Pular para o conteúdo principal

DO OUTRO LADO DO ESPELHO



QUANDO GURI, ADORAVA MITOLOGIA GRECO-ROMANA. NUNCA CURTI ESSE DEUS JUDAICO-CRISTÃO VINGATIVO E OPRESSOR, NEM OS SANTOS DO CATOLICISMO. MAS AS HISTORIAS E OS PERSONAGENS MITOLÓGICOS ME FASCINAVAM. UM DELES, EM ESPECIAL, ME ENCANTOU: ORFEU. SOBRETUDO, DEPOIS QUE VI A VERSÃO MODERNA, FEITA POR JEAN COCTEAU, EM FORMA DE FILME: 'ORPHEE'. AQUELE LANCE DO POETA TER DESCIDO AO INFERNO PARA RESGATAR A SUA AMADA, MORTA, E TER CONVENCIDO A MORTE COM SUA POESIA E SUA LIRA, ERA UMA HISTORIA E TANTO (ELE SÓ NAO PODIA OLHAR PARA TRAS QUANDO ESTIVESSE VOLTANDO COM EURÍDICE). E DO JEITO QUE COCTEAU MOSTROU, COM UMA MORTE SUPER SEXY, COM CAPANGAS DE JAQUETA DE COURO, MOTOS E ÓCULOS ESCUROS, ERA TRÉS COOL. E CONTINUA, ATÉ HOJE.



ORFEU E EURÍDICE VOLTARAM A ME ENCANTAR. DESTA VEZ, ATRAVÉS DO NOVO E SENSACIONAL ÁLBUM DO ARCADE FIRE, 'REFLEKTOR' (MERGE, IMPORT). DE CERTA FORMA, ATRAVES DE SUAS CANÇÕES, ELES RECONTAM A TRAJETÓRIA DE ORFEU. A PARTIR DA CAPA DO DISCO, UMA FOTO DA ESCULTURA ORFEU & EURIDICE, DE RODIN (ESTÁ NO METROPOLITAN, NYC) PASSANDO PELA DIVISÃO DO DISCO -- UM ÁLBUM DUPLO,: O PRIMEIRO É BRANCO (VIDA/LUZ), O SEGUNDO, PRETO (NOITE/MORTE) --, DE UMA FAIXA DEDICADA A ORFEU (IT´S NEVER OVER, HEY ORPHEUS), OUTRA A EURÍDICE (AWFUL SOUND, OH EURYDICE), DA MISTERIOSA LETRA DA FAIXA QUE ABRE O TRABALHO,'REFLEKTOR', QUE FALA DE COMO SE PODE ACHAR A PASSAGEM PARA O OUTRO MUNDO ('ENTRE A NOITE E A AURORA, ENTRE O REINO DOS VIVOS E DOS MORTOS', QUE RÉGINE CANTA EM FRANCÊS) MAS QUE AS VZS ENGANA ('EU PENSEI TER VISTO A CONEXÃO, MAS FOI APENAS UM REFLEXO', DIZ O REFRÃO, QUE TEM O VOZEIRÃO DE DAVID BOWIE DIZENDO 'JUST A REFLECTOR'.



