Pular para o conteúdo principal

THIS AIN´T NO CBGB!



PRIMEIRO, NAO VOU TIRAR ONDA AQUI DE QUE ERA FREQUENTADOR DO CBGB. NÃO. SÓ ESTIVE LAH POUCAS VZS (DUAS NA CASA EM SI, VENDO SHOWS; MAIS DUAS VZS NO LOCAL, NA LOJINHA,QNDO JA TINHA FECHADO O BAR, DEPOIS TUDO FECHOU DE VEZ). A PRIMEIRA, EM 1988 (NA MINHA PRIMEIRA IDA A NYC), E A SEGUNDA, JA NOS 90S, NA DECADENCIA. MAS, FOI O BASTANTE PRA SENTIR E CAPTAR A VIBE DO LUGAR. NA PRIMEIRA VEZ, NYC AINDA ERA AQUELA CIDADE SUJA DOS PRIMEIROS FILMES DO SCORSESE. ERA PERIGOSA, TINHA TRAFICANTES DE DROGAS EM TODA ESQUINA, PARECIA QUE REALMENTE VC SERIA ESFAQUEADO. AINDA MAIS ALI NA AREA DA BOWERY, ONDE O CBGB FICAVA. NAO ERA A AREA TURISTICA DE HOJE.



FAÇO A INTRO PARA COMENTAR AQUI O DECEPCIONANTE FILME SOBRE O CBGB, UM ERRO DA PRIMEIRA A ULTIMA CENA. COM UM TOM EQUIVOCADO DE COMÉDIA PARA TV. A UNICA COISA QUE SALVA NO FILME É O EMPENHO DE ALAN RICKMAN COMO HILLY KRISTAL, O DONO DA ESPELUNCA QUE, POR ACASO, SE TORNOU A MECA DO PUNK E NEW WAVE AMERICANO EM MEADOS DOS ANOS 70 (EMBORA EXISTISSEM O MUD CLUB E O MAX´S KANSAS CITY, QUE VIERAM ANTES E TBM LANÇARAM BANDAS, COMO THE NEW YORK DOLLS). EMBORA RICKMAN SEJA INGLES E HILLY FOSSE UM CAIPIRAO AMERICANO, ELE TEM O JEITO JUDEUZÃO BONACHÃO DO HILEL KRISTAL, ALÉM DE SER UM EXCELENTE ATOR. MAS DÁ PENA VER ELE METIDO NESSA FURADA (TIPO, 'ROCK OF AGES' PELO MENOS É TRASH).



CBGB, O FILME, É LIMPO, ARRUMADINHO, POSER, FAKE EM CADA CENA. FORA ALAN, OS ATORES ESTAO PESSIMOS, APENAS DECLAMANDO SUAS FALAS. A LINHA MESTRA DO ROTEIRO NAO SABE SE PRESTA UMA HOMENAGEM A HILLY (É A BIO DELE?), À CASA OU À CENA DE NYC. AS BANDAS APENAS ENTRAM E SAEM, COM OS ATORES FAZENDO PLAYBACKS NAS BASES ORIGINAIS. OS TIPOS: LOU REED APARECE COM UM AR BEM SAUDAVEL, IGGY POP É CARETEIRO (AMBOS FREQUENTARAM A CASA NO INCIO PRA VER QUALERA), MALIN AKERMAN É SEXY MAS NÃO É DEBBIE HARRY, OS RAMONES PARECEM UM ESQUETE DO ZORRA TOTAL. CURTI APENAS AS APARIÇÕES DO TELEVISION E DOS TALKING HEADS. O FILME, LÁ PELO FIM, SE FOCA MAIS NOS DEAD BOYS. ATÉ PQ, O GUITARRISTA DA BANDA, CHEETAH CHROME, É FEITO PELO RUIVO DE HARRY POTTER. E, NA ULTIMA CENA, APARECE O THE POLICE, SÓ PRA CONSTAR.


