Pular para o conteúdo principal

MEXICO LINDO...



...É O QUE VEM ESCRITO NA BORDA DA MAIORIA DAS CAMISETAS TURÍSTICAS. O QUE CRIA UM CACÓFATO BIZARRO PRA GENTE. MAS, O FATO É QUE O MÉXICO PODE SER LINDO EM OUTRAS PARTES (SOBRETUDO EM SUAS PRAIAS). MAS, NA CIUDAD DE MEXICO, NÃO. COMO JÁ HAVIAM ME DITO, A CIDADE DO MÉXICO É TIPO SÃO PAULO: GRANDE, FEIA, ÁRIDA E POLUÍDA. E DIGO MAIS: CERTAS PARTES ME LEMBRARAM TBM BENFICA, NA ZONA NORTE CARIOCA (É TUDO CINZENTO E SUJO DE FULIGEM). MAS, TBM, EXISTEM AREAS BONITS, RICAS, COM RUAS IGUAIS AS DOS JARDINS/SP. OU COMO A GARCIA D´ÁVILA/RJ, COM UMA LOJA DE NESPRESSO AO LADO DE UMA MAC STORE (Ó, CLICHÊ!). ELA GANHA DE SP, PQ NAO É CERCADA POR DOIS RIOS FÉTIDOS (E TEM RUíNAS AZTECAS HA MENOS DE UMA HORA DE DISTÂNCIA). E NEM TEM OS ENGARRAFAMENTOS GIGANTESCOS. MAS ACHO QUE SP TEM MAIS PARTES BACANAS, NO TODO. MAS NAO POSSO AFIRMAR COM CERTEZA, DEVIDO AO POUCO TEMPO.


ESTIVE LÁ A TRABALHO (VIDE FOTO ACIMA, FUI ENTREVISTAR WILL FARREL E DAVID KOECHNER POR CONTA DO FILME 'ANCHORMAN 2', DEPOIS CONTO EM OUTRO POST), POR POUCOS DIAS, E CARIMBEI MAIS UMA NOVA CIDADE/PAÍS NO PASSAPORTE. PELO LADO DOS ESTEREÓTIPOS: SIM, COMO NÓS, ELES GOSTAM DE FUTEBOL, TELENOVELAS, SÃO MUUUUITO RELIGIOSOS (CATÓLICOS) E SÃO QUASE TODOS GORDINHOS E COM CARA DE PANCHO. MAS, POR OUTRO LADO, É UMA CIDADE COM MUITAS AMENIDADES E SERVIÇOS HERDADOS/COPIADOS DOS AMERICANOS DO NORTE (INCLUSIVE NA PARTE DO TRATO PÚBLICO, ALGO QUE É NOSSO FRACO), MAIS LIMPA E ORDENADA QUE O CENTRO DO RIO (FIQUEI NA REFORMA, NO CENTRÃO, LUGAR BEM HABITAVEL). E A MAIORIA DAS TURNÊS DAS GRANDES BANDAS, PASSAM POR LÁ (KRAFTWERK, P EX, FARÁ CINCO SHOWS EM FEVEREIRO|), PQ FICA MAIS PERTO DOS EUA E TALZ.

 UMA CURIOSIDADE: NAO HÁ SALEIROS NOS RESTAURANTES. SE VC QUISER SAL, PRECISA PEDIR. AMIGO MEXICANO ME CONTOU QUE FOI UMA NORMA QUE O GOVERNO BAIXOU PARA COMBATER PRESSAO ALTA. TBM NAO SE VE TANTAS COISAS DA TURMA DO CHESPERITO (CHAVES/CHAPOLIM) E DOS LUTADORES PELAS RUAS. VC SÓ ACHA UM POUCO DISSO NAS FEIRINHAS TURISTICAS. RALEI PRA ACHAR. UMA COISA BOA PRA NOSOTROS DO BRASIL É O CÂMBIO. COM US$100, VC COMPRA MAIS DE MIL PESOS. SENDO QUE UMA PASSAGEM DE BUS OU METRO, P EX, CUSTA $5 (OU, MENOS DE 1 REAL!). DÁ PRA ANDAR DE TAXI, COMER E COMPRAR UNS BAGULHOS COM MENOS DE 100 CONTOS NO BOLSO. E SOBRA TROCO! MAS, ALGUMAS COISAS SAÕ BEM CARAS. UM CD, POR EXEMPLO, PODE CUSTAR 500, 600 PESOS, O QUE NAO É VANTAJOSO.


