Pular para o conteúdo principal

NÃO PISE NA FORMIGA!



NA VIRADA DOS 70 PROS 80, ROLOU NA INGLATERRA UMA ESPECIE DE VERSAO GLAM DO PUNK, CHAMADA DE NEW ROMANTIC. OS INTEGRANTES DESSA ONDA ERAM OS BLITZ KIDS. E, PARA SER UM, VC NAO DEVIA TER MEDO DO RIDICULO. AS ROUPAS MAIS ESPALHAFATOSAS E OS PENTEADOS MAIS ABSURDOS, TUDO ERA VALIDO. FILHOS DE BOWIE (MUITOS DELES, COMO STEVE STRANGE E BOY GEORGE, APARECEM NO CLIPE DE 'ASHES TO ASHES'), OS BLITZ KIDS (NOME QUE VEM DO CLUBE/FESTA DO STEVE STRANGE, LÍDER DA BANDA VISAGE) INFLUENCIARAM A MODA DA PRIMEIRA METADE DOS ANOS 80, E LANÇARAM VARIAS BANDAS E ARTISTAS. ALEM DO VISAGE, VIERAM TAMBEM BOY GEORGE (QUE ERA DOOR DO BLITZ) E SEU CULTURE CLUB,  JAPAN, SPANDAU BALLET E DURAN DURAN, ENTRE OS MAIS CONHECIDOS. OS NEO ROMANTICOS TAMBEM SE MISTURAVAM COM A GALERA DO SYNTH-POP, COMO ULTRAVOX E SOFT CELL, QUE ERA A BASE DE SEU SOM.



MAS, UM ARTISTA/BANDA QUE GERALMENTE NAO É ASSOCIADO A ESTE MOVIMENTO (MAS QUE FOI O QUE LHE DEU MAIS VISIBILIDADE, MUNDIALMENTE), O LEVOU AO EXTREMO: ADAM & THE ANTS. ADAM (NASCIDO LESLIE STUART GODDARD) ERA UM ESTUDANTE DA ST. MARTIN´S SCHOOL OF ARTS, E SUA BANDA, A PRINCIPIO, ERA MEIO DARK, DE PEGADA ARTSY-PUNK (AS LETRAS, CITAVAM MOVIMENTOS ARTISTICOS (MANIFESTO FUTURISTA) E FETICHES (WHIP IN MY VALISE), E ERAM REBUSCADAS, COMO ESTÁ NO PRIMEIRO ÁLBUM, 'DIRK WEARS WHITE SOX' (SENDO DIRK, O BORGADE, ATOR-CULT INGLES, JÁ FALECIDO). MAS, AI, O EMPRESARIO DO POP, MALCOLM MCLAREN, ROUBOU PARTE DOS INTEGRANTES ORIGINAIS DA BANDA PARA, JUNTO COM A NINFETA ANABEL L´WIN, FORMAR O BOW WOW WOW (BANDA QUE USAVA TAMBORES BURUNDI), E DEIXOU ADAM NA MÃO. MAS O DESTINO SERIA BONDOSO COM O AMBICIOSO ADAM. O BWW FLOPOU E ADAM VIROU POP STAR DE PRIMEIRA GRANDEZA, E REFERENCIA, ÍCONE DE UMA ÉPOCA .


CLIP:



FIRMOU CONTRATO COM UMA MULTI (NO CASO, A COLUMBIA/SONY) E, JUNTO COM SEU FIEL ESCUDEIRO, MARCO PIRRONI (EXCELENTE GUITARRISTA, EX-SIOUXSIE), DOIS (!) BATERISTAS E UM NOVO BAIXISTA, DEU AO MUNDO O BIZARRO E GENIAL ÁLBUM 'KINGS OF THE WILD FRONTIER' (1980), NO QUAL ACRESCENTAVA À BATIDA BURUNDI, SEUS PRÓPRIOS ELEMENTOS: O FETICHE PELO WESTERN-SPAGHETTI (FILMES COM CLINT EASTWOOD, SOBRETUDO), SUA FASCINAÇÃO POR LAWRENCE DA ARÁBIA, ALICE COOPER E PELOS PIRATAS E SALTEADORES (ALÉM DA INERENTE AFETAÇÃO EXPLÍCITA DOS NEO ROMANTICOS). O RESULTADO É UM DISCO QUE, PASSADOS 30 E POUCOS ANOS, AINDA SOA COMO NADA QUE VOCE OUVIU ANTES, DURANTE OU DEPOIS. E QUE SOBREVIVEU A ONDA NEW ROMANTIC (JUSTAMENTE, POR ADAM NUNCA TER ENVEREDADO PELO SYNTH-POP). E QUE, POR ISSO MESMO, ERA DIFICIL ENTÃO DE TOCAR NAS FESTAS, COMO AINDA O É HOJE. OS BEATS SAO ESTRANHOS.

