA E O MODERNIZARAM) ERA O MEU FAVORITO. A MAIOR TELA (150 GRAUS DE CURVATURA, MAIOR DO QUE A DO IMAX DO UCI), SALA ESTILO STADIUM, SOM SENSURROUND (O PRIMEIRO A TER, JUNTO COM O ROXY) E UMA PIPOCA AMANTEIGADA ESPETACULAR, FEITA NUMA MAQUINA AMERICANA, QUE, DEPOIS, FOI PRO CONDOR DO LARGO DO MACHADO, DA MESMA EMPRESA. ALIAS, O CONDOR, QUE TBM TINHA TELA 70MM, VIROU IGREJA EVANGELICA. E O METRO PASSEIO, TÁ LÁ, FECHADO E APODRECENDO.



  OS CINEMAS DE RUA, ALEM DE IMENSOS, NAO TINHAM LUGAR MARCADO, NEM ERA PRECISO SAIR APOS ACABAR A SESSAO. VC PODIA FICAR LA O DIA INTEIRO. ERA BOM PRA QUEM ESTAVA MATANDO AULA,  VAGABUNDEANDO. FIZ MUITO ISSO. JA FIQUEI HORAS NO PAISSANDU (QUE ESTÁ LÁ, FECHADO), DURANTE UM FESTIVAL DE SCI-FI, JA QUE CADA SESSAO EXIBIA UM FILME DIFERENTE (VI 'ALPHAVILLE' E 'IDAHO TRANSFER') E NUMA MOSTRA DOS IRMÃOS MARX. MAS, NOS CINEMAS DO CENTRO, ERA RUIM, PQ LEVAVA UM BANDO DE DESOCUPADOS E PRATICAMENTE MORAREM LA DENTRO. E ISSO IMPLICAVA EM MUITA GENTE ESTRANHA TE ASSEDIANDO OU TE SEGUINDO ATE O BANHEIRO. ISSO, MESMO ANTES DE ALGUNS PASSAREM A EXIBIR FILMES PORNOS (CASO DO VITÓRIA E DO ODEON). ERAM SALAS DE PEGAÇÃO. JA FUI INCOMODANDO ENQUANTO TENTAVA VER 'VESTIDA PARA MATAR', NO CINE VITORIA (ATUAL LIVRARIA CULTURA) OU NUMA SESSÃO DE 'MAD MAX 2', NO ODEON. ATE PQ, O CINEMA ERA BARATO. COM QUALQUER TROCADO, VOCE ENTRAVA NUMA SESSÃO. ACHO QUE, EM PREÇOS ATUAIS, COM QUALQUER CINCO CONTOS, VOCE ENTRAVA NUM. EU SEMPRE TINHA O SUFICIENTE NO BOLSO. E AINDA SOBRAVA PRA COMPRAR BALA.