PESSOALMENTE CURTI AS RÁDIOS (O MODELO ACIMA, ESTÁ NO QUARTO DE LAZER DE FRIDA KHALO E DIEGO RIVER, LEIA ABAIXO). SEMPRE LEVO MEU RADINHO GLOBAL TRAVELLER PARA CONHECER AS ESTAÇÕES LOCAIS (E, DEPOIS, PRESETAR NO MEU WEBRADIO). LÁ ROLA MUITO POP, ROCK E OLDIES (MAS NAO AQUELAS MESMAS VELHAS CANÇOES DE SEMPRE QUE TOCAM NOS PGMS DAQUI). FIQUEI FÃ DAS CUMBIAS E RANCHERAS QUE ROLAM NA RADIO EL PATRÓN. OUTRA CURIOSIDADE: ELES ANUNCIAM TODOS OS NOMES DAS MUSICAS GRINGAS EM ESPANHOL. EXEMPLO: TAVA NO BANHO OUVINDO A FM POP ROCK UNIVERSAL, E TOCOU 'PLAY THE GAME', DO QUEEN. O LOCUTOR ANUNCIOU: ESCUCHAMOS 'JOGA EL JUEGO', DE LOS QUEEN (TBM TRADUZEM OS NOMES DOS TIMES DE BASQUETE, FUTEBOL ETC, AMERICANOS. SAN ANTONIO SPURS, P EX, VIRAM 'LAS ESPORAS DE SANTO ANTONIO' (RS). ELES NAO USAM TANTAS PALAVRAS EM INGLES OU DERIVADAS, COMO NÓS. SÓ AS PALAVRAS QUE NAO TEM SIMILAR OU QUE NÃO FICAM ACURADAS. SÃO MEIO NACIONALISTAS.



CONTUDO, CINCO DIAS (TRES E MEIO, NA REAL, FORA OS AEROPORTOS E TALZ) É MUITO POUCO PARA TENTAR DEFINIR O MÉXICO, QUE É IMENSO E CULTURALMENTE MUITO RICO. NAO TENHO MUITO MAIS A DIZER. FORA O TRABALHO, SÓ TIVE DUAS METADES DE DIAS PARA EXPLORAR. SÓ QUE A CIDADE NÃO ME SEDUZIU. AS MAZELAS E CENÁRIOS SAO MUITO PARECIDOS COM OS NOSSOS. (E ELES DERAM MOLE EM DEIXAR O CHOCOLATE SER ROUBADO E DESENVOLVIDO PELOS EUROPEUS, MAS FICARAM COM A TEQUILA E O MEZCAL, AO MENOS). DE RESTO, O PAÍS PASSA POR UMA ONDA DE VIOLENCIA (MUITOS SEQUESTROS, POR CONTA DO NARCOTRÁFICO, COMO ROLOU CERTA ÉPOCA NO RIO E SP) E ATÉ O ESCRITÓRIO DE EL CHAVO (ROBERTO BOLAÑOS) FOI ASSALTADO. E O FILHO DO SANTO, O LENDÁRIO LUTADOR DA MÁSCARA DE PRATA, ESTÁ ENSINANDO GOLPES DE LUCHA LIBRE À POLICIA LOCAL! (VI TUDO ISOS NO JORNAL)SE UM DIA LÁ VOLTAR (NO DIA DE LOS MUERTOS SERIA SHOW), TENTAREI CAPTAR MAIS ALGUMA VIBE QUE NÃO TIVE. OU VER UMA LUTA, QUE, INFELIZMENTE, SÓ ROLAM NOS FINAIS DE SEMANA, QUE NÃO PEGUEI.


>> O MELHOR DA VIAGEM: VISITEI A BELA CASA AZUL DE FRIDA KHALO E DIEGO RIVERA (QUE FICA NUM BAIRRO ONDE AS RUAS TEM NOMES DE CIDADES EUROPEIAS, A DELES, É A LONDRES!). O LUGAR É LINDO. A CASA ESTÁ INTACTA, COMO SE ELES FOSSEM APARECER A QUALQUER MOMENTO. NAO TEM TANTO MATERIAL DELES, JÁ QUE A IDEIA É MOSTRAR MAIS A CASA. OUTRO MUSEU LOCAL TEM MAIS MATERIAL. E, NO ANEXO, ROLAM EXPOSIÇÕES TEMPORÁRIAS (NO MOMENTO, TEM UMA BANCADA PELA 'VOGUE', COM OS VESTIDOS E ACESSORIOS USADOS POR FRIDA, QUE ESTAVAM HA 50 ANOS GUARDADOS, A PEDIDO DO DIEGO ); INCLUSIVE OS ORTOPÉDICOS, QUE ELA TEVE DE USAR APÓS O ACIDENTE QUE A DEIXOU QUASE INVÁLIDA, QUE PARECEM MAIS PEÇAS DE TORTURA). FRIDA É TIPO UMA SANTA PARA OS MEXICANOS, QUASE COMO A PROTETORA DELES, N. S, DE GUADALUPE. SEU ROSTO ESTAMPA BOLSAS E TODO TIPO DE BADULAQUES. ESTANDO LÁ NA CASA, FICOU MAIS CLARO O QUANTO ELA ESTEVE À FRENTE DE SEU TEMPO. FOI A MODERNEX ORIGINAL. A 'VOGUE' DE PARIS É QUE FOI ATÉ ELA, NOS ANOS 30, PARA CAPTAR A ESSÊNCIA, O ESTILO. QUE, ALIÁS, CONTINUAM ATUALÍSSIMOS, COMO SE VÊ PELAS RUAS DAQUI. QUE VIVA FRIDA!