RESULTADO: VI O FILME COM OS DEDOS NA TECLA FF, PULANDO AS CENAS COM FALAS IMBECIS (QUASE TODAS) E ME FOCANDO APENAS NAS PARTES MUSICAIS E NOS TIPOS MAIS CONHECIDOS. PARA EFEITO DE COMPARAÇÃO, O INGLES '24HR PARTY PEOPLE', QUE COBRE A MESMA EPOCA, FOCADO NA CENA INGLESA, É MIL VZS MELHOR, COM SEU HUMOR REFINADO E IRONICO, QUE REALMENTE NOS MOSTRA COMO DEVE TER SIDO A CENA DE MADCHESTER, A PARTIR DO JOY DIVISION E DA FACTORY RECORDS. O FILME DO CBGB É TODO CERTINHO, MESMO MOSTRANDO AQUI E ALI UMAS CENAS DE CHEIRAÇÃO E PEGAÇÃO NOS BANHEIROS DA CASA (TUDO RÁPIDO). MAS ELE NUNCA É REALMENTE, SUJO, SELVAGEM E VIBRANTE COMO FOI A EXTINTA E MITICA CASA. É APENAS WANNABE.



O CBGB ERA FEIO, FEDIA, ERA TORTO (O PALCO ERA MEIO DE LADO, E BEM AO LADO DO FÉTIDO BANHEIRO MISTO), ESCURO, CAFONA (TINHA UMAS MESINHAS COM VELAS NO CENTRO!), NADA AGRADÁVEL. MAS TINHA A VIBE. FOI ASSIM QUE ME RECEBEU EM MEADOS DE 1988 PARA UM SHOW DO SONIC YOUTH, QUE LANÇAVA 'DAYDREAM NATION'. O SHOW FOI DIVULGADO NO BOCA A BOCA, TIPO RAVE (DESCOBRI AO ACASO, AO RECEBER UM FLYER NUM POINT DO EAST VILLAGE), SERIA AS OITO DA NOITE, AS SEIS JA TAVA NA FILA, QUE FICOU IMENSA, LOTOU, NAO ENTRA MAIS NINGUÉM. FORAM CERCA DE 60 MINUTOS DE NOISE, COM AS GUITARRAS AFIADAS CORTANDO O AR, SEM BIS, SEM BOA NOITE, COM TODO MUNDO SE JOGANDO QUAL MARIONETES LOUCAS. APENAS A KIM GORDON ANUNCIOU, NO FIM, QUE ELES TINHAM ASSINADO COM A GEFFEN RECORDS E QUE AQUELE SERIA O ULTIMO SHOW DA BANDA NA CASA. SIM, UMA NOITE ÚNICA.



VOLTEI UNS OITO ANOS DEPOIS PARA UMA MATINE PUNK DOMINICAL, O LUGAR AINDA FEDIA, MAS O ENTORNO JA SE MODIFICAVA (O PALACE HOTEL, REDUTO DE JUNKIES E HOMELESS, JA HAVIA FECHADO), JOVENS MOICANOS POGAVAM AO SOM DE MONTES DE BANDAS DESCONHECIDAS ABRINDO PRO CRO-MAGS. ALGUNS ANOS ADIANTE, VI A RETA FINAL (DOIS MESES ANTES DO FECHAMENTO), FUI NO BAR/GALERIA AO LADO, FIM DE FESTA, MEMORABILIA EM LIQUIDAÇAO. MAIS DOIS ANOS E AGORA JÁ ERA UM BOUTIQUE DE LUXO, COM O BAR E O ASSOALHO MANTIDOS. E UMA LOJA CBGB PARA TURISTAS ABRIU NA ST. MARK´S. E UMA VERSÃO BREGA EM LAS VEGAS. SÓ FALTOU VIRAR FRANQUIA, TIPO UM HARD ROCK CAFE DA VIDA. AINDA BEM QUE NÃO.

EM RESUMO: O FILME DO CBGB É TAO FAKE QUANTO QUEM USA UMA CAMISETA DOS RAMONES COMPARADA NA BOUTIQUE DO CBGB...