  NAO LEMBRO EXATAMENTE QUAL FOI O MEU PRIMEIRO GRANDE CINEMA, PROVAVELMENTE, UM QUE TINHA NA PRAIA DO FLAMENGO, ONDE HJ É UMA IGREJA EVANGELICA, JA QUE FICAVA EMBAIXO DE MEU PRÉDIO (ONDE VI 'THE LAST WALTZ'). COMEÇOU COMO BRUNI FLAMENGO E DEPOIS, DIVIDIDO, VIROU LIDO 1 E 2. MAS, PREFERIA IR SEMPRE NOS MAIORES. ERAM MUITOS: METRO (ONDE VI OS DOIS PRIMEIROS 'INDIANA JONES'), ODEON (ESTREIA DE 'STAR TREK: O FILME'), PALACIO (THE EMPIRE STRIKES-BACK), ROXY (O PRIMEIRO ALIEN), RIAN (JA NO FINALZINHO, VI DUAS SESSOES SEGUIDAS DE 'BLADE RUNNER'), LEBLON (SOBRETUDO SESSOES DE MEIA-NOITE, A DO PRIMEIRO 'DURO DE MATAR' FOI FODA), CONDOR LARGO DO MACHADO (ONDE AVISTEI MA BABE, NUMA PRÉ DE 'OS INTOCAVEIS'), ART TIJUCA (QUE, COM O FIM DO CINE OLINDA, ALI MESMO NA SAENZ-PEÑA, SE TORNOU O MAIOR EM NUMERO DE LUGARES, MAIS DE DOIS MIL!), OPERA, NA PRAIA DE BOTAFOGO ATUAL CASA & VIDEO (ONDE VI 'LOGAN´S RUN' EM 70MM) E TBM OS DE SAO PAULO, COMO O COMODORO CINERAMA (ONDE VI 'BACK TO THE FUTURE 2'). EM SP, HAVIA O CINESPACIAL, QUE TINHA TRES TELAS SIMULTANEAS, MAS NENHUMA DELAS IMENSA. EM ALGUMAS DESTAS SALAS, HAVIA UM RITUAL. A CORTINA VERMELHA SÓ ABRIA DEPOIS DE UM CARRILHÃO TOCAR UM SINAL QUE NEM NO TEATRO. O ODEON, ATE BEM POUCO TEMPO, AINDA FAZIA ISSO (QUANDO FUI LA VER 'KILL BILL' E 'KICK ASS', TEVE ISSO). DAI, AS LUZES APAGAVAM E COMEÇAVA A EXPERIENCIA MAGICA (E ÚNICA) DE VER FILMES. NUM TELÃO (NADA DE TELINHAS QUE PARECEM HOME THEATERS, COMO NOS DE SHOPPINGS). ERA OUTRA COISA.



  MAS, PQ TO ESCREVENDO ESTE POST? PQ, NESTA MESMA SEMANA, UM DIA DEPOIS DO OUTRO, SOUBE QUE O ODEON, NA CINELANDIA (QUE, REFORMADO, ESTAVA TININDO) VAI FECHAR SEM DATA CERTA PARA REABRIR (O GRUPO ESTAÇÃO, QUE O GERENCIA, TA FALIDO, E A GRANA QUE A PATROCINADORA, PETROBRAS, INJETA NÃO É O SUFICIENTE PRA COBRIR OS GASTOS) E, SURPRESA MAIOR (JÁ QUE É TOMBADO), O CINE LEBLON, TBM (FICA NUMA AREA IMENSA, MUITO VALORIZADA, VIDE FOTO). NO CASO DO LEBLONZAO, PARECE QUE VAO MANTER SÓ A FACHADA (POR CAUSA DO TOMBAMENTO) E UMA SALA DE CINEMA, MAS VAO FAZER TODO UM NOVO PREDIO A SUA VOLTA E EM CIMA). O ODEON É DOS ANOS 20 E SE MANTEM INTACTO HA DECADAS, TENDO SERVIDO, NOS ULTIMOS ANOS, PARA PRE-ESTREIAS INTERNACIONAIS ('OBLIVION', DO TOM CRUISE, 'HANGOVER 3', QUE TROUXE TODO O ELENCO) E PALCO PRINCIPAL DO FESTIVAL DO RIO. O LEBLON É O ULTIMO REMANESCENTE DE UMA ARQUITETURA DE CINEMA QUE O GRUPO SEVERIANO RIBEIRO SEGUIA, E QUE TINHA SIMILARES NOS JA EXTINTOS PALACIO (SÓ SOBROU A FACHADA) E CARIOCA (NA TIJUCA), ALEM DO S. LUIZ ORIGINAL. UMA ESTETICA MEIO ART DECO, COM MARMORES E UNS REBUSCADOS NOS TETOS E LATERAIS (ACHO QUE ERAM TODOS DO MESMO ARQUITETO). DO ROXY, SOBROU FACHADA E SAGUÃO.