O REFLEXO VEM DE ESPELHOS, ESPALHADOS PARA CONFUNDIR E CAMUFLAR A ENTRADA (E COCTEAU MOSTROU O UNDERWORLD COMO UM LUGAR CHEIO DE ESPELHOS, E COM UMA PIADINHA VISUAL, A DE UM VIDRACEIRO PASSANDO!), NUMA IMAGEM QUE FOI USADA ATE PELOS SMITHS, PARA A CAPA DE UM SINGLE, 'THIS CHARMING MAN', COM O ATOR JEAN MARAIS, JÁ DO OUTRO LADO DO ESPELHO. ATÉ CHEGAR PERTO DO FIM DO DISCO, COM A MAGNIFICA 'AFTERLIFE', CUJO CLIPE AO VIVO (DIRIGIDO POR SPIKE JONZE) COM A GRETA GERWIG DANDO UMA DE FRANCES HA NO YOUTUBE MUSIC AWARDS FOI SENSA. O CLIPE NAO-OFICIAL MOSTRA CENAS DO FILME 'ORFEU DO CARNAVAL/ORFEU NEGRO, VERSÃO PASSADA NUM MORRO CARIOCA, NOS ANOS 50, FEITA POR MARCEL CAMUS, COM MUSICAS DE VINICIUS DE MORAES (DA PEÇA 'ORFEU DA CONCEIÇÃO). MAS O CLIPE OFICIAL É SEM GRAÇA. OU SEJA, O MITO DE ORFEU, QUE FOI AO MUNDO DOS MORTOS POR CONTA DE UM AMOR, E VOLTOU, ESTÁ POR TODA A PARTE NO DISCO.



MAS, EXPLICAÇÕES À PARTE, 'REFLEKTOR' É O MELHOR DISCO DO ARCADE FIRE (QUE USOU O NOME THE REFLEKTORS, PARA FAZER ALGUNS SHOWS SECRETOS, ANTES DE LANÇAR O DISCO) DESDE A ESTREIA COM 'FUNERAL'. CHEGA MUITO PERTO DESTE, COM SUAS LETRAS INSPIRADAS, QUE NOS DÃO VONTADE DE CANTAR JUNTO (E UMAS QUE CONTINUAM, COMO 'HERE COMES THE NIGHTTIME'), E TRATAM DE TEMAS DARKS. NAO É UM DISCO WANNABE DE ROCK MAINSTREAM, COMO FOI 'THE SUBURBS' (NAO CURTI), NEM TAO SOLENE COMO 'NEON BIBLE' (QUE ERA OK). É UM TRABALHO FEITO NO CAPRICHO, SUPER BEM FEITO, BEM GRAVADO, MIXADO, PRODUZIDO (PELA BANDA, POR MARKUS GRAVS, MAS EM GRANDE PARTE, PELO GENIOZINHO JAMES MURPHY DA DFA/LCD SOUNDSYSTEM, DAI O RITMO ALGO DISCO EM AGUMAS FAIXAS), BEM ESCRITO, INSTRUMENTADO, QUE ME FEZ ATE COMPRAR O VINIL (ACHEI NA TRACKS DO BAIXO GAVEA), PARA TER ACESSO AO MARAVILHOSO TRABALHO GRAFICO EM ESCALA NATURAL (A CAPA E OS ENCARTES SÃO COMO HOLOGRAFIAS, REFLETEM). ENFIM, UM DISCO QUE TENHO OUVIDO, SEM PARAR, HA PELO MENOS DUAS SEMANAS. EM VINIL, MP3 E CD. E SEM MEDO DE OLHAR PARA TRAS...




E O CLIPE DE REFLEKTOR (DIRIGIDO POR ANTON CORBJIN) COM BOWIE COM CABEÇÃO DE BONECO DE OLINDA E O VELHO GLOBO DE ESPELHOS FETICHE DO JAMES MURPHY:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DANCETERIA, UMA MODA FUGAZ