*ler ouvindo: 'life during wartime', do talking heads

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DANCETERIA, UMA MODA FUGAZ

POR CONTA DO POST ANTERIOR (QUE ERA SÓ SOBRE CLUBES ALTERNATIVOS QUE MARCARAM A NOITE CARIOCA), ME PERGUNTARAM SOBRE OUTRAS CASAS, QUE, NA VERDADE, ERAM DE SHOWS, DANCETERIAS. ENTAO, VAMOS LÁ, RELEMBRA-LAS. ANTES: VALE NOTAR QUE O NOME 'DANCETERIA' FOI IMPORTADO DE UMA CASA QUE TINHA ESSE NOME EM NOVA YORK, NOS ANOS 80. ALGUEM TROUXE PRA CÁ (ACHO QUE COMEÇOU POR SP) E ACABOU VIRANDO SINONIMO DE UM TIPO DE LUGAR, QUE MISTURAVA PISTA DE DANÇA COM UMA ATRAÇÃO AO VIVO NO MEIO DA NOITE. METROPOLIS = A PRIMEIRA COM ESSAS CARACTERISTICAS NO RIO FOI A METROPOLIS, EM SAO CONRADO, QUE, ASSIM COMO O CUBATÃO, TBM ABRIU NA SEMANA/MES EM QUE ACONTECIA O PRIMEIRO ROCK IN RIO, JANEIRO DE 1985. COMO O NOME INDICA, SEU LOGOTIPO E SUA DECORAÇÃO IMITAVAM O ESTILO DO CLASSICO SCI-FI DE FRITZ LANG, INCLUSIVE COM PASSARELAS NO MEIO DELA, QUE REMETIAM ÀS PONTES MOSTRADAS NO FILME. SÓ QUE TUDO COM NEON, CLARO. A METROPOLIS FOI PALCO DE MUITOS SHOWS DE BANDAS QUE NAO FAZIAM O PERFIL DO CIRCO VOADOR, PQ

ROCKS TARDES DE DOMINGO...

  LÁ VAMOS NÓS PARA MAIS UM PASSEIO PELA MEMORY LANE, CUJO GATILHO FOI ATIVADO POR UMA MÚSICA. ESTAVA OUVINDO O ÁLBUM DE 40 ANOS DO KISS, QUANDO ROLOU 'DO YOU LOVE ME'. NA HORA, VIERAM MONTES DE LEMBRANÇAS QUE PASSEI AO SOM DESSA MUSICA (E TBM DE ROCKN ROLL ALL NITE) NOS BAILES DE ROCK QUE ROLAVAM AOS DOMINGOS NO CLUBE DE REGATAS GUANABARA, EM BOTAFOGO, COMANDADOS PELA EQUIPE META-SOM, DO DJ ANIBAL. DE 6 AS 10PM.   EU MAL DEVIA TER 12, 13 ANOS QUANDO COMECEI A FREQUENTAR O BAILE, O PRIMEIRO A QUE FUI, SOZINHO, SÓ COM AMIGOS. E, COMO DUROS QUE ÉRAMOS, GERALMENTE ENTRÁVAMOS DE PENETRA, PULANDO GRADES E MUROS EM VOLTA DO CLUBE. DEVO TER PAGADO APENAS MEIA DUZIA DE VZS, EM, SEI LÁ, DOIS ANOS. ERAM MEADOS DOS 70S. O ROCK MANDAVA. MAS A FESTA COMEÇAVA, INVARIAVELMENTE, COM 'DANCING QUEEN', DO ABBA, QUE ERA CONSIDERADA UMA BANDA ROCK, JA QUE AINDA NAO EXISTIA A DISCO MUSIC E O CONCEITO DE POP/ROCK ERA AMPLO.   E, COMO QUALQUER BAILE DE FUNK E SOUL DA ÉPOCA (QUE ROLAVAM DO OUTR

blue velvet

Os posts aqui surgem do nada, out of the blue, como em hiperlinks da internet. e nessa de relembrar coisas aleatoriamente, apareceu num dos sites de torrents que frequento um filme chamado "little girls blue". que foi o meu primeiro porno. e, como diz a frase daquele anuncio, a gente nunca esquece do primeiro. principalmente em se tratando disso, numa epoca em que tudo poraqui era proibido. entao, no começo dos 80´s, quando o país ainda era uma ditadura, tive contato com esse filme. Sabadão, fui na casa de um bro no jardim botanico fazer chill in pra noitada. o cara tinha um telao em casa e um aparelho de vhs gigantesco com retroprojeçao (soube mais tarde q o pai dele era diretor da grobo, dai os equipamentos, que, entao, eram de ponta total, o vcr caseiro ainda nao era uma realidade). la, ele tinha uma meia duzia de fitas, todas piratas, claro, entre as quais um show (sei la, acho q era woodstock), clipes da mtv, o famoso caligula e o little girls blue. como esse era mais cu