   ESPERO QUE ESTAS (MÁS) NOTICIAS NÃO SE CONCRETIZEM. JA QUE, HOJE EM DIA, NO RIO, OS UNICOS DOIS UNICOS CINEMAS DE RUA (E QUE MANTEM AS SUAS CARACTERISTICAS ORIGINAIS) SAO O ODEON E O LEBLON, AMBOS DA FAMILIA SEVERIANO RIBEIRO, QUE AGORA INVESTEM NAS SALAS KINOPLEX (ELES TBM SÃO DONOS DO ICARAÍ, SALA IRMÃ DO LEBLON, ARQUITETURA IDENTICA, QUE TAMBEM PERMANECE FECHADA, EM NITERÓI, QUE JA TEVE UMA CINELANDIA NO CENTRO). OS DOIS ESTAÇÃO, EM BOTAFOGO, TBM SÃO DE RUA, MAS FORAM BEM ALTERADOS E DIVIDIDOS, EMBORA O ESTAÇÃO RIO AINDA GUARDE INTACTO O PREDIO ORIGINAL QUE JA ABRIGOU O CINE STAR, QUE DEPOIS VIROU O PORNÔ BOTAFOGO. TBM EM BOTAFOGO, O ARTEPLEX HOJE OCUPA O ESPAÇO ONDE FORAM OS CINES CORAL E SCALA. NESTE CASO, AS NOVAS SALAS SAO BEM MELHORES DO QUE AS ANTIGAS, QUE ERAM POEIRAS DECADENTES. NA TIJUCA QUE JA TEVE MAIS (E MAIORES) CINEMAS DO QUE A CINELANDIA), NAO SOBROU NENHUM (O CARIOCA, QUE VIROU IGREJA UNIVERSAL, MANTEVE TODA A SUA ARQUITETURA INTACTA, PODERIA VOLTAR UM DIA, UM SONHO). E, SEM O ODEON, A CINELANDIA NAO TERÁ MAIS RAZAO DE TER ESSE NOME. TRISTE...

ADENDOS:

1-INFELIZMENTE, NÃO É SÓ NO BR QUE OS GRANDES CINEMAS DE RUA FECHAM. É UMA TENDENCIA MUNDIAL. EM MANHATTAN, P EX, HJ EM DIA SÓ SOBROU O GRANDE ZIEGFELD (ONDE VI A PRÉ DE 'ROGER RABBIT'), AINDA HJ, USADO PARA PREMIERES. NA ILHA, AINDA SOBROU O PEQUENO CINE DE ARTE PARIS. E SÓ (EXISTEM UMAS MULTISALAS AQUI E ALI E ALGUNS RESISTENTES NO TIMES SQUARE, MAS NAO TAO MAJESTOSOS). ALIÁS, O CENÁRIO É MELHOR EM PARIS, ONDE NAO HA SHOPPINGS NA AREA CENTRAL, E O AMOR PELA SETIMA ARTE É GRANDE. CINEMAS DE RUA RESISTEM E SEMPRE COM FILAS NA PORTA. O MAIOR DELES, O GRAN REX (ONDE VI 'IMENSIDÃO AZUL', REALMENTE IMENSA), HJ TEM MULTI USO, SENDO USADO TBM PARA FESTAS EM SEU ANEXO NOS FINAIS DE SEMANA. JÁ EM LONDRES, SOBROU, BASICAMENTE, O ODEON DE LEICESTER SQUARE (NUNCA ENTREI), MEIO QUE IRMAO DO ODEON CARIOCA, POIS FICA NUMA AREA CENTRAL TURISTICA E ABRIGA TAPETES VERMELHOS DESDE OS PRIMEIROS FILMES DE JAMES BOND. E, EM LOS ANGELES, TERRA DO CINEMA, ELES RESISTEM PQ A CIDADE É LARGA E ESPAÇOSA, MAS APENAS EM REGIOES COMO WESTWOOD (O BRUIN E O FOX) E EM HOLLYWOOD (CHINESE). INCLUSIVE, REFORMARAM O ANTIGO CINERAMA PACIFIC DOME.