CLIP: DOG EAT DOG







O QUE NAO IMPEDIU 'KOTWF' THE SER UM SUCESSO. O DISCO FOI AO PRIMEIRO POSTO DO TOP 40 BRITANICO (EM JANEIRO DE 1981) E EMPLACOU 4 SINGLES NO TOP 10, ALEM DE ATRAVESSAR O ATLANTICO, FAZENDO SUCESSO TBM NOS EUA  (COISA QUE SEUS CONTEMPORANEOS NAO CONSEGUIAM). O QUE FEZ COM QUE FAIXAS DO ALBUM ANTERIOR VIESSEM À TONA, COMO 'ZEROX' E 'CARTROUBLE' , E ENTRASSEM TBM NAS PARADAS. ALIÁS, O PRIMEIRO DISCO FOI LANÇADO NOS EUA EM 1982, COM NOVA CAPA E ORDEM DAS MUSICAS ALTERADAS (ALÉM DE FAIXAS-BÔNUS, COMO 'KICK'). DESSA FORMA, FOI CONCRETIZADA A ANT INVASION (NOME DA TURNE E DE UMA DAS MUSICAS DE KOTWF). A DEMANDA ERA TANTA, QUE LANÇARAM ATE UM SINGLE ANTES DO PROXIMO ÁLBUM, 'STAND AND DELIVER' (QUE CHEGOU A SER ENCARTADO EM COPIAS DE KOFTW, O MEU, P EX, VEIO ASSIM), Q TBM FOI DIRETO PRO TOP 10. A BANDA CHEGOU ATE A SER INDICADA PARA O GRAMMY DE NOVO ARTISTA, EM 1982, JA COM O ÁLBUM SEGUINTE, O AFETADÍSSIMO 'PRINCE CHARMING' LANÇADO. E AI, NO MEIO DESSE SUCESSO TODO, ADAM PIROU E A BANDA ACABOU...

CLIPE DE 'PRINCE CHARMING'



MAS, 'KINGS OF THE WILD FRONTIER' CONTINUA UM DISCAÇO, DE PONTA A PONTA. ELE TEM MUSICAS INCRIVEIS, COMO 'YOU´RE SO (PHYSICAL), REGRAVADA PELO NINE INCH NAILS; 'KILLER IN THE HOME', COM RIFFS A LA LINK WRAY (UM DOS GUITAR HEROES DE PIRRONI), AS CONTAGIANTES 'ANT MUSIC' (QUE DAVA UM 'PASSA FORA' NA DISCO MUSIC) E 'DOG EAT DOG', 'FEED ME TO THE LIONS' (QUE CITA O TEMA DE LAWRENCE DA ARABIA, NO SOLO), 'LOS RANCHEROS' (HOMENAGEM AO CLINT EASTWOOD DOS WESTERNS ITALIANOS) E A ÉPICA FAIXA-TITULO, CARREGADA NA BATIDA BURUNDI. FOI ELE QUE ME INSPIROU O POST, APÓS REOUVI-LO E SACAR UNS CLIPES. ALGUNS DELES, BEM ENGRAÇADOS, PARA NAO DIZER ALTAMENTE CAMP.

CLIPE DE 'ANTMUSIC':



*ALIAS, SE UM DIA FIZEREM A CINEBIO DO ADAM (CUJO NOME, DITO RAPIDAMENTE SOA COMO 'ADAMANT/INDOMÁVEL'), O ATOR PERFEITO PARA O PAPEL É O JOHNNY DEPP (VEJA, ABAIXO, ADAM NUMA FOTO DE 2012), QUE ATE CITA UMA SEQUENCIA DO CLIPE DE  'STAND & DELIVER' NA ABERTURA DO ULTIMO FILME DOS PIRATAS DO CARIBE. COM O FIM DA BANDA, ADAM FOI MORAR NOS EUA (LOS ANGELES, ONDE SEMPRE FOI CULTUADO), ONDE OBTEVE CERTO SUCESSO EM CARREIRA SOLO, EMPLACANDO OS HITS 'GOODY TWO SHOES' E 'DESPERATE, BUT NO SERIOUS', E APARECENDO EM ALGUNS FILMES, COMO 'SLAM DANCE', P EX...



CLIPE DE 'STAND & DELIVER':




ADAM REAPARECEU NOS NOITIÁRIOS NA DECADA PASSADA, POR CONTA DE SUA SURTADA (FOI PARAR NO HOSPITAL) E DA PARTICIPAÇÃO NUM REALITY SHOW. HA DOIS ANOS, ADAM VOLTOU A ESTRADA COM UMA TURNE COMEMORATIVA DE 30 ANOS DA ANT INVASION, TOCANDO EM VARIOS FESTIVAIS NA EUROPA E EUA, ALEM DE SHOWS SOLO COM A BANDA. PENA QUE NAO TEMOS POR AQUI UM FESTIVAL DE REVIVALS, PRA TRAZER ESSE TIPO DE TURNE (COMO TBM A DO ULTRAVOX, P EX).

