Pular para o conteúdo principal

X = XCELLENT!


DEPOIS DE DOIS BONS FILMES, 'X-MEN' E 'X2', LANÇADOS NA DECADA PASSADA, O DIRETOR BRYAN SINGER (OS SUSPEITOS) LARGOU A FRANQUIA MARVEL/FOX, PRA TENTAR COMEÇAR OUTRA, A COM O SUPERMAN, DC/WARNER. O RESULTADO FOI RUIM PARA TODOS. O TERCEIRO FILME DOS X-MEN (O CONFRONTO FINAL) É PRA SER ESQUECIDO. E A MESMA COISA ACONTECEU COM O REBOOT DO SUPERMAN DE SINGER. UMA DÉCADA DEPOIS, 'X-MEN: PRIMEIRA CLASSE' TROUXE DE VOLTA OS MUTANTES, NUMA INTRIGANTE TRAMA PASSADA NOS ANOS 60, MISTURANDO POLITICA AMERICANA. MAS AINDA NAO FORA COM BRYAN SINGER, QUE SE METEU NUMA FURADA MAIOR AINDA COM 'JACK, O MATADOR DE GIGANTES'.



  AGORA, FINALMENTE, SINGER ESTÁ DE VOLTA, NO MAIS AMBICIOSO FILME DOS X-MEN, 'DIAS DE UM FUTURO PASSADO' (PREFIRO ASSIM DO QUE COMO FICOU EM PORTUGUES, 'DIAS DE UM FUTURO ESQUECIDO'), CUJA TRAMA SE PASSA NOS ANOS 70 DO SECULO PASSADO (1973) -- E TBM NUM FUTURO SOMBRIO PARA A HUMANIDADE E OS MUTANTES --, E MISTURA PERSONAGENS DOS UNIVERSOS X-MEN DO PASSADO E DO PRESENTE (ALGUNS QUE NUNCA SE ENCONTRARAM). ELE ESTREIA NO BR NESTA QUINTA, 22 (NO DIA SEGUINTE, NOS EUA), E TROUXE AO BRASIL, PARA DIVULGAÇÃO, OS ATORES INGLESES PATRICK STEWART E JAMES MCAVOY (QUE ESTIVERAM EM SP), QUE FAZEM, RESPECTIVAMENTE, O VELHO E O JOVEM PROFESSOR XAVIER. A TRAMA BÁSICA VEM DE UM ARCO DE HISTÓRIAS, 'DAYS OF FUTURE PAST'. CRIADOS POR CHRIS CLAREMONT E JOHN BYRNE, E PUBLICADO NO COMEÇO DOS ANOS 80. É O MELHOR HQ MOVIE DO ANO.



  DE MODO GERAL (SEM ENTREGAR NADA), OS MUTANTES ESTAO SENDO EXTERMINADOS, NO FUTURO, POR UM EXERCITO DE ROBOS CRIADOS NO PASSADO, OS SENTINELAS, A PARTIR DO DNA DE MÍSTICA. MAS TUDO DEU ERRADO, PQ MISTICA (JENNIFER LAWRENCE, MAIS BELA COMO UMA GATA DOS 70S DO QUE NAQUELE FILME 'A TRAPAÇA') MATOU O CIENTISTA, BOLIVER TRASK (PETER DINKLARGE, O TYRION DE GOT), NO PASSADO. PARA SANAR ISSO, A UNICA SAÍDA E IR AO PASSADO E TENTAR IMPEDIR A SUA CRIAÇÃO E A MORTE DE TRASK. MAS, COMO? ATRAVES DOS PODERES DE KITTY PRIDE. O UNICO APTO PARA A TAREFA É WOLVERINE, QUE TEM O PODER DE SE RECOMPOR. A VIAGEM SE PASSA NO CÉREBRO DE LOGAN/WOLVERINE (NA HQ, É A PROPRIA PRIDE QUEM VAI; COMO ERAM OS ANOS 80, DAVA. ATUALMENTE, ELA NEM TERIA NASCIDO NOS 70´S) E, LÁ, WOLVIE PRECISA ENCONTRAR O JOVEM XAVIER, CONVENCE-O DE QUE VEIO DO FUTURO E ARREGIMENTAR ALGUNS X-MEN PARA A EMPREITADA. O QUE INCLUI LIBERTAR O JOVEM MAGNETO (MICHAEL FASSBENDER) E CONTAR COM O AUXILIO DE UM X-MEN QUE, ATE ENTAO, NAO VIMOS NAS TELAS, QUICKSILVER (EVAN PETERS, DE 'AMERICAN HORROR STORY'), ALÉM DO FERA (NICHOLAS HOULT), QUE ASSISTE XAVIER. ENQUANTO ISSO, NO FUTURO, OS VELHOS PROFESSOR X E MAGNETO (IAN MCKELLEN), JUNTO COM TEMPESTADE (HALLE BERRY) E OUTROS MUTANTES QUE, ATE AGORA, NAO TINHAMOS VISTO NO CINEMA (BISHOP, BLINK, SUNSPOT E WARPATH), PRECISAM DETER OS SENTINELAS ATE QUE A MISSAO SE COMPLETE. COMPLICADO, NÃO?