2-À PARTE O FATOR NOSTALGIA, É CLARO QUE OS CINEMAS ATUAIS SAO BEM MELHORES, TECNICAMENTE, QUE AS VELHAS SALAS DE BAIRRO, QUE, EM SEUS DIAS FINAIS, JA ESTAVA BEM DEFASADAS EM SOM E IMAGEM (EMBORA O METRO PASSEIO JAMAIS TENHA CAIDO NESTE QUESITO, ATÉ O FIM, SEMPRE FICAVA EM PRIMEIRO LUGAR NA LISTA DE MELHOR CINEMA DO RIO). MAS, PERDEM NO QUESITO TELA. MESMO O IMAX DO UCI PERDE PARA QUALQUER BOM CINEMÃO ANTIGO, JA QUE DE MAX SÓ TEM O NOME, EMBORA O SOM SEJA SENSACIONAL (IMAX MESMO, SÓ EM NOVA YORK, LONDRES E LOS ANGELES). HJ, TEMOS TBM AS TAIS SALAS DE LUXE, QUE LEVAM PARA O CINEMA A EXPERIENCIA CASEIRA, DE VER UM FILME DEITADO E COMENDO, ALEM DA PIPOCA. MAS, NAO É ISSO QUE ME FAZ SAIR DE CASA. SE ODEON E LEBLON ACABAREM, SERÁ O FIM DE UMA ERA.

ATUALIZAÇÃO: INFELIZMENTE, O GRUPO SEVERIANO RIBEIRO CONFIRMOU O FECHAMENTO DO LEBLON PARA BREVE (DURA SÓ ESTE MES DE JUNHO). NO LUGAR, SERA CONSTRUIDO UM PREDIO COMERCIAL, QUE TERÁ TRES NOVAS SALAS DE CINEMA. VALE LEMBRAR QUE, QUEM CHORA AQUI PELO FIM DO LEBLON, PREFERE IR NO KINOPLEX DO SHOPPING, NA ESQUINA. ESTIVE LA VENDO O ULTIMO FILME DA SERIE 'HUNGER GAMES', E A IMENSA SALA ESTAVA SÓ COM UM TERÇO DA OCUPAÇÃO, ISSO NUM SÁBADO À TARDE, EM SEMANA DE ESTREIA. POR OUTRO LADO, O CINE ICARAI (IRMÃO DO LEBLON), FINALMENTE, DEVE EM BREVE VIRAR CENTRO CULTURAL. ESTÃO NOS ACERTOS FINAIS.

POR OUTRO LADO, O GRUPO ESTAÇÃO INFORMOU QUE O ODEON ESTARÁ DE VOLTA EM SETEMBRO (EEEHHH!), A TEMPO DE SEDIAR A NOVA EDIÇÃO DO FESTIVAL DO RIO. VÃO SÓ TIRAR O MOFO. E, ALI DO LADO, EM BREVE, O CINE PALÁCIO (QUE FOI TODO REFEITO POR DENTRO) SERÁ REINAUGURADO, AGORA COMO TEATRO. MAS O METRO CONTINUA LÁ, FECHADO E APODRECENDO...

(*NOS VEMOS NO TWITTER @TOMLEAO)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DANCETERIA, UMA MODA FUGAZ

POR CONTA DO POST ANTERIOR (QUE ERA SÓ SOBRE CLUBES ALTERNATIVOS QUE MARCARAM A NOITE CARIOCA), ME PERGUNTARAM SOBRE OUTRAS CASAS, QUE, NA VERDADE, ERAM DE SHOWS, DANCETERIAS. ENTAO, VAMOS LÁ, RELEMBRA-LAS. ANTES: VALE NOTAR QUE O NOME 'DANCETERIA' FOI IMPORTADO DE UMA CASA QUE TINHA ESSE NOME EM NOVA YORK, NOS ANOS 80. ALGUEM TROUXE PRA CÁ (ACHO QUE COMEÇOU POR SP) E ACABOU VIRANDO SINONIMO DE UM TIPO DE LUGAR, QUE MISTURAVA PISTA DE DANÇA COM UMA ATRAÇÃO AO VIVO NO MEIO DA NOITE. METROPOLIS = A PRIMEIRA COM ESSAS CARACTERISTICAS NO RIO FOI A METROPOLIS, EM SAO CONRADO, QUE, ASSIM COMO O CUBATÃO, TBM ABRIU NA SEMANA/MES EM QUE ACONTECIA O PRIMEIRO ROCK IN RIO, JANEIRO DE 1985. COMO O NOME INDICA, SEU LOGOTIPO E SUA DECORAÇÃO IMITAVAM O ESTILO DO CLASSICO SCI-FI DE FRITZ LANG, INCLUSIVE COM PASSARELAS NO MEIO DELA, QUE REMETIAM ÀS PONTES MOSTRADAS NO FILME. SÓ QUE TUDO COM NEON, CLARO. A METROPOLIS FOI PALCO DE MUITOS SHOWS DE BANDAS QUE NAO FAZIAM O PERFIL DO CIRCO VOADOR, PQ

ROCKS TARDES DE DOMINGO...

  LÁ VAMOS NÓS PARA MAIS UM PASSEIO PELA MEMORY LANE, CUJO GATILHO FOI ATIVADO POR UMA MÚSICA. ESTAVA OUVINDO O ÁLBUM DE 40 ANOS DO KISS, QUANDO ROLOU 'DO YOU LOVE ME'. NA HORA, VIERAM MONTES DE LEMBRANÇAS QUE PASSEI AO SOM DESSA MUSICA (E TBM DE ROCKN ROLL ALL NITE) NOS BAILES DE ROCK QUE ROLAVAM AOS DOMINGOS NO CLUBE DE REGATAS GUANABARA, EM BOTAFOGO, COMANDADOS PELA EQUIPE META-SOM, DO DJ ANIBAL. DE 6 AS 10PM.   EU MAL DEVIA TER 12, 13 ANOS QUANDO COMECEI A FREQUENTAR O BAILE, O PRIMEIRO A QUE FUI, SOZINHO, SÓ COM AMIGOS. E, COMO DUROS QUE ÉRAMOS, GERALMENTE ENTRÁVAMOS DE PENETRA, PULANDO GRADES E MUROS EM VOLTA DO CLUBE. DEVO TER PAGADO APENAS MEIA DUZIA DE VZS, EM, SEI LÁ, DOIS ANOS. ERAM MEADOS DOS 70S. O ROCK MANDAVA. MAS A FESTA COMEÇAVA, INVARIAVELMENTE, COM 'DANCING QUEEN', DO ABBA, QUE ERA CONSIDERADA UMA BANDA ROCK, JA QUE AINDA NAO EXISTIA A DISCO MUSIC E O CONCEITO DE POP/ROCK ERA AMPLO.   E, COMO QUALQUER BAILE DE FUNK E SOUL DA ÉPOCA (QUE ROLAVAM DO OUTR

blue velvet

Os posts aqui surgem do nada, out of the blue, como em hiperlinks da internet. e nessa de relembrar coisas aleatoriamente, apareceu num dos sites de torrents que frequento um filme chamado "little girls blue". que foi o meu primeiro porno. e, como diz a frase daquele anuncio, a gente nunca esquece do primeiro. principalmente em se tratando disso, numa epoca em que tudo poraqui era proibido. entao, no começo dos 80´s, quando o país ainda era uma ditadura, tive contato com esse filme. Sabadão, fui na casa de um bro no jardim botanico fazer chill in pra noitada. o cara tinha um telao em casa e um aparelho de vhs gigantesco com retroprojeçao (soube mais tarde q o pai dele era diretor da grobo, dai os equipamentos, que, entao, eram de ponta total, o vcr caseiro ainda nao era uma realidade). la, ele tinha uma meia duzia de fitas, todas piratas, claro, entre as quais um show (sei la, acho q era woodstock), clipes da mtv, o famoso caligula e o little girls blue. como esse era mais cu