Pular para o conteúdo principal

WALL OF VOODOO: UMA BANDA UNICA


JA ME PEDIRAM, ALGUMAS VZS, LISTAS DE MELHORES DISCOS DA VIDA. AS VZS, ME DEIXO LEVAR PELO SENTIMENTALISMO OU PELO QUE MARCOU EM DETERMINADOS MOMENTOS, ESQUECENDO DE CERTOS TITULOS. MAS UM DOS ÁLBUNS QUE ME PEGARAM DE VEZ, DESDE A PRIMEIRA VEZ QUE OUVI (E QUE NEM SEMPRE LEMBRO DE LISTAR), FOI 'DARK CONTINENT' (1981), DO WALL OF VOODOO, QUE ME CHEGOU PELAS MÃOS DO AMIGO SKATISTA CESINHA CHAVES. EU JA HAVIA VISTO UMA PERFORMANCE DO WOV NAQUELE FILME-CONCERTO, 'URGH!' (UMA FAIXA DESTE DISCO, 'BACK IN FLESH'). MAS FOI QUANDO OUVI O DISCO TODO QUE ELES ME FISGARAM. DESDE A MISTERIOSA CAPA (COM AQUELA ROCHA QUE APARECE NUM EP DE STAR TREK CLASSICA), ÀS LETRAS SENSACIONAIS E AO JEITO DE CANTAR DE STAN RIDGWAY (UM GENIO NUNCA RECONHECIDO), E PELOS ARRANJOS TOSCOS DE BATERIAS ELETRONICAS PRIMITIVAS ALIADAS AOS ARRANJOS 'ENNIO MORRICONESCOS' NAS GUITARRAS E TUDO O MAIS. ERA UM SOM TOTALMENTE NOVOE  ATÍPICO;


*ouça aqui o dark continent na integra:


O WALL OF VOODOO FOI UMA BANDA DO EXTINTO SELO IRS (QUE PERTENCIA AO IRMAO DO STEWART COPELAND, DO POLICE, O MILES) QUE SURGIU NO AUGE DA NEW WAVE AMERICANA, NA CALIFÓRNIA, NA VIRADA DOS 70S PROS 80S. DERIVADA DE UM PROJETO DE TRILHAS SONORAS PARA FILMES CRIADO POR STAN RIDGWAY, O ACME SOUNDTRACKS (DAI O CLIMA WESTERN SPAGHETTI DE SEU SOM E OS EFEITINHOS ESPECIAIS). ELES NUNCA CONSEGUIRAM UM GRANDE SUCESSO DE FATO. A NAO SER COM O CLIPE E O SINGLE PARA 'MEXICAN RADIO' (1982, DO ÁLBUM SEGUINTE, 'CALL OF THE WEST'), QUE TEVE BOA ROTAÇÃO NA MTV E NAS PISTAS DAS DANCETERIAS. FICARAM NA HISTÓRIA COMO UMA BANDA CULT; COLABOROU PARA A FALTA DE SUCESSO DA BANDA A CERTA DESORGANIZAÇÃO ENTRE ELES. ROLARAM VARIAS BRIGAS INTERNAS, SEM CONTAR QUE STAN ERA CHEGADO NA COCAINA E ALGUNS DOS OUTROS EM DROGAS MAIS PESADAS, O QUE TUMULTUAVA TUDO. RESULTADO: A PRIMEIRA ENCARNAÇÃO DA BANDA DUROU DE 1979 A 1989. MAS, NO MEIO DISSO, STAN SAIU EM CARREIRA SOLO (LANÇOU ALGUNS ÓTIMOS DISCOS E COLABOROU NA TRILHA DE 'RUMBLE FISH'), COM A BANDA CONTINUANDO A USAR O NOME WALL OF VOODOO, APESAR DE STAN TER BRIGADO COM ELES CONTRA ISSO.


DESDE ENTÃO, DOIS INTEGRANTES ORIGINAIS, JOE NANINI E MARC MORELAND, MORERRAM (O PRIMEIRO, DE ANEURISMA , O OUTRO DE CÂNCER, ENTRE 2000 E 2002). O QUE PORIA FIM A QUALQUER TENTATIVA DE REVIVAL. MAS A  BANDA ACABOU VOLTANDO EM 2006 (COM STAN E SEM NENHUM OUTRO MEMBRO ORIGINAL, QUE SERIA O UNICO SOBREVIVENTE, MARC MORELAND), QUE, HJ EM DIA, FAZ SHOWS EVENTUALMENTE EM FESTIVAIS. É DELES, A MELHOR VERSÃO PARA 'RING OF FIRE', DE JOHNNY CASH (COM DIREITO A GUITARRINHA INSPIRADA NO TEMA DO FILME 'OUR MAN FLINT'), LANÇADA NUM EP HOMONIMO EM 1980, QUE DEPOIS, LANÇADO EM CD, VEIO COM VARIAS FAIXAS-EXTRA AO VIVO. PROCUREM CONHECER.