*além de ter reencontrado o bróder edu graça (que mora em nyc), e conhecido a espevitada cleide klock (do hawaii) e os queridos fernanda brambilla e salvador...


http://www.museofridakahlo.org.mx/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DANCETERIA, UMA MODA FUGAZ

POR CONTA DO POST ANTERIOR (QUE ERA SÓ SOBRE CLUBES ALTERNATIVOS QUE MARCARAM A NOITE CARIOCA), ME PERGUNTARAM SOBRE OUTRAS CASAS, QUE, NA VERDADE, ERAM DE SHOWS, DANCETERIAS. ENTAO, VAMOS LÁ, RELEMBRA-LAS. ANTES: VALE NOTAR QUE O NOME 'DANCETERIA' FOI IMPORTADO DE UMA CASA QUE TINHA ESSE NOME EM NOVA YORK, NOS ANOS 80. ALGUEM TROUXE PRA CÁ (ACHO QUE COMEÇOU POR SP) E ACABOU VIRANDO SINONIMO DE UM TIPO DE LUGAR, QUE MISTURAVA PISTA DE DANÇA COM UMA ATRAÇÃO AO VIVO NO MEIO DA NOITE. METROPOLIS = A PRIMEIRA COM ESSAS CARACTERISTICAS NO RIO FOI A METROPOLIS, EM SAO CONRADO, QUE, ASSIM COMO O CUBATÃO, TBM ABRIU NA SEMANA/MES EM QUE ACONTECIA O PRIMEIRO ROCK IN RIO, JANEIRO DE 1985. COMO O NOME INDICA, SEU LOGOTIPO E SUA DECORAÇÃO IMITAVAM O ESTILO DO CLASSICO SCI-FI DE FRITZ LANG, INCLUSIVE COM PASSARELAS NO MEIO DELA, QUE REMETIAM ÀS PONTES MOSTRADAS NO FILME. SÓ QUE TUDO COM NEON, CLARO. A METROPOLIS FOI PALCO DE MUITOS SHOWS DE BANDAS QUE NAO FAZIAM O PERFIL DO CIRCO VOADOR, PQ

ROCKS TARDES DE DOMINGO...

  LÁ VAMOS NÓS PARA MAIS UM PASSEIO PELA MEMORY LANE, CUJO GATILHO FOI ATIVADO POR UMA MÚSICA. ESTAVA OUVINDO O ÁLBUM DE 40 ANOS DO KISS, QUANDO ROLOU 'DO YOU LOVE ME'. NA HORA, VIERAM MONTES DE LEMBRANÇAS QUE PASSEI AO SOM DESSA MUSICA (E TBM DE ROCKN ROLL ALL NITE) NOS BAILES DE ROCK QUE ROLAVAM AOS DOMINGOS NO CLUBE DE REGATAS GUANABARA, EM BOTAFOGO, COMANDADOS PELA EQUIPE META-SOM, DO DJ ANIBAL. DE 6 AS 10PM.   EU MAL DEVIA TER 12, 13 ANOS QUANDO COMECEI A FREQUENTAR O BAILE, O PRIMEIRO A QUE FUI, SOZINHO, SÓ COM AMIGOS. E, COMO DUROS QUE ÉRAMOS, GERALMENTE ENTRÁVAMOS DE PENETRA, PULANDO GRADES E MUROS EM VOLTA DO CLUBE. DEVO TER PAGADO APENAS MEIA DUZIA DE VZS, EM, SEI LÁ, DOIS ANOS. ERAM MEADOS DOS 70S. O ROCK MANDAVA. MAS A FESTA COMEÇAVA, INVARIAVELMENTE, COM 'DANCING QUEEN', DO ABBA, QUE ERA CONSIDERADA UMA BANDA ROCK, JA QUE AINDA NAO EXISTIA A DISCO MUSIC E O CONCEITO DE POP/ROCK ERA AMPLO.   E, COMO QUALQUER BAILE DE FUNK E SOUL DA ÉPOCA (QUE ROLAVAM DO OUTR

blue velvet

Os posts aqui surgem do nada, out of the blue, como em hiperlinks da internet. e nessa de relembrar coisas aleatoriamente, apareceu num dos sites de torrents que frequento um filme chamado "little girls blue". que foi o meu primeiro porno. e, como diz a frase daquele anuncio, a gente nunca esquece do primeiro. principalmente em se tratando disso, numa epoca em que tudo poraqui era proibido. entao, no começo dos 80´s, quando o país ainda era uma ditadura, tive contato com esse filme. Sabadão, fui na casa de um bro no jardim botanico fazer chill in pra noitada. o cara tinha um telao em casa e um aparelho de vhs gigantesco com retroprojeçao (soube mais tarde q o pai dele era diretor da grobo, dai os equipamentos, que, entao, eram de ponta total, o vcr caseiro ainda nao era uma realidade). la, ele tinha uma meia duzia de fitas, todas piratas, claro, entre as quais um show (sei la, acho q era woodstock), clipes da mtv, o famoso caligula e o little girls blue. como esse era mais cu