POR CONTA DO POST ANTERIOR (QUE ERA SÓ SOBRE CLUBES ALTERNATIVOS QUE MARCARAM A NOITE CARIOCA), ME PERGUNTARAM SOBRE OUTRAS CASAS, QUE, NA VERDADE, ERAM DE SHOWS, DANCETERIAS. ENTAO, VAMOS LÁ, RELEMBRA-LAS. ANTES: VALE NOTAR QUE O NOME 'DANCETERIA' FOI IMPORTADO DE UMA CASA QUE TINHA ESSE NOME EM NOVA YORK, NOS ANOS 80. ALGUEM TROUXE PRA CÁ (ACHO QUE COMEÇOU POR SP) E ACABOU VIRANDO SINONIMO DE UM TIPO DE LUGAR, QUE MISTURAVA PISTA DE DANÇA COM UMA ATRAÇÃO AO VIVO NO MEIO DA NOITE. METROPOLIS = A PRIMEIRA COM ESSAS CARACTERISTICAS NO RIO FOI A METROPOLIS, EM SAO CONRADO, QUE, ASSIM COMO O CUBATÃO, TBM ABRIU NA SEMANA/MES EM QUE ACONTECIA O PRIMEIRO ROCK IN RIO, JANEIRO DE 1985. COMO O NOME INDICA, SEU LOGOTIPO E SUA DECORAÇÃO IMITAVAM O ESTILO DO CLASSICO SCI-FI DE FRITZ LANG, INCLUSIVE COM PASSARELAS NO MEIO DELA, QUE REMETIAM ÀS PONTES MOSTRADAS NO FILME. SÓ QUE TUDO COM NEON, CLARO. A METROPOLIS FOI PALCO DE MUITOS SHOWS DE BANDAS QUE NAO FAZIAM O PERFIL DO CIRCO VOADOR, PQ

ROCKS TARDES DE DOMINGO...

  LÁ VAMOS NÓS PARA MAIS UM PASSEIO PELA MEMORY LANE, CUJO GATILHO FOI ATIVADO POR UMA MÚSICA. ESTAVA OUVINDO O ÁLBUM DE 40 ANOS DO KISS, QUANDO ROLOU 'DO YOU LOVE ME'. NA HORA, VIERAM MONTES DE LEMBRANÇAS QUE PASSEI AO SOM DESSA MUSICA (E TBM DE ROCKN ROLL ALL NITE) NOS BAILES DE ROCK QUE ROLAVAM AOS DOMINGOS NO CLUBE DE REGATAS GUANABARA, EM BOTAFOGO, COMANDADOS PELA EQUIPE META-SOM, DO DJ ANIBAL. DE 6 AS 10PM.   EU MAL DEVIA TER 12, 13 ANOS QUANDO COMECEI A FREQUENTAR O BAILE, O PRIMEIRO A QUE FUI, SOZINHO, SÓ COM AMIGOS. E, COMO DUROS QUE ÉRAMOS, GERALMENTE ENTRÁVAMOS DE PENETRA, PULANDO GRADES E MUROS EM VOLTA DO CLUBE. DEVO TER PAGADO APENAS MEIA DUZIA DE VZS, EM, SEI LÁ, DOIS ANOS. ERAM MEADOS DOS 70S. O ROCK MANDAVA. MAS A FESTA COMEÇAVA, INVARIAVELMENTE, COM 'DANCING QUEEN', DO ABBA, QUE ERA CONSIDERADA UMA BANDA ROCK, JA QUE AINDA NAO EXISTIA A DISCO MUSIC E O CONCEITO DE POP/ROCK ERA AMPLO.   E, COMO QUALQUER BAILE DE FUNK E SOUL DA ÉPOCA (QUE ROLAVAM DO OUTR

blue velvet

Os posts aqui surgem do nada, out of the blue, como em hiperlinks da internet. e nessa de relembrar coisas aleatoriamente, apareceu num dos sites de torrents que frequento um filme chamado "little girls blue". que foi o meu primeiro porno. e, como diz a frase daquele anuncio, a gente nunca esquece do primeiro. principalmente em se tratando disso, numa epoca em que tudo poraqui era proibido. entao, no começo dos 80´s, quando o país ainda era uma ditadura, tive contato com esse filme. Sabadão, fui na casa de um bro no jardim botanico fazer chill in pra noitada. o cara tinha um telao em casa e um aparelho de vhs gigantesco com retroprojeçao (soube mais tarde q o pai dele era diretor da grobo, dai os equipamentos, que, entao, eram de ponta total, o vcr caseiro ainda nao era uma realidade). la, ele tinha uma meia duzia de fitas, todas piratas, claro, entre as quais um show (sei la, acho q era woodstock), clipes da mtv, o famoso caligula e o little girls blue. como esse era mais cu