CLIPE: DESPERATE, BUT NOT SERIOUS:




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DANCETERIA, UMA MODA FUGAZ

POR CONTA DO POST ANTERIOR (QUE ERA SÓ SOBRE CLUBES ALTERNATIVOS QUE MARCARAM A NOITE CARIOCA), ME PERGUNTARAM SOBRE OUTRAS CASAS, QUE, NA VERDADE, ERAM DE SHOWS, DANCETERIAS. ENTAO, VAMOS LÁ, RELEMBRA-LAS. ANTES: VALE NOTAR QUE O NOME 'DANCETERIA' FOI IMPORTADO DE UMA CASA QUE TINHA ESSE NOME EM NOVA YORK, NOS ANOS 80. ALGUEM TROUXE PRA CÁ (ACHO QUE COMEÇOU POR SP) E ACABOU VIRANDO SINONIMO DE UM TIPO DE LUGAR, QUE MISTURAVA PISTA DE DANÇA COM UMA ATRAÇÃO AO VIVO NO MEIO DA NOITE. METROPOLIS = A PRIMEIRA COM ESSAS CARACTERISTICAS NO RIO FOI A METROPOLIS, EM SAO CONRADO, QUE, ASSIM COMO O CUBATÃO, TBM ABRIU NA SEMANA/MES EM QUE ACONTECIA O PRIMEIRO ROCK IN RIO, JANEIRO DE 1985. COMO O NOME INDICA, SEU LOGOTIPO E SUA DECORAÇÃO IMITAVAM O ESTILO DO CLASSICO SCI-FI DE FRITZ LANG, INCLUSIVE COM PASSARELAS NO MEIO DELA, QUE REMETIAM ÀS PONTES MOSTRADAS NO FILME. SÓ QUE TUDO COM NEON, CLARO. A METROPOLIS FOI PALCO DE MUITOS SHOWS DE BANDAS QUE NAO FAZIAM O PERFIL DO CIRCO VOADOR, PQ

ROCKS TARDES DE DOMINGO...

  LÁ VAMOS NÓS PARA MAIS UM PASSEIO PELA MEMORY LANE, CUJO GATILHO FOI ATIVADO POR UMA MÚSICA. ESTAVA OUVINDO O ÁLBUM DE 40 ANOS DO KISS, QUANDO ROLOU 'DO YOU LOVE ME'. NA HORA, VIERAM MONTES DE LEMBRANÇAS QUE PASSEI AO SOM DESSA MUSICA (E TBM DE ROCKN ROLL ALL NITE) NOS BAILES DE ROCK QUE ROLAVAM AOS DOMINGOS NO CLUBE DE REGATAS GUANABARA, EM BOTAFOGO, COMANDADOS PELA EQUIPE META-SOM, DO DJ ANIBAL. DE 6 AS 10PM.   EU MAL DEVIA TER 12, 13 ANOS QUANDO COMECEI A FREQUENTAR O BAILE, O PRIMEIRO A QUE FUI, SOZINHO, SÓ COM AMIGOS. E, COMO DUROS QUE ÉRAMOS, GERALMENTE ENTRÁVAMOS DE PENETRA, PULANDO GRADES E MUROS EM VOLTA DO CLUBE. DEVO TER PAGADO APENAS MEIA DUZIA DE VZS, EM, SEI LÁ, DOIS ANOS. ERAM MEADOS DOS 70S. O ROCK MANDAVA. MAS A FESTA COMEÇAVA, INVARIAVELMENTE, COM 'DANCING QUEEN', DO ABBA, QUE ERA CONSIDERADA UMA BANDA ROCK, JA QUE AINDA NAO EXISTIA A DISCO MUSIC E O CONCEITO DE POP/ROCK ERA AMPLO.   E, COMO QUALQUER BAILE DE FUNK E SOUL DA ÉPOCA (QUE ROLAVAM DO OUTR

blue velvet

Os posts aqui surgem do nada, out of the blue, como em hiperlinks da internet. e nessa de relembrar coisas aleatoriamente, apareceu num dos sites de torrents que frequento um filme chamado "little girls blue". que foi o meu primeiro porno. e, como diz a frase daquele anuncio, a gente nunca esquece do primeiro. principalmente em se tratando disso, numa epoca em que tudo poraqui era proibido. entao, no começo dos 80´s, quando o país ainda era uma ditadura, tive contato com esse filme. Sabadão, fui na casa de um bro no jardim botanico fazer chill in pra noitada. o cara tinha um telao em casa e um aparelho de vhs gigantesco com retroprojeçao (soube mais tarde q o pai dele era diretor da grobo, dai os equipamentos, que, entao, eram de ponta total, o vcr caseiro ainda nao era uma realidade). la, ele tinha uma meia duzia de fitas, todas piratas, claro, entre as quais um show (sei la, acho q era woodstock), clipes da mtv, o famoso caligula e o little girls blue. como esse era mais cu