*CLIPE DO UNICO HIT DA BANDA, MEXICAN RADIO:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DANCETERIA, UMA MODA FUGAZ

POR CONTA DO POST ANTERIOR (QUE ERA SÓ SOBRE CLUBES ALTERNATIVOS QUE MARCARAM A NOITE CARIOCA), ME PERGUNTARAM SOBRE OUTRAS CASAS, QUE, NA VERDADE, ERAM DE SHOWS, DANCETERIAS. ENTAO, VAMOS LÁ, RELEMBRA-LAS. ANTES: VALE NOTAR QUE O NOME 'DANCETERIA' FOI IMPORTADO DE UMA CASA QUE TINHA ESSE NOME EM NOVA YORK, NOS ANOS 80. ALGUEM TROUXE PRA CÁ (ACHO QUE COMEÇOU POR SP) E ACABOU VIRANDO SINONIMO DE UM TIPO DE LUGAR, QUE MISTURAVA PISTA DE DANÇA COM UMA ATRAÇÃO AO VIVO NO MEIO DA NOITE. METROPOLIS = A PRIMEIRA COM ESSAS CARACTERISTICAS NO RIO FOI A METROPOLIS, EM SAO CONRADO, QUE, ASSIM COMO O CUBATÃO, TBM ABRIU NA SEMANA/MES EM QUE ACONTECIA O PRIMEIRO ROCK IN RIO, JANEIRO DE 1985. COMO O NOME INDICA, SEU LOGOTIPO E SUA DECORAÇÃO IMITAVAM O ESTILO DO CLASSICO SCI-FI DE FRITZ LANG, INCLUSIVE COM PASSARELAS NO MEIO DELA, QUE REMETIAM ÀS PONTES MOSTRADAS NO FILME. SÓ QUE TUDO COM NEON, CLARO. A METROPOLIS FOI PALCO DE MUITOS SHOWS DE BANDAS QUE NAO FAZIAM O PERFIL DO CIRCO VOADOR, PQ

ROCKS TARDES DE DOMINGO...

  LÁ VAMOS NÓS PARA MAIS UM PASSEIO PELA MEMORY LANE, CUJO GATILHO FOI ATIVADO POR UMA MÚSICA. ESTAVA OUVINDO O ÁLBUM DE 40 ANOS DO KISS, QUANDO ROLOU 'DO YOU LOVE ME'. NA HORA, VIERAM MONTES DE LEMBRANÇAS QUE PASSEI AO SOM DESSA MUSICA (E TBM DE ROCKN ROLL ALL NITE) NOS BAILES DE ROCK QUE ROLAVAM AOS DOMINGOS NO CLUBE DE REGATAS GUANABARA, EM BOTAFOGO, COMANDADOS PELA EQUIPE META-SOM, DO DJ ANIBAL. DE 6 AS 10PM.   EU MAL DEVIA TER 12, 13 ANOS QUANDO COMECEI A FREQUENTAR O BAILE, O PRIMEIRO A QUE FUI, SOZINHO, SÓ COM AMIGOS. E, COMO DUROS QUE ÉRAMOS, GERALMENTE ENTRÁVAMOS DE PENETRA, PULANDO GRADES E MUROS EM VOLTA DO CLUBE. DEVO TER PAGADO APENAS MEIA DUZIA DE VZS, EM, SEI LÁ, DOIS ANOS. ERAM MEADOS DOS 70S. O ROCK MANDAVA. MAS A FESTA COMEÇAVA, INVARIAVELMENTE, COM 'DANCING QUEEN', DO ABBA, QUE ERA CONSIDERADA UMA BANDA ROCK, JA QUE AINDA NAO EXISTIA A DISCO MUSIC E O CONCEITO DE POP/ROCK ERA AMPLO.   E, COMO QUALQUER BAILE DE FUNK E SOUL DA ÉPOCA (QUE ROLAVAM DO OUTR

blue velvet

Os posts aqui surgem do nada, out of the blue, como em hiperlinks da internet. e nessa de relembrar coisas aleatoriamente, apareceu num dos sites de torrents que frequento um filme chamado "little girls blue". que foi o meu primeiro porno. e, como diz a frase daquele anuncio, a gente nunca esquece do primeiro. principalmente em se tratando disso, numa epoca em que tudo poraqui era proibido. entao, no começo dos 80´s, quando o país ainda era uma ditadura, tive contato com esse filme. Sabadão, fui na casa de um bro no jardim botanico fazer chill in pra noitada. o cara tinha um telao em casa e um aparelho de vhs gigantesco com retroprojeçao (soube mais tarde q o pai dele era diretor da grobo, dai os equipamentos, que, entao, eram de ponta total, o vcr caseiro ainda nao era uma realidade). la, ele tinha uma meia duzia de fitas, todas piratas, claro, entre as quais um show (sei la, acho q era woodstock), clipes da mtv, o famoso caligula e o little girls blue. como esse era mais cu