 MAIS COMPLICADO EXPLICANDO, DO QUE VENDO. MAS, SINGER, QUE SABE SE MOVER MUITO BEM NESTE UNIVERSO -- JUNTO COM O ROTEIRISTA SIMON KINBERG --, NOS DÁ UM EXCELENTE (E MUITO CARO) FILME, QUE NOS PRENDE A ATENÇÃO DESDE A PRIMEIRA CENA, JOGA VARIOS ELEMENTOS INTERESSANTES NO CAMINHO, E TERMINA DEIXANDO UM VISLUMBRE PARA O PRÓXIMO FILME DOS X-MEN, QUE VIRÁ EM 2016, 'APOCALYPSE', BASEADO NUM ARCO DE HISTÓRIAS PUBLICADAS EM 1995-96, QUE DEVE TER SINGER DE NOVO NA DIREÇÃO. TOMARA QUE ESTE NOVO X-MEN VÁ BEM NAS BILHETERIAS PARA DARA AOS MUTANTES A IMPORTANCIA QUE ELES JAMAIS TIVERAM...



*OBS: O FILME ESTÁ REPLETO DE EASTER EGGS!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DANCETERIA, UMA MODA FUGAZ

POR CONTA DO POST ANTERIOR (QUE ERA SÓ SOBRE CLUBES ALTERNATIVOS QUE MARCARAM A NOITE CARIOCA), ME PERGUNTARAM SOBRE OUTRAS CASAS, QUE, NA VERDADE, ERAM DE SHOWS, DANCETERIAS. ENTAO, VAMOS LÁ, RELEMBRA-LAS. ANTES: VALE NOTAR QUE O NOME 'DANCETERIA' FOI IMPORTADO DE UMA CASA QUE TINHA ESSE NOME EM NOVA YORK, NOS ANOS 80. ALGUEM TROUXE PRA CÁ (ACHO QUE COMEÇOU POR SP) E ACABOU VIRANDO SINONIMO DE UM TIPO DE LUGAR, QUE MISTURAVA PISTA DE DANÇA COM UMA ATRAÇÃO AO VIVO NO MEIO DA NOITE. METROPOLIS = A PRIMEIRA COM ESSAS CARACTERISTICAS NO RIO FOI A METROPOLIS, EM SAO CONRADO, QUE, ASSIM COMO O CUBATÃO, TBM ABRIU NA SEMANA/MES EM QUE ACONTECIA O PRIMEIRO ROCK IN RIO, JANEIRO DE 1985. COMO O NOME INDICA, SEU LOGOTIPO E SUA DECORAÇÃO IMITAVAM O ESTILO DO CLASSICO SCI-FI DE FRITZ LANG, INCLUSIVE COM PASSARELAS NO MEIO DELA, QUE REMETIAM ÀS PONTES MOSTRADAS NO FILME. SÓ QUE TUDO COM NEON, CLARO. A METROPOLIS FOI PALCO DE MUITOS SHOWS DE BANDAS QUE NAO FAZIAM O PERFIL DO CIRCO VOADOR, PQ

ROCKS TARDES DE DOMINGO...

  LÁ VAMOS NÓS PARA MAIS UM PASSEIO PELA MEMORY LANE, CUJO GATILHO FOI ATIVADO POR UMA MÚSICA. ESTAVA OUVINDO O ÁLBUM DE 40 ANOS DO KISS, QUANDO ROLOU 'DO YOU LOVE ME'. NA HORA, VIERAM MONTES DE LEMBRANÇAS QUE PASSEI AO SOM DESSA MUSICA (E TBM DE ROCKN ROLL ALL NITE) NOS BAILES DE ROCK QUE ROLAVAM AOS DOMINGOS NO CLUBE DE REGATAS GUANABARA, EM BOTAFOGO, COMANDADOS PELA EQUIPE META-SOM, DO DJ ANIBAL. DE 6 AS 10PM.   EU MAL DEVIA TER 12, 13 ANOS QUANDO COMECEI A FREQUENTAR O BAILE, O PRIMEIRO A QUE FUI, SOZINHO, SÓ COM AMIGOS. E, COMO DUROS QUE ÉRAMOS, GERALMENTE ENTRÁVAMOS DE PENETRA, PULANDO GRADES E MUROS EM VOLTA DO CLUBE. DEVO TER PAGADO APENAS MEIA DUZIA DE VZS, EM, SEI LÁ, DOIS ANOS. ERAM MEADOS DOS 70S. O ROCK MANDAVA. MAS A FESTA COMEÇAVA, INVARIAVELMENTE, COM 'DANCING QUEEN', DO ABBA, QUE ERA CONSIDERADA UMA BANDA ROCK, JA QUE AINDA NAO EXISTIA A DISCO MUSIC E O CONCEITO DE POP/ROCK ERA AMPLO.   E, COMO QUALQUER BAILE DE FUNK E SOUL DA ÉPOCA (QUE ROLAVAM DO OUTR

blue velvet

Os posts aqui surgem do nada, out of the blue, como em hiperlinks da internet. e nessa de relembrar coisas aleatoriamente, apareceu num dos sites de torrents que frequento um filme chamado "little girls blue". que foi o meu primeiro porno. e, como diz a frase daquele anuncio, a gente nunca esquece do primeiro. principalmente em se tratando disso, numa epoca em que tudo poraqui era proibido. entao, no começo dos 80´s, quando o país ainda era uma ditadura, tive contato com esse filme. Sabadão, fui na casa de um bro no jardim botanico fazer chill in pra noitada. o cara tinha um telao em casa e um aparelho de vhs gigantesco com retroprojeçao (soube mais tarde q o pai dele era diretor da grobo, dai os equipamentos, que, entao, eram de ponta total, o vcr caseiro ainda nao era uma realidade). la, ele tinha uma meia duzia de fitas, todas piratas, claro, entre as quais um show (sei la, acho q era woodstock), clipes da mtv, o famoso caligula e o little girls blue. como esse